Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Alloise: "A Ucrânia tem atravessado tempos muito difíceis"

Candidata a representar a Ucrânia no Festival da Eurovisão, Alloise rejubiliza-se pelo regresso do país ao concurso e revela estar a torcer pela vitória de Jamala. A cantora aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e falou-nos sobre a sua preparação para o concurso.



"Enquanto pessoa sou gentil, honesta e amorosa. E não gosto de ficar na mesma: sempre novo, sempre diferente! Mas diferente" afirma Alloise, dando o mote de saída para a nossa conversa. Contudo, defende que é difícil distinguir a sua personalidade enquanto pessoa e enquanto artista: "Considero-me uma cantora pop, apesar de gostar de ouvir diversos géneros musicais e misturá-los nas minhas composição. Na verdade, em mim, a Alloise pessoa e a Alloise cantora são a mesma. Quando estou em palco, a coisa mais importante para mim é ser o mais verdadeira possível".



E foi na igreja que deu os seus primeiros passos na música: "Comecei a cantar e a tocar piano aos 5 anos de idade, primeiramente na música popular. Logo entrei num coro, onde toda a minha família cantava. É uma tradição de família!". E todos os momentos que vive na música são, para si, bastante especiais: "Cada dia, cada canção, cada concerto: tudo é uma experiência nova para mim. Anseio melhorar tudo o que tenho de forma profissional e psicológica! E sinto-me grata sobre coisas tão diferentes que acontecem na minha vida pessoal. Gosto de usar todas as experiências em prol da busca pela perfeição".



Fã fervorosa de jazz, onde busca inspiração em Ella, Billie Holiday e Anita O'Day, Alloise afirma ainda que "escuto muita música e tenho de fazer menção a Mary J Blige, Gaelle, Beyonce e India Arie: majestosas cantoras que me dão bastante inspiração e fulgor".

Apesar de acompanhar o Festival da Eurovisão nos últimos anos, a cantora admite ter ficado surpreendida quando descobriu que os ABBA havia começado a carreira internacional no evento: "Estava a ver uma biografia dos ABBA e quando vi a menção sobre a participação na Eurovisão fiquei bastante surpreendida. O som deles nada tem a ver com os grupos que hoje vencem o concurso.".



A concurso com Crown, Alloise afirma que esta é a sua primeira tentativa de chegar ao Festival da Eurovisão. Sobre o tema, garante que "é uma música competitiva por si só, muito em custa à sua letra, instrumental e mensagem em geral". A preparação para o evento tem passado por "ensaiar bastante e tentar manter os olhos, ouvidos e coração abertos à busca das sensações transmitidas". Em palco garante que "Irei contar comigo e com a minha força! Essa é uma boa tradição que tenho e sei que não me irá falhar".


Questionada sobre o regresso do país depois de um ano de interregno, Alloise relembra que "A Ucrânia tem atravessado tempos muito difíceis. Mas quero acreditar que tudo está a ficar melhor para nós e para todo o mundo". Apesar das tensões entre a Rússia e a Ucrânia serem visíveis no concurso, a cantora afasta-se dessa situação: "Eu oro pela paz em todo o mundo! Somos todos iguais: somos um só! Não temos que lutar, mas temos de nos apoiar uns aos outros no processo de crescimento".


Confrontada sobre qual o seu tema favorito na final nacional do país, Alloise garante que estará a torcer pela Jamala: "Adorei a música dela! Já era fã dos anteriores temas e muitas vezes a ouço enquanto conduzo. Entre todos os cantores ucranianos, ela é que demonstra ter melhor coração". Contudo, independentemente de quem ganhe, tem a certeza que a Ucrânia será bem representada: "Temos um bom lote de temas. No ESC a atmosfera é bastante positiva e nós isso temos! Vai correr tudo muito bem".


Admite conhecer Portugal, apesar de "precisar de ter um olhar mais atento para me apaixonar pelo vosso país e visitar-vos brevemente". Contudo, deseja ao nosso país "um bom vento fresco de inspiração para vencer a competição no próximo ano".



Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
2
( Hide )
  1. Para variar ,mais uma excelente entrevista,com uma artista interessantissima nos seus pontos de vista. De realçar e agradecer o trabalho extensissimo de traduçao levado a cabo no ambito destas entrevistas tanto pelo Nuno Carrilho como pelo Joao Diogo.Voces sao admiraveis...Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante da cançao,com que Alloise vai competir,se bem que seja quase uma"Anti-Eurovision song" ,e nao posso deixar de comparar por ex.com prestaçoes dos Amor Electro,fazendo juizos de qual e de que gosto mais.Pois,a Ucrania vence na comparaçao. Concordo com Alloise: Jamala para Estocolmo!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.