Slider

Rui Bandeira: O problema de Portugal na Eurovisão "é a RTP"

Já não é de agora que Rui Bandeira é crítico para com a RTP no Festival Eurovisão. Em duas entrevistas recentes, o cantor voltou a não concordar com a estratégia da estação pública no concurso europeu.


As críticas do músico e intérprete Rui Bandeira à estratégia da RTP no Festival Eurovisão não são de agora. Em tempos chegou a defender que a canção Como tudo começou, com a qual o cantor representou a RTP no Festival Eurovisão 1999, deveria ter sido cantada, pelo menos parcialmente, em inglês. Numa entrevista recente ao site da OGAE de Espanha, Bandeira defendeu que o mesmo deveria ter acontecido com a canção Há um mar que nos separa na Eurovisão 2015: "Pessoalmente gosto bastante da canção. Leonor interpreta o tema muito bem. Mas foi uma pena que não tenha cantado em inglês!" E o músico vai mais longe: "Os portugueses já deveriam ter começado a levar canções em inglês à Eurovisão. Vai ser a única forma de nos entenderem Mas, conhecendo o meu país, vai ser muito difícil que isso aconteça".

À afirmação e pergunta "mais de 50 anos participando na Eurovisão e nem uma única vitória. Qual o problema de Portugal?", Rui Bandeira não hesitou na resposta. "A RTP. A nossa estação pública deveria investir mais em promoção. Os nossos artistas e representantes merecem ser conhecidos no estrangeiro antes de irem ao festival. A promoção é fundamental. E há que cantar em inglês, repito! Sem isto, jamais seremos votados e muito menos alcançaremos uma vitória".

Numa outra entrevista ao jornal "O Regional", Rui Bandeira destacou a sua participação na Eurovisão como um marco na sua carreira. "Ainda hoje as pessoas falam da canção e do rapaz de cabelo comprido e de olhos azuis que apareceu a cantar uma canção de POP romântico”. Por isso, Como tudo começou "é uma canção obrigatória nos meus espectáculos”, assume. 

Nesta entrevista, o cantor revelou que irá gravar três temas, a sair no próximo verão, e que os mesmos farão parte de um novo álbum de originais, a lançar em 2017.

Rui Bandeira ganhou o Festival da Canção 1999 com a canção Como tudo começou. Na Eurovisão, em Jerusalém, conquistou o 21.º lugar (entre 23 canções) com 12 pontos, todos vindos de França. Ao site espanhol, brincou dizendo que "fiquei em 3.º lugar... a começar do fim!" Recorde esta atuação: 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: OGAE ESPAÑA, O REGIONAL / Imagem: AIR / Vídeo: YOUTUBE

31
( Hide )
  1. Anónimo23:48

    Bravo (h) (h)

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Alves23:58

    Depois da Vânia Fernandes, agora o Rui Bandeira. A RTP é mesmo uma nodoa

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:10

    Infelizmente ele tem a razão a RTP é o grande problema, a RTP tem que acreditar mais nos seus artistas.

    ResponderEliminar
  4. Pois e,Rui Bandeira,e se começassemos por uma boa cançao,coisa que "Como tudo começou" nunca foi!? Tivemos em 2003,2005 e 2006 cançoes cantadas mais ou menos 50% em Ingles.Qual foi o resultado?Sem ovos nao se fazem omeletes,por mais que se tempere e enfeite o prato com molhos ingleses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:51

      grande coisa... 2003 cantamos uma balada secante num ano em que as musicas animadas eram mais populares, 2005, problemas dos microfones,2006... melhor nem comentar... qualquer pais que mande uma má musica em ingles tem os resultados que tem, há que mandar uma GRANDE, sublinho, GRANDE MUSICA, em ingles.
      Pois nao há milagres.

      Eliminar
    2. 17:51 - Mas era isso mesmo que eu queria dizer.Se o material nao for bom ,nao e com pickles e molhos ingleses que vamos la.As simple as that! A cançao de Rita Guerra era boa e ate daria para uma fantastica versao reggae com apoio por ex. do Richie Campbell.

      Eliminar
  5. Anónimo00:20

    2 artista que representaram o nosso país no Eurovisão a tocar na ferida.
    Só a RTP é que não vê a razão de nunca ter ganho um festival.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:38

    A RTP é uma anedota.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:40

    No inquérito q o escportugal fez o ano passado a maioria defendeu o mesmo. Uma no cancao em inglês, feita e cantada por profissionais e com boa promoção

    ResponderEliminar
  8. Rui Ramos00:44

    "Como tudo começou"nao é uma obra prima, mas é muito melhor que a grande maioria de canções que Portugal levou ao esc a partir dai. Superior a 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2011, 2012 e 2015. E as pessoas conhecem e o cantor farta se de a cantar e de falar dela, ao contrario de muitos outros artistas.

    ResponderEliminar
  9. Sem duvida,a RTP nao tem dado o tipo de apoio correcto para sobressairmos no ESC.A RTP tem teimado anos e anos na mesma dupla de produtores,por carolice,rotina ou por"deixa andar".A RTP nao tem dado valor ao FC nem ao ESC,mas a musica made in Portugal,na generalidade,tambem deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:01

      Ha música made in Portugal muito boa, houve vários exemplos na iniciativa melhor cancao do ano. O problema é que a rtp vonvida produtores que nao fazem no seu dia a dia música boa e comercial, apenas peoduzem gingles e programas de Karaoke...

      Mesmo os autores convidados, quantos fazem música de sucesso na sua profissão? Os que são, a própria rtp diz lhes pra eles concorrerem com algo que já tinham feito e que gravaram. Ou seja segunda escolha ou refugo.

      Eliminar
    2. 09:01 -Sim,em Portugal faz-se boa musica,para gosto portugues,nao tanto para gosto internacional.Ja que mencionaste a MCA,havia la cançoes finalistas que,enfim,no ESC ficariam nos bottoms,casos por ex.de The GIFT,Amor Electro,Paulo Sousa,Diogo Piçarra etc.

      Eliminar
    3. Anónimo17:07

      Mas algumas ficariam bem classificadas. David Carreira, Mariza, fingertips, Ana Moura, csrolina deslandes... Se não olhares para tudo pela negativa, e espalhares essa negatividade em vários posts em cada artigo, veras o mundo com outros olhos.

      Eliminar
    4. Anónimo17:24

      Concordo com todos os comentários do RG, mesmo assim ainda tenho algumas esperanças do Diogo Piçarra.
      Já está na altura da RTP "buscar" alguns artistas da Antena3!

      Eliminar
    5. 17:07 - Ana Moura,David Carreira,Carolina Deslandes sim.Para mim a actual Mariza,nem por isso.Nao preciso de outros olhos para ver o Mundo,obrigado!

      Eliminar
    6. 17:24 - Diogo Piçarra e ,sem duvida,optimo interprete e cantor.Refiro-me as cançoes dele,que duvido que tivessem impacto no ESC.Por outro lado tivemos em 2014 "Undo" que ficou em 3º,mas era a Suecia... :)

      Eliminar
    7. Undo é uma canção lindíssima, e a Sanna tem um vozeirão. O Diogo Piçarra tem músicas muito de ouvir na rádio e não propriamente de Festival Eurovisão.

      Eliminar
  10. Quando eu for o chefe de delegação, garanto bastantes mudanças!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:38

    Eu que fosse chefe de delegacao que a RTP ia ver!
    Ainda a pouco tempo estive a rever o FC15 e nao sei como a leonor ganhou. Se as pessoa tivessem visto a versao que se levou ao ESC antes ela nao teria ganho. Um fado em viena era a melhor musica a concurso! Bonita, com uma execelente voz, uma boa letra e muitos sons portugueses! A melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho13:45

      A versão que a Leonor levou ao ESC não ganharia o FC, disso também não tenho duvidas. Mas também "Um fado em Viena" não ganharia. Com aquela letra??!!?? Só mesmo nos anos 60

      Eliminar
    2. Anónimo17:27

      Muitos estrangeiros tinham preferência no tema "Outra vez Primavera", iríamos à final de certeza, mas provavelmente a classificação da final iria ser um flop como aconteceu em 2010. Mesmo assim já era melhor do que ficar pelas semis!

      Eliminar
    3. Anónimo15:15

      Serei só eu a achar que não havia nada que prestasse nos FCs dos últimos anos?

      Eliminar
    4. A Leonor devia ter levado uma canção do género "strong for too long" um dark pop bem construído e sem aquele coro e aquela capa esvoaçante e talvez se tivesse classificado para a Final.

      Eliminar
    5. Anónimo15:55

      De certeza que teria vaga na final! Além disso esse tema podia ir muito bem para o ESC 2016, a RTP é que aparenta gostar de perder oportunidades.

      Eliminar
  12. Anónimo15:37

    Ó PRA ele pensa que descobriu a pólvora lolol ó filho, isso já sabemos há 200 e tal anos...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:09

    So mesmo o site escportugal, como site independente, pra dar esta noticia e não estar sempre a lamber as botas a RTP

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que a RTP devia fazer um FdC com outro nome é depois convidava cantores como: David Carreira, Aurea, Fingertips, Carolina Deslandes, Agir, Dengaz, Expensive Soul, Ana Moura, Bruno Correia, Luciana Abreu, Moonspell, Leonor Andrade, Kika (Fator X), Mickael Carreira e fazia umas galas tipo semi-finais e depois iam apenas dois para a grande final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriano,concordo contigo,nomeadamente numa pre-seleçao de artistas para os quais concurso aberto de cançoes.Novo nome para o FdC? Premio da Nova Musica?So talvez um problema: Como convencer artistas de carreira firmada a participar?Mas optima a tua ideia!

      Eliminar
    2. Não há um festival num outro país que se chama Supernova? A RTP arranjava um nome/marca para o festival o nome FdC já está muito gasto. Sei lá, abanando umas notinhas, mostrando-lhe aos artistas que seria um grande passo para a internacionalização dos mesmos. Uma outra solução era cinvidar ex concorrentes de talent shows, que depois de participar caem no esquecimento.

      Eliminar
  15. A esta hora, o cantor em referência já "meteu a viola no saco" depois da vitória do Salvador Sobral com uma canção cantada em português.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.