Slider

Portugal: Conheça o jovem pintor do postcard do ESC2014


O jovem Francisco Camilo foi responsável pela pintura corporal da representante de Portugal no “postcard” do Festival Eurovisão (ESC2014). O ESCPORTUGAL foi conhecê-lo um pouco melhor.

Body Art (do inglês, arte do corpo) é uma manifestação das artes visuais onde até o corpo do próprio artista pode ser utilizado como suporte ou meio de expressão. Foi esta a base do postal de Portugal no ESC2014, os famosos “postcards” que antecedem cada atuação em palco.

Por detrás de uma grande obra está, pois, um grande artista. A obra que destacamos é o “postcard” de Portugal e o artista chama-se Francisco Camilo, de 23 anos de idade. Natural de Santarém, Francisco sempre soube muito bem o que gostaria e queria fazer: pintar. “Acho que já pintava na barriga da minha mãe”, afirmou a sorrir na entrevista conduzida pelo ESCPORTUGAL. Daí não ter dúvidas quando decidiu que esta seria a sua vida profissional. “Sou aluno da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, no curso de licenciatura em pintura”, esclareceu. “Tenho professores fantásticos e colegas com os quais posso realizar trabalho em equipa”. Uma das colegas é Raquel Almeida, que colaborou com Francisco na pintura da bandeira de Portugal na parede do Convento do Beato, local onde decorreu toda a produção deste “postcard”.

Como surgiu, então, esta oportunidade? perguntámos. “Cerca de um mês antes, participei numa série de reportagens que a RTP apresentou a propósito dos 40 anos da Revolução do 25 de Abril. Nessas reportagens, pintei uma réplica de um grande mural com palavras de intervenção. Depois dessa experiência, que adorei, a RTP voltou a contactar-me, explicou-me o conceito do ’postcard’ para a Eurovisão e aí aceitei o desafio começando logo a trabalhar”.

Das palavras aos atos, foi um abrir e fechar de olhos. Francisco participou, assim, de forma muito ativa na conceção de toda a componente artística da pintura corporal da cantora Suzy e um dia inteiro de gravações resultou num vídeo de 50 segundos cheio de criatividade e até emoção. “A Suzy ajudou-me imenso neste trabalho, gostei muito de trabalhar com ela, para além de ter uma voz fantástica”, fez questão de sublinhar, destacando que “sem esta cumplicidade entre ambos, acho que o produto final não resultaria da mesma forma”. Foi, portanto, um trabalho de parceria entre a cantora e o artista plástico, cujo resultado pode ser recordado aqui:



Um desafio profissional que, para Francisco, foi muito mais que “mais um trabalho”. “Adorei a experiência”, confessa. “Trabalhar lado a lado com toda a equipa de filmagens, isso aliado à pintura, fez com que esta experiência fosse inesquecível”.

Perguntámos ao jovem artista se viu o festival Eurovisão e qual a sua opinião sobre o evento. “Confesso que não costumo ver o festival”, afirmou ao ESCPORTUGAL, “mas este ano não podia perder por motivos óbvios”. O backstage e toda a componente cenográfica é a que prende mais a atenção do jovem pintor. “É um grande espetáculo e tenho especial atenção com todo o tema visual, os cenários, as luzes… ”.

Por fim, quisemos saber qual o seu “postcard” favorito, para além do português. Francisco teve resposta pronta: Finlândia.




Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/ Imagem: FRANCISCO CAMILO / Vídeo: YOUTUBE

17
( Hide )
  1. Anónimo13:07

    O postcard mais criativo. Parabéns Francisco/Suzy/RTP

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:14

    Não é por ser português, mas o nosso foi o mais original.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:14

    Muito bom trabalho. Acho que ninguém ficou indiferente ao nosso postcard

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:25

    Foi lindo!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:27

    Muito bom voces divulgarem quem está por trás das cenas. Fixe fixe

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:45

    Foi o mais original numa série de cartões postais muito originais. Parabéns ao artista!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:52

    Parabéns! Um dos melhores postcards!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:04

    Se houvesse um prémio para o melhor postcard, o nosso merecia bem ganhar, modéstia à parte, foi dos mais originais!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:33

    Parabens ao escportugal por dar voz aos artistas e tecnicos do "backstage"

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:17

    Fiquei admirada com o fato deste jovem tb ter participado na serie do 25 de abril. Genial

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:16

    Cara pintada a lembrar o Euro 2004, em futebol, mas com um desenvolvimento para pintura em corpo inteiro que conjugado com a bandeira nacional fez um bom “postcard”.
    As minhas felicitações ao Francisco Camilo.

    FCPORTO

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:18

    Sempre penssei que era a Suzy a pintar...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:17

    Gostei muito dos "postcards" da Armênia, Islândia, Azerbaijão, Moldávia, Holanda, Israel, Lituânia, Finlândia, Macedônia, Romênia, França, Inglaterra e Itália.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:47

    A Suzy pintou a maioria do corpo DELA, mas a metade do rosto e ombro com tinta amarela (os pormenores) foi o talentoso Francisco!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo00:00

    @ 22:47 "A Suzy pintou a maioria do corpo DELA"

    também... não era nada dificil... era só despejar uma lata de tinta vermelha ou saltar para dentro de um caldeirão com muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita paprikaaaaaaaaaaaaaa! muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita paprikaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo11:50

    anónimo das 22. 47, informe-se antes de escrever o que "pensa" Saber!
    A Suzi não pintou a maioria do corpo " DELA" apenas pincelou o corpo para captar alguns segundos a pintar para dar ideia que era ela que se estava a pintar.... o trabalho de pintura foi todo feito pelo Francisco , tirando as tais pinceladas para a filmagem...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:36

    epá, não se zanguem por causa de quem pintou o quê ... :-P

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.