Slider

Festival da Canção 1985 causa furor na rádio e redes sociais

Trinta anos depois, o Festival da Canção 1985 causa furor na rádio e redes sociais. Ricardo Araújo Pereira afirma que uma 'injustiça' aconteceu e lançou o movimento 'Umbadá Never Forget'. Jorge Fernando, cantor do tema, já reagiu ao movimento.

O programa Mixórdia de Temáticas da Rádio Comercial de hoje esteve em destaque a edição de 1985 do Festival da Canção RTP. Ricardo Araújo Pereira afirma que uma 'injustiça aconteceu' e que ninguém sabe o tema que venceu naquele ano, mas todos recordam o Umbadá.

‪#‎umbadáneverforget‬! Em 1985 havia duas grandes tendências no Festival RTP da Canção: o parêntesis e a jardinagem. Havia três temas com parêntesis, a saber: a canção nº 2, “Mágica (entre nós)”, a canção “Mulher só (mulher giesta)”, e a canção nº 10, “Penso em ti (eu sei)”. E havia dois temas sobre jardinagem: a canção nº 1, “Meu amor, minha dor, meu jardim”, e a canção nº 3, “Portugal, meu jardim”. Ora, “Umbadá” rompeu e evitou parêntesis e jardins. E apresentou uma letra que os estrangeiros iam perceber, na eurovisão. Ficou em 4º. E eu presto aqui a minha homenagem ao júri de Faro, de Bragança, de Vila Real, do Funchal e de Portalegre, os únicos que viram mais longe e deram 12 pontos ao “Umbadá”." 


Jorge Fernando, interprete do tema, já reagiu ao movimento ao site oficial do Festival da Canção. 'Não posso deixar de expressar um sentimento de gratidão pelos portugueses' foi assim que o cantor e compositor reagiu ao movimento. 'Costuma-se dizer que o povo português tem memória curta, mas esta situação veio provar exatamente o contrário', e ainda remata dizendo 'ainda hoje, nos meus concertos de fado pedem para cantar Umbadá, e muitos deles são  jovens que nem eram nascidos da altura.'


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: RadioComercial
14
( Hide )
  1. Anónimo14:54

    Apesar de eu gostar muito da Adelaide Ferreira não haja duvida que Umbadá era a canção para o eurofestival desse ano perdemos uma grande oportunidade de termos uma belissima canção na europa , houve mais duas ocasiões em que Portugal errou nas canções que enviou 1973 A canção Gente do Duarte Mendes e em 1981 Ali-baba das Doce estas tres canções deveriam ter ido à Eurovisão .

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:06

    Peço desculpa mas creio que no comentario anterior me enganei nos anos o que eu queria dizer era;
    1973 Gente do Duarte Mendes
    1981 Ali-Baba das Doce
    1985 Umbadá do Jorge Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo 15:06 - Totalmente de acordo contigo! Eu acrescento a essa tua lista "Meu amor inventado em mim"-Rita Guerra em 92, "Ai a noite"-Elaisa em 96 e "Sera cedo"-Elaisa & Melo D em 2007.

      Eliminar
    2. Em 1988 ,na minha opiniao deveria ter ido ao ESC "Deja vu" igualmente interpretado pela QUERIDA DORA,que nesse ano foi ao ESC com o mais-ou-menos-sofrivel "Voltarei".

      Eliminar
    3. Anabela Banana00:15

      E eu acrescento Dá-me a lua de 2007 grande injustiçada do ano!

      Eliminar
    4. Anónimo00:16

      O Ali-Baba das Doce, era brutal, a ideia, a música, a roupa, a coreografia, enfim, toda a apresentação. Nesse ano com o Ali-Baba, éramos nós a estar muito à frente, em termos de modernidade, não havia na Eurovisão, nada mais original. E a canção que aliava a qualidade e o tipo de canção para um Eurofestival, a que melhor conciliou, as duas coisas e que ainda hoje, adoro ouvir, é o grande, grande amor, do José Cid, essa era canção para ganhar, não ganhou, mas ficou muito bem classificada, a nossa segunda melhor classificação de sempre.

      Eliminar
    5. Anabela,desta vez estou em desacordo contigo.Na altura o Agir ainda nao era nada do que e hoje e literalmente destruiu a cançao(sou apreciador bravo de rap e hip-hop). Anonimo 00:16,em 1980 Portugal levou ao ESC uma cançao para vencer,pois era a melhor desse ano.

      Eliminar
    6. Anabela Banana10:26

      EG eu gostei da canção só devido aquela moça não se calar e repetir, como louca, "dá-me a lua". Adoro então quando ela diz, como se tivesse cansada ou esquecida da letra, "ai nai nai nai nai nai" num ato de desistencia, tal ceifeira que atira com a foice ao focinho do patrao quando esta farta da labuta lolol

      Eliminar
    7. Anabela,dessa perspectiva,sim,"Da-me a lua" estava interessante e divertida,mas achas que teria sido a melhor opçao para o ESC? Nesse ano de 2007,do que estava a escolha,acho que so "Sera cedo" da Elaisa &Melo D teria tido algum impacto no ESC pela originalidade e genero.

      Eliminar
  3. Anónimo17:30

    A musica da Adelaide Ferreira - Penso em ti, era claramente a melhor desse ano!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:40

    Teria tido sucesso no ESC... Ninguém lembra "Penso em ti..." nem a sabem catarolar...

    ResponderEliminar
  5. Pedro Carvalho23:15

    Umbadá era a melhor, prova disso é q continua a ser conhecida e cantada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu a julgar que tu,Pedro,es um fan incondicional da voz,das interpretaçoes cheias de garra e arrebatamento e das baladas intemporais de Adelaide Ferreira...Como estava enganado!

      Eliminar
  6. Luis Andre Santos16:46

    Eu acho que este movimento - do "Umbadá" - vai ser assinalado na edição deste ano do FC ;)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.