Slider

[AT] Portugal: 'Excesso' acusados de plágio um tema da final nacional alemã de 1997

A notícia publicada nalguns sites dizendo que a primeira boysband portuguesa, os Excesso, poderão ter plagiado um dos temas a concurso na final nacional alemã de 1997, não passa de notícia infundada. 


Gonzo, João Portugal, Melão, Duck e Carlos Ribeiro formaram, entre 1997 e 1999, a primeira boysband: os Excesso. Apesar do curto período no ativo e de apenas terem editado dois álbuns, o grupo tornou-se um dos maiores sucessos da música portuguesa. No entanto, passados 17 anos sobre a edição do álbum 'Eu sou Aquele', primeiro álbum do grupo, os Excessos estão a ser acusados, nalguns sites, de terem plagiado um dos temas. 'És Loucura', um dos maiores sucessos do grupo, não passa de uma versão do tema 'Ich bin solo', tal como é referido na contracapa do álbum da época. A letra da versão portuguesa é de Patrícia Antunes, 2.º lugar no FC1996 e coro de diversos artistas, entre os quais Filipa Azevedo no ESC2010.

O tema alemão foi defendido pelo grupo Verliebte Jungs no Der Countdown läuft, que serviu de final nacional alemã para o Festival da Eurovisão 1997. Ao contrário do tema dos Excesso, 'Ich bin solo' passou despercebido do público e terminou na última posição do concurso com apenas 1,9% dos votos.

Confira a contracapa do álbum dos Excesso, onde são dados os créditos devidos aos autores alemãs:


Aceda, de seguida, aos dois temas em questão:




Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: Excesso Fans / Vídeo: YOUTUBE
10
( Hide )
  1. Anónimo19:49

    e é plagio sim senhora! o:
    acho engraçado so terem percebido isto agora xD

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:51

    é plagio sim, e quem dizer o contrário que vá lavar os ouvidos! vergonha...

    ResponderEliminar
  3. Pedro Carvalho20:07

    Acho parecidas sim

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:22

    Curiosamente, o plágio é 1000 vezes melhor que o original!!! Em tudo!

    ResponderEliminar
  5. É uma COVER, não plágio. Provavelmente, o management ou os produtores dos Excesso sabiam dessa versão da final alemã e decidiram gravar uma versão em português. E no disco dos Excesso, os autores do original são creditados em "És Loucura" pelo que está errado dizer que é plágio.

    ResponderEliminar
  6. Nao e nada plagio,nao,nem pensar nisso!!! Trata-se so e somente duma estranha,mas mera coincidencia. Tal como o "heroes" e o "lovers on the sun".Mas este caso entre "Ich bin Solo" e "Es loucura" ainda e mais "coincidente"...Prefiro o original made in Germany por ser mais natural,mais genuino.

    ResponderEliminar
  7. Miguel Matias21:11

    Não é coincidencia. É uma versão, qual o mal nisso?
    Faz-me lembrar que os grandes hits de toda a carreira de Marco Paulo era tudo versoes de musicas da america latina, mas dando os creditos devidos não ha qualquer problema

    ResponderEliminar
  8. Pois,tudo consequencia de nao ter lido o texto com atençao ate ao fim.Peço desculpa pelo que escrevi anteriormente.Mea culpa(Hello,Catarina Pereira!).

    ResponderEliminar
  9. Anónimo07:43

    Se o CD dos excesso tiver o nome do compositor alemão é uma versão nada de mal mas se no CD dos excesso não estiver o nome do autor alemão é um plagio, com tempo verei isso mas que é igual é se não me engano a musica na seleção alemão ficou em ultimo lugar mas é uma boa canção cantada por ambos os grupos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No CD menciona-se o nome do compositor alemao. Tudo segundo os bons principios juridicos.

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.