Slider

Kika Cardoso: "O Festival da Canção perdeu um pouco da sua essência"

Kika Cardoso, vencedora da segunda edição do Factor X, esteve à conversa com o ESCPORTUGAL, tendo-nos falado do seu percurso após a vitória no programa . O tema Festival da Canção também não poderia faltar...




Descreve-se como uma pessoa "com coisas boas e outras menos boas", mas ressalva o seu lado "ponderado e cauteloso", sem esquecer o mais importante: ser de "riso fácil". Assim é Kika Cardoso, vencedora da segunda edição do Factor X Portugal, que aceitou o convite do ESCPORTUGAL para nos falar do seu caminho no mundo da música.

Ficou conhecida do grande público através do Factor X, programa que acabaria por vencer e do qual "guarda as melhores recordações que alguma vez tive em cima do palco", confessa. "Deram-me a oportunidade de fazer o que sei melhor e aproveitei ao máximo", revelando que sente imensas saudades "da adrenalina dos bastidores". No entanto, a experiência passou rápido de mais para a cantora, que adorava repetir: "Costumo dizer que os quatro meses do programa passaram a correr! Tenho saudades!"




Depois da vitória no programa, a cantora não tem parado: "Neste momento estou a preparar o meu álbum de originais, mas tenho passado por alguns palcos portugueses para divulgar a minha prestação no Factor X". Para os seguidores fervorosos dos festivais de verão, foi possível assistir a algumas participações da cantora: "Participei nalguns concertos dos The Black Mamba em festivais de verão, por todo o país". No entanto, a partir de agora, Kika estará inteiramente dedicada ao primeiro álbum: "Estou a preparar o meu álbum de originais e a finalizar o primeiro single, que sairá muito em breve".




Abordada sobre as notícias que apontavam para uma participação sua no Festival da Canção 2015, Kika Cardoso afirma que "foram apenas boatos". No entanto, não desmente que foi abordada por diversas ocasiões para entrar na competição: "Houve várias tentativas de convites para o Festival da Canção! E imensos boatos! Mas nunca me inscrevi no Festival!". Porém, não fecha a porta a uma possível participação futura: "Se um dia tiver oportunidade de participar, talvez o farei".

Admite ser uma "fiel seguidora do Festival da Canção e da Eurovisão", guardando grandes recordações das participações de Sara Tavares e Dulce Pontes que, segundo a mesma, marcam a época de "grandes vozes e grandes músicas". Não obstante, segundo Kika, o concurso não tem conseguido manter-se no patamar de outros tempos: "Acho que, hoje em dia, o Festival da Canção perdeu um pouco da sua essência em comparação com outros tempos! Tenho uma opinião muito singular sobre os temas que temos levado ultimamente ao Festival da Eurovisão..."

Sobre a nomeação na iniciativa do ESCPORTUGAL, 'A ESCOLHA É SUA III', a cantora admite ser uma "enorme honra estar no lote de nomeados". Admitindo que tem consciência do "seu valor", Kika Cardoso acrescenta que a nomeação reflete que "tenho deixado alguma marca nas pessoas e isso é muito bom".


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem: KikaCardoso / Vídeo: YOUTUBE

29
( Hide )
  1. Anónimo20:49

    "Nunca me inscrevi no festival?" Mas havia inscrições? Na verdade, antes as inscrições do que os convites... "Tenho uma opinião muito singular sobre os temas que temos levado ultimamente..." Para ser" uma opinião singular" presume-se que os tenha achado obras-primas, porque, se não gostou (como tantos não têm gostado), a opinião será "pouco singular". Há liberdade de expressão, Kika: vá lá, partilhe connosco a sua "opinião singular"!...

    ResponderEliminar
  2. Gostaria imenso de ver Portugal representado no ESC por Kika Cardoso,de preferencia cantando algo de registo/sonoridade R&B.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:28

    Excelente voz. Excelente performer. Adorava vê la no fc

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:38

    Seria a nossa sorte se ela pudesse representar o nosso país!! Kika és excelente!!

    ResponderEliminar
  5. Rui Ramos22:49

    Muito bom

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:12

    claro que nao se inscreveu
    e por convites, rtp nao admite inscriçoes... nem candidaturas de musicas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:29

      A RTP convida compositores mas estes convidam cantores.

      Eliminar
  7. Anónimo00:48

    Melhor voz de Portugal.. Diva!

    ResponderEliminar
  8. Ao mencionar Sara Tavares e Dulce Pontes,Kika menciona as 2 unicas vozes do FC,que conseguiram realizar uma carreira internacional.Na minha opiniao os anos de ouro do FC foram de 1969 a 1974.Em 91 e 94,anos de Dulce e Sara, ja nostalgicamente se dizia,que o FC ja nao era nem uma sombra do que tinha sido.

    ResponderEliminar
  9. Rita Martins06:08

    ADORO a Kika.
    Segui o Factor X por causa dela (k) (h)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo06:25

    Concordo plenamente com a Kika. As pessoas lembram-se muito mais de canções dos anos 60, 70, 80 ou 90 e muito menos das canções que levámos ao ESC neste século. E isso porque?? Porque a qualidade musical do FC dessas alturas era muito superior, os artistas mais marcantes e a promoção que a RTP fazia era mais eficaz. Quem se lembra da canção de maio passado?? Muito poucos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo13:33

    Ela bem que nos deveria representar. Com uma balada poderosa, ela iria arrasar! Mas parece que não é isso que querem para Portugal...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:00

    Com muito gosto que a adorava a ver a representar-nos no ESC! Uma verdadeira DIVA!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:09

    escolha interna com a kika e com compositores suecos
    uma mega balada como undo ou million voices, e iamos arrasar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:14

      Só não compreendo o porquê de compositores suecos, se temos compositores portugueses (o que falta é o empenho e dedicação a 100% para o ESC).

      Eliminar
    2. Nao precisamos de compositores suecos. Se se arrasasse alguma coisa com composiçao made in Sweden,nao seriamos nos portugueses a arrasar,mas sim os suecos.Basta de uniformizaçao eurovisiva!

      Eliminar
    3. Anónimo22:09

      compositores portugueses? HAHAHAHAHAHA
      nao foi o festival da cançao este ano que teve 100% compositores portugueses? serviu-nos muito isso...
      deixem-se de nacionalismos por favor

      Eliminar
    4. Anónimo22:10

      que comentarios mais estupidos... russia ficou em 2, e acham que ligam pra isso? importante é vencer, coisa que portugal nunca fez com os seus compositores...
      meu caro rg, entao em 2008 quem ficou em 13 lugar foi a croacia e nao portugal, sendo assim.

      Eliminar
    5. Meu caro 22:10 ,acertaste na mouche! Nunca morri de amores pela Senhora do mar,nem pela Vida minha.Sim acho que a Croacia merece uma boa fatia do relativo sucesso da Senhora do mar,de modo nenhum o merito e 100% tuga.E a estupidez e relativa e subjetiva...

      Eliminar
    6. Rui Ramos23:26

      O sucesso da Senhora do Mar deve-se: 1) Ao croata Andrej Babic. 2) Vânia Fernandes. A letra é má, por isso quase ninguem a consegue "trautear" como "trauteiam" os grandes clássicos das musicas de Portugal no ESC

      Eliminar
  14. Anónimo18:57

    Ela não se chamava Ana Paula?? Que mania de mudarem de nomes!! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:38

      o nome artístico dela é kika cardodo e não ana paula cardoso!!!

      Eliminar
    2. Anónimo00:49

      O nome artístico dela deve ter sido escolhido pela produção da SIC no Factor x, os nomes artísticos dados aos concorrentes foram miseráveis... O ridículo é que já tínhamos uma cantora Portuguesa chamada Kika, enfim. Gosto de ambas as Kikas xD

      Eliminar
  15. Anónimo19:54

    para levar à eurovisão:
    Kika cardoso a cantar uma musica tipo I see you da kristina amparo!!
    Que acham???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 19:54 - Acho que nao,Kika da o seu melhor em material com mais soul e R&B.Ou entao algo dentro da linha de "Never leave you alone" - DJ Bruno F ft. Kika Cardoso. ESC-schlager para a Kika,nao obrigado!

      Eliminar
  16. Anónimo23:54

    kika a cantar uma mega balada em ingles, e era top5 garantido, tinha que ser uma balada mesmo power, tipo adele

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:53

    Ela deveria era levar algo do género "I can't Let Go" da série "Smash": https://www.youtube.com/watch?v=iI6_rLBW2-E Iria bombar de certeza! Uma balada super potente e poderosa. E preferencialmente em inglês, claro!

    ResponderEliminar
  18. Kika Cardoso. Acho que este ano a RTP deveria apostar unicamente nela, como fez com Carlos do Carmo e Rita Guerra. Os compositores proporiam canções a pensar na sua capacidade vocal. Acho que ao nível da interpretação, a Kika pode e deve melhorar.

    Agora, sem dúvida, a chave disto está na qualidade das canções.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Alternativa:

    Concurso aberto desde já a todos os compositores com direito a escolha do cantor. Seleção interna com inclusão de especialistas no ESC.

    Na fase final do Festival, o peso a atribuir ao júri deve ser de 50% até à escolha da canção vencedora.
    -----------------------------------------------------------------------------------
    Alternativa:

    FADO, puro e duro FADO. Mas com as melhores fadistas e os melhores compositores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com as 2 primeiras opçoes,sobretudo a primeira.Fado para nos representar no ESC,acho que nao.Seria culturalmente bonito,mas nao creio que o caminho da vitoria final possa ser esse.Para evitar polemicas e zum-zuns so televoto,com maximo de 3-5 chamadas por nº.

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.