Slider

[AO VIVO] Vânia Fernandes vive Amália Rodrigues

“Uma passagem pela vida desta deslumbrante e fantástica mulher", assim é descrito o musical “Fado: uma forma de vida” que contou com a voz inconfundível de Vânia Fernandes. Iva Joana esteve no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, e relata no ESCPORTUGAL as impressões deste evento. 


O espetáculo “Fado, uma forma de vida” nasceu através do Andrew dos Santos, um jovem estudante de música e teatro que tinha o sonho de criar o seu primeiro projeto profissional. E conseguiu: o Teatro Baltazar Dias, no Funchal, encheu para viver e reviver todo este marco da vida musical e da História de Portugal. Este espetáculo teve como intuito criar realisticamente os acontecimentos da vida de Amália Rodrigues, relembrando um pouco da sua história. Aquela que ainda em criança apregoava pelas ruas de Lisboa e, já adulta, encabeçou cartazes das mais famosas casas de espetáculos de todo o mundo. Contou com a participação da artista Vânia Fernandes que interpretou a Amália Rodrigues em adulta, num belíssimo evento, onde o fado tinha por vezes como fundo mais uma bela arte, a da dança contemporânea.

Ouvimos diversos fados, que enchiam o teatro de emoção, ou até de felicidade quando cantarolávamos “Uma casa Portuguesa” entre outros temas mais animados.

O espetáculo foi, então, pensado por Andrew dos Santos no âmbito do curso profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação. Durante o curso, surgiu a vontade do jovem de criar o seu próprio espectáculo, que começou a ser pensado no final do ano passado.

À voz da já reconhecida madeirense vencedora do Festival da Canção de 2008, juntaram-se ainda Sofia Almeida, Mariana Silva, Mariana Faria, Mariça Silva, Alcino Freitas e Pedro Santos. Quanto aos músicos, escutámos Norberto Cruz (bandolim), Marco Abrantes (viola) e Nuno Filipe (piano). Luana Abreu, Liliana Abreu, Catherine Serrão, Oriana Serrão, Analiza Sousa e Fátima Barros foram as bailarinas deste espetáculo, que contou ainda com Márcia Aguiar, Lisandra Rodrigues, Lidiane Duailibi, Francisca Henriques, Eva Silva, Énia Caires, Emilie Mangoni, Elisa Silva, Cristina Aguiar, Catarina Inês e Carmen Mitroi nos coros.

Em declarações ao ESCPORTUGAL, o autor Andrew dos Santos recordou o fio condutor do espetáculo: “Uma passagem pela vida desta deslumbrante e fantástica mulher. Um olhar pela sua história, desde criança até a sua morte, destacando também, a sua passagem pelo estrangeiro e pela Ilha da Madeira. Este é um musical onde podemos recordar e reviver os grandes momentos da melhor fadista de todos os tempos”. O próprio autor considera que “o coro sendo, todo ele composto por mulheres, simboliza uma extensão da voz de Amália, dando força e poder aos temas que no espetáculo estão inseridos”. A direcção musical esteve a cargo de Norberto Cruz, sendo que a preparação e o arranjo vocal (coro) de Lidiane Duailibi. A coreografia foi dirigida por Aníbal Caldeira. Um belo espetáculo, que deveria ter estado em cena por um período mais alargado de dias. 




Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: TEATRO BALTAZAR DIAS, ANDREW SANTOS 
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.