Slider

[OPINIÃO] Nuno Carrilho comenta a primeira semifinal do ESC2015

Viena recebeu, na noite passada, a primeira semifinal da 60.ª edição do Eurovision Song Contest! Uma noite marcada por desilusões e surpresas, mas especialmente por uma má gestão do tempo de emissão.

Boa noite a todos os leitores que estão a ler este artigo! Desde já que este artigo, como o próprio título indica, é um artigo de opinião onde expus, como eurofã, as minhas opiniões sobre a noite passada. Adianto já que não acompanhei a emissão portuguesa na íntegra, por não concordar com alguns dos comentários que li espalhados pelas redes sociais. Por esta razão, preferi mesmo rever as actuações pelo canal oficial da competição no Youtube, depois de ter ouvido a emissão em russo!

Não me vou debruçar muitos sobre os momentos extra-concurso! Gostei da ideia da chamada ao palco dos semifinalistas e gostei do uso daquelas esferas durante a actuação da Conchita, mas seria necessário ocupar tanto tempo do espectáculo para a abertura? Acredito que muitos dos telespectadores mudaram de canal durante esses penosos quinze minutos (que tanta falta viriam a fazer no final do espectáculo).


A Moldávia teve a difícil tarefa de abrir as hostes da competição! E haveria pior forma de começarmos? Dificilmente! A música, que apesar de estar fora do meu lote de favoritas, tinha tudo para animar, falhou redondamente... Totalmente esquecível!Se o Eduard realmente 'pagou' para comprar o direito de representar a Moldávia em Viena, digo mesmo que foi o dinheiro mais mal empregue que já vi nos últimos tempos... Quase de certeza que foi a última classificada da semifinal.

Seguiu-se a Arménia no alinhamento! Oriundos dos cinco continentes, os Genealogy levaram um dos
temas que mais gostava antes dos ensaios. Em palco, as coisas não correram lá muito do meu agrado: as vozes pareciam não combinar na perfeição, a prestação vocal ficou muito aquém daquilo que já apreciei de cada um dos cantores individualmente e os planos de câmara também não foram dos melhores. Se mereceram o apuramento? Sem sombra de dúvidas, mas o resultado que antevia para a Grande Final talvez seja muito mais difícil de alcançar do que esperava... Ah! A atuação precisa de mais vento, sff!


Sobre a Bélgica, numa palavra consigo descrever tudo: F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O! Era uma das minhas favoritas antes do início da semifinal, mas sempre mantive o pé atrás sobre a receptividade que o tema iria ter junto do público! No entanto, pelo que parece, a Europa aderiu ao energético "rapapa rapapa rapapa tonight". Não me admiraria se o jovem Loic Nottet fosse o vencedor da semifinal e se, no próximo sábado, lutar pelo título!

A Holanda apresentou uma daquelas atuações que consigo descrever numa única palavra: Desilusão! Do figurino ao carisma, das luzes aos planos, tudo me desiludiu! Até a prestação vocal de Trijntje esteve muito aquém do esperado... Apesar de não querer focar-me muito nos figurinos, neste caso tenho mesmo de o fazer! Tanto criticaram o primeiro vestido que a cantora resolveu ir mascarada de carochinha para o palco! Ah e gostava de saber a razão para aquela falta de carisma durante toda a atuação! Pelo produto apresentado em palco, não me espantou a eliminação!

Sobre a Finlândia apenas consigo dizer que valeu pela mensagem e pela intenção! Foram os 104 segundos mais sofridos dos 60 anos do Festival da Eurovisão! Tudo o resto é impossível descrever sem poder vir a ferir susceptibilidades! Até para o ano, Finlândia! Duvido que tenha ficado em último lugar...

Admito que, pela primeira vez, ouvi o tema da Grécia na íntegra durante o direto! Foi sempre daquelas músicas que nunca me disse nada e continua sem dizer nada! Mas que a Maria Elena Kyriakou arrasou, arrasou! Que prestação vocal estrondosa! Arrisco-me a dizer que foi das prestações mais votadas pelos jurados e que melhorará os resultados da Grécia dos últimos anos! Longe dos meus favoritos mas uma das grandes merecedoras do apuramento.


Seguiu-se no alinhamento uma das favoritas: a Estónia. Sempre achei que faltava algo para esse tema poderá deixar a sua marca, mas esse 'algo' apareceu na noite de ontem! Que produção fantástica! Nota-se uma clara inspiração na atuação holandesa do ano passado, especialmente nas trocas de olhares, mas o que é que hoje em dia consegue ser '100% original'? Acredito que com a correção de alguns planos menos conseguidos e um maior 'à vontade' de Elina, este será um dos temas que disputará o troféu! Apuramento mais que justo!

'Autumn Leaves' foi um dos temas que mais tocou no meu MP4 nessa temporada pré-eurovisiva, mas desde cedo duvidei que conseguisse vingar em palco! E o esperado aconteceu... Atuação totalmente esquecível e nada marcante! O Daniel não esteve a 100% a nível vocal e, sinceramente, esperava muito mais! Novamente, a ARJ da Macedónia fica de fora da Grande Final e, novamente, acho que o tema tinha potencial para muito mais!

Lembram-se da falta de carisma de algumas atuações? A Sérvia mostrou que tem carisma para dar e para vender! O tema é piroso e 'de carrinhos de choque'? É, mas ao mesmo momento é um daqueles temas que por mais que se queira, não sai da cabeça! A estrondosa prestação vocal de Bojana levou ao rubro a arena e, muito provavelmente, vai levar o país aos lugares cimeiros no próximo sábado! Apuramento mais que merecido!

Sobre a Hungria nem sei muito bem o que escrever! Nunca achei graça nenhuma ao tema e mesmo dentro da temática, e com igual objetivo, poderia ter sido feito muito melhor. No entanto, já sabia que o público e o júri iriam adorar a participação. A simplicidade deu cartas nesta atuação, bem como a segura interpretação que se manteve bastante estável e homogénea durante os 3 minutos. Nota mais que positiva para as imagens do palco! Apuramento um pouco discutível, mas bastante credível.

Depois do vídeoclip de 'Time', a minha curiosidade sobre a atuação da Bielorrússia aumentou exponencialmente. No entanto, a montanha pariu um rato. Não houve química, não houve momentos que chamassem a atenção do telespetador e os planos de Maimuna não transmitiram o sentimento pretendido (um pouco melhor que a Islândia 2012, mas mesmo assim muito a desejar). Juntamente com a ARJ Macedónia, falhou o apuramento pela falta de eficácia na atuação! Uma das melhores propostas de entre as eliminadas.


Eis chegado à minha participação favorita da primeira semifinal: Rússia. Depois dos apupos às Tolmachevy Twins em Copenhaga e de Dima Bilan em Londres, a cantora Polina Gagarina estava pronta para tudo. Apesar de já ser ter escrito que os aplausos foram gravados previamente e que existiu um filtro sonoro para os apupos, não acredito muito nessa história... A atuação foi a mais bem conseguida a nível visual e a cantora, longe de estar no seu máximo potencial vocal, teve uma grande interpretação. Uma nota negativa para as enormes bandeiras que destruiram alguns dos planos! Será que a produção não tem qualquer controlo sobre as dimensões das bandeiras dos eurofãs? Continua a ser uma das minhas favoritas, mas espero ter a Polina a 100% no próximo sábado.

Outro daqueles temas que só ouvi na íntegra na noite passada. Depois do que foi apresentado nos últimos anos, a Dinamarca deixou muito a desejar. Simplesmente, não gosto! Não vale a pena adiantar muito mais! Transmitiu alguma adrenalina e deu para bater o pé, mas nada mais do que isso! Melhores dias virão!

Antes de mais, devo dizer que preferia mil vezes o primeiro tema apresentado. No entanto, I'm Alive lá me foi conquistando, mas longe daquele fanatismo que tenho presenciado. A Albânia traz um bom tema e uma excelente cantora, mas que deixou imenso a desejar na semifinal. Não vi a atuação do ensaio geral mas, arrisco a dizer que, deve ter estado muito melhor que ontem, para te conquistado o apuramento! Elhaida sabe fazer muito melhor do que fez! Espero vê-la em melhores condições no próximo sábado.

Sempre imaginei a Eurovisão como um concurso em que os países, na sua língua natal, interpretavam um tema com o objetivo de passar uma mensagem através da música! Nada de anglicanismos nem de estrangeirismos! Na atuação da Roménia senti isso! Muitos dirão que passou pela diáspora, mas acredito que tenha sido uma das três canções mais votadas pelo júri! E, infelizmente, a mensagem transmitida pelos Voltaj é cada vez mais atual para os portugueses. Uma das grandes surpresas para mim! Bravo Roménia!

Eis-nos chegados à última a atuação da noite. A primeira Warrior da edição, oriunda da Geórgia, fez com
que se terminasse o primeiro evento com chave de ouro. Que prestação! A cantora, que durante a semana esteve com alguns problemas na garganta, foi uma das mais seguras da noite! Nota negativa para o visual demasiado carregado! Apuramento mais que merecido! No entanto, duvido que alcance um lugar de destaque na Grande Final.

Espero que alguns dos planos menos conseguidos dos apurados sejam corrigidos e que tenhamos um espetáculo com mais qualidade interpretativa e musical na próxima quinta-feira! No entanto e apesar de tudo: como é bom estarmos a viver o espírito eurovisivo!

Ah e um conselho para as apresentadoras e para a produção: não 'empatem' tanto tempo no ínicio e deixem algum tempinho para a revelação dos finalistas. Anunciar os 10 qualificados como quem lê uma lista de compras foi o pior momento deste ano! Façam-nos sofrer!

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: EUROVISION

12
( Hide )
  1. Anónimo22:49

    Afinal não sou só eu que acho a Rússia a melhor desta semifinal... dei-lhe 8 pontos para o top do ESC Portugal!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:55

    Gostei muito de ler esta apreciação do Nuno Carrilho, venham mais! Concordo com praticamente todas as observações. Os destaques da noite, a larga distância dos outros: Estónia, Bélgica, Rússia. A Sérbia deitou tudo abaixo, entendo a passagem, mas não consigo gostar. Para mim, a Roménia foi uma grande surpresa, gostei muito!
    VS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nuno diz aqui muitas coisas acertadas mas para mim a Sérvia não merece a final, o único espetáculo que nos oferece é o físico avantajado da intérprete, se calhar a fazer roer-se de inveja a Yola do FC. Já a Albânia não me pareceu também que tivesse uma presença de valor tão significativo a ponto de deixar apeada da final uma Bielorrússia, uma Dinamarca e mesmo a Moldávia.

      Eliminar
    2. Anónimo00:07

      Danny SÉNIOR - Eu tenho a Sérvia no bottom 3 das 40 canções a concurso. É para mim inenarrável, puro trash eurovisivo. Mas ao ver a reacção na arena, sabia que passava de caras. A Albânia desafinou do princípio ao fim e não merecia a final. A Arménia idem, achei aquilo uma confusão. De toda a forma, tirando umas 5 canções, era tudo fraquito e não havia canções suficientemente boas que merecessem a final. Algumas más teriam de passar. Um pouco ao contrário da semi 2, onde a meu ver há mais países com qualidade para a final.
      VS

      Eliminar
  3. Concordo com muita coisa! A Maria Elena arrasou naquele palco. A Russia foi a melhor da noite, de longe!!
    A Hungria e a Romenia nao mereciam a passagem à final.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:35

    Não gostei do que o intérprete Romeno disse no final a sua actuação: "Don't leave the children behind". Que homem estúpido! Quem tem dificuldades financeiras, etc, no seu país de origem e é obrigado a imigrar, dificilmente levará os seus filhos junto!... Que forma mais vil de conseguir votos!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:38

    concordo plenamente com os comentários do Nuno Carrilho acerca da Geórgia, sim realmente a Nina esteve muito bem mas também não acredito que consiga um lugar de destaque na final.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:53

    Concordo basicamente com a apreciação feita, com 2 excepções: acho que a Dinamarca devia ter passado (alegre, diferente, animada) e a Geórgia não (muito repetitiva).

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:23

    Concordo em absoluto com a parte do anuncio dos finalistas, foi uma vergonha, nem houve suspense nem tempo para reagir, muito mau mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:53

      ya, pareciam que estavam com pressa

      Eliminar
    2. Anónimo17:13

      Completamente de acordo

      Eliminar
  8. Filipe Coelho07:31

    Grande artigo, concordo a 100%. Parabéns

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.