Slider

[INQUÉRITO ESC2016]: As respostas ao inquérito sobre a participação de Portugal na Eurovisão


De 28 de maio a 15 de junho, numa iniciativa conjunta de diversos sites e páginas web, esteve disponível para resposta um inquérito online que pretendia aferir a opinião dos portugueses sobre o método de seleção da canção portuguesa para o Festival Eurovisão 2016. As respostas são publicadas de seguida.


Responderam ao inquérito 1003 pessoas, número que supera largamente as expetativas dos proponentes desta iniciativa - sites e páginas web indicados na imagem acima. Recordamos que cada registo no google apenas poderia responder uma única vez ao inquérito.

Metade das respostas foram recebidas logo nos primeiros dias, tendo sido o dia 29 de maio o dia com maior número de respostas, concretamente 239.

De entre os que responderam ao inquérito, 670 são do sexo masculino, ou seja 66.8%, sendo que 333 são do sexo feminino, representando por isso 33.2% dos respondentes.

O inquérito chamou a atenção particularmente dos jovens. 44.9% daqueles que responderam tem idade compreendida entre os 18 e os 25 anos de idade e 11.7% entre os 26 e os 29 anos de idade. 12.8% tem menos de 18 anos de idade.  Estes dados vêm demonstrar, para quem ainda tinha dúvidas, o crescente interesse do fenómeno Eurovisão junto das camadas mais jovens.


Depois de conhecermos o perfil das 1003 pessoas que responderam ao inquérito, passemos a conhecer qual o método de seleção preferido.

Sobre o método de seleção da canção portuguesa para o ESC2016, demos três alternativas de escolha: Seleção interna de um artista/banda com uma canção, seleção interna de um artista/banda com várias canções para o público escolher ou Festival da Canção com vários artistas e várias canções.

Uma grande maioria prefere a continuação do Festival da Canção:  67.7% não quer uma seleção interna, mas sim um festival da canção com vários intérpretes e canções. Por seu turno, 22.4% defende seleção interna de um artista/banda com várias canções, enquanto apenas 9.9% é de opinião que a melhor escolha da RTP seria apenas um artista/banda com apenas uma canção já escolhida pela estação pública. 



De entre os 32.3% que preferem uma seleção interna, 78.94% defende que a escolha recaia num artista/banda de reconhecido mérito e sucesso discográfico e de concertos em Portugal, enquanto os restantes (21.06%) optam por um artista/banda "novo talento", sendo que a Eurovisão seria a alavanca para a sua carreira.

De entre os 67.7% que defendem a realização do Festival da Canção, uma grande maioria, mais concretamente 67.2% ,  defende um concurso aberto a compositores e canções por qualquer interessado (portugueses e estrangeiros). 20.9% defende, por outro lado, a abertura de concurso a compositores e canções por qualquer interessado, mas só portugueses. O método de convite a compositores, precisamente o método escolhido pela RTP nos últimos anos, merece o agrado de poucos: Apenas 6.88% opta pelo convite a compositores portugueses e estrangeiros e apenas 4.98% escolhe o método de convite a compositores apenas portugueses.

Seguem-se as duas questões relativas ao idioma.

Quando perguntámos em que idioma deveria ser interpretada a canção de Portugal no Festival Eurovisão 2016, as respostas não deixam dúvidas: Apenas 17.9% defende que a canção deve ser cantada exclusivamente em português. 38.9% das pessoas que responderam são de opinião que a canção deve ser cantada em Português e em Inglês, enquanto 34% é de opinião que a canção deve ser cantada exclusivamente em inglês. 9.2% respondeu "Outro". Alguns dos respondentes de "Outro" escreveram, nos comentários, que defendem liberdade total de idioma no Festival da canção nacional, sendo que a decisão caberia ao público em votar na canção da sua preferência, independentemente do idioma.

Finalmente, perguntámos qual deve ser a nacionalidade do intérprete/vocalista. A maioria, concretamente 55.2% dos respondentes, defendem que o artista deve ser Português ou de um país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Por seu turno, 37.6% defende que o intérprete deve obrigatoriamente ser Português.  7.2% não tem preferência quanto à nacionalidade.

Resta-nos agradecer a todos aqueles que responderam ao inquérito, o partilharam e divulgaram. De acordo com o indicado desde a primeira hora, as respostas serão enviadas para a RTP, sendo que a decisão final quanto à participação, ou não, no Festival Eurovisão e qual o método de seleção da canção representante das cores nacionais será da inteira responsabilidade da estação pública. O certo é que, com esta iniciativa inédita, a RTP terá, acreditamos nós, uma excelente mostra das preferências do público. Público este que é, no fundo, para quem trabalha.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL
85
( Hide )
  1. Anónimo22:49

    Só uma coisa. A RTP já tomou conhecimento dos resultados? Já reagiu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 22.49: Os resultados serão dados a conhecer em primeiro lugar a quem respondeu ao inquérito. Só depois serão enviados para a RTP, para conhecimento.

      Eliminar
  2. Anónimo23:07

    espero bem que metodo de convites não tenha a maioria no inquerito... esse metodo é o mais ridiculo de todos e nenhum pais o usa...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:09

    aposto que neste inquerito os velhos do restelo eurofãs tugas andaram a votar dias e dias para ver se o portugues vence como lingua...

    ResponderEliminar
  4. Miguel Matias23:12

    Excelente iniciativa, independentemente dos resultados serem ou não do meu agrado

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:24

    Mais de 1000 respostas. Nunca pensei!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:38

      esperemos que não sejam todas respostas do "cócó", com o perdão da má palavra

      Eliminar
  6. Anónimo00:04

    Estou chocado com tanta gente a querer um festival da canção. desisto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:26

      A maioria deve preferir um festival da canção com várias canções a concurso de maneira a tornar a seleção da música portuguesa mais parecida com aquela do Melodifestivalen sueco.

      Eliminar
  7. Anónimo00:04

    Acertei no metodo de sekecao, espero wue a rtp decida igual, que convida compositored estrangeiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:09

      Peço desculpa pelos erros que dei.

      Eliminar
    2. Anónimo00:25

      convidar compositores? mas esta tudo doido? TEMOS QUE ACABAR COM OS CONVITES! FESTIVAL ABERTO PARA TODOS!

      Eliminar
    3. Anónimo10:09

      era o que estava a querer dizer,

      Eliminar
  8. Anónimo00:15

    Não entendo como possam haver tantos a querer a continuidade do festival da canção, um formato gasto e que não está enquadrado no actual mercado musical. Não acredito que possam gostar da mediocridade musical que por lá tem abundado...

    Se, por outro lado, estão à espera que a RTP produza um formato como o Melodifestivalen, têm andado ausentes deste mundo... a estação pública não tem orçamento nem estrutura de produção para tal. Querem saltar para a última etapa de um processo que deveria começar, antes de mais, por levar artistas reconhecidos e relevantes à Eurovisão - e que nunca alinharão no FC actual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:21

      Eu votei no festival da canção, por causa das boas classificaçoes que tivemos em 2008, 2009 e 2010, espero que repitam o mesmo método do que em 2010, assim quem quiser estar interessado em representar o país pode conseguir mas desde do ano de 2011 tem sido uma porcaria de canções, pesso desculpa pelo termo max é a verdade

      Eliminar
    2. Anónimo00:25

      Chamas a Passar á final e ficar abaixo do meio da tabela "boas classificações"?!?

      Eliminar
    3. Anónimo00:28

      Mas sempre é melhor nao ficar pelacsemi, em 2008 e 2009 portugal ficou a meio da tabela n é mau, em 2010 é que ficamos nos ultimos mas foi pelo televoto

      Eliminar
  9. Anónimo00:26

    festival da cançao nao esta gasto, para mim deve ter festival sim, mas com candidaturas abertas a todos! compositores estrangeiros, portugues, etc.
    Agora festival da cançao com convites é que está gasto, nao nos leva a lado nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:37

      Eu votei pelo metodo de quererem candidaturas abertas para toda avgente, compositores estrangeiros ..,

      Eliminar
  10. Pedro Carvalho00:41

    Os seguidores (e não digo fãs porque o inquerito é apoiado por sites que não têm a ver com o ESC) são mais vanguardistas que a RTP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:29

      Seria possivel ser menos vanguardista que a RTP??? :-)

      Eliminar
    2. Anónimo01:34

      Não considero estas respostas vanguardistas! É o que faz a grande maioria dos paises

      Eliminar
    3. Anónimo01:45

      01:34,Concordo consigo.Vanguardista era sugerir alguma modalidade alternativa que fosse totalmente nova,algo de nunca visto,nestes resultados nada de nunca antes experimentado noutros paises!

      Eliminar
  11. Anónimo00:51

    até agora concordo com tudo! festival da cançao aberto a todos, té a estrangeiros!

    ResponderEliminar
  12. Carlos Almeida01:01

    Ou seja:
    - festival da canção e não seleção interna
    - festival aberto a nacionais e estrangeiros
    - canções cantadas em inglês ou português/inglês, mas nunca apenas em português.
    - não há limitação de nacionalidade, desde que seja português ou dos PALOP/Brasil.

    Este festival seria excelente

    ResponderEliminar
  13. Anónimo01:04

    acertei a tudo no formulario! mandem isso para a RTP! esta otimooo!! agora quero ver se a RTP vai mudar e inovar.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo01:10

    foi tudo na mesma opiniao do que eu, exceto na lingua, votei em 100% ingles, pena nao ter ganho...

    ResponderEliminar
  15. AMVA01:11

    Por amor de deus, querem mesmo perder a essencia das participaçoes portuguesas?
    Cantar na lingua oficial devia ser obrigatorio e ja agora, acabava de vez com hegemonia sueca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:34

      até parece que os europeus querem saber da essencia portuguesa, acorde para a vida, estamos em 2015, cantar em ingles é o ideal.

      Eliminar
    2. Anónimo10:10

      ya como quase todos os países cantam

      Eliminar
    3. AMVA-Tens razao no que dizes.Eu concordo contigo,se bem que abriria a competiçao no FC a todas as linguas.Pessoalmente ABOMINO na musica a lingua inglesa,torna-se monotono e aborrecido ouvir 30 e tal cançoes seguidas na mesma lingua seja onde/quando for.

      Eliminar
    4. Anónimo11:25

      Os europeus (eles e elas) só querem saber da essencia portuguesa se for na forma da potência do Português.

      Eliminar
    5. Eu defendo que cada país devia cantar na sua língua materna, mas como não o fazem também não podemos ficar para trás, mas prefiro que a nossa música seja cantada tanto em inglês como em português, como em 2003

      Eliminar
    6. Anónimo13:35

      Se a RTP ganhar, espero que mude as regras, principalmente a da liberdade de idioma. Por isso não queria que Portugal cantasse em inglês e se formos a ver bem, a preferida dos tugas este ano é a Itália que não cantou em inglês logo os tugas não são coerentes!
      O que importa é a música ser excelente!!!

      Eliminar
    7. Vou dizer-vos como teríamos terminado com a hegemeonia sueca, arrumando pela qualidade toda a concorrência: se um dia, hipoteticamente, tivéssemos levado ao ESC Ana Moura cantando "Desfado". Para quem ande distraído, o fado é a única arma internacional que temos neste momento. A nível mundial, desde o Japão aos EUA, passando pela Rússia e restante Europa, nomes como Mariza e Ana Moura e o género musical que cantam são já sobejamente conhecidos. Em relação ao fado que citei, basta ver a reação de vários públicos pelo mundo fora para confirmar o que digo. A grande prova de coragem da RTP, já este ano, celebrando os 40 anos da ida de Carlos do Carmo ao ESC, numa época em que não obstante Amália, o fado não tinha a divulgação que tem hoje (até por via da Internet dos nossos dias), seria convidar uma das grandes fadistas e abrir o concurso aos magníficos compositores que temos, a ver se algum deles produzia uma jóia contagiante como "Desfado". Algo não marcadamente dramático e que tivesse uma energia irresistível. E mais vos digo, para já, e quanto antes (porque estas coisas requerem muito tempo por tema de agenda dos fadistas), que transmitirei esta ideia à Carla Bugalho. Aliás, outro grande argumento para convencer uma dessas fadistas, é precisamente a grande amizade que nutrem por Carlos do Carmo e que é conhecida. Do meu ponto de vista, até porque nenhuma aceitaria competir entre si, a forma mais hábil e correta para não ferir suscetibilidades, seria lançar convites a 3 ou 4 das grandes fadistas (Mariza, Ana Moura, Cristina Branco, Carminho...), com conhecimento mútuo e com explicitação da regra de que a primeira a aceitar seria a escolhida pela RTP. Era até uma forma de pressão. No entanto tenho dúvidas se não seria melhor saltar esta condição e terminado o prazo, escolher entre as disponíveis de acordo com a que melhor se adaptaria ao ESC. Não sei, hesito quanto ao convite: direto? Uma a uma, seguindo uma ordem até ter uma confirmação? Ou simultâneo? Gostava que opinassem.

      Eliminar
    8. DF,Nao acho q fosse mt correcto por as fadistas mencionadas a competir assim,a 1º a responder seria a escolhida.Creio q nenhuma delas responderia!Por razoes de imagem e polivalencia musical,para mim SO Ana Moura e Mariza seriam apropriadas para o ESC.Sugiro Cuca Roseta tbm.

      Eliminar
    9. Contudo eu nao poria Mariza,Ana ou Cuca a cantar fado no ESC, mas antes algo a ver com kizomba,R&B,Kuduro,Smooth jazz etc.O publico europeu q adora fado e um publico mt especifico,q pouco tem a ver com o ESC.Nao acredito q fado nos desse a vitoria no ESC,mas certas"fadistas",sim,poderiam trazer.

      Eliminar
  16. Rita Martins01:16

    Fiquei acordada até agora para ver todas as respostas. e amanhã tenho que acordar as 7 da manha!!!!!!! ;-((

    As respostas tão otimas, votei em tudo igual :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:48

      Ai que booooooooooom! Parabeeeeeeeeens!

      Eliminar
    2. Anónimo11:20

      Queeeeeeeeeee felizzzzzzzzzzzzzzzz estouuuuuuuuuuuuu porrrrrrrrrrrr tiiiiiiiiiiii! Parabeeeeeeeeeeeens!

      Eliminar
    3. Anónimo12:28

      LOL :-) :-) :-) LOL

      Eliminar
  17. Anónimo01:54

    votei tudo igual, apenas nao votei na lingua ser portugues/ingles, votei 100% ingles.

    ResponderEliminar
  18. João Pedro Figueiredo01:59

    Quase ninguem concorda com o que a RTP tem feito nos ultimos anos e que nos levaram a pessimos resultados: cantar em portugues e convidar sempre os mesmos. Só mesmo alguns fãs, alimentados por um determinado blog que poucos gostam, é que continuam a beijar os pés da RTP. Por aqui se ve - as pessoas querem mudança

    ResponderEliminar
  19. Anónimo03:34

    Tive de votar no FC, mas sem convite e candidaturas abertas a todos. Pensar naquela RTP a escolher a música deu-me arrepios! :-D Quanto à língua, e embora julgue que o problema não resida aí, sou totalmente contra miscelâneas entre português e inglês. Ou uma coisa ou outra, please!
    VS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:09

      Concordo com o primeiro paragrafo.

      Eliminar
  20. Anónimo08:39

    Quase que acertei em tudo, menos na língua. Para mim o melhor era a liberdade de idioma. Mas como vivemos em democracia, tenho que aceitar, não é?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo09:32

    Se a RTP não aceitar fazemos um protesto. Não sei se se lembram, mas em 2005 um grupo de finlandeses protestou por a Finlândia ser o país que estava na Eurovisão há mais tempo sem vencer uma única vez. Então no anos seguinte levaram os monstros que arrasaram com Atenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me,sim,dos Lordi da Finlandia.Para mim o 2º pior vencedor de toda a historia do ESC, depois da Irlanda em 1994. Vencer sem olhar a meios...hm,tenho grandes reservas. Onde andam hoje os Lordi?!?!

      Eliminar
  22. Não tenho dúvidas de que este inquérito foi uma ideia excelente, acertei em tudo.
    Acho que devemos cantar em português e em inglês, como em 2003.
    Mas o mais importante é mesmo abrirem o Festival da Canção a todos, a qualquer compositor e artista.
    Espero que com as boas audiências que a RTP tem tido com os Jogos da Seleção Nacional de Futebol, que tenha mais dinheiro para no próximo ano fazerem um espectáculo que à muito não tem e que todos nós estamos à espera.
    Não precisamos de gastar dinheiro em bandas nem em convidados (apenas com a Leonor Andrade porque venceu este ano).
    Enfim, se com este inquérito (que mostra o que as pessoas, que lhes sustentam, querem) a RTP não abre os olhos, não sei o que o fará.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo14:02

    Nós somos quem está no recorde de quem cantou mais a língua materna, excepto Reino Unido e Irlanda (((e Austrália))), nós somos conhecidos como um dos países que traz mais o seu lado cultural para a Eurovisão. O Espanhol é mais falado que o Português, mas acabam por ser línguas tão parecidas segundo os estrangeiros, devíamos continuar a cantar Português.
    Se não entendem o idioma? azar, têm internet e encontram traduções, podem também assistir a Eurovisão com a Linguagem Gestual, e têm a oportunidade também de encontrarem versões em Inglês da música.
    A Itália conquistou a Europa, pela boa música e poder da canção, a letra é secundário (mas convém ser linda). Em 2008 foi o mesmo, mas foi umas das poucas canções que trouxemos que se destacam, mas devíamos continuar a trazer maravilhas como 2008 e melhores de preferência. Este ano tínhamos a Yola, a voz e o instrumental tudo era perfeito, com uma pequena mudança na força do instrumental, com ela teríamos ido à final. Não diria como vencedora, porque ela é uma artista de mérito e não comercial.
    O truque de bom sucesso é transmitir a letra que os telespectadores não entendem com o poder da canção em si.
    Continuemos a cantar em Português, mas também podíamos trazer mensagens em inglês ou noutra língua mais ocultas na canção, talvez através do coro.
    Se trouxermos uma música no registo mais virado para o metal/heavy metal etc. podíamos também trazer o latim agarrado a partes das músicas, não sei se algum país já se estreou com o latim, mas podíamos ser os primeiros. O latim funciona, se for cantado pelo coro, já ouvi canções em que a língua dominante é o inglês e pouco restante é latim, fica lindo, mas depende muito do registo musical. Contudo independentemente da "bilinguidade" que a canção tiver, devíamos escolher o Português como língua dominante da música.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:13

      pelo amor de deus, vc viu bem o disparate que está a dizer? enfim

      Eliminar
    2. Anónimo14:39

      (continuação) Relativamente á nossa canção deste ano, a música era má para cantar, pelo menos o refrão, mas foi uma escolha inteligente do Miguel ter escolhido a Leonor ela conseguiu interpretar bem a canção. No entanto devíamos daqui uns aninhos trazer a Leonor, e mostrar à Europa que ela é GRANDE, mas talvez uma balada poderosa, ela tem uma voz bonita e grande, infelizmente a música "Há um mar que nos separa" não foi o suficiente para mostrar o seu melhor, achei que a voz dela funcionou melhor em versão acústica da música.

      Eliminar
    3. 14:02 - Concordo contigo.

      Eliminar
    4. 14:02 - Particular e especialmente ineressantissima a tua sugestao acerca do Latim na letra duma hipotetica representante nossa para o ESC. Aplaudo!!!

      Eliminar
    5. Anónimo15:07

      Qual disparate? (anónimo 14:13)
      Explicita-te.

      Eliminar
    6. Anónimo13:16

      Português não tem o mesmo estatuto que italiano ou francês têm na Europa. Ninguém percebe a nossa língua e sinceramente nem é das línguas que os estrangeiros mais gostam de ouvir devido a muitos "sshhh" e vogais fechadas na nossa língua.

      Eliminar
    7. Anónimo14:02

      anónimo 13:16, basta arranjarem um poema que não tenha tantos "sshhh" e afins e um certo cuidado na dicção das palavras da parte de quem canta.
      A "Canção do Mar" da Dulce Pontes, tem uma certa suavização na prenunciação da letra, a música é adorada por toda a gente.

      Eliminar
    8. Anónimo das 14:02. Totalmentede acordo. Que melhor exemplo desses shhhsss finais que a canção da Yola. Um tormento. Há que ter muito cuidado com a letra também pela sonoridade. Uma canção belíssima que tinha esse contra.

      Eliminar
    9. Anónimo19:53

      Mas curiosamente num dos sites de fãs da eurovisão, maioria preferiu a Yola http://wiwibloggs.com/2015/03/06/poll-win-festival-da-cancao-2015/84626/ :)

      Eliminar
  24. Independentemente do metodo de escolha e sistema linguistico,se as pessoas a frente do FC nao forem substituidas,nao vai haver melhorias.Outro aspecto importante e um sistema de votaçao,o mais simples e transparente possivel: televoto com maximo de 5 votos por nº de telefone.E so depois,vem toda a parafernalia para o ESC...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo16:00

    esc portugal aproveitem e digam a rtp que abrir votaçao de inicio é simplesmente ridiculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma boa ideia, pois a maior parte das pessoas vota antes mesmo se os artistas cantarem

      Eliminar
  26. Anónimo19:00

    Eu acho que devíamos levar ao esc cantores já conhecidos do publico! Como a Marisa, Aurea, Amor electro, Vanessa Silva, Catarina Pereira, Nuno norte, Diogo piçara, Bruno correia, Luciana Abreu, etc, etc, etc..
    Temos o fado que apesar de grande parte achar chato é reconhecido lá fora! (Quando digo fado, é fado, não baladas com sons de fados)
    O nosso pais está cheio de bons cantores a rtp devia já ter percebido isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:28

      incrivel como ainda existe iludidos que acham que ganharemos com fado...

      Eliminar
    2. Anónimo00:19

      Se for o fado acústico (ou seja o tipico fado) não sei se vai ser fácil de cativar o público, é preciso conter uma boa composição. Seria bom juntar a guitarra portuguesa com uma orquestra.

      Anónimo 22:28, mas qual é o teu problema com o fado? Preferes pimba ou pop? Nós nunca levámos um fado a sério para Eurovisão nestes últimos tempos, e se levámos algo parecido, ficamos bem sucedidos qualquer dos modos.

      Eliminar
    3. 22:28 - Concordo totalmente contigo.Fado ou produtos afadistados, nao creio poderem vir a ser o nosso ingrediente, para vencermos no ESC.

      Eliminar
    4. Anónimo12:50

      Nunca se sabe se não vai dar se não tentar-mos! Já levamos de tudo, levar fado a sério com a Marisa a cantar ou outra fadista/o reconhecido podíamos pelo menos ir à final!

      Eliminar
    5. Também concordo, se levar-mos um fado forte como o "Gente da minha terra" da Marisa chegamos longe, pois está música ficou conhecida a nível internacional, tanto que a Marisa foi convidada para a cantar num programa te TV nos EUA

      Eliminar
    6. Anónimo13:18

      Ai que chatos, deixem-se de fados e faduchos, ninguém na Europa quer saber disso! As fadistas que têm sucesso além-fronteiras têm-no devido a elites intelectuais que não são maioria em lado nenhum.

      Eliminar
    7. Gostei muitíssimo deste conjunto de comentários. Fiz uma proposta mais acima dentro da ideia de levar o fado, UM senhor fado ao ESC, a nossa grande arma internacional. Excetuando Madredeus, Rodrigo Leão, Teresa Salgueiro (agora a solo) e Dulce Pontes, não temos nenhum grande nome a impor-se internacionalmente fora do fado.

      Eliminar
    8. Anónimo17:39

      Anónimo 13:18, não desprezes o Fado, sabes que este ano tivemos 2 músicas de "fado" no FC, e há uma grande diferença entre as duas, a composição era totalmente diferente, o "Fado em Viena" era bonito mas era pequeno em comparação da música da "Outra vez Primavera" que cada vez arrepia mais durante a canção. Quanto menos linear for uma música melhor, é sobretudo necessário uma boa voz para interpretar a canção.
      Achas que um pop convence os europeus? Sabendo que o pop de Portugal está cada vez mais kizomba e pimba?
      Já agora nós nunca levámos um fado tradicional para a Eurovisão, só cantoras de fado, mas aconselho-te a ouvir mais música portuguesa sem ser pop.

      Eliminar
    9. 17:39 - Nao consigo considerar"Outra vez Primavera" como fado.Para mim representa algo tipo"opereta". "Fado em Viena" tinha fado mais no nome do que propriamente no conteudo.Acho que em 1976 Portugal levou fado-cançao ao ESC,"Flor de verde pinho"-Carlos do Carmo.

      Eliminar
  27. Anónimo15:26

    o povo que votou no final de contas quer mais do mesmo...um festival RTP da canção bolorento...tardio....e totalmente desfasado da realidade do ESC. Depois queixam-se....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:08

      As alternativas de escolha no inquérito não eram muitas. Eu pessoalmente votei no FC, mas sem a treta dos convites e aberto a todos (portugueses e estrangeiros). A outra opção seria escolha interna. E eu não confio minimamente em quem está à frente da participação portuguesa no ESC na RTP para fazer essa escolha. Houvesse uma alternativa mais arrojada, talvez votasse nela. Importante mesmo seria refrescar quem organiza isto... mas não vinha no inquérito.
      VS

      Eliminar
    2. VS - Estou de acordo contigo.

      Eliminar
    3. Anónimo14:31

      festival da cançao nao é um metodo mau... só se torna mau porque a RTP continua a manter a treta dos convites... se fosse aberto a candidaturas igual aos outros paises, ia ser o metodo ideal.

      Eliminar
    4. Anónimo00:17

      Pois..então no minimo que parassem com os convites! E há mt coisa de pormenores que deve ser revista. Portugal não pode levar sp as mm pessoas a fazer de coro! é uma vergonha para quem repara nesses pormenores. Pensam que o país que tem os piores resultados é o mesmo que leva sp os meus autores, coristas, chefe de delegação...porquê repetir a mesma formula com as mesmas pessoas que nunca trazem bons resultados para casa?

      Eliminar
    5. 00:17 - Sempre as mesmas pessoas como autores,coristas etc: ?!?! Como assim? Ou nos vemos com olhos e oculos diferentes ou entao temos estado a olhar coisas diferentes.Compara por ex.2007,2008,2014 e 2015 e diz-me as pessoas que ha em comum nesses anos!?Emanuel,em 07 e 14!

      Eliminar
  28. Parece q ha quem julgue q o concurso aberto a todos e a chave para o sucesso no ESC.E democratico,sim,mas no passado quantas vezes se fez isso e nao deu nada.A chave para o sucesso no ESC passa por uma nova mentalidade e visao da musica,adopçao de novos formatos musicais,trabalhar com tempo.

    ResponderEliminar
  29. Ao rever a produçao FC ao longo destes decenios todos,da a impressao q ao comporem a pensar no FC e no ESC,na secçao criativa do cerebro dos compositores parece haver um interruptor que activa um certo tipo de musica,que de resto nunca seria sequer pensada.As excepçoes sao raras.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo19:01

    Uma das minha sugestões era fazerem uma música com 2 intérpretes, em que um cantasse tudo em inglês e outro em português. Os estrangeiros iriam acabar por entender a parte em português, se já têm metade da canção em inglês.
    Exemplos canções que funcionaram bem com 2 línguas:
    -Celine Dion & Andrea Bocelli - The Prayer
    -Dulce Pontes Andrea Bocelli - O mare e tu
    -Perdoname - Pablo & Carminho (Versão Portuguesa)
    Mas é óbvio que tem de ser uma música com uma composição feita por pés e cabeça, e os compositores do FC normalmente só convidam um intérprete que dá menos trabalho, enfim. Os duetos este ano no ESC estiveram fortes (só achei injusto a República Checa não ter sido finalista e a Lituânia ter sido).

    ResponderEliminar
  31. Anónimo21:32

    duvido que a RTP mude de metodo... este ano pensava mesmo que a RTP ia mudar pois desde que há convites nunca vamos há final, e a RTP nada mudou... aliás piorou, a qualidade deste festival da canção 2015 foi muito baixo, qualidade mais baixa dos ultimos anos, o de 2014 ainda teve musicas melhorzinhas, pois compositores estrangeiros tinham sido convidados, coisa que este ano não foi... convidaram portugueses e o festival apenas se tornou uma noite de musicas secantes, antiquadas e chatas, e o que me dá mais raiva, é o pessoal da RTP achar que temos musicas decentes no festival, sendo que não temos.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo09:54

    t´atudo louco não pensem no FC pensem na eurovision... coisas diferentes muito diferentes FADOS ?MUSICAS CHATAS? NÃOOOOO ... NELLY FURTADO JÀ COM " be your self" e vencemos garanto....

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.