Slider

[Before and After] "Não Sejas Mau P'ra Mim"


É uma das músicas eurovisivas mais cantadas por todos os portugueses, que ficou na memória, razão pela qual foi a escolhida para abrir esta nova iniciativa do ESC Portugal. "Não Sejas Mau P'ra Mim", da Dora, no Before and After...

Corria o ano de 1986 quando Dora, de apenas 20 anos de idade, participava pela primeira vez no Festival da Canção com o tema "Não Sejas Mau P'ra Mim", de letra e música de Guilherme Inês, Zé da Ponte e Luís Manuel de Oliveira Fernandes e orquestrado por Colin Frechter. O ar fresco, moderno e muito pop levou-a a vencer o FC1986 e a ganhar o bilhete para representar Portugal no Festival da Eurovisão, que aconteceu em Bergen, na Noruega. Apesar do sucesso nacional e até alguma projeção internacional, principalmente devido à indumentária usada no palco eurovisivo que lhe chegou a valer o título de Madonna Portuguesa, "Não Sejas Mau P'ra Mim" arreecadou um modesto 14.º lugar, com apenas 28 pontos.

Mesmo assim, numa tentativa de singrar numa carreira internacional, o single de "Não Sejas Mau P'ra Mim" foi lançado em vários países, acompanhado da versão inglesa "You're Hurting Me" e ainda da canção "This Will Be The Last Time". Passados alguns meses, sem alcançar o sucesso internacional esperado, lança um novo single em inglês, com os temas "Easy/Seventeen" e "Our Love".

Em 1988 volta a participar no Festival da Canção com dois temas: "Déjà Vu" (vencedor do 1º Prémio Nacional de Música) e "Voltarei", acabando o último por ser o escolhido para a Eurovisão, num registo bastante diferente, uma balada pop que trouxe de Dublin, na Irlanda, sede do ESC1988, o 18.º lugar, com apenas 5 pontos.

Continuou a sua carreira musical em Portugal e em 1990 foi escolhida para representar Portugal no Festival OTI da Canção desse ano, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos da America, com a canção "Quero Acordar", não conseguindo ser finalista.

Depois de casar, no início dos anos 90, retirou-se da vida musical e foi viver para o Brasil, de onde só voltou em 2001, quando o seu casamento terminou.

Participou nas bandas sonoras das novelas "Lusitana Paixão" (RTP) e "Fascínios" (TVI), na última com o tema "A Vida Inteira (Não Tem Fim)", que se tornou um sucesso. Participou ainda nos musicais do Casino do Estoril "Egoísta" e "Fruta Cores", em 2012 foi concorrente do concurso de imitações "A Tua Cara Não Me é Estranha" e em 2013 posou para a edição portuguesa da revista Playboy. No início de 2014, devido à falta de trabalho na música, viu-se obrigada a ser funcionária do McDonald's, tento saído devido à exposição mediática.

Está neste momento a reiniciar a sua carreira, nada mais, nada menos, que com uma nova versão de "Não Sejas Mau P'ra Mim", razão pela qual inaugura esta nova iniciativa do ESC Portugal...

Aqui fica o vídeo, Before and After, Dora, "Não Sejas Mau P'ra Mim":



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /  Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeos: YOUTUBE-ESCPORTUGAL
5
( Hide )
  1. Anónimo21:12

    Excelente iniciativa. Obrigada escportugal!

    ResponderEliminar
  2. Miguel Matias22:08

    Adoro a Dora. Tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  3. Dora,foste nos anos 80 CASO UNICO em Portugal.Eras voz,visual,performance em tudo melhor e diferente do caldo morno habitual. Foi pena teres ido pro Brasil,acho que isso foi o fim da tua carreira a solo...e tambem uma certa falta de ambicao profissional.Continuo a gostar muito de ti.Vence BEFORE!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:28

    Gosto muito da nova versao de "Não sejas mau..." mas tenho pena que a Dora não tenha voltado a cantar "Voltarei", uma grande balada

    ResponderEliminar
  5. Geralmente nao aprecio reaparecimentos/come back no ESC,mas nao me importava nada(alias ate gostaria) que a Dora voltasse a representar-nos no ESC, de preferencia com algo uptempo.. Outras 2 anteriores representantes q gostaria de ver novamente no ESC sao Rita Guerra e Sara Tavares.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.