Slider

José Freitas: Do Factor X para o Festival com Blues e Soul


“Mal Menor (Ninguém me guia à razão)” é o título da canção n.º 2 da semifinal 2 do Festival da Canção 2015. A entrevista ao ESCPORTUGAL.

José Freitas de 45 anos idade com três filhas, já foi locutor de rádio, mas o seu verdadeiro sonho é ser cantor profissional. Por isso, participou no programa Factor X da SIC onde deu nas vistas e atingiu as luzes da ribalta. Em maio passado, foi o primeiro dos concorrentes a editar o álbum a que o 4.º lugar no programa lhe deu direito. Esse trabalho reúne todos os temas que interpretou no programa da SIC, agora gravados num estúdio profissional, incluindo o tema ‘Caruso’, cuja interpretação arrebatada lhe valeu não só os três “sins” do júri no casting de seleção, como a alcunha de “monstro”, tendo em conta a “enorme” voz. Recorde esse momento:


O tema com o qual José Freitas irá estrear-se no Festival da Canção tem letra e música de Chukry, nome artístico de Diogo Rodrigues. Trata-se do mais jovem compositor convidado pela RTP, mas que traz a este concurso uma música “à antiga”. Trata-se, segundo o músico, “de um bom blues com tendências soul”, disse a sorrir em entrevista ao ESCPORTUGAL. “Escolhi o José Freitas porque entendo que tem a voz, o carisma e a alma ideais para este tema”. Para além do solista, o tema será enriquecido por um coro gospel.

Para o cantor, a sensação de estar a competir no Festival da Canção “é tripla”. E explica porquê: “Vejo o festival desde miúdo e nunca imaginei que, um dia, também iria participar; em segundo lugar, ter a oportunidade de trabalhar com Ramon Galarza; e, por último, pisar o mesmo palco que grandes nomes da música, como a Simone de Oliveira, que admiro há tantos e tantos anos!” É, por esses três motivos, “uma grande responsabilidade”, assegura.

Convidado a falar sobre a canção que vai interpretar neste festival, José Freitas refere que “o tema transporta toda a minha vida, a tua luta diária para atingir os objetivos”. Expetivas para a classificação? “Quero chegar o mais longe possível! Como já estou no festival por onde já passaram tantos nomes da música portuguesa, já me sinto feliz!”


                          Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: IMPALA / Vídeo: YOUTUBE


14
( Hide )
  1. Pedro Carvalho10:48

    Pode estar aqui a grande surpresa deste festival, pelo carisma do interprete, pelo tipo de canção que diz que vai cantar e pelo publico que vê o Festival

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:55

    Portugal merece ter um representante a altura no Festival da Eurovisão. Sem dúvida a VOZ DE Portugal José Freitas está a altura para este grande desafio. Lina Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:10

    Nada contra o autor, o cantor ou a canção, que obviamente desconheço. No entanto, pergunto-me o que levou a RTP a convidar este compositor. Algum êxito recente? Passado? Se se trata de uma (louvável) atitude de dar oportunidade a um jovem, não seria mais correto abrir-se a competição a quem nela quisesse tomar parte, o que permitiria que outros jovens, fora do círculo de conhecimentos dos produtores do FC, participassem? Com todo o respeito por este compositor e pelos restantes que foram convidados (entre os quais há, sem dúvida, quem tenha composto alguns sucessos, mas também há quem nunca os tenha assinado), tudo parece resultar de se ter ou não uma boa rede de conhecimentos. Que uma estação privada assim aja, é criticável; que uma estação pública assim proceda, é inaceitável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:39

      No caso do compositor tem trabalhado muito e sem ajudas talvez dos poucos que têm lutado sem vedetismo para que a musica em Portugal tenha melhores dias. Nao se trata de reconhecimento pois é muito jovem e garanto que nao se trata de nenhuma cunha. Alem disso nao devemos falar do que nao sabemos e se o sr. Ou sra quer oportunidades lute por elas tal como o compositor tem feito desde os 15 anos. Nao pense que se trata de nenhum menino cheio de dinheiro e cunhas que apareceu por ser filho ou amigo de alguem com poder. Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Anónimo23:13

      Obrigado pelos cumprimentos, caro comentador das 22:39, ;Mantenho, porém, o que escrevi: não conheço nenhum êxito assinado pelo compositor e não sei como é que outros compositores jovens (ou menos jovens) podem concorrer ao FC sem serem conhecidos de quem convida. Mas, se calhar, houve um processo de candidaturas ao FC e não dei por ele.

      Eliminar
  4. Anabela Banana11:30

    Video do Jon Henrik Fjällgren:

    http://www.aftonbladet.se/nojesbladet/melodifestivalen/schlagerdeluxe/article20398524.ab

    Lindo lindo lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:42

      Hummm... O étnico que é bem bonito perde-se em tanto ruído. Não fica na memória. Passo.

      Eliminar
  5. Blues e Soul? Muito prometedor e ate surpreendente,tendo em conta o tipo de voz do cantor. Fiquei surpreendido pela positiva! Bravo!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:43

    Não tenho grande fé nesta canção....

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:48

    Coro gospel... Não é a onda de Portugal nem da Europa, não sei se o compositor tem essa noção. Espero que não tenha sido recomendação da produção, porque estes têm a obrigação de saber. Talvez nos EUA...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:14

    Nunca mais tem 47 anos? 45 já foram...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:22

    Tenho um feeling de que vamos ter muito boas canções este ano no FC. Expectativas em relação a quase todos, com a exceção de Adelaide Ferreira e Simone.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:48

    Depois de ler este artigo até fiquei bem impressionado...espero um bom tema...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:45

    O Festival da Canção da RTP merecia ter a VOZ DE PORTUGAL na sua história. Portugal merece ser representado no mundo da música por uma VOZ GRANDIOSA E UM GRANDE TALENTO como o José Freitas. Sem dúvida que será MAGNIFICO!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.