Slider

[ESPECIAL] A Eurovisão nos Mundiais de Futebol

Ao quinto dia de competição, Portugal estreia-se no Mundial de Futebol de 2014 frente à Alemanha. De modo a assinalar a ocasião, o ESCPortugal traz até si mais um ESPECIAL, desta vez sobre a ligação entre a Eurovisão e os Mundiais de Futebol!


Sabia que nenhum país conseguiu vencer o Eurovision Song Contest e o Mundial de Futebol no mesmo ano? E que seis vencedores da Eurovisão nunca conseguiram disputar a fase final da competição desportiva? Além disso, sabia que inúmeros eurovisivos fizeram parte de vídeos promocionais aos respetivos países e que o autor do tema oficial da competição já participou na Eurovisão e ficou em último lugar? Não perca mais tempo e aproveite mais um ESPECIAL do ESCPortugal!


Sei Quem Sou foi o hino oficial da RTP de apoio à Seleção em 2006
Depois de conquistar o 2.º posto no Festival da Canção 2006, o tema Sei Quem Sou, interpretado por Vânia Oliveira, foi usado pela estação pública como hino oficial de apoio à Seleção Portuguesa. E parece que o uso do tema festivaleiro deu sorte: a seleção das quinas conquistou a segunda melhor classificação de sempre, tendo conquistado o 4.º posto da geral, caindo nas meias finais para a seleção francesa (vice-campeã) e perdendo na disputa do terceiro posto para a seleção alemã, anfitriã da competição.


Kalomira cantou o hino nacional da Grécia

Treinada pelo português Fernando Santos, a seleção grega cumprirá a sua terceira presença no Mundial de Futebol no Brasil, estando colocada no grupo C juntamente com a Colómbia, Costa do Marfim e Japão. Na passada semana, num jogo de preparação com a seleção da Nigéria, também participante na competição, a cantora que representou a Grécia em Belgrado, Kalomira, deu a voz ao hino nacional grego, como pode ver e ouvir de seguida:



Suzy num dos vídeos de apoio à Seleção
Suzy, representante portuguesa em Copenhaga, foi uma das cantoras convidadas pela Sapo.pt para participar num vídeo de apoio à Seleção de Futebol, cujo tema é intitulado Vamos Dar um Bigode. Além de Suzy, Vanessa Silva (FC2007/08/10) e Mico da Câmara Pereira (coros ESC1992/1997) marcaram presença no vídeo de apoio que poderá aceder de seguida:


Nenhum país conseguiu vencer o Mundial de Futebol e o Eurovision Song Contest no mesmo ano

Em 59 edições do Eurovision Song Contest e 19 edições do Mundial de Futebol (mas apenas 15 desde a criação do concurso musical), nenhum país conseguiu vencer as duas competições no mesmo ano. No entanto, em 1982, a Alemanha teve perto de alcançar a dobradinha: depois de vencer a Eurovisão com Nicole e o tema Ein Bibchen Frieden, a seleção de futebol conseguiu o 2.º lugar no Mundial, tendo sido derrotada na final pela seleção italiana. Por outro lado, oito anos antes, a Alemanha venceu o Mundial de Futebol mas foi última classificada na Eurovisão. Há que frisar outros resultados: França (1958 - 3.º classificada em ambas), Jugoslávia (1962 - 4.º classificada em ambas), Alemanha (1970 - 3.º classificada em ambas), Bélgica (1986 - 1.º na Eurovisão e 4.º no Mundial) e Itália (1990 - 1.º na Eurovisão e 3.º no Mundial).


Portugal com melhor média de classificação no Mundial do que no Eurovision Song Contest
Com apenas 5 presenças na fase final do Mundial, em 18 tentativas, Portugal tem uma média de classificação melhor do que a alcançada em 40 presenças na Final do Eurovision Song Contest. No Mundial de Futebol, a seleção das quinas tem uma média de classificação de 11,2 (sendo que os melhores resultados correspondem ao terceiro e ao quarto posto alcançados em 1966 e 2006, respetivamente), enquanto que no certame musical a média de classificação corresponde a 14,1 (onde os melhores resultados são o sexto e sétimo posto alcançados em 1996 e 1972/1980, respetivamente).

Seis países vencedores do Eurovision nunca disputaram um Mundial de Futebol

O Azerbaijão, a Estónia, a Finlândia, a Letónia, o Luxemburgo e o Mónaco são os seis países vencedores do Eurovision Song Contest que nunca disputaram uma fase final do Mundial de Futebol. Também Andorra, Bielorrússia, Lituânia, Arménia, Geórgia, Moldávia, São Marino, Chipre, Malta, Montenegro, Albânia e ARJ da Macedónia nunca conseguiram o apuramento para a fase final.



Apenas cinco países conseguiram vencer as duas competições

Vinte e seis países já venceram o Eurovision Song Contest e oito venceram o Mundial de Futebol, mas apenas cinco países conseguiram vencer as duas competições: Itália, Alemanha, França, Inglaterra (como integrante no Reino Unido) e a Espanha. Itália é a seleção europeia com mais troféus na competição desportiva (4), sendo que venceu a competição musical por duas ocasiões. Por outro lado, o Reino Unido venceu o ESC por cinco ocasiões, sendo que a Inglaterra venceu o Mundial de 1966, enquanto que a Irlanda do Norte, a Escócia e o País de Gales nunca conseguiram qualquer classificação no top4.



Allez Olla Olé foi o hino não oficial da Seleção Francesa na África do Sul
Com o intuito de criar um hit de Verão e promover a participação da seleção francesa no Mundial de Futebol da África do Sul, a emissora francesa selecionou, internamente, o cantor congolês Jessy Matador e o tema Allez Olla Olé. No entanto, apesar do tema fazer sucesso em Oslo, ao conquistar o 12.º posto da geral (o segundo melhor resultado desde 2002), a prestação da seleção na África do Sul foi um verdadeiro fracasso: a França foi a última classificada do grupo A com apenas um ponto auferido no embate com o Uruguai.



Conheça algumas participações de eurovisivos em campanhas desta edição do Mundial de Futebol

Ira Losco, representante de Malta em 2002, deu voz ao tema The World Is Ours, juntamente com David Correy, sendo esse o tema promocional da Coca-Cola para a competição:


José da Ponte, co-autor das entradas portuguesas em 1986 e 1991 e produtor do tema participante em 2005, é um dos autores do tema da RTP para o Mundial deste ano: Mundial Somos Nós.


Adelén, vice-campeã da final nacional norueguesa em 2013, foi uma das cantoras convidadas pela FIFA, organismo responsável pela organização da competição, para dar voz a um dos temas oficiais da Copa: Olé.


Mastiksoul, que recentemente mostrou o seu interesse em participar no ESC, como pode ver AQUI, juntamente com Rui Unas (comentador da RTP em 1998/99) e Luciana Abreu (ESC05/FC09) criaram a ‘Dança do Campeão’, um tema que mistura humor e música, para apoiar a seleção nacional de futebol no Campeonato do Mundo.


O compositor dinamarquês Thomas Troelsen é o autor da canção oficial do Campeonato do Mundo de Futebol 2014, a decorrer no Brasil. O tema chama-se “We are one (Ole Ola)”, e tem versões interpretadas por Jennifer Lopez, Claudia Leite e Pittbull. Troelsen escreveu a canção representante da Alemanha no Festival Eurovisão de 2008, “Disappear” interpretada pelas No Angels.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/FIFA/eurovision.tv / Imagem: ESCPORTUGAL
8
( Hide )
  1. Anónimo13:16

    Excelente artigo. Temos aí musicas de grande qualidade, sobretudo a cantada pela Adelen

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:33

    a musica cantada pela Adelen é meh

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:26

    Acho que este site não devia dar notícias sobre o Mundial, este é um espaço para a Eurovisão e não do Mundial.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:13

    Adorei este artigo! Continuem!
    PS ao anonimo das 14.26: este artigo é sobre a Eurovisão!!! Lê melhor :-)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:19

    Grande trabalho de investigação! Continuem assim! Parabens ao Nuno Carrilho e ao Nelson Costa! Desde que tomaram as redeas ao ESCPORTUGAL, este tornou-se um dos melhores sites a nível europeu sobre a temática! Bem hajam!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:18

    @ anonimo das 14.26

    Se não houvesse mundial, não havia eurovisão por que europa faz parte do mundo... dah!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:51

    Jenifer Lopes? Tem ascendência portuguesa?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:41

    muito bem... a isto é que se chama trabalho de investigação...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.