Slider

Portugal: Festival da Canção 2018 confirmado pela RTP

A RTP irá novamente adotar o Festival da Canção como método de selecção para o Eurovision Song Contest 2018.


Ainda que estivesse previamente confirmado como método de seleção para o Festival da Eurovisão 2018, após a vitória de Portugal na competição, muitas foram as dúvidas que surgiram se a RTP iria levar a cabo o Festival da Canção 2018. A confirmação oficial foi hoje efetuada pelo diretor de programas da RTP, Daniel Deusdado, através do programa "A Praça", na RTP 1.

A televisão estatal portuguesa irá então selecionar o seu representante novamente através do Festival da Canção. De acordo com o responsável do canal, os moldes do evento "serão semelhantes ao deste ano". É então expectável que se mantenham os convites aos compositores e se realizem duas semifinais e uma grande final.


O último vencedor do Festival da Canção foi Salvador Sobral, com o tema Amar Pelos Dois. O cantor foi depois a Kiev arrebatar a primeira vitória de Portugal no Festival da Eurovisão, vencendo a votação do júri e do público numa unanimidade que não acontecia desde 2014.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: RTP; ESCPortugal / Imagem e Vídeo: eurovision.tv
36
( Hide )
  1. Anónimo13:22

    a rtp acha que o metodo dos convites e cunhas resultou? a RTP teve foi a sorte de aparecer a luisa sobral... mas ok

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente

      80% das musicas continuaram a ser fortemente esqueciveis

      Eliminar
    2. Anónimo15:18

      não resultou como? caramba, ganhámos o festival e ainda temos de levar com comentários destes? vocês fazem vida disto?

      Eliminar
    3. Anónimo15:42

      O objetivo do Festival da Canção é selecionar UMA música que consiga obter um bom resultado na Eurovisão! Se em 16 temas, houver pelo menos um com qualidade para tal, ótimo! Ora, parece-me que objetivo do último festival foi bem sucedido...

      Eliminar
    4. Anónimo15:47

      Concordo Miguel... a maioria das músicas, quando termina o FC, não recebem o devido apoio da RTP ou de quem deveria ser, para que não caiam no esquecimento. Tudo bem que algumas até podem ser uma chachada, mas também já tivemos músicas muito boas, mesmo nestes anos que não nos qualificámos e neste também. Um exemplo muito concreto: olhem a "Mea Culpa", sem serem os eurofãs, quem mais conhece? Quem é que continua a ouvir? E acham que não merecia mais, eventualmente até passar em rádios, ao menos naquela altura? O Filipe Gonçalves é que por acaso teve sorte, a "Dança Joana", que nem sequer passou à final, teve uma enorme adesão por parte do público e rádios. Mas de resto....

      Eliminar
  2. Anónimo13:27

    agora que ganhamos a eurovisão , toda a gente fala da eurovisao , o pais parou todo para ver a eurovisao, o interesse aumentou , não seria a altura ideal para abrir candidaturas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles devem achar que o ultimo Festival foi uma obra de arte... lol

      Foi uma bela bosta. Tirando a musica do Salvador e mais umas duas, nada se aproveitava, pareciam musicas para encher chouricos em telenovelas portuguesas!

      Eliminar
    2. Anónimo15:50

      A música da Deolinda admiro-me como é que ainda não foi parar a nenhuma... e atenção que não é nenhuma crítica, acho que se encaixa muito bem numa novela, embora não tivesse gostado nada quando ouvi na semi, cresceu-me imenso mesmo na final

      Eliminar
    3. Anónimo18:38

      Da deolinda ou dos deolinda!?!?!

      Eliminar
  3. Anónimo13:36

    A ver como será então
    Quero é uma canção que nos dignifique na final para não sermos mais uns anfitriões nos últimos lugares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:13

      Concordo! Também já reparei que por norma o país anfitrião queda-se depois pelos últimos lugares

      Eliminar
    2. Anónimo15:23

      Também eu, e não nos esqueçamos que, embora tenhamos ganho agora, o nosso histórico não é assim muito famoso, a não ser que agora a nossa vitória comecem a votar mais em nós só mesmo por causa disto (ou então não, basta ver a Finlândia).
      A Suécia é que, embora injustamente, mesmo sendo anfitriã, conseguiu um 5º lugar com o Frans o ano passado.

      Eliminar
    3. Anónimo21:12

      A Turquia ganhou em 2003 e ficou no top 10 em 2004 quando foi host.
      Suecia o mesmo, Irlanda o mesmo.
      Eu acho e' q certos paises nao querem gastar dinheiro a organizar 2 vezes seguidas, por isso escolhem uma musica mais fraca :p como a da Ucrania este ano, qq pessoa sabia q n iam chegar a lado nenhum com aquilo.

      Eliminar
  4. Anónimo13:52

    Podiam fazer uma semifinal onde convidavam compositores e uma semifinal onde abriam ao público. Na final assim iriamos ter 5 canções de compositores convidados e 5 canções enviadas por compositores anónimos/não convidados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:35

      Concordo plenamente!

      Eliminar
    2. Anónimo15:36

      De facto, parece-me ser uma estatégia correta!

      Eliminar
    3. Anónimo21:39

      Dá cá 5! (h)

      Eliminar
  5. Marta Branco14:33

    Por acaso acho que este sistema resultou muito bem. Não se esqueçam que se fosse pelo público teríamos levado os Viva la Diva. Acham que teríamos obtido um resultado semelhante? Eu duvido muito. Claro que há anos e anos (eu não me esqueço nunca das Nonstop) mas pode ser que tenham percebido que não é com "fogo de artifício" que chegamos lá. (Atenção eu votei nos Viva la Diva).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:16

      Com a chinfrineira dos Viva La Diva nem tínhamos passado à final

      Eliminar
    2. Anónimo15:31

      Eu também estava a favor deles e achei que eram a nossa escolha mais acertada para Kiev, mas por outro lado, a verdade é que também não lamento de todo termos enviado o Salvador, com votos comprados pelo juri ou sem votos comprados, pois ele acabou por realizar algo que eu bem queria muito tal como muitos vocês. Mas provavelmente se ele tivesse flopado provavelmente aborrecia-me por ter sido ele e com razão. Aquilo que vimos durante a votação para os Viva La Diva, aconteceu tal e qual com o Francesco, foi bastante estratégico por parte da maioria dos países, mesmo que nos quisessem como vencedores, a música italiana não era pior que a Suécia (5º).
      Mas de qualquer forma, e não querendo fugir mais ao seu comentário, acho que provámos que não é com receitinhas em inglês que ganhamos. E atenção que a nossa entrada bilingue em 2003 está sem dúvida no meu top5. Se é para levar algo em inglês, então levemos mas em condições, não como muitos países levam só por ser "em inglês" ou então ganham com a versão da lingua nativa na final nacional e depois mudam para inglês porque... oh wait, inglês. Mas acredito que agora com a vitória do Salvador, a próxima receita da Eurovisão seja algo do género "bora cantar algo a solo na nossa própria língua".

      Eliminar
    3. Anónimo15:38

      Com os Viva La Diva, Portugal iria ficar-se pela semifinal, mais uma vez... O tão criticado júri foi o responsável por impedir o escândalo que seria Portugal deitar fora a canção que traria a primeira vitória para o nosso país...

      Eliminar
    4. Anónimo15:39

      Anónimo das 15:16 - o problema é que a This is Love da Demy também era uma chinfrineira e passou, o mesmo digo da música do Chipre e da Áustria, que provavelmente só passou porque o Nathan era dos mais "populares" nas redes sociais, memes e cenas do género desde as partys. Experimenta ver a opinião de mtos eurofãs, de pt ou não. Muitos chocados pela Estónia, Macedónia, Finlândia e Suiça não terem passado. Achas que se calhar com qualificações do avesso os Viva La Diva não teríam passado?

      Eliminar
    5. Anónimo17:13

      Sinceramente Salvador ou Viva La Diva ambas seriam otimos representantes.

      Claro agora sabemos o Salvador ganhou, criou-se uma onda muito positiva à sua volta, etc.

      Ver os Viva La Diva vencer o ESC seria difícil (mas não impossível), mas acredito que teriam também um excelente resultado. Seriam percursos totalmente diferentes.

      Amar pelos Dois e Nova Glória são duas grandes canções, cada uma à sua maneira e no seu registo.

      Se o nosso representante de 2018 estiver ao nível da "Nova Glória" podemos estar tranquilos e otimistas

      Eliminar
  6. Anónimo15:05

    Eu quero um Fado! Um Sr Fado! Cheio de Alma e sentimento, só guitarra e voz e penso que mais uma vez íamos ser diferentes, com qualidade, na nossa língua e a mostrar a nossa cultura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:39

      Concordo plenamente! Faria todo o sentido levarmos um grande fado a uma Eurovisão realizada em solo português!

      Eliminar
    2. Anónimo16:10

      Eu também concordo, a menos que estejam a ser irónicos

      Eliminar
    3. Sim sim um fadinho.
      Sobre Fatima, de preferencia.
      E com uns homens de bigode a fazer de figurantes. De volta ao Portugal de 1950!

      Eliminar
    4. Anónimo21:37

      Miguel, a música que ganhou o ESC este ano é anterior à época que refere, assim como o vestuário do intérprete em causa. Venha de lá um Sr/Sra Fado! (h)

      Eliminar
    5. Anónimo05:37

      está tudo maluco? temos de enviar pop de QUALIDADE sim, porque Portugal não é só fado.

      Eliminar
  7. Anónimo16:37

    Pronto.... Comfirma-se que as comadres não se calam... levaram semanas a atacar todos que opinavam mais criticamente o Salvador e a deitar abaixo os outros paises... Agora, em vez de celebrar, já querem meter o bico em tudo e já começam a criticar a RTP que ainda nem teve tempo para respirar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:03

      As criticas sao merecidas

      Se o FDC foi melhor este ano do que em anos anteriores? Sim claro (pior tambem era dificil!)
      Se foi o upgrade completo de que necessita? Nem de longe.
      A maioria das musicas podia ter sido feita nos anos 90, em termos de arranjos e producao musical a unica coisa moderna foi a "Dont Walk Away" ...que por acaso nem era nada de especial, mas mais vale moderno e nada de especial do q bafiento e nada de especial... quantas fadistas vao meter novamente a cantar sobre a primavera ou sobre a cidade de Lisboa? Ou mais um Jose Cid em versao jovem? Ou mais uma musica do Henrique Feist que nunca chega a lado nenhum? lol
      O Festival precisa de um upgrade ainda maior.

      Eliminar
  8. Anónimo20:01

    Este método resultou porque apareceu uma única boa música ? Queria ver se tivesse ganho outra se vocês diziam isso ... chega de convites !!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:58

    Espero que convidem a Maria Leal mais a Amiga dela ihihihih

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:15

      Ainda ganha! AHAHAH
      Mas que amiga? Pensava que aquilo era peça única LOL

      Eliminar
    2. Anónimo22:28

      Também não sabia que ela tinha uma "amiga" :D

      Só se a "amiga" for a gravação da voz (playback) que ela leva para todos espectáculos lol está sempre com essa amiga, vão juntas para todo o lado...

      Eliminar
  10. Anónimo15:56

    Amigos eu tenho uma música que pode levar Portugal 2018 vencer outra vez, agora dei oportunidade a outros compositores.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.