Slider

Espanha: Faleceu Peret, o pai da rumba catalã

Peret, representante espanhol em 1974, sucumbiu hoje em Barcelona, aos 79 anos de idade. O cantor, conhecido como o pai da rumba catalã, lutava contra um cancro do pulmão há vários meses.


Com uma carreira com mais de seis décadas, Peret, o pai da rumba catalã e um dos rumbeiros mais autênticos, faleceu esta manhã, na Clínica Quirón, em Barcelona. A notícia foi confirmada por Joan Planas, representante de Pedro Pubill Calaf (nome verdadeiro de Peret), tendo afirmado que o conhecido cantor sucumbiu por volta das 14 horas. Peret tinha 79 anos de idade e tinha anunciado, há uns meses, que tinha um cancro no pulmão.

Esta manhã, várias agências de imprensa avançaram a notícia da morte do cantor, citando o Gabinete de Cultura do governo espanhol, tendo a família desmentido a publicação: 'Tratou-se de uma grave recaídam mas o meu pai ainda está vivo. Não esperamos que tal aconteça hoje, nem amanhã... Mas já estamos prontos para o pior', anunciou o filho do cantor, durante a manhã de hoje. No entanto, por volta das 14 horas, deu-se o fatídico desfecho.

O cantor, um dos grandes expoentes da rumba catalã, estava há vários dias em estado bastante grave, tendo estado sedado nos últimos dias. O falecimento deu-se, precisamente, um mês depois do anúncio do abandono dos palcos. O tumor surpreendeu o cantor que se preparava para o lançamento do seu primeiro disco inteiramente em catalão e que terminava a gravação de um disco em castelhano. Apesar disso, o cantor nunca quis deixar os palcos e mostrou-se sempre confiante na luta contra o cancro, tendo afirmado que regressaria quando estivesse recuperado.

De origens ciganas, Peret teve uma das mais duradouras carreiras de uma cantor espanhol: 64 anos. De entre os inúmeros sucessos, destacam-se 'Una lágrima' e 'Canta y sé feliz', tema com o qual representou a Espanha no Festival da Eurovisão em 1974, tendo conquistado o 9.º posto na competição com um total de 10 pontos, 2 oriundos do júri português.

Paz à sua alma. À família enlutada, as condolências do ESCPORTUGAL. 


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: 20minutos/ElMundo / Imagem: Peret
5
( Hide )
  1. Anónimo15:44

    Una lastima. Lo seinto mucho

    ResponderEliminar
  2. David Ruiz15:45

    Triste pérdida...y qué simpático era!! DEP

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:46

    Eu sinto muito a sua morte como o espanhol, e como um fã de Eurovisão. Peret representou a Espanha tocando "cantar e ser feliz", o mesmo ano em que Abba bateu na mesa, alterando o curso do Festival. Descanse em paz.

    ResponderEliminar
  4. Me recuerdo muy bien de la musica de Peret,que tambien aqui en Portugal era muy popular durante la decada de 70.Peret, Que te sientas bien donde ahora estas animando el cielo con tu arte!Canta y se feliz!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:47

    Adeus Peret! Obrigado pelos grandes êxitos com que nos brindaste.

    https://www.youtube.com/watch?v=zexRCQFFBAs

    https://www.youtube.com/watch?v=G9lOlS3eGOs

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.