Slider

Catarina Furtado: "Gostaria de concorrer como autora ao Festival da Canção"


Catarina Furtado era uma mulher visivelmente satisfeita ao falar da sua primeira experiência como apresentadora do Festival da Canção (FC2015). "Conheço toda a gente que está envolvida nesta edição, são pessoas que estimo muito, por isso não podia estar mais feliz". Por outro lado, "diz-se que um apresentador só se pode sentir realizado depois de apresentar o Festival da Canção, não é?" A entrevista ao ESCPORTUGAL já de seguida.

Catarina Furtado será a apresentadora da final do Festival da Canção, ao lado de Júlio Isidro. Esta será a sua primeira experiência a conduzir o mítico programa da RTP, não obstante as duas ocasiões em que participou na seleção dos representantes de Portugal na Eurovisão no âmbito do concurso "Operação Triunfo" em 2003 e 2004. "É um misto de emoções", reconhece a cara da RTP em entrevista ao ESCPORTUGAL já depois do auditório da RTP ficar vazio, sem jornalistas, sem bloggers e sem o aparato de câmaras e flashes. "Acho interessante o festival deste ano juntar este leque de concorrentes com experiências tão diferentes! E o engraçado - sublinha de seguida - é que eu conheço-os a todos!" Para além dos diversos concorrentes que passaram por programas apresentados por si - Chuva de Estrelas, Operação Triunfo, The Voice e Dança Comigo - "até os produtores Ramon e Fernando Martins trabalharam comigo e a minha própria estreia em televisão aconteceu, tinha eu 3 ou 4 anos de idade, no programa  'Fungagá da Bicharada' apresentado pelo Júlio Isidro". Coincidências, ou talvez não, que fazem Catarina se sentir como peixe na água, num programa "que nos é a todos muito querido e que queremos muito", destacou.

Falando das canções do FC2015, Catarina Furtado enfatiza que "no meio destas 12 canções temos Portugal com as suas diferenças, com estilos totalmente diferentes, neste cocktail chamado Portugal multicultural". Para a apresentadora, "penso que houve um crivo maior para alcançar a qualidade" e isto tendo em conta "que não devemos tentar imitar o que se faz lá fora, o que teve sucesso na Eurovisão no ano anterior. Temos de ser coerentes connosco próprios".

Perguntámos a Catarina Furtado se gostaria de viver a experiência da Eurovisão, por exemplo como comentadora da RTP. "Gostaria muito", respondeu, "mas penso que a Sílvia Alberto ocupa muito bem essa função, tal como já ficou demonstrado nos anos anteriores".

Autora num próximo Festival da Canção?

A agora apresentadora do FC2015 é autora de diversas canções interpretadas por grandes nomes da canção nacional. "Tenho já 14 temas registados na Sociedade Portuguesa de Autores", regozija-se Catarina Furtado, canções escritas para nomes diversos como "Carlos do Carmo, Anabela, Lúcia Moniz e até o Avô Cantigas". Uma das mais mediáticas é "Solta-se um beijo", originalmente cantada por Sara Tavares e Ala dos Namorados. A sua última letra teve como destino a voz de Rui Drumond e chama-se "Espelho", que apresentamos em baixo. 'E porque não participar no Festival da Canção como autora?', perguntámos. A resposta de Catarina Furtado foi imediata: "Se surgir a oportunidade, gostaria muito!", respondeu sem hesitar. 



                              Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL  / imagens:ESCPORTUGAL / Vídeo: YOUTUBE
11
( Hide )
  1. Anónimo22:17

    "que não devemos tentar imitar o que se faz lá fora, o que teve sucesso na Eurovisão no ano anterior. Temos de ser coerentes connosco próprios"

    Concordo a 200% com esta frase da Catarina Furtado. é tudo aquilo que defendo para a participação de Portugal na Eurovisão.

    "penso que houve um crivo maior para alcançar a qualidade"
    Do que tenho visto e acompanhado, fico com esse impressão. Dentro de uma semana possivelmente já poderemos começar a tirar conclusões.

    ResponderEliminar
  2. Pedro Carvalho22:47

    Ha anos que ansiava pela Catarina na apresentação do FC :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei de saber que irá apresentar o FC . É uma otima apresentadora!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo08:59

    Não gostei nada do Malato no ano passado, ainda bem que temos apresentadores diferentes nas diferentes fases.

    ResponderEliminar
  5. Rita Martins11:42

    Texto muito giro. Adorei ler :)
    A catarina é a mais importante apresentadora da RTP

    ResponderEliminar
  6. Dos apresentadores escolhidos so gosto de Joana Teles e Jorge Gabriel. Todos os outros tem maneirismos a mais.Claro,ha quem considere esses maneirismos carisma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita Martins20:14

      O Jorge Gabriel não tem maneirismos? Realmente cada cabeça sua sentença

      Eliminar
    2. Rita,na minha opiniao nem se pode comparar com o Malato e/ou o Julio Isidro. Mas tal como eu digo,cada cabeça seu parecer (nao curto a palavra "sentença",cheira-me a julgamento).

      Eliminar
  7. Anónimo20:26

    Finalmente, depois de já ter tido todo o cuidado e depois ter perdido o interesse, a RTP, parece estar a voltar a acarinhar o Festival da Canção, a devolver a dignidade a um produto que tem tudo para ser um chamariz, como produto exclusivo da casa, saúdo a participação da enorme Simone, da grande Adelaide Ferreira, a darem o exemplo, a abrirem caminho para se acabarem os complexos parolos e os maiores voltarem ao festival e por falar em maiores, saúdo, evidentemente, a Catarina Furtado como apresentadora deste evento. Finalmente RTP, parabéns por me parecer que estão a voltar a querer levar, o Festival a sério.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:42

    Não gosto da música. Não dá relevo ao texto.

    ResponderEliminar
  9. Anonimo 20:42 - Concordo. Alem da musica ser o que e,tambem a interpretaçao do Rui desagrada-me.Ele parece estar a fazer um esforço quase sobre-humano para cantar/interpretar. Acho exageradissimo. Se calhar ha quem ache carismatico.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.