Slider

ESC2016: Saiba a que horas RTP transmite o Festival Eurovisão


A RTP já anunciou a grelha de programação para a semana de 9 a 15 de maio, precisamente as datas do Festival Eurovisão 2016. 

A semifinal 1 será transmitida em diferido pelas 22.00 horas do dia 10 de maio, a semifinal 2 também em diferido pelas 22.00 horas de 12 de maio, enquanto a finalíssima será transmitida em direto pelas 20.00 horas do dia 14.  Ou seja, a RTP1 inicia as transmissões das semifinais momentos depois dos espetáculos terminarem em Estocolmo, enquanto a final será transmitida em simultâneo.

Desta forma, e apesar de Portugal não participar na competição, todos os portugueses terão oportunidade de assistir,  na sua televisão pública, ao maior programa televisivo de música do mundo.

Recorde-se que a RTP ponderava não transmitir o Festival Eurovisão 2016, facto que, se se confirmasse, seria a primeira vez que tal não aconteceria desde 1963. O ESCPORTUGAL alertou para esta situação neste artigo. Felizmente, e depois de avanços e recuos, a muitos protestos nomeadamente no programa "A Voz do Cidadão", a direção do canal reconsiderou e negociou a transmissão com a UER, tal como escrevemos AQUI.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: RTP/ Imagem: RTP

25
( Hide )
  1. Anónimo20:54

    Mas este ano o ESC não os ser uma hora mais cedo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho21:00

      A SVT chegou a propor isso, mas nao foi aprovado

      Eliminar
  2. Sorry,mas informaçao errada.Em 1970 a RTP nao transmitiu,nem em directo nem em diferido,o Festival da Eurovisao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:04

      ai que coisa, sempre a corrigir tudo e todos!

      Eliminar
    2. Ai que coisa,sempre tao irritada com isto e aquilo! :-)

      Eliminar
    3. Pedro Ferraz12:17

      Em 1970 a RTP transmitiu e foi Henrique Mendes o comentador

      Eliminar
    4. Anónimo14:02

      Caro amigo não se trata de estar sempre a corrigir, as correções servem para aqueles que sabem pouco sobre o ESC ficarem a saber a realidade e a verdade
      o RG é das pessoas que mais sabe sobre o ESC e as observações que faz tem sempre muita qualidade , não estou a defender o RG porque nem sequer o conheço mas que se destaca da maioria isso ninguem pode negar e vai por mim que conheço o ESC e pessoas ligadas ao festival a longos anos , sim é verdade a RTP não transmitiu o ESC de 1970 , Pedro Ferraz aonde viste o H.Mendes a comentar o ESC de 1970 só se foi para a RADIO, deixem as pessoas que sabem fazerem os correções é bom para quem as lê e tambem para quem as escreve.

      Eliminar
    5. Anónimo18:12

      Já agora, em 1983 foi transmitido em diferido com uma hora de atraso em relação ao início. Havia campanha eleitoral e tinham de apresentar-se os tempos de antena a seguir ao noticiário (seriam os últimos tempos de antena antes das eleições, que tiveram lugar numa segunda-feira, 25 de abril). Assim, o ESC começou a ser emitido às 21.00 de Portugal, quando já decorria há uma hora na Alemanha. Corrigir, como bem se disse, ajuda a informar - e neste caso nem se trata de uma correção, mas de uma curiosidade para os mais novos.

      Eliminar
    6. 18:12 - Interessante o que nos deste a conhecer acerca dessa transmissao do ESC 1983.Eu desconhecia,pelo que, OBRIGADO por partilhares.Pois, no tempo em que nao havia televoto era possivel fazer pequenas manobras desse tipo,sem alterar o resultado final. :)

      Eliminar
    7. Anónimo22:55

      Pedro Ferraz: há um erro na wikipedia em inglês (não o encontrará na "versão" portuguesa). Lá mencionam-se comentários de Henrique Mendes para a RTP 1. Ora nem sequer havia RTP 1 (com essa designação): havia os chamados 1º e 2º programas (o 2º passava repetições do que havia sido transmitido pelo "1º programa"). Na época Henrique Mendes fazia um programa de rádio (no Rádio Clube Português) mas à tarde, de segunda a sexta. Pôde ouvir-se o ESC através da rádio espanhola (que se captava bem em Portugal) e pôde ver-se em localidades fronteiriças, onde a TVE se conseguia captar. Um crítico de televisão famoso na época (Mário Castrim, do Diário de Lisboa) foi para um desses locais no Alentejo e aí escreveu a crítica. Henrique Mendes veio semanas depois a coapresentar o FdC (que se chegou a realizar, mas sem o intuito de se apurar a canção para o ESC, que, aliás, até já tinha tido lugar), juntamente com Maria Fernanda, e a vencedora do ESC desse ano, Dana, fez parte do alinhamento internacional, habitual na época. Por acordo entre a RTP e a TVE, a RTP transmitiu o festival espanhol que apurou Julio Iglesias para o ESC e depois a TVE transmitiu o festival português.

      Eliminar
    8. 22:55 - Creio que o FdC 1970 foi apresentado por Carlos Cruz e ,sim,Maria Fernanda. Confere?

      Eliminar
    9. Anónimo08:34

      RG-22,55 - Confere, sim. Tem toda a razão. Houve sim umas entrevistas a antecedê-lo feitas por H. Mendes e daí a confusão.

      Eliminar
    10. Anónimo13:05

      Só tenho a certeza da Maria Fernanda, quanto as atrações desse ano foram a Dana as the Hearts of Soul (Holanda,70) mais tarde Dream Express (Belgica'77) uma delas era a Stella (Belgica'82) e Julio Iglesias e ainda uma não eurovisiva Nicoleta grande vedeta de França na epoca.

      Eliminar
    11. Anónimo13:11

      Quanto ao ESC de 1983 estava convencido que tinha sido por causa de um jogo de futebol e penso que tenho razão porque se havia campanha eleitoral essa já teria tido fim na sexta-feira como mandam as normas e como desde 1963 o festival é sempre ao sabado.

      Eliminar
    12. Anónimo13:18

      Tem razão, RG - 22.55: foi Carlos Cruz o apresentador masculino. Henrique Mendes fez umas entrevistas em bastidores antes do início e daí a minha confusão.

      Eliminar
    13. Anónimo23:44

      Caro anónimo das 13.11: Houve um tempo em que os atos eleitorais coincidiam com o dia 25 de abril, independentemente de "calharem" a um domingo ou não. Em 1983 o dia 25 de abril foi uma segunda-feira, pelo que o dia de reflexão foi o domingo e o último dia de campanha eleitoral o sábado.

      Eliminar
  3. Anónimo21:07

    A rtp pode vir a transmitir o esc em 4k?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 720p e já vais com muita sorte!

      Eliminar
    2. Na verdade, se tiveres NOS podes ver na RTP 1 HD (Canal 201)

      Eliminar
    3. Anónimo23:18

      E na MEO também no canal 201

      Eliminar
    4. Anónimo00:17

      Hm pois isso eu sei :) obrigado, tava a ver se podia haver uma surpresa :P

      Eliminar
    5. Anónimo00:18

      Esses canais hd sao 1080p?

      Eliminar
  4. Se souberem algo sobre os comentadores avisem, se for um tal ramon bem que acompanho pela bnt

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:55

    Não me parecem nada más as horas das semi-finais, acho que já houve anos em que eram emitidas mais tarde. Podiam era também dar em direto na RTP 2 mas pronto, pelo menos emitem!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:09

    Vou tentar não ver quem passa a final antes de transmitirem na rtp xdd

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.