Slider

ESC2018: Representante de Espanha será escolhido através da Operación Triunfo


A emissora espanhola RTVÉ confirmou, esta noite, que o representante do país no Festival Eurovisão 2018 será escolhido através da Operación Triunfo. 

Depois de ter sido utilizado como final nacional espanhola entre 2002 e 2004, o programa Operación Triunfo voltará a ser utilizado como processo de seleção de Espanha para o Festival Eurovisão 2018, edição que decorrerá em Lisboa. Após semanas de especulação, o anúncio foi efetuado, esta noite, pelo apresentador do formato, Roberto Leal, durante a sexta gala do concurso, avançou o site oficial da emissora espanhola.


O sucesso do formato televisivo nas redes sociais e a aposta em novos talentos foram dois factores que pesaram na decisão da RTVE que estudou, nos últimos meses, vários processos de seleção para a edição do certame internacional do próximo ano, que recordou os 80% de share e os 13 milhões de telespectadores que acompanharam a prestação de Rosa López no Festival Eurovisão 2002, ano em que foi utilizado o talent show como final nacional pela primeira vez.

No entanto, a notícia do site oficial da RTVE, que entretanto foi retirada do ar, não especifica como será feita a eleição do representante espanhol em Lisboa. De realçar que, entre 2002 e 2004, a seleção dos representantes decorreu numa gala especial depois do final do talent show, sendo que apenas Rosa López venceu a OT e adquiriu o passaporte para a Eurovisão: Beth ficou em terceiro na 2.ª edição da OT e Ramón ficou em segundo na edição de 2004.

Estreante em 1961, Espanha conta com 57 participações no Festival Eurovisão, tendo sido o primeiro país a conquistar duas vitórias consecutivas (1968 e 1969). Além das duas vitórias, o país conta também com 4 segundos lugares e 1 terceiro posto, bem como 21 posições no top10 do certame, a última delas em 2014. Manel Navarro representou Espanha no Festival Eurovisão 2017 com a canção "Do It For Your Lover", conquistando a pior classificação da história do país: na Grande Final, o cantor obteve a 26.ª (e última) classificação com apenas 5 pontos, todos oriundos do televoto de Portugal. Recorde, de seguida, a atuação:


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: RTVE / Vídeo: Eurovision.tv
1
( Hide )
  1. Anónimo08:37

    Boas notícias! Espero que a Amaia seja a ínterprete :D

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.