Slider

Portugal: Saiba qual a Palavra do Ano de 2017

A palavra "Vencedor" estava nomeada para "Palavra do Ano de 2017", numa alusão à vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção deste ano. A votação acabou por ditar o primeiro lugar para a palavra "Incêndios".

A lista das 10 palavras candidatas a "Palavra do Ano" esteve disponível para votação, numa iniciativa da Porto Editora (PE), que promove a iniciativa desde 2009. 

"Incêndios" alcançou 37% dos votos, impondo-se às restantes nove candidatas, de acordo com o anúncio desta manhã que decorreu na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, no concelho de Loures. A palavra "incêndios" foi escolhida por causa dos "sucessivos incêndios" que se fizeram sentir durante o ano passado em todo o país. O ano de 2017 "foi um dos mais trágicos de sempre, pela enorme quantidade de vítimas e pela dimensão da área atingida", justifica a Porto Editora. Em 2013, os incêndios foram também marcantes para a escolha da palavra do ano, “bombeiro”. 

No 2º lugar, com 20% dos votos, ficou o vocábulo "afeto" e, no 3.º, "floresta", com 14% das escolhas. 

O 4º lugar é ocupado pela palavra "vencedor", com 8% dos votos, um termo escolhido por, em maio do ano passado, "pela primeira vez, e de forma surpreendente", Portugal ter sido o país vencedor do Festival Eurovisão da Canção, "sendo de sublinhar o entusiasmo e o carinho que o cantor Salvador Sobral despertou junto dos portugueses", escreveu a Porto Editora. 

No 5º posto, ex-aequo - com 5% cada -, ficaram os termos "crescimento", uma palavra que "há bastante tempo não era usada para definir o comportamento da economia portuguesa, facto que foi notório ao longo do ano", e "cativação", palavra que se tornou muito visível e "algo controversa, na estratégia orçamental do Governo", no âmbito do "objetivo de manter o défice abaixo dos valores definidos com a União Europeia". No 7º lugar, ficou "desertificação", que arrecadou 4% das intenções, e, no 8º, ex-aequo, com 3% das intenções de voto, cada, ficaram os termos "gentrificação" e "peregrino". No último lugar ficou "independentista" com apenas 0,1%. 

Esta foi a nona edição da iniciativa, tendo as palavras sido escolhidas através do site www.palavradoano.pt. Na primeira edição, em 2009, a Palavra do Ano foi "esmiuçar" e, em 2010, "vuvuzela", à qual se sucederam "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015) e "geringonça" (2016). 



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTP / Imagem: GOOGLE
1
( Hide )
  1. Anónimo15:43

    "Incêndio" é a justa vencedora, uma vez que poderia ser facilmente evitado o acontecimento, mas a incompetência e as atrapalhadas dos responsáveis tornaram possível a existência da maior catástrofe da História de Portugal.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.