Slider

[ESPECIAL] ESC2016: Curiosidades sobre a Grande Final do Festival da Eurovisão 2016

O Festival da Eurovisão 2016 chegou ao fim com a vitória da Ucrânia, na noite passada! Contudo, a gala de ontem ficará na história do evento! O ESC Portugal recolheu algumas curiosidades para si!

12 anos depois, a Ucrânia volta a vencer o Festival da Eurovisão, juntando-se a Espanha, Suíça, Itália, Alemanha e Áustria na lista de países com 2 vitórias na competição.

É a primeira vez na história da Eurovisão que o título do tema vencedor é constituído apenas por algarismos: '1944'.

 

Apesar do conflito armado entre os dois países, a Ucrânia e a Rússia partilharam as pontuações mais altas do televoto: Sergey Lazarev foi o cantor mais votado pelos ucranianos, enquanto que Jamala ficou em segundo no televoto russo. Por outro lado, o júri ucraniano colocou a Rússia na 22.ª posição, enquanto que a Ucrânia ficou em 24.º no júri russo.



Por outro lado, o Azerbaijão e a Arménia continuam a evitar-se nas votações: o televoto e o júri de ambos os país colocaram o outro na 25.ª (e última) posição.

Na segunda participação no concurso, a Austrália conquistou a melhor classificação da história do país: 2.º lugar com 511 pontos.



Poli Genova, representante da Bulgária em Estocolmo, conquistou a melhor classificação do país, naquele que foi a segunda participação do país numa Grande Final. A candidatura búlgara ficou em 4.º lugar com 307 pontos, destronando o 5.º lugar alcançado em 2007.

A França, sexta classificada com Amir e J'ai cherché, conquistou a melhor classificação do país desde 2002. O oitavo lugar alcançado por Michal Szpak é o melhor resultado da Polónia desde 2002.



Donny Montell, representante da Lituânia em Estocolmo, conquistou a segunda melhor classificação do país na sua história. O cantor ficou na 9.ª posição da geral, sendo que o recorde corresponde ao 6.º lugar na edição de 2006.

Pela sétima vez na sua história, a Alemanha fica na última posição do Festival da Eurovisão. Contudo, não foi a primeira vez que o país ocupa essa posição em anos consecutivos: em 1964 e 1965, a Alemanha ficou em último lugar sem receber qualquer pontuação.



18.ª classificada na geral, Sanja Vučić ZAA conquistou a pior classificação de sempre para a Sérvia na Grande Final.

Apesar do null points no televoto, a República Checa conquistou o melhor resultado de sempre na competição (25.º lugar), após ter arrecadado o primeiro apuramento para a Grande Final.



Pela primeira vez na história do concurso, a Eurovisão foi transmitida pelos Estados Unidos da América. Também a China, Cazaquistão, Nova Zelândia e Kosovo transmitiram a competição, bem como Portugal.

Justin Timberlake foi o convidado especial da Grande Final do concurso, tendo apresentado o seu mais recente single, Can't Stop the Feeling.



Depois da participação no interval act da primeira semifinal, o bailarino português João Assunção voltou a subir ao palco da Globe Arena no sketch Love Love Peace Peace.



Como tem acontecido nos últimos anos, os Big5 continuam a figurar na segunda metade da tabela classificativa: Itália (16.º), Espanha (22.º), Reino Unido (24.º) e Alemanha (26.º). A excepção foi França, que terminou a competição na 6.ª posição da geral.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: Sapo / Imagem/Vídeo: eurovision.tv
10
( Hide )
  1. Desculpa, Nuno,12 anos depois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que temos leitores atentos :-) Obrigado

      Eliminar
  2. Tens razão, a Itália ganhou em 1990 com Insieme 1992.

    ResponderEliminar
  3. De todas estas curiosidades, a mais lamentável e injusta foi mesmo os null points do televoto para a canção da República Checa. Merecia (muito) mais e estou em crer que só não alcançou melhor classificação porque de facto a concorrência era boa e elevada e atuar em 2º lugar também não favoreceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:06

      Concordo plenamente!! A Gabriela merecía muito máis mesmo que A posiçao e o vestido (horroroso!!) só a tenham prejudicado

      Eliminar
    2. Anónimo00:29

      O vestido era lindo! Discreto e muito elegante! E ela é linda, nao precisava de muito mais para ficar deslumbrante ;-)

      Eliminar
  4. Anónimo23:52

    Já alguem tinha visto este video sobre o festival da canção 2017 ??? https://www.youtube.com/watch?v=DODPgZ5YWX8

    ResponderEliminar
  5. Os juris Russos e Ucranianos boicotaram um ao outro, até que ponto isso chega hein

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:47

    Uma curiosidade também é q houve um jurado da arménia q não atribuiu a última posição ao Azerbaijão e na primeira semifinal o tele voto do Azerbaijão não deu o último lugar a arménia, não sei como, mas a arménia ficou em 14 lugar nos votos do público. :)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.