Slider

Irlanda: RTÉ revela gastos no Festival Eurovisão em 2016


A emissora irlandesa RTÉ revelou que a participação no Festival Eurovisão 2016 custou 337 mil euros aos cofres da emissora. Nicky Byrne abdicou da sua comissão para investir na performance em palco.

Depois dos pedidos efetuados por alguns espectadores, a emissora estatal da Irlanda revelou os gastos com a participação no Festival Eurovisão 2016. No total, a participação de Nicky Byrne no concurso custou 337 mil euros, mais 130 mil do orçamento de 2013. Os gastos incluíram a taxa de participação paga à EBU/UER (88 472 euros), bem como todas as despesas de viagem, incluindo voos, hotéis, alimentação e transportes (64 657 euros) de toda a comitiva, que foi composta por 18 elementos. Além disso, Nicky Byrne abdicou da sua comissão para investir na performance em palco, não tendo sido revelado qual o valor em causa.

Um porta-voz da RTE afirmou que em anos anteriores o valor gasto com a participação foi superior, tendo em conta que era realizada uma competição preliminar: "O orçamento anteriormente reservado para o Eurosong foi investido no desempenho de Nicky Byrne em Estocolmo.". Além disso, garantiu que a participação no evento é bastante rentável para a emissora: "A Final atraiu mais de 1,1 milhões de espectadores (...) Com sete horas e meia de conteúdo de entretenimento ao vivo, o Festival Eurovisão representa um excelente valor para a RTÉ e para os responsáveis da publicidade da emissora".

Estreante em 1965, a Irlanda conta com 50 participações no Festival Eurovisão, sendo o país com maior número de vitórias no certame: 7 (70, 80, 87, 92-94, 96). Contudo, nos últimos anos, a Irlanda tem ficado arredada dos grandes resultados: desde a instauração das semifinais, o país falhou o apuramento por seis ocasiões, obteve dois últimos lugares e apenas entrou no top10 em duas ocasiões (2007 e 2013). Em Estocolmo, Nicky Bryne e Sunlight alcançaram a 15.ª posição com apenas 46 pontos, falhando o apuramento da Irlanda pelo terceiro ano consecutivo. Recorde, de seguida, a atuação:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: eurovoix/Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.