Slider

[INQUÉRITO] Queremos saber a sua opinião sobre a seleção nacional para 2016

Numa iniciativa conjunta de diversos sites e páginas web, acaba de ser lançado um inquérito online para aferir a opinião dos portugueses sobre o método de seleção da canção portuguesa para o Festival Eurovisão 2016.


Portugal falhou, pela quarta vez consecutiva, o apuramento para a final do Festival Eurovisão da Canção, concurso de música europeia que anualmente tem audiências superiores a 100 milhões de espectadores. Trata-se, mesmo, do programa de entretenimento mais visto em todo o mundo. Desde que em 2004 foram introduzidas as semifinais na Eurovisão, Portugal apenas conseguiu o apuramento para a final por três ocasiões. Cumulativamente, Portugal tem também o recorde de país que piores resultados tem alcançado no concurso.

Um conjunto de sites ligados a Televisão, Cultura e à Eurovisão, em concreto, acabam de lançar um inquérito online para saber a opinião dos portugueses sobre qual o melhor método de selecionar a canção para a Eurovisão em 2016. Para além disso, esta pesquisa tem como objetivo retirar ideias e informações úteis sobre vários aspetos, como a preferência sobre a realização do Festival da Canção ou seleção interna de artista e canção, se devemos cantar em português ou inglês, a opção por músicos portugueses ou estrangeiros, entre outros. Os resultados do inquérito serão, depois, compilados e enviados para a RTP.

Esta é uma iniciativa de diversas páginas web, cujos nomes constam da foto em cima.

PODE RESPONDER AO INQUÉRITO ONLINE AQUI 


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL

94
( Hide )
  1. Anónimo23:37

    por favor não sejam nacionalistas, esta na hora de cantarmos em ingles, e por favor nao apoiem o metodo de convidar compositores pois é ridiculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:51

      Pensava que a Itália este ano tinha finalmente acabado com essa tolice de que é obrigatório cantar em inglês para ter um bom resultado... Primeiro lugar no televoto, relembro.

      Eliminar
    2. Anónimo01:29

      pois , mas não compare a itália com portugal, porque se fosse para portugal ganhar em portugues ja tinha ganho há muito tempo! Aliás, a itália tem um meio musical muito avançado , coisa que Portugal não tem.

      Eliminar
    3. Anónimo02:12

      Nesse caso sugiro que Portugal cante em italiano.Tudo menos Ingles! O problema chama-se MUSICA, a lingua tem importancia minima! Foge!...ter de gramar 30 e tal musicas todas em Ingles...HELP!..

      Eliminar
    4. Anónimo13:52

      Se Portugal este ano (e na maior parte dos anos antes...) tivesse cantado em inglês ficaria exactamente onde ficou ou pior. O que é preciso é boas músicas, a língua, tendo a sua importância, não é determinante.

      Eliminar
    5. Anónimo00:41

      Portugal quando acordar para a vida, tem tudo para ganhar o ESC. Mas isso é quando apostar em letras com sentido, quando levarem melodias que se ouvem, quando apostar em forte na promoção... este ano NADA! A Leonor coitada foi deixada a sua sorte com uma música que não lhe favorecia nada áquilo que ela tinha de melhor!

      Eliminar
  2. Pedro Carvalho23:38

    Excelente iniciativa. Parabéns a todas as páginas que se uniram pela causa

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:49

    Optimo!! Dão um prazo grande. Quero pensar bem e escrever boas sugestoes ;-)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:30

    agora desculpa dos tugas:
    itália venceu o televoto logo nao importa cantar em ingles ou não.
    ACORDEM! itália é itália, Portugal é Portugal, Portugal nunca ganhou com 25 paises em concurso, acham que ganha com 40 cantando em Portugues? temos que arriscar alguma vez na vida, igual a sérvia arriscou ( e terminou em top10).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:05

      Esse exemplo da sérvia é do melhor! A Sérvia tem só um 1º, 2º, 3º, 6º e 7.º lugares (num total de 10 participaçõesm 2 junto com Montenegro) sempre a cantar na sua língua.
      A Bélgica ainda há uns anitos ficou em 2.º lugar com uma língua inventada;
      A Itália desde que regressou, só ficou uma vez fora do Top10, sempre em italiano;
      Montenegro conseguiu este ano a sua melhor classificação, a cantar na sua lingua;
      Acham mesmo que é por causa do inglês que Portugal fica como fica?
      Pois eu também digo ACORDEM! Levem mas é boas canções e façam boas apresentações, que a língua é secundária.

      Eliminar
    2. Anónimo15:22

      A Sérvia tem todo um bloco de países que vota nela, que nós nunca teremos...

      Eliminar
    3. 14:05 - Totalmente da mesma opiniao que tu!

      Eliminar
    4. Anónimo23:10

      ou secalhar daqui a uns anitos portugal tera mais vizinhos . nunca podes dizer que portugal nunca terá mais vizinhos

      Eliminar
  5. Anónimo01:32

    Excelente iniciativa! (h) (h) (h)
    VS

    ResponderEliminar
  6. Eu adoraria que fizessem escolha interna. poupavam mt dinheiro e investiriam numa boa apresentação no Esc. Porque não convidam o Rão Kiaõ, adorava ver uma musica dele no Esc 2016. A flauta de Rão K iao no palco do Esc dava show, Bruno Correia á eurovisão . Kika , Filipe Pinto. Musica pop/dance em português não, por favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:26

      Rão Kiao???! Tirem-me desse filme!!!

      Aliás, se eles tivessem desejado concorrer há muito tempo que o poderiam ter feito. Eles pensam o mesmo que eu: seria um pesadelo!

      Eliminar
  7. Seleção interna e Gwydion á eurovisão. já. Esses suecos e os de leste iam bater mal, RTP por favor contratem os Gwydion para nos representar no Esc 2016 . Atenção tenho 50 anos. rsrsrs . Eles iam rebentar com o palco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:59

      Quem são os Gwydion?

      Eliminar
    2. 12:59 - Os Gwydion...Olha,se quiseres apanhar um susto e dores de ouvido,vai ao youtube para veres e ouvires! Gostos cada um tem os seus,mas para mim sao uma banda de Heavy com algumas influencias celticas(?).com um som TORTURADOR.

      Eliminar
  8. Anónimo08:27

    Escolha interna com um dos bons nomes que temos em Portugal. E temos tantos... The gift, amor electro, monica ferraz, David Fonseca so para lembrar alguns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:39

      Eu quero os amor electro, pelo que vi no the voice, a marisa é muito ambiciosa

      Eliminar
    2. Anónimo22:29

      Tudo coisa triste. Já chegou "a música diferente" de 2015. Foi um falhanço total. Pior que o "Pimba". Há outras tendências. Bem melhores que esses nomes.

      Eliminar
  9. Anónimo09:42

    Tem que ser mesmo uma selecção interna e a RTP tem que acordar para a vida! Todos sabemos que a geração que mais vê o festival não votaria por uma boa música se ela fosse em inglês, ou mesmo que fosse em português há tendência para escolherem cada coisa (generalizando)... Eu até entendo que Portugal nunca vai chegar a ser uma Suécia (que não sendo a mina favorita estava muito bem feita) pois nem temos dinheiro para isso... mas por exemplo uma música do género da Noruega? ou até do género da Rússia? Não me parece muito longe da realidade portuguesa e se fosse realmente bem feita (e em inglês) podia ser uma boa surpresa no festival! Eu gosto que Portugal cante em português, mas acho que está na hora de perceber que nós não votamos na nossa música lá fora, por isso "de que vale gostar"?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:58

    Ponham os olhos na Suécia... Euphoria - Loreen, Undo - Sanna Nielsen e Heroes - Mans Zelmerlow são grandes exemplos a seguir

    ResponderEliminar
  11. Rita Martins11:22

    Que boooommm! Vou ja responder!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:37

    Na minha modesta opinião e como seguidor assíduo dos festivais da canção português e da eurovisão, julgo que deveriam ser criados os mecanismos necessários para uma maior divulgação e mobilização de todo um país para este certame que movimenta audiências na ordem das centenas de milhões!
    Mesmo no "mundo" dos artistas amadores há temas e vozes fantásticas que o país mal conhece...
    Nem só de futebol, atletismo, karaté ou canoagem vivem os grandes feitos dos portugueses no mundo!
    Temos grandes compositores, escritores/poetas e interpretes que aliado ao facto de Portugal ter raízes, tradições e enormes diversidades culturais mais nos poderiam ajudar a apresentar, em cada edição nacional do festival, temas com muito mais qualidade e potencial para se apresentar na Eurovisão com outro estatuto.
    Já os milhares de portugueses na diáspora poderiam ter dado outro contributo às votações nas semi-finais caso a promoção/divulgação do nosso tema tivesse sido bem promovido na RTP Internacional.
    Apenas uma nota para finalizar, que nunca se caia no erro ou tentação de interpretar temas em língua estrangeira.
    Se o tema representa Portugal que seja cantado na maravilhosa língua de Camões e Pessoa.
    A magnífica Rita Guerra cantou cá em português o tema "Deixa-me Sonhar" de forma belíssima e muito encantou todo um país.
    Já na Eurovisão misturou partes em inglês e o resultado foi um dos piores de sempre numa final...
    Na edição deste ano países que cantaram na sua língua materna encantaram milhões de telespectadores como a Roménia, Montenegro, Espanha, Itália ou Israel.
    Boa sorte para Portugal cá e na Suécia em 2016!!!
    José Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:04

      Fiquei a saber agora que inglês era a língua materna de Israel. Espanha e França encantaram tanto que até ficaram no fundo da tabela. E claro é continuar a pensar assim a cantar em português que chegamos longe como se tem visto, e claro a RTP iria adorar este comentário, lol.

      Eliminar
    2. Anónimo22:32

      Enquanto houver aqui quem afirme que a canção da Rita Guerra era muito bela... nem à Final mereceremos passar, NUNCA!

      Eliminar
    3. A cançao de Rita Guerra era belissima ,tanto pela melodia como pela letra.Da interprete,nem se fala,simplesmente magistral! Passados 12 anos continua a ser uma cançao e uma interpretaçao de classe rara.

      Eliminar
    4. Anónimo23:52

      Também achei a musica da Rita Guerra super bonita... E talvez tivesse ficado ainda melhor TODA a ingles...

      Eliminar
    5. Anónimo23:53

      Sim, a musica da Rita pelo menos era actual! Mas a que me deu arrepios foi a da Vânia... Mas levar musicas como a senhora do mar, já não vai funcionar mais... Já passou essa fase

      Eliminar
  13. Miguel Matias12:11

    O que me dá mais espécie é a intransigência que parece haver na RTP em não cantar em inglês, como se isso fosse a Diabo! Se as nossas empresas para exportarem fossem assim tão relutantes, iriam ter o mesmo sucesso que a RTP tem na Eurovisão!

    A Eurovisão é a exportação da nossa música! Pensem nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2003,2005 e 2006 cantou-se aproximadamente 50% em Ingles(Rita Guerra,2B,Nonstop) com pessimos resultados.Pessoalmente chateia-me ter de ouvir em serie mais de 30 cançoes em Ingles,mas esse problema e meu e nem sou obrigado a assistir ao ESC,posso mudar de canal.

      Eliminar
  14. Anónimo12:12

    Eu ca apostaria em fazer uma musica do genero epico da italia, com letra dos lusiadas. Tirava o fado do festival da cancao pois ja vimos que nao resulta, ate este ano havia partes em que parecia fado.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo12:15

    Portugues e a quarta lingua mais falada do mundo, eu percebo a rtp. E. A segunda lingua mais falada no raamo empresarial....nao se esquecam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portugues e a 6º lingua mais falada no Mundo,ou entao a 5º,se o Arabe nao for considerado uma lingua uniforme,mas sim,como na realidade e,um conjunto de linguas tao diferentes entre si como Portugues e Frances ou Italiano.Preve-se que cresça imenso a importancia do Portugues e do Russo.

      Eliminar
    2. Hauns anos atras pedi a um amigo meu palestiniano se me podia traduzir os titulos das cançoes dum CD de Cheb Mami,um cantor de musica rai argelino.Ele pegou no CD,olhou para os titulos escritos em alfabeto arabe e disse"nao consigo,isto nao tem
      NADA a ver com o arabe da Palestina ou do Egipto".

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho14:48

      Estamos a falar de Eurovisão e não do mundo. Na Europa e nos países da Eurovisão, o português é das línguas menos faladas.

      Eliminar
    4. Anónimo15:25

      Sim é verdade, é a Europa não é o mundo. Mas sabemos que tudo é política......e por isso tem de se proteger certos valores. Português é a 4ª língua mais falada do mundo, não a 5ª como foi dito atrás

      Eliminar
    5. Neste momento as linguas maternas mais faladas sao1)Mandarim 2) Castelhano 3) Ingles 4) Hindi 5) Arabe 6) Portugues. Quanto a posiçao do Arabe tenho as minhas reservas,pelas razoes anteriormente apontadas.Receio que o Portugues se venha a bifurcar em 2 linguas distintas,Portugues e Brasileiro.

      Eliminar
    6. Anónimo16:03

      chinês (mandarim) - 1300 milhões de falantes;
      inglês - 1150 milhões de falantes;
      espanhol (castelhano) - 500 milhões de falantes;
      português - 480 milhões de falantes;
      hindu - 410 milhões de falantes;
      árabe - 373 milhões de falantes;

      fonte wikipedia

      Eliminar
    7. Native speakers: 1) Mandarin-955 millions2) Spanish-405 millions3) English-360 millions 4)Hindi/Urdu-310 millions 5)Arabic-295 millions 6)Portuguese-215 millions. Fonte: Wikipedia

      Eliminar
    8. A wiki em Ingles atira-nos para cima com dados diferentes dos da wiki em Portugues. Pois,a wiki nao e 100% de confiar.Cada um que acredite na wiki que quiser.Eu inclino-me mais para os dados da wiki em Ingles.Toda a gente sabe,fazendo contas simples q Mandarim nao e a lingua materna de 1300 milhoes.

      Eliminar
    9. Anónimo19:47

      Só o Brasil tem 200 milhões de pessoas logo há muitas mais a falar o português RG

      Eliminar
    10. 19:47-Mas em certas areas do Brasil Portugues e substituido por"portunhol"e ate por Espanhol.Na Guine-Bissau e Moçambique so uma minoria domina aceitavelmente o Portugues.De qualquer modo 480 milhoes de falantes de Portugues?! Onde?Como?Por que contas?Nem pensar!!!

      Eliminar
    11. Anónimo18:35

      Os luso descendentes e os brasileiros descentes de todo o mundo..canda, eua, alemanha, franca, suica.....

      Eliminar
    12. 18:35 - Aconselho-te a fazer simples contas percentuais e de somar.Nem que 20% da populaçao dos paises por ti mencionados falasse Portugues como lingua materna,nem mesmo assim chegariamos aos astronomicos 480 milhoes de falantes de Portugues no Mundo! NO WAY!!!

      Eliminar
  16. Anónimo12:18

    eu digo ja quando devem levar em ingles e em portuges: quando A musica for mediana\baixa como este ano cantem em ingles para ajudar a uma melhor pontuacao. Contudo a musica for linda como o sol, como o caso da italia este ano, cantem na lingua nativa, portugues. E facil......

    ResponderEliminar
  17. Anónimo12:22

    eu nem quero que a RTP aposte numa escolha interna, com a music tambem ser escolhida, pois nao confio no bom gosto da RTP, e a musica pode ser bastante má.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:22

    eu votei no festival da canção aberto a todos com musicas em ingles, igual à suecia.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo12:26

    agora toda a gente defende a escolha interna? querem mesmo deixar uma escolha interna para a RTP? a RTP escolhe os compositores que convida, super antiquados, e ainda querem que seja a RTP a escolher o artista e a musica tambem? se escolher um má musica depois não podemos fazer nada...
    Querem que a RTP seja a BBC?
    Espero bem que a RTP abra o festival a todos e contrate um juri para escolher as melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:22

      ya. isso da escolha interna ainda era pior do que agora. Ainda escolhiam a Amália em cassete para ir lá representar Portugal.

      Eliminar
    2. Anónimo18:00

      Acho desnecessário falar de um dos maiores ícones - senão o maior - deste país e que muito fez pelo nome de Portugal no passado para se referir às más escolhas da RTP.

      Eliminar
    3. Anónimo18:29

      Maior icone deste pais?ahahah que piada.....quem diz isto n merece viver. Se portugal fosse amalia eramos mais insignificantes que as ilhas vanuatu.....por amor de deus, tenha tento nessa lingua. Ainda por cima uma senhora a cantar musica de ciganos, que o fado nem tem origens portugueses.... Se quer saber qual o maior icone portugues va ha nossa grande historia e informo-se .

      Eliminar
  20. Anónimo12:51

    Abrid los ojos de una vez. Portugal no va a ganar nunca Eurovision. España tampoco. Espero que España se retire de este tongo llamado Eurovision. Mandamos a nuestros cantantes punteros como Soraya o Edurne y son humilladas. ¿Acaso pensáis que Lituania, Estonia, Dinamarca, Hungría o Irlanda van a votar a Portugal en el hipotético caso de que Portugal pase a la final? En Eurovision, si no perteneces a un bloque, estás perdido. Una canción mala de Noruega o Serbia siempre quedarán mejor que una canción aceptable de Portugal, España o Suiza. ¿Acaso dudáis de que el año próximo Suecia no recibirá los 12 puntos de todos sus vecinos o que Islandia no dará sus 12 puntos a Dinamarca? Espero que España se retire de este engaño llamado Eurovision y así podremos dejar que los países por bloques puedan hacer trampas tranquilamente y así se financien su propio concurso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:04

      A injustiça deste ano com Edurne é algo que nunca vou entender. Assim como não entendo o insucesso consecutivo de Portugal, mas não concordo com a saída dos nossos países do ESC.

      Eliminar
    2. Anónimo21:13

      A Edurne ofereceu-nos uma momento muito especial com a sua canção e merecia ser bem melhor classificada. A Edurne fazia parte dos meus vários favoritos para este festival, se tivesse ganho ficaria também bastante satisfeito. O comentário em espanhol acima infelizmente pode fazer sentido!

      Eliminar
    3. Anónimo01:59

      que estupidez de comentário.menos queixas mais trabalho.Siga o exemplo da Itália menino.

      Eliminar
    4. Anónimo22:46

      A canção da Edurne em comparação com os gritos das Valquírias é nada! O fundo de cenário para a canção espanhola é que estava lindo e valeu pontos à Espanha!

      Eliminar
  21. Anónimo14:31

    Acho que temos de manter o televoto. Os portugueses, ao longo destes anos, já mostraram que escolhem relativament bem! Com algumas exceções, e tirando a corrupção do ano passado (mas isso resolve-se com limite de chamadas), os portugueses escolhem bem melhor que o júri nacional! Bem me lembro em 2012 dos Disparates que ouvi dos carteiros e advogados que a rtp escolhia como jurados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:48

      Eu sempre fui a favor de 100% televoto em todo o lado. E acho que se o Emanuel aparecer de novo no FC ganha de longe 100% televoto. Os únicos capazes de lhe fazer frente são os cantores da família Carreira. Mias ninguém! Nem que você se roa todo... de inveja!

      Rui Neiva

      Eliminar
  22. Anónimo14:45

    DAVID CARREIRA... DAVID CARREIRA.
    É conhecido na França

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:08

      Não seria mal pensado. Contudo só a participação do David não dispensaria uma música de qualidade e memorável.

      Gostava de ver a Vanessa Silva com uma "balada" imponente do género da Rússia.

      Eliminar
    2. Anónimo01:57

      nada mau,mas a voz dele é fraquinha para um festival destes.

      Eliminar
  23. Anónimo17:14

    Bom, eu penso que o cerne da questão é mesmo a música e a sua prmoção. O resto é secundário. Creio que á escolga da língua pode ser importante, mas não é determinante. Uma escolha interna seria desastrosa, porque tendo em conta os últimos anos, seria uma esco9lha interna desastrosa, e com o FC ainda temos 12 para a escolher a menos desastrosa, como este ano. E claro, se o FC for um grande evento como no passado, promovido como tal, e não como um espectáculo recreativo de vão de escada feito num estúdio mais pequenos do que os utilizados nos programas da manhã e da tarde.

    O que é necessário muar na selecção?
    A atitude! Da RTP, na organização do FC e na particpação no ESC.
    Dos autores e compositores, que quando estão a trabalhar na canção devem pensar numa composição para o mercado interncional e não para agradar a meia dúzia de iluminados.
    Dos cantores, que têm de saber que vão competir com grandes nomes dos outros países. A maioria dos cantores que são enviados hoje em dia são artistas consagrados com grandes carreiras e muitos sucessos comerciais.
    Do dispositivo de promoção. As plataformas online, a partilha de videos, as festas eurovisivas, um bom videoclip são FUNDAMENTAIS. Muito se falou disso este ano, mas o sucesso em torno de uma canção, que a vai tornar mais atractiva junto do público e também do juri, vem das audições prévias que são feitas, do impacto que tem quando é testada noutrso espectáculos, da empatia que os cantores começam a criar nessas festas. O júri é também muito influenciado por isso!
    Uma nova atitude de Portugal. A legião de fãs do ESC em Portugal não é muito vasta, mas é mobilizada. O ESc é património comum e com um bocadinho mais de esforço da RTP podiam-se conseguir grandes resultados. A RTP tem de saber acordar o FC, interessar as audiências e reconciliar Portugal com o ESC. Já não é só uma questão de prestígio cultural, é de projecção económica no mercado musical, é de serviço público e é de representação democrática.

    HL

    ResponderEliminar
  24. Anónimo20:23

    Por amor de Deus! Português é sem dúvida a melhor escolha e se levarmos os amor electro ou ana malhoa rebentámos com a Suécia. Katia Aveiro também não era mau pensado devido à publicidade que iriamos ter

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:13

      o esc ja nao e um festival de musica pensa nisso nao e que aposto que ia ser a pior musica de sempre e ficavam tipo top 5 .

      Eliminar
    2. Anónimo01:16

      Aulas académicas de música para a Kátia Aveiro, mesmo assim se a levássemos iríamos ser criticados.

      Eliminar
  25. Anónimo21:05

    a suecia se cantasse em sueco este ano duvido que ganhasse

    ResponderEliminar
  26. Anónimo22:35

    Seja lá o que for tem que ser planificado e decidido já...
    Face ao que se tornou a Eurovisão, se tivesse que decidir, a minha seria um redondo NÃO.
    SIM, só com um novo modelo, mais justo, de avaliação na eurovisão. E aí, sim planeamento e projecto para ganhar, não, para não comprometer.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo23:14

    eu apostaria em candidaturas abertas a todos.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo01:56

    excelente iniciativa, não estava à espera!mas por favor chega de catarinas pereiras,suzys,cantores de telenovelas,feists,fados...

    pensem num cantor com uma voz forte também.

    mais exigencia!!!temos coisas melhores.

    Estou muito contente com esta aposta,boa :D

    ResponderEliminar
  29. Eu pergunto-me se algum destes comentaristas já respondeu ao inquérito. Eu já enviei as minhas sugestões que me parecem boas e perfeitamente viáveis e espero que muitas outras coincidam ou pelo menos se assemelhem às minhas, para que os futuros responsáveis pelo envio de um representante português à Eurovisão tomem em consideração esta ou outras propostas ainda melhores e mais sábias do que a minha. É evidente que vir para aqui mandar bitaites e depois não fazer mais nada não leva a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  30. Coitados da Suécia que ganharam este ano pela 6ª vez , 5 das quais em inglês (1974, 1991, 1999, 2012, 2015)!! tenho pena deles. Os portugueses, que cantam sempre numa lingua que na Europa ninguem mais fala nem entende, é que têm razão! Viva Portugal!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CC- Em 1991 a Suecia venceu cantando em Sueco. Portanto a Suecia venceu o ESC 6 vezes,cantando 4 vezes em Ingles e 2 vezes em Sueco.

      Eliminar
  31. Anónimo19:55

    ESC Portugal podiam criar um novo "A escolha é sua".
    Muitas pessoas estavam interessadas e viu-se pelo numero de votantes.
    (o)

    ResponderEliminar
  32. Anónimo20:41

    Levem o David Carreira, é jovem, moderno, conhece compositores da linha da frente. Modernismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:56

      O David era perfeito... só a voz dele é que não sei se aguenta...

      Eliminar
    2. Anónimo10:48

      detesto a voz do david, é a minha opinião.

      Eliminar
  33. Anónimo20:45

    Não interessa em que lingua se canta... Desde que a música seja boa e depois se invista na apresentação em palco (portugal também não o sabe fazer). Repararam no quão dinâmica era a actuação da Suécia, e os planos de camera de muitos outros países? É um factor chave.... Mas claro. Antes de mais uma canção decente...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo20:24

    Levem a carolina deslandes!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=mZYGzrOe1b8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:18

      No me parece... é preciso carisma. A Vania, Suzy e Leonor tem... factox Não basta cantar bem...

      Eliminar
    2. 20:24 - Concordo, nomeadamente com algo dentro da linha de "Carousel".Ago bem R&B! Carolina Deslandes tem para alem de potencia vocal,tambem forte presença e poder interpretativo.

      Eliminar
    3. 20:24 - Carolina Deslandes em duo com Agir,tal como em "Mountains",seria tambem uma hipotese de qualidade brutal.

      Eliminar
    4. Anónimo11:58

      Forte presença? Aonde parece uma menininha... (vozinha angelical)

      Eliminar
    5. 11:58 - Para se ter forte presença nao e preciso ter grandes peitos,boas ancas e fartas coxas.A força vem de dentro da pessoa em questao.As mulheres tais como os homens nao se medem aos palmos.Mas se nao consegues sentir a força da Carolina...tudo bem!

      Eliminar
    6. 11:58 -Carolina Deslandes ja nao e menininha,e uma mulher jovem de 23 anos(quase 24). Vai ao youtube ver os trabalhos dela,nomeadamente Carousel e Mountains,para apagares de vez a imagem da menininha com voz angelica!

      Eliminar
    7. Anónimo18:00

      rg Concordo plenamente!!!Mountains também era uma boa escolha,é isto que o ESC precisa!!!

      Eliminar
    8. Anónimo01:14

      Não acho que a Carolina Deslandes tenha uma voz extraordinária, tem pouca extensão vocal e é mais inseguro para Eurovisão, apenas tem uma vozinha "fofinha". Devíamos era caçar talentos a sério em Portugal!

      Eliminar
  35. Anónimo20:24

    levem a CAROLINA DESLANDES,jovem,fresca,talentosa,original e moderna

    ResponderEliminar
  36. Anónimo10:11

    FC no meo ARENA. O mais justo é 5 de Setembro a 15 de Outubro abrir candidaturas a todos os portugueses. Unica REGRA duração 3 minuos. (diversos estilos/lingua livre) Seleção de 50 musicas RTP (juri eurovision nacional) até 30 de Outubro. De 1 de Novembro a 20 de Dezembro votações no site RTP todos portugueses.(e-mail e televoto)
    20 Finalistas. Duas semifinais e grande Final 6 finalistas (Janeiro 2016)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 10:11 - Muito boa esta tua sugestao!

      Eliminar
    2. Anónimo12:06

      Claroo o Jury Nacional ja existe e sabe como funcionou o Eurovision 2015. (assim garantimos que estas pessoas viram 3 horas seguidas.) Temos que pensar na Eurovison não no Festival saudosista (masoquista) da Canção dos velhos do restelho.

      Eliminar
  37. Anónimo01:11

    Alguém já cantou em Latim na Eurovisão? Podíamos ser os primeiros! Com os Moonspell ou outra banda do registo de heavy metal!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.