Slider

[ESPECIAL] Sabe quantos gémeos atuaram no palco da Eurovisão?


Sabia que ao longo de 59 edições do Eurovision Song Contest, apenas seis gémeos participaram na competição? E sabia que os representantes franceses em Copenhaga não são gémeos... nem sequer irmãos?

Como já vem sendo habitual, para animar a sua noite de domingo o ESCPortugal resolveu investigar um pouco mais da história do Eurovision Song Contest e trazer uma série de curiosidades até si! Depois da participação das gémeas Tolmachevy em Copenhaga, investigámos quantos gémeos já haviam concorrido à competição ao longo das 59 edições e eis que ficámos perplexos com o resultado: apenas por sete ocasiões, contando com a dobradinha dos Jedward, vimos gémeos a representarem os seus países, sendo que apenas duas aconteceram no século XX. No entanto, as surpresas não ficaram por aqui: sabia que os representantes franceses em Copenhaga, nem irmãos são? Fique connosco e conheça todos os gémeos que já subiram ao palco eurovisivo!

As gémeas Kessler foram as primeiras a subir ao palco eurovisivo

Apesar de apenas ser a sua quarta edição, o Eurovision Song Contest em 1959 recebera o seu primeiro dueto de gémeas: as irmãs Alice e Ellen Kessler foram as representantes alemãs em Cannes. Nascidas a 20 de agosto de 1936, representaram o seu país com apenas 22 anos de idade, tendo alcançado grande popularidade na Alemanha e Itália durante a década de 50 e 60. Apesar do sucesso, não conseguiram arrecadar a primeira vitória alemã, tendo conseguido apenas o 8.º posto com o tema Heute Abend wollen wir tanzen gehn. No ano seguinte à participação eurovisiva, as gémeas mudaram-se para Itália, chegando a pousar nuas para a versão italiana da Playboy em 1976, sendo que dez anos mais tarde regressaram ao seu país natal.


Sophie & Magali: do sucesso e glória ao desprezo e miséria

21 anos depois da primeira presença de gémeos na competição, Sophie & Magali, nascidas em França, tornaram-se as segundas gémeas a subirem ao palco eurovisivo, em representação do Luxemburgo. As gémeas interpretaram o tema Papa Pingouin, produzido e composto por Ralph Siegel, tendo vendido mais de um milhão de cópias em território francês. No entanto, a participação em Haia não aconteceu como o previsto e a dupla apenas arrecadou o 9.º posto com 56 pontos. As irmãs tentaram vingar no mundo da música, mas o fracasso dos projetos seguintes, bem como a polémica com o produtor do tema, que acusaram de nunca lhes ter pago nada pelas vendas do disco, fizeram com que as irmãs abandonassem a carreira em 1981. No final da década de 80, Magali contraiu o HIV, tendo falecido em 1996, enquanto que a sua irmã Sophie vive atualmente no sul de França, lutando contra uma profunda depressão adquirida aquando do falecimento da sua gémea.

A primeira dupla de gémeos masculinos apareceu em 2009

Precisamente 50 anos após a participação das gémeas alemãs, a competição recebeu a primeira dupla masculina: os gémeos Martin & Stefan Filipovski, sob o nome de Next Time, foram os representantes da ARJ da Macedónia em Moscovo. Os gémeos, nascidos em 1986 e no mundo musical desde 2008, interpretaram o tema Nesto sto ke ostane na primeira semifinal da competição, sendo que apesar de obterem o 10.º posto do televoto, falharam o apuramento para a Final devido à decisão do júri.



Os Jedward fizeram história ao participar no certame por duas vezes consecutivas

Em 2011 e 2012, a Irlanda fez história ao fazer-se representar pelo mesmo duo na Eurovisão: os Jedward, o que é o mesmo de dizer, os gémeos John & Edward Grimes. Nascidos a 16 de outubro de 1991, deram-se a conhecer ao grande público no X-Factor em 2009, sendo que nos primeiros anos eram facilmente reconhecidos pelos extravagantes penteados. Em 2011, os Jedward conseguiram o melhor resultado irlandês do século XXI, ao conseguirem o oitavo posto com o tema Lipstick, sendo essa a maior pontuação de todos os gémeos participantes na competição: 119 pontos.






No entanto, no ano seguinte em Baku, a dupla não conseguiu repetir o feito de Dusseldörf: com o tema Waterline, os Jedward obtiveram o discreto 19.º posto, entre 26 participantes. Porém, os gémeos Grimes não desanimaram e aproveitaram qualquer situação para sair na imprensa: foram portadores da tocha olímpica nos Jogos Olímpicos de 2012, cantaram para o Presidente norte-americano Barack Obama, participaram no Big Brother VIP e, inclusive, ameaçaram voltar a tentar representar o país em Malmö, o que não veio a acontecer.

Além dos Jedward, também as TWiiNS marcaram presença em Dusseldörf

O ano de 2011 ficou marcado por outra participação de uma dupla de gémeos, sendo essa a única edição em que tal aconteceu. As irmãs Nizlová, subindo ao palco com o nome artístico de TWiiNS, representaram a Eslováquia com o tema I'm Still Alive. Apesar do precoce afastamento da competição, as gémeas conseguiram o 13.º posto na semifinal, sendo esse o melhor resultado da história do país na competição eurovisiva. As irmãs Nizlová, atualmente a viverem nos EUA, já haviam pisado o palco eurovisivo como backing vocals da representante checa em Belgrado, Teresa Kerndlová.


As únicas gémeas com uma vitória eurovisiva no curriculum

Apesar dos 17 anos de idade, as gémeas Tolmachevy fizeram história em Copenhaga, ao tornarem-se nas primeiras vencedoras do Junior Eurovision Song Contest a pisarem o palco da competição principal. As russas levaram o tema Shine ao palco da B&W Hallerne, tendo conseguido o sétimo posto da geral, o melhor resultado de todos os gémeos. No entanto, a atual conjutura do país no panorama social e político mundial, fizeram com que as gémeas, nascidas a 14 de janeiro de 1997, se tornassem numas das participantes mais mediáticas desta edição, sendo apupadas por diversas ocasiões.


Pareciam gémeos... mas não o são

Em 1971, as irmãs Koivisto acompanharam Marku Aaro no palco eurovisivo de Dublin com o tema Tie Uuteen Päivää, em representação da Finlândia. As enormes parecenças físicas entre elas, fizeram com que muitos jornais avançassem que as irmãs seriam gémeas. O que lhes escapou foi que o nascimento de ambas está separado por três anos: Anneli nasceu em 1943, enquanto que Anja nasceu em 1946. A representação alcançou o oitavo posto da tabela classificativa, sendo essa a melhor classificação do país nos primeiros dez anos de participação na Eurovisão.

A França fez-se representar em Copenhaga pelo trio Twin Twin e o tema Moustache, tornando-se nos primeiros candidatos franceses a ocuparem o último posto da tabela classificativa. Nas redes sociais e mesmo alguns comentadores presentes na capital dinamarquesa avançaram que os dois elementos brancos do grupo seriam gémeos, daí o nome do grupo. No entanto, essa afirmação não corresponde à verdade e os dois cantores em questão, Lorent Idir e François Djemel, nem sequer são irmãos...


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/Olevision / Imagem: ESCPORTUGAL
11
( Hide )
  1. Anónimo21:54

    Juro que li que od dois franceses deste ano eram gemeos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:10

    Adoro estes artigos!!! Parabens escportugal, façam mais :-)))

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:20

    Tive tanta pena das Twiins em 2011!! Eram tão simpáticas e a musica era muito boa!! Mereciam o apuramento! Para além disso foram as gêmeas mais bonitas do ESC!! :))

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:03

    Os mais divertidos foram os Jedward!!! Adorava ve-los outra vez no ESC

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:11

    Já tinha reparado que para irmãos os 2 franceses deste ano ñ tinham o mesmo apelido e achei estranho(embora pudessem ser filhos de pai diferente LOL)...e depois vi algures aqui na net uma foto bastante curiosa onde punham os 2 indivíduos lado a lado e na brincadeira afirmavam "Sem photoshop" e "com photoshop"...o vocalista é parecidissimo ao outro do boné LOL...tirem-lhe é a barba xD

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:31

    Bonito artigo. Belas músicas. As Kessler foram famosíssimas.

    Os Jedward pareciam mais "cansados" na 2a edição. Mas foram estupendos na 1a edição.

    A canção "Papa Pingouin" ficou na história da Eurovisão e teve muito sucesso: causou sensação na altura. Tem lugar marcado no revivalismo da televisão francesa, sempre.

    Foi também bom recordar a canção finlandesa de 1971: já lá vai esse momento e foi um grande festival... ooohh "Todos temos um banco, uma árvore, uma rua onde embalámos os nossos sonhos..." foi a canção vencedora e a Séverine ainda no ano passado, salvo erro, foi convidada a participar no programa da selecção fancesa.

    Parabéns pelo artigo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo03:32

    O artigo está muito fixe. Mas os Jedward não ficaram em 6º em 2011, ficaram em 8º. E não entendo porque dizem que apenas foram gémeos por 2 ocasiões no século XXI, quando foram as russas em 2014, os irlandeses em 2011 e 2012, as da Eslováquia em 2011 e ainda os da Macedónia em 2008...

    ResponderEliminar
  8. Também as irmãs da Arménia de 2009 chegaram a ser tidas como gémeas por algumas fontes, mas Anush nasceu em 1980 e Inga em 1982.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:39

    Bonito artigo? As Kessler foram famosíssimas? QUAC!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:11

    Anónimo das 11:39: As Kessler foram famosíssimas e ainda são bastante conhecidas, embora, por motivos óbvios, hajam reduzido substancialmente a sua atividade. Basta dizer que nos anos 50 foram as primeiras artistas alemãs a ser convidadas para atuar na França (havia muitas feridas não saradas no pós-Guerra). "Toleradas" inicialmente, viram um contrato de semanas no Lido de Paris ser prolongado e acabaram por ficar cinco anos. Nos anos 60 eram presença assídua em programas musicais da RAI. Hoje em dia, mantêm-se atentas ao mundo da música e passaram, por exemplo, a incluir um momento de homenagem a Amy Winehouse nos seus espetáculos. Não ficaram a dever a sua popularidade ao ESC, mas contam-se, sem dúvida, entre os artistas mais conhecidos que nele participaram.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:23

    O anónimo das 11:39 é um... pato! E o anónimo das 20:11 já lhe calou o bico e muito bem.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.