Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] David Lindgren: "Senti-me na obrigação de trazer 'We are Your Tomorrow' ao Melodifestivalen"

Finalista em duas edições do Melodifestivalen, o cantor sueco David Lindgren está novamente na corrida para representar o país no Festival da Eurovisão, desta vez, sediado em Estocolmo. Saiba tudo o que David Lindgren revelou ao ESCPORTUGAL em mais uma edição do Rumo a Estocolmo!



Formado na Escola de Artes de Gotemburgo e depois de participar em vários musicais, como Mamma Mia e High School Musical, David Lindgren deu-se a conhecer ao público sueco aquando da participação no Så ska det låta em 2009. Três anos depois, em 2012, estreou-se no Melodifestivalen conquistando o 4.º lugar da geral, tendo repetido a participação no ano seguinte. Em 2016, com 33 anos de idade, David Lindgren está de regresso à competição sueca, tendo aceitado o convite do ESCPORTUGAL para uma entrevista, que foi muito informal, descontraída, divertida até. O cantor revelou ao Site Eurovisivo Português alguns dos pormenores da sua preparação.


"Sou um pai de família que adora passar o máximo de tempo com a sua esposa e os seus 2 filhos" afirma David Lindgren, mostrando que, na sua tabela de prioridades, a família aparece acima da música, "No entanto, como profissional, sou um homem totalmente realizado com o seu trabalho. E admito: o local mais divertido para atuar é no Melodifestivalen". 



Questionado sobre quando a música entrou na sua vida, o cantor sueco não sabe especificar: "Eu sempre ouvi música, desde muito pequeno, e sempre fui muito diversificado. A memória mais remota relacionada com a música foi quando comprei o meu primeiro CD, 'Down with the King' dos Run-DMC, assente no hip-pop e breakdance.". Porém, agora os gostos musicais são outros: "Justin Timberlake é um dos meus artistas favoritos, apesar de ter de ser sincero ao dizer que é muito difícil um artista me agradar. Eu ouço diariamente um monte de temas de vários artistas e está sempre a ser atualizada com músicas novas que me inspiram. Mas também há espaço para os clássicos, como alguns da dupla Simon & Garfunkel", fazendo referência à dupla norte-americana de música folk.

O Festival da Eurovisão, por sua vez, marcou a infância de David Lindgren, "Como é hábito na Suécia, a noite da Eurovisão era marcada por uma reunião de família que parava à frente da tv... com muitos doces à mistura! (risos) Lembro-me de várias edições, mas não consigo precisar qual foi a primeira".



Quando confrontado sobre qual o melhor momento da sua carreira musical, a resposta foi imediata: "O Melodifestivalen 2012! Na semifinal em Gotemburgo, foi a primeira vez que atuei a solo com uma música feita para mim! Ser selecionado diretamente para a Grande Final vai ser uma memória que nunca esquecerei". No entanto, desengane-se quem acha que essa foi a sua primeira tentativa de entrar no concurso: "Eu estreei-me em 2012 no concurso, mas fiquei de fora dos escolhidos nas duas edições anteriores, em 2010 e 2011", confessou.

Em 2012, defendeu 'Shout It Out', tema de Fernando Fuentes e Tony Nilssonmade, tendo conquistado a vitória na semifinal com quase 130 mil votos e terminando a competição no 4.º lugar da geral, atrás de Loreen, Danny Saucedo e Ulrik Munther. "A música veio-me parar às mãos um dia antes da conferência de imprensa e apaixonei-me por ela, apesar de estar ainda na versão demo. Com a coreografia e a cenografia, tudo ficou exatamente como eu queria", sublinhou.


No ano seguinte, regressa com 'Skyline': "Nesse ano, estive muito mais envolvido na criação do tema. Os compositores da canção e eu trabalhámos imenso em conjunto e fui eu que decidi a maioria das coisas". Contudo, não conseguiu repetir a classificação: apesar de ter conquistado o passaporte direto com o segundo lugar na semifinal, a candidatura de David Lindgren foi a menos votada pelo público sueco na Grande Final, terminando no 8.º posto, apesar de ter sido terceiro classificado no júri internacional.


Loreen e Robin Stjernberg foram os vencedores do Melodifestivalen nas duas edições em que David participou, sendo que o cantor tem opiniões contrárias sobre os dois: "Loreen foi incrível e na primeira vez que a ouvi com 'Euphoria', soube logo que iria arrebatar a competição. Foi um daqueles momentos em que tudo é perfeito. Por outro lado, Robin fez uma boa prestação, mas a música não era forte o suficiente e viu-se pelo facto de ter sido repescado pela Second Chance. O tema perdeu muito pela falta de melhoramentos após o Melodifestivalen e, como todos sabemos, no Eurovision é preciso ter um grande hit para chegar a todos".



Sobre quais as suas participações suecas favoritas no Festival da Eurovisão, o cantor hesitou mas frisou que "Loreen é a melhor de todo o sempre! Mas também gostei dos Herreys e da vitória da Charlotte Perrelli".

Três anos depois da última participação, o cantor está de volta ao Melodifestivalen, por "sentir a necessidade de voltar e de repetir as experiências. Então eu trabalhei com alguns compositores e quando chegámos a 'We are Your Tomorrow' senti-me na obrigação de levar o tema ao Melodifestivalen". Abordado sobre a canção em si, o cantor descreve-a como "uma grande canção com um grande instrumental e uma forte mensagem que fala sobre tudo o que está a acontecer no mundo! Procura incentivar as pessoas para que comecemos a tratar uns aos outros com respeito e a cuidar do mundo, pois cabe a nós, eu e vocês, ser o nosso amanhã".



Contudo, o cantor recusa desvendar os planos para a atuação: "Nada... Não vou contar nada!" (risos) Ou melhor, posso contar uma coisa: terá bailarinos!". Porém, a preparação tem sido bastante rigorosa e exigente: "Está a correr tudo dentro do previsto. Canto a música todos os dias e o número está praticamente finalizado! Assim, consigo andar calmo no meu dia-a-dia", brinca.

Fã das praias portuguesas, David garante "ter visitado Portugal por diversas vezes nas férias", realçando o clima ideal para uns dias em família: "Alugámos uma casa e adorámos! Iremos regressar de certeza". Contudo, as participações portuguesas não conseguiram marcar o cantor sueco, que admite não se recordar de nenhuma em particular. No entanto, não hesita em lamentar a retirada do nosso país do concurso, precisamente quando este será sediado na Suécia.



Nas próximas semanas, entre ensaios e preparativos para o Melodifestivalen, David Lindgren continuará a subir ao palco, 4 dias por semana, no musical Jersey Boys em Estocolmo, deixando o apelo para que todos possam assistir à peça em cena no China Teatern - aos nossos leitores emigrantes na Suécia e aos demais que possam eventualmente viajar para Estocolmo.


Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
11
( Hide )
  1. A Suécia é o maior hit da Europa, se o David não se lembra, será certamente porque nós nunca enviámos aquilo que devíamos ter enviado...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:15

    Acho vergonhoso nunca se recordarem de músicas portuguesas ok que nestes últimos anos mandamos musicas mas , mas já mandamos tantas musicas boas como senhora do mar , chamar a música , lusitana paixão entre outras , não percebo pq nunca se recordam destas maravilhas .... Enfim

    ResponderEliminar
  3. David Lindgren e um tipico sueco,egocentrico,convencido de que a Suecia sabe e faz tudo melhor que ninguem.Mas ao menos foi sincero! O caracter emotivo e de certo modo vibrante da musica portuguesa nao encaixa muito bem no gosto sueco.Eles sao mais simplistas,mas tambem suicidam-se mais.

    ResponderEliminar
  4. Acho engraçado David dizer que se sentiu na obrigaçao de nos trazer esta cançao,como se tivesse uma missao quase universal a cumprir...e atente-se no titulo da cançao,que poderia ser"We are our world",mas que e "WE are YOUR world",como se tratasse duma receita "de NOS para VOCES".Vamos ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu comentario das 02:50 ,onde uso a palavra "world" queria dizer "tomorrow".Peço desculpa pelo lapso.

      Eliminar
  5. Anónimo03:19

    desculpem la, mas digam me la uma coisa, levamos alguma coisa de jeito no seculo 21? sem ser a senhora do mar e a rita guerra? NAO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo uma questao de gosto,mas eu nao nao considero"Senhora do mar"nada para poder ter tido sucesso no ESC 2008.Por outro lado acho que em 2009,2010 e 2014 levamos boas candidaturas ao ESC.Mas,acredita em mim,David certamente nao se lembra de uma unica cançao nao-sueca do ESC.

      Eliminar
    2. "David certamente nao se lembra de uma unica cançao nao-sueca do ESC". Ou então conhece e só não se lembra de Portugal porque efectivamente nós temos a mania de nos sobrevalorizar quando na verdade somos uma nódoa na maioria das vezes. E mesmo que não conhecça, não vejo o problema. Os participantes dos FCs costumam ser uns prós do caraças na Eurovisão!

      Eliminar
    3. Ah sim,concordo que nos ate temos uma tendencia ou para nos sobrevalorizarmos ou entao para nos subvalorizarmos,raramente estamos no meio.Nada de problema por ele,possivelmente,so conhecer material ESC sueco.Nem toda a gente pode ser fan do ESC.

      Eliminar
  6. Honestamente, querem que um sueco diga uma canção portuguesa eurovisiva de que gostou? É normal que não consiga. Ou vocês conseguem dizer uma música de Malta que vos tenha marcado? Poupem-me! A Suécia está a milhas de nós, é normal que ninguém se lembre das nossas músicas!
    O David Lindgren é dos artistas mais completos que o Melofifestivalen já viu: canta muito bem, dança e tem das performances espetaculares. E eu nem sou grande fã do seu género musical. Espero que este "We are your tomorrow" seja diferente das duas músicas anteriores que tinham praticamente a mesma estrutura e espero que pelo menos ela possa lutar pela vitoria.

    ResponderEliminar
  7. Eu pelo menos consigo dar assim de caras 3 cançoes maltesas que me ficaram pela positiva na memoria e 1 pela negativa. Positivamente 1972 L-himhabba,1993"this time",2012"This is the night".Pela negativa 2004"On again...off again",bue de hortaliceira!!Concordo 100% com David no resultado do MF 2013.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.