Slider

ESC2014: Vitória de Conchita Wurst causa onda de revolta na Rússia

A vitória de Conchita Wurst na noite passada em Copenhaga provocou uma onda de hostilidade contra os homossexuais entre os vários políticos e artistas russos! Apesar da polémica, a Rússia atribuiu 5 pontos à Áustria.


Dmitry Rogozin, através da sua conta do Twitter, foi um dos primeiros políticos russos a reagir à vitória da Áustria em Copenhaga. O vice primeiro-ministro russo afirmou que o resultado da Eurovisão "deu uma ideia geral aos defensores da integração europeia do que devem esperar de uma adesão à Europa: uma mulher de barba".

O presidente do Partido Liberal Democrático, Vladimir Jirinovski, também reagiu à vitória de Conchita Wurst, afirmando à televisão estatal russa Rossiya-1 que "a nossa indignação é ilimitada. Isto é o fim de uma Europa, que ficou completamente louca. Eles têm mais mulher e homens lá em baixo, mas preferem apresentar uma mulher de barba" afirmou, adiantando que "há 50 anos o exército soviético ocupou a Áustria e desocupá-la foi um erro, devia ter lá ficado", cujas palavras estão a causar bastante polémica nos media da Áustria.

Alguns artistas russos também se mostraram indignados com o resultado do Eurovision Song Contest 2014. O rapper Timati colocou uma mensagem no Instagram onde afirma que "a vitória de Conchita Wurst é o resultado da doença mental da sociedade contemporânea", acrescentando: "Eu não gostaria de um dia ter de dizer aos meus filhos que dois homens andarem aos abraços ou uma mulher com barba são coisas normais".

Lembramos que Conchita Wurst ao subir ao palco no final da noite para receber o troféu disse, entre lágrimas, que "a noite de hoje é dedicada a todos os que acreditam num futuro de paz e liberdade. Somos a união e somos imparáveis", em resposta clara a toda a polémica que a sua participação (e agora vitória) causou nos países de leste.

Apesar da polémica, a Ucrânia e a Rússia pontuaram Conchita Wurst na Grande Final


Ainda em 2013, quando a emissora ORF anunciou que Conchita Wurst seria o seu representante no Eurovision Song Contest 2014, muitos foram os países a reclamar junto da EBU. Rússia, Ucrânia e Bielorrússia foram os países que mais protestaram, existindo algumas petições a exigir a desclassificação do país e criando-se muitos rumores sobre um possível veto desses países à competição. No entanto, apesar de toda a polémica, os três países pontuaram a canção da Áustria. Na semifinal, a Bielorrússia atribuiu os sete pontos à Áustria, enquanto que na final não atribuiu qualquer pontuação. Na Final, a Ucrânia e a Rússia atribuíram oito e cinco pontos, respetivamente. 

Lembramos que a participação russa nesta edição foi bastante contestada, recebendo inúmeras vaias durante a atuação e votação, não pela representação em si, mas por toda a polémica com a aprovação de leis anti-gay e com a invasão da Crimeia.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: DN/EBU / Imagem: eurovision.tv
20
( Hide )
  1. Anónimo18:30

    FORA COM A RÚSSIA!!! FOI MUITO BEM FEITO TODOS OS ASSOBIOS QUE LEVARAM!! ESPERO QUE TENHAM OUVIDO BEM!! A EUROPA NÃO VOS QUER NA EUROVISÃO!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:37

    Por amor de deus! Tirem lá a Russia da Eurovisão de uma vez por todas!! Esta gente, sinceramente -.-

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:47

    Que nojo que os russos metem. Se a Europa está em declínio, eles estão bem lá em baixo.
    Dão pena.
    Não lhes bastou a humilhação da noite passada?!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:58

    Sempre a Rússia, haja pachorra e paciência para aturar este maldito país, o seu 7º lugar deste ano foi injusto, o mesmo aconteceu nos anos anteriores (2012, 2013).
    Era muito bem feito que a Rússia não passa-se há final do próximo ano e ficasse com 0 pontos na semi-final, para aprender a respeitar os outros países. Para mim é o pior país da Eurovisão é a Rússia.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:59

    ENTÃO TEM BOM REMEDIO NAO VOLTEM EM 2015! FORA COM A RUSSIA QUE FICOU EM 7 INJUSTAMENTE.
    Acabei de ver pela wikipedia, ficamos em 6 no televoto e em ultimo no juri, epá , e a valentina ficou em 8 no televotou e 14 no juri , e pelos pontos que vi foi muito injusto ela acabar com 40 e nos apenas 39... o azerbaijão ficou em 14 no televoto e 8 no juri e passou, montenegro ficou em 12 no televoto e 9 no juri (e terminou em 7 sabe-se lá como), epá não entendo como fazem estas médias mas é super injusto não termos ido a final! continuo a dizer RTP devia se impôr , o erro do apresentador custou-nos 1 ponto!

    ResponderEliminar
  6. Os russos por vezes esquecem-se que também gostam da fruta, da banana. :-D

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:42

    os LGBT juntaram-se e mostraram e deram a vitoria a conchita, calaram muito os russos, sou a favor, bar GLS de pombal votou todo na conchita, inclusive eu! 12 pontos mais que merecidos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:48

    Não lhes fazia nada mal ficarem 2 anos ou mais fora do ESC, como a Turquia

    ResponderEliminar
  9. Estes países a que deviam ser banidos da EBU, por serem xenofóbicos e homofóbicos.
    Assobiar as suas actuações de nada vale, não com vaias que eles mudam, só com sanções.

    ResponderEliminar
  10. Não foi injusto não termos ido à final, como muita gente tem vindo para aqui afirmar. Todas as canções eram melhores que as nossas, pelo amor de Deus eduquem os vossos ouvidos. Digo mesmo que , em 2007 teria sido mais justo ter passado a Sabrina do que este ano a Suzy. Ambas marcaram pela simpatia a passagem no ESc, mas são canções que não farão história, são fraquinhas. Eu disse sempre para esperaram sentados pela passagem à final. Sempre que achei que passávamos à final , isso aconteceu, com as canções da Vânia, Flor de Lis e Filipa Azevedo, todas as outras que temos levado não tiveram qualidade para passar, custa muito ver isso. Não venham dizer que é por não termos vizinhos, viu-se ontem precisamente que não fazem falta. A Áustria obteve uma votação histórica sem vizinhos.

    ResponderEliminar
  11. Sinto muita vergonha na minha espécie que se diz racional. Não posso crer que existem seres humanos a fazem esse tipo de comentários sobre outros seres humanos. Mas sinto ainda mais vergonha pelas pessoas que assobiaram aquelas miúdas e que apoiam esta iniciativa por parte dos presentes. É preciso distinguir a política de um festival de música. Imaginem como se devem ter sentido aquelas miúdas de 17 anos ao ouvir vaias constantes. Lutamos por igualdade, criticamos um país fascista como a Rússia, mas depois na hora da verdade, agimos da mesma forma.

    As irmãs estavam no meu TOP 5. Gostei da música, da confiança em palco e principalmente das vozes de ambas. Muito talentosas em tão tenra idade. Porque não é isto que é importante: talento?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:40

    Mas será que ninguém reparou que Rússia convidou para subir para o palco e fazer de coro um GAY ASSUMIDO????????
    E ainda houve portugueses que só por isso votaram na Rússia???
    Que vergonha de país é a Rússia... se um jornalista diz mal do governo é morto com uma bomba debaixo do carro e são contra um homem que se veste de mulher ganhar um concurso de música?? Tipo... ele está a fazer mal a quem?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:56

    Manecas:

    Gostos à parte, fala-se aqui apenas de factos e de justiça. Portugal obteve o 6º lugar no televoto europeu. Mais do que a Filipa ou os Flor de Lis, se não estou em erro. Acha justo os jurados nacionais de cada país terem contrariado a vontade da maioria que votou na canção? Olhe, eu não acho.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:34

    Só os políticos e músicos da treta(Timati cala-te pá até parece que as tuas musicas são alguma coisa de jeito,a mim o o nrº de visualizações e os cantores famosos americanos ñ aquecem nem arrefecem,os teus filhos deviam era ter pena do pai ñ ser mais inteligente xD) na Rússia é que estão preocupados.

    No televoto pelos visto o povo russo ñ teve problemas em votar na Áustria(e olha que ñ sei se ñ terão problemas por causa disso) e por falar em televoto...

    Deixem as gémeas em paz já estive a ver e acho que se fosse só televoto a Rússia continuava a ter um bom resultado ou seja PARA QUE SERVIU TANTA VAIA se votaram nelas.

    Já agora...a Rússia ñ deve ter conhecimento da Dana Internacional e dos outros todos que já passaram no palco do ESC mais recentemente...mas tb para quem já mandou avozinhas desafinadas que ficaram em 2ºlugar deviam era estar calados.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo00:31

    @ anónimo 22:40 - "Mas será que ninguém reparou que Rússia convidou para subir para o palco e fazer de coro um GAY ASSUMIDO????????"

    Eu não sabia disso mas a ser verdade só confirma o domínio dos gays neste concurso.

    Curiosamente, a 1a palavra que ouvi dita com espontaneidade depois da vitória da austríaca foi... "Gayvision". E gerou-se debate sobre a questão. Com muitas recriminações. Pois... um ghetto. Já alguém tinha falado nisso...

    Mas haverá necessidade destas coisas??? Todo este circo para fazer ganhar uma canção que nem vai revolucionar a história da música?...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo09:51

    Pessoalmente gostei mais dos atributos da lavadeira polaca, mas felicito a Conchita pela brilhante vitória no Festival da Canção. Suécia Espanha Hungria e Holanda podiam ter vencido também. França, uma vergonha de música.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo13:30

    Os RUSSOS, esses sim, deveriam ter VERGONHA!!! Será que no meio artistico desses "tão maxistas", não há homosexuais??? Por acaso não!!! Contem-nos e estarão horas a somar! Vão embora! Mentes "pequeninas"!!! Conchita se escreve com letra GRANDE, pela coragem, porte, determinação e...quanto baste, em poucas palavras, arrumar com o "nojo" dos povos de Leste.

    ResponderEliminar
  18. Astérix15:15

    @ anónimo 00:31 - "Eu não sabia disso mas a ser verdade só confirma o domínio dos gays neste concurso."

    Menino, nós não viemos só para dominar este concurso. Viemos para dominar o Mundo. Se tiver medo, esconda-se nalguma ilha do arquipélago polinésio.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo20:57

    Ainda bem que alguém disse aquilo do cantor da Rússia e não foi censurado. Eu trntei e nunca postaram...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo08:51

    Mas os russos já se terão esquecido das TATU, "lesbians for pay", que nos seus espetáculos sempre se beijavam "apaixonadamente" e quando foram ao ESC (2003) levaram uma semana a dizer que o iriam fazer em palco (fizeram-no por uma fração de segundos, que a coragem foi pouca...)?

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.