Slider

[ESPECIAL] As 40 presenças de Portugal na Final da Eurovisão

Filipa Azevedo, com o tema Há Dias Assim, levou Portugal a uma Grande Final pela última vez há precisamente quatro anos. De modo a assinalar a data, o ESCPortugal preparou um artigo sobre algumas curiosidades das 40 presenças portuguesas nas finais do certame europeu.


Com 47 participações em 50 no seu curriculum eurovisivo, Portugal conta com 40 presenças na Grande Final do certame. O país com maior número de participações sem nenhuma vitória nem nenhuma colocação no top5 falhou o apuramento para a final  em 2004-2007 e 2011, 2012 e 2014. 

O 13.º posto é "o nosso favorito"
Para muitos é o número da sorte, para outros simboliza o azar! Superstições de fora, o número 13 é o mais usado por Portugal no que diz respeito às classificações. Por seis ocasiões a candidatura portuguesa alcançou o 13.º posto da geral. A primeira vez aconteceu na estreia na competição, quando António Calvário não conseguiu qualquer pontuação e alcançou o último posto da tabela, sendo que Simone de Oliveira e Madalena Iglésias, nos dois anos seguintes, repetiram a mesma classificação. A girls band Doce e Armando Gama também conseguiram essa classificação, sendo que a última a alcançá-la foi Vânia Fernandes em Belgrado, naquele que foi o melhor resultado português desde 1998.



Os primeiros doze pontos vieram da Turquia
Apesar de ter sido galardoado com três pontuações máximas nas dez primeiras participações, o atual sistema de voto apenas apareceu em 1975 e com ele, os famosos doze pontos. Logo nesse ano, Portugal, representado por Duarte Mendes, foi galardoado com os 12 pontos turcos. No entanto, nas 38 participações seguintes, apenas seis candidaturas foram galardoadas com a pontuação máxima: Carlos do Carmo foi o favorito do júri francês (1976), Anabela recebeu a pontuação máxima da Espanha e da Holanda (1993), Sara Tavares foi a mais votada do júri espanhol (1994), a nossa recordista Lúcia Moniz foi a favorita da anfitriã Noruega e do Chipre (1996), enquanto que Rui Bandeira (1999) e os MTM (2001) receberam a pontuação máxima dos franceses.



A última presença numa Grande Final aconteceu há, precisamente, 4 anos!
A 29 de maio de 2010, na Telenor Arena em Oslo, Filipa Azevedo subira ao palco com o tema Há Dias Assim, de autoria de Augusto Madureira, naquela que seria a última presença portuguesa na final do certame até ao momento. A jovem cantora, na altura com apenas 18 anos de idade, conseguiu o 18.º posto na geral, depois de se ter apurado em 4.º lugar na primeira semifinal. A candidatura portuguesa fora votada por dez (dos 38 países votantes) auferindo um total de 43 votos, o que corresponde à 12.ª melhor pontuação de sempre do nosso país.


França é o país mais generoso com Portugal... mas Espanha pontuou-nos mais vezes
Tendo em conta todas as presenças portuguesas na Grande Final, a França foi o país que mais pontuou Portugal, com um total de 156 pontos. Espanha, os nossos únicos vizinhos, cederam-nos 154 pontos, sendo o país que mais vezes pontuou Portugal: nuestros hermanos pontuaram-nos em 26 (das 40 participações), enquanto que os franceses apenas nos pontuaram em 23 edições. No entanto, no ano em que conseguimos a nossa melhor classificação, 6.º lugar em 1996, Espanha não nos pontuou e França apenas nos deu 5 dos 92 pontos auferidos por Lúcia Moniz.


Portugal continua sem receber pontuações de dez países numa Grande Final
Albânia, Azerbaijão, Bielorrússia, Lituânia, Moldávia, Montenegro e Roménia, em conjunto com a Bulgária e Marrocos (que não participam atualmente na competição) e com a Sérvia & Montenegro (já extinto) são os dez países que nunca pontuaram Portugal numa Grande Final. Por outro lado, se tivermos em conta as semifinais, apenas Marrocos e Sérvia & Montenegro nunca pontuaram Portugal, sendo que o Azerbaijão cedeu-nos o primeiro ponto precisamente este ano, em Copenhaga.

Portugal nunca atuou no temível segundo posto
O segundo lugar na ordem de atuação é a posição mais temível por todos os participantes. Em 59 edições, nenhum país se sagrou vencedor ao atuar nesta posição. Mas Portugal também nunca atuou em 2.º lugar (seremos nós a acabar com a maldição?)... As 8.ª, 15.ª e 16.ª posições são as prediletas de Portugal, tendo o nosso país atuado em cinco ocasiões nessas posições. Além disso, o nosso país foi o responsável de abrir as hostes da competição por três ocasiões (1968, 1979 e 1982), enquanto que, por duas ocasiões, foi o último a subir ao palco (1984 e 1986).


Duarte Mendes fez o "triplete do dezasseis"
Naquela que foi a primeira participação portuguesa sem a censura a riscar a azul o Festival RTP da Canção, Duarte Mendes levou em 1975 o tema Madrugada a Estocolmo. O cantor, ao qual lhe foi negada a autorização de subir ao palco fardado, conseguiu, no entanto, um  triplete nunca mais alcançado na história da competição: Duarte Mendes subiu ao palco na 16.ª posição e conseguiu o 16.º lugar na tabela classificativa com um total de ... 16 pontos!


As mulheres continuam a dominar nas participações portuguesas
Se em muitos outros casos, a distinção de géneros tende para o sexo masculino, nas participações portuguesas na Eurovisão o sexo feminino é mesmo o sexo mais forte! Portugal foi representado 19 vezes, 47,5%, por uma cantora a solo, sendo que se tivermos em conta os grupos em que a vocalista era uma mulher, a percentagem sobe para 57,5%.


Intoxicações alimentares, problemas na indumentária e esquecimentos
Os momentos antes da subida ao palco eurovisivo são marcados pelo nervosismo extremo mas, muitas vezes, com o nervosismo veio também o azar! Em Madrid, Simone de Oliveira foi vitíma de uma intoxicação alimentar na véspera do Eurofestival, fazendo com que esta estivesse muito mais contida na atuação no Teatro Real Madrid em comparação com a efetuada no São Luíz, em Lisboa. Em 1996, também Lúcia Moniz teve problemas com a indumentária usada minutos antes de subir ao palco. Por não haver tempo de remediar os problemas, a cantora viu-se obrigada a estar praticamente estática durante toda a atuação! No entanto, o nervosismo nas atuações portugueses teve o seu auge em 1984: Maria Guinot, a última a subir ao palco, esqueceu-se da letra segundos antes de começar a cantar, tendo "reinventado" as primeiras estrofes do poema em palco!



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem: eurovision.tv
29
( Hide )
  1. Anónimo21:51

    vergonha de ser portuguesa, nunca ganharemos o ESC, seremos sempre pais perdedor do ESC....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:55

      foi por isso q ganhamos seu estupido ter vergonha de ser portugues nunca ! e triste !!

      Eliminar
    2. Anónimo08:00

      Vergonha do que de ser de um pais que nunca ganha nada? mas e preciso de ganhar alguma coisa para nao ter vergonha? vergonha tem q ter de vc der tao estupido! o nosso pais esta cheio de beleza e se esta assim e com ajuda de muita gente como vc estupida e arrogante q so ve sucesso a frente e sem isso o resto nao presta !!Ganhamos ontem ganhamos 2015 o europeu e cada vez mais e mais e preciso acreditar !!!

      Eliminar
  2. Anónimo22:33

    Anónima das 21:51: "vergonha de ser portuguesa"???? Fala por ti... Foram mais as vezes que Portugal foi roubado do que aquelas em que nos envergonhamos a nós próprios. Aliás, só mesmo depois do ano 2000 é que apareceram algumas participações mal conseguidas, mas por culpa da falta de interesse de muitos artistas e falta de empenho em investir no festival.
    E Portugal vai ter sempre hipóteses de ganhar a Eurovisão, ou de pelo menos conseguir um lugar no topo, e a Holanda foi prova disso: a cantora não tinha barba (!!!!), nem estava semi-nua, não fizeram gritos tipo-orgasmo durante a actuação nem trouxeram bailarinos vestidos como aliens... e além disso trata-se da Holanda.
    Por isso há motivos para ter orgulho no nosso passado na Eurovisão e naquilo que fizemos...

    ResponderEliminar
  3. Tenho vergonha destas anónimas que têm o computador ligado ao... bem, é melhor nem falar. Sou um gajo porreiro. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não tenho vergonha nenhuma, porque haveria de ter? Pelo contrário, tenho até orgulho, houve participações muito boas, muito seguras, fantásticas mesmo algumas, boas vozes, artistas muito carismáticos. O facto de não serem devidamente pontuados não lhes pode tirar o mérito. Temos bons exemplos aqui nesta pequena amostragem. Então as Doce não estão tão giras? Que dizer do charme de Duarte Mendes e da magnífica composição de Maria Guinot que até a executa ela própria ao piano? E não está a fingir como alguns o fazem (aqui para nós, que ninguém nos ouve, como a Lúcia Moniz que nem sabe quantas cordas tem um banjo,lol, e no entanto foi por um triz que não alcançou o top 5.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:06

    Senhor Dani Carv, lembro-me da Lúcia Moniz ter comentado em 1996 que não sabia tocar o cavaquinho, mas que aprendeu a tocar o suficiente para a canção que levou ao Festival. Portanto, a Lúcia não estava a fingir. Tocar o cavaquinho não é a mesma coisa que tocar, por exemplo, um violino. O cavaquinho é muito mais fácil!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo04:47

    vergonha de ser portuguesa, vcs realmente... PORTUGAL NUNCA TEVE MUSICA PARA GANHAR UM ESC, NUNCA! E PQ? PQ PORTUGAL GOSTA DE PERDER, QUEM ME DERA SER SUECA, PQ A SUECIA SIM, ESTA MIL ANOS AVANÇADA DE NOS EM ESC!!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo05:14

    os 2B em 2005 com "amar" receberam 12 pontos da Alemanha, França e Suiça

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:40

    Se Portugal aplica-se na constituição de uma indústria de música credível, metade do que investe em futebol, com certeza já teria ganho há muito um Eurovision Song Contest.

    FCPORTO

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:39

    Texto muito bem escrito e com muita informação. Parabéns e Obrigada à EscPortugal

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:57

    "... vergonha de ser portuguesa..." Por fin alguien realista en Portugal dice una verdad. Si a mí me dan vergüenza Portugal y sus canciones en Eurovision, ¿cómo no le va a dar vergüenza a los portugueses?

    El problema de los portugueses es su soberbia y arrogancia ultranacionalista, que os creéis superiores al resto y que vivís en una permanente autocomplacencia. Pero cuando salís al exterior, os dais cuenta de que Portugal es un país incompetente. Sólo con gente como la anónima portuguesa que hace introspección y un análisis realista de su país, Portugal podrá tener alguna vez una buena clasificación y alcanzar el top 5 que toda Europa ya ha conseguido. Mientras tanto, Portugal seguirá siendo la burla de Europa.

    Es curioso que Francia y España son los países que más han votado por Portugal. Tristemente, los españoles y franceses no podemos decir lo mismo que Portugal. Sois un país de gente ingrata que no devolvéis las ayudas que los demás os damos. Los mejores amigos de España, por contra, no es Portugal, sino Israel y Albania.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:09

    Adorei o texto. Excelente artigo.

    ResponderEliminar
  12. Não sei quem foi a pessoa que teve a infeliz indelicadeza de escrever aqui num dos comentários que tem vergonha de ser Portuguesa relativamente às participações da nossa representação na Eurovisão. Com o meu devido respeito, penso que foi um comentário muito infeliz, indigno e escrito sem pensar. VERGONHA???? Como pode alguém sentir vergonha de representações de alto nível que tivemos em toda a história do Eurofestival.. Vergonha eu só senti este ano, muita vergonha pela escolha de uma canção como a que nos representou este ano. Sem nada contra a sua intérprete e nem sequer com o autor da letra por a ter escrito, cada um escreve e canta o que quer... mas dai levar uma música como esta e a entidade publica da nossa televisão o permitir já vai uma grande distância. Vergonha senti pela mentalidade de um povo que a escolheu e de uma estação de televisão pública que permitiu que uma canção como esta fosse sequer a concurso para representar o nosso país na Eurovisão. Foi o cúmulo de todo o embaraço que envergonhou não só a nós Portugueses como humilhou todos os outros concorrentes e os GRANDES cantores e representações de toda a nossa história que a rtp ainda teve a audácia de levar muitos destes nossos nomes a presenciarem pessoalmente a este embaraço publicamente quando foi o festival da canção no nosso país. Não se faz a ninguém, muito menos a pessoas grandiosas como a Srª Simone de Oliveira, A Lúcia Muniz, a Vânia Fernandes, Manuela Bravo, a srª Maria Guinot, o António Calvário e a TODOS os cantores que já nos dignaram com as suas representações, os que estiveram presentes e os que não estiveram, nomes ilustres que foram humilhados nesta gala. Foi uma humilhação sem procedentes para os nossos cantores e para nós como povo desta nação. De resto... todas as outras participações dos anos anteriores, cada uma à sua maneira, umas canções mais ricas do que outras, mas todas elas nos orgulharam com a sua prestação. Deus meu lembro-me da Adelaide Ferreira, da Dulce Pontes, da Sara Tavares, Dora, das Doce, do Carlos Paião, do José Cid, da GRANDE ..GRANDE prestação da Sofia Sousa e da Rita Guerra ( umas das maiores participações de sempre..) da Filipa Azevedo, tão novinha e com tanto talento. Poderia ficar aqui um dia inteiro dando exemplos de orgulho, mas este ano foi fulminante. Acho que dificilmente Portugal se ergue de uma humihação como este ano....

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:08

    Sem investimento, organização, empenho, profissionalismo, talento, publicidade e lobby, Portugal jamais ganhará um ESC. Continuem pois, pobres portugueses, a ver quem berra mais alto pelo Cristiano Ronaldo.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:58

    Como é possivel terem vergonha de um país em que todas as participações usou a lingua oficial?! Tivemos imensas participações fantásticas (2010 foi a ultima boa participação).
    Eu acredito numa possivel vitória no ESC, mas nada cai do céu. É preciso mostrar interesse, empenho, trabalho e sobretudo investimento.

    ResponderEliminar
  15. Espanhol, abre a boca e fecha os olhos. Tenho aqui uma prenda para ti...!

    ResponderEliminar
  16. Fomos os primeiros a atuar em 1982 e não em 1981.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:01

    ENQUANTO PORTUGAL CONTINUAR A APOSTAR NO PORTUGUES JAMAIS GANHAREMOS, JÁ QUASE TODOS OS PAISES DA EUROPA APOSTAM EM INGLES, E NÓS SOMOS SEMPRE ATRASADOS EM TUDO, QUE RAIVA! VERGONHA DE SER PORTUGUES!
    Tenho 16 anos... mas nunca na minha vida irei ver Portugal a ganhar um ESC.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo17:36

    Mas este espanhol, depois de tantas ofensas e insultos, ainda tem os comentários validados pelo gestor do site?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo18:48

    Eu tinha era vergonha era de ser espanhol

    ResponderEliminar
  20. Anónimo18:54

    em 2000 tinhamos uma grande canção para o ESC... ,portugal só aposta forte quando não vai ao ESC hehe

    ResponderEliminar
  21. Anónimo21:42

    Gostaria deixar alguns pontos à consideração de quem se diz envergonhado por ser português, opinião com que não concordo, mas respeito, tal como de modo algum subscrevo, mas respeito, a opinião da comentadora Anne.

    O tipo de espetáculo em que o ESC se tornou não é popular em Portugal. Note-se que são poucos os programas de televisão (e o ESC é, à partida, um programa de televisão) dedicados a música original, com interpretações ao vivo, pensadas para uma realização televisiva. São opções das estações de TV portuguesas, são gostos do público. Um jovem de 16 anos diz-se envergonhado e descrente de alguma vez na vida, que lhe desejo longa e feliz, ver Portugal ganhar o ESC. E será que verá alguma vez Portugal ganhar o Campeonato da Europa ou o Campeonato do Mundo de Futebol? E é incomparável a promoção e divulgação que o futebol tem em Portugal relativamente à música. Vivo na Áustria, onde todos são incentivados a praticar desporto desde crianças; nas Olimpíadas de verão, muito mais populares a nível mundial do que o ESC, poucas vezes obtêm medalhas e ninguém se sente envergonhado por isso (nos Jogos Olímpicos de inverno, menos mediáticos, os resultados são bastante melhores). O hóquei em patins é popular em Portugal e as seleções nacionais já venceram muitos campeonatos; a Alemanha também participa neles, mas com resultados fraquíssimos, porque não há investimento nesse desporto - ficarão os alemães envergonhados por essas más classificações? Não: elas são o resultado de pouco investimento, decorrente de pouco interesse popular. Até 2006 a Finlândia detinha um currículo ainda pior do que Portugal no ESC - viveriam os finlandeses até então envergonhados? Duvido. Finalmente, comentadora Anne, vergonha senti quando os Homens da Luta, concretamente Jel, se gabaram de ter cantado nas ruas de Düsseldorf, como se fossem artistas de rua (eram na verdade representantes de uma estação de televisão que os havia instalado num dos mais caros hotéis da cidade), e de terem feito mais de 100 euros, que ao menos podiam ter dado aos sem-abrigo que a cidade também tinha/tem. De uma cantora e de uma equipa que transformaram uma canção simples num momento alegre do ESC 2014, pondo estrangeiros a trautear umas palavras em português, não tenho vergonha - nenhuma, mesmo!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo00:05

    A anónima das 21:51 devia era ter vergonha de ser PARVA!

    ResponderEliminar
  23. Anne, quem é a Sofia Sousa?

    Será alguém algures entre a Sofia Vitória e a Filipa Sousa? ;-) Eheheh!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo01:05

    Concordo com o anónimo das 21:42. E quem tem vergonha não sai de casa nem aparece num forum destes. lol

    ResponderEliminar
  25. Anónimo10:11

    Sofia Sousa concorreu à Casa dos Segredos 4 (mãe da filha do Tierry, namorada do Diogo) e, segundo a Anne, anda muito envergonhada com a representação portuguesa no ESC 2014.

    ResponderEliminar
  26. Obrigado, menin@ das 10:11. :-)

    Acabei de perceber que a Anne e a Sofia Sousa são a mesma pessoa.

    E até faz sentido. Alguém que veja a Casa dos Degredos tem toda a razão em se envergonhar em ser fan do ESC... Ahahah! :-P

    ResponderEliminar
  27. Está aqui uma a chorar que os 2B de 2005 não foram referidos, mas nesse ano não fomos à final.

    O artigo chama-se "As 40 presenças de Portugal na Final da Eurovisão".

    Duh!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.