Slider

FC2014: Emanuel diz que não voltará a participar num FC

Emanuel foi, esta noite, convidado do programa da TVI A Tua Cara Não Me É Estranha Kids onde proferiu algumas declarações sobre a sua participação no FC2014.



Emanuel falou, mais uma vez, em público, sobre a sua participação no Festival da Canção de 2014 e de toda a polémica que surgiu após o anúncio de Suzy como a vencedora do certame. O produtor e autor do tema Quero Ser Tua disse, a Manuel Luís Goucha, que só venceu um "festival de cantigas" e que "não me volto a meter noutra". O cantor disse ainda que "são só meia dúzia mas que fazem muito barulho", referindo-se às pessoas que têm feito campanha contra si nas redes sociais.

Relembre-se, que Emanuel deu uma conferência de imprensa na passada quarta-feira onde falou também desta polémica. Pode recordar o que o cantor disse AQUI. Depois da mini-entrevista concedida a Manuel Luís Goucha, Emanuel interpretou o tema O Ritmo do Amor ao lado de Pedro Goulão.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, TVI / Imagem: google
40
( Hide )
  1. Anónimo00:30

    Finalmente uma boa notícia! :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:34

    Faz ele muito bem, ele pode ser muito bom para animar festas mas para o festival não por favor

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:08

    Espero atenciosamente que mantenha a palavra, pessoalmente a sua presença no FC incomodou muita gente, por isso faz muito que se retire,
    Elvis has left the building.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:10

    Não vão fazer análises às músicas do ESC este ano ?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:40

    Pois eu lamento. E lamento mesmo muito. Porque já estou farto de ver os mesmos no FC anos a fio com musiquetas que só eles consideram geniais. Tipo: vamos ter de levar outra vez com o Rui Andrade? Outra vez com os Feist? Outra vez com o CC? Etc.. De Noooovo? Beliiiisquem-me! Tirem-me deste filme!

    Parece que eles é que são os patrões do FC.

    A mim o Emanuel não me incomoda nada. Sacudiu a naftalina musical que há no FC e pôs o povo a dançar. Pode voltar sempre que quiser, será bem-vindo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo03:09

    desde que não saia o carlos e o andrej babic para mim é na boa!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo04:32

    Nunca devia era ter participado sequer! Esta é a melhor notícia do Festival da Canção 2014, que nunca mais volte!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo08:33

    Anonimo da 01.40: concordo em absoluto. Mas a culpada é a RTP que voltou a convidar quem, todos os anos, a critica ferozmente, quer ganhe quer perca. O Emanuel esta no fundo s ser vítima tal como outros ja foram

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:01

    Excelente notícia.

    E depois das curtas declarações aqui transcritas ainda desejo mais que ele nao volte, simplesmente foi ao programa líder de audiências em Portugal fazer chacota do FC e dos seus fans. Festival de cantigas? Não, cantigas é o que ele faz, no festival querem-se canções a sério! São apenas meia dúzia de fans....curioso como uma mísera meia dúzia de pessoas aparentemente já o colocou fora de futuras participações do FC!

    Dizer que a cançoneta do Emanuel foi uma lufada de ar fresco no FC é fanatismo ou ser muito "anti certas pessoas". Canção super-banal, dentro do seu estilo é bem menos do que mediana, canção nada original, apresentação uma cópia foleira de uma apresentação azeiteira do ESC 2013.

    Posto isto não percebo o que certas pessoas consideram de ar fresco!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:28

    meia dúzia?! LOL

    meia dúzia foram as pessoas que votaram na canção dele... que lata! lol

    ResponderEliminar
  11. Anónimo12:57

    O Emanuel está enganado. Não foram meia duzia que o criticaram, mas sim 5 pessoas. Sim, 5 pessoas que deram a cara e se manifestaram em frente à RTP. O resto - se os há - esconderam-se atrás do anonimato de um qualquer computador.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:32

    Graças a Deus!!! Nao devia era ter participado! Nunca mais voltes!!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo14:04

    Para mim tanto se me dá que o Emanuel volte a participar como não.
    No entanto não deixa de ser estranho tantas criticas dirigidas a ele, quando existem outros "crónicos" do FC, que ano após ano picam o ponto, na maior parte das vezes, sempre mais do mesmo, e a esses já nada pode ser criticado.
    Mas pelos vistos muita gente acha que, tirando este ano e em 2007 quando Emanuel também ganhou, tivemos sempre participações excelentes, graças aos "bons" compositores e artistas, em contraponto com os "maus" (Emanuel e sua equipa)...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo14:11

    Se ele não voltar eu vou buscá-lo ! Ele refrescou o FC que estava decadente há anos. E enquanto lá andarem aquelas equipas vai ser sempre assim. Aliás, o único que teria eliminado os Homens da Luta (a maior aberração do FC e a prova viva da decadência do FC) teria sido o Emanuel.

    Emanuel é o MAIOR compositor da actualidade em Portugal! Os outros... coitados... desejo-lhes que possam viver da música num mercado de menos de 10 milhões... menos que a população de Paris... Sejamos realistas.

    Não vale a pena baterem no ceguinho. Quando penso que havia lá uma canção com um texto interminável que deve ter levado imenso tempo a decorar, um texto feito apenas para manipular simpatias políticas... digo-vos que o FC anda muuuuito por baixo!

    Viva o Emanuel!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:54

    E eu nem vivo em Portugal, nem sou compositor, nem letrista. Sou fanático pelo FC e ESC desde 1969! Vi passar muita música pelos meus ouvidos.

    E acho que chegou o momento de tentar clarificar certos assuntos musicais.

    Primeiro - O estilo musical "Pimba" parece ser mais um estilo para pessoas hetero do que para gays. É que imagino mal 2 homens dançarem agarrados esse tipo de dança... E no entanto, se forem criativos, podem muito bem dançá-lo sem estarem agarrados, porque depois do jump style muito se pode fazer em danças populares, já que vi nas festas das aldeias os emigrantes franceses (jovens) dançarem jump ao som de Pimba. Excelente! Um sucesso! Mas eles vinham de fora, não moravam em Portugal. E isso faz toda a diferença.

    Segundo - Meia dúzia de gatos pingados arrojam-se a arrogância de se sentirem possuídos pelo gosto musical por excelência. E quem gostar de outra coisa é Pimba... Ora, um ponto de vista destes é mortal. Gostaríamos de pedir provas daquilo que avançam, e eu estou prontinho para o debate. Curiosamente os gostos dessas pessoas não enchem programas de música nas televisões portuguesas diariamente (em todas!). E não só as televisões. O Tony Carreira (outro ausente do FC) nem se fala: enche em Paris e na Suíça espaços enormes, sem falar no Pavilhão Atlântico. E ele tem fans suíças!

    Terceiro - Um gosto musical é subjectivo pelas mais variadas razões. Impor o seu estilo aos outros como o único verdadeiro é indício de doença mental e isso não é NADA democrático! Tem de ser banido!

    Quarto - Quando se perde um concurso (e alguns não perderam só contra o Emanuel, e até perderam contra os Homens da Luta, entre outros) deve-se tentar compreender o que falhou no seu trabalho e não atacar o adversário que ganhou: porque isso é a decadência do FC. Ninguém deve ser o patrão do FC. E vencer o FC não está no Destino de todos os Portugueses, mesmo que esse seja o seu maior desejo!

    A polémica sobre o "bom gosto" é vazia de sentido! Apenas me pareceu que havia neste FC muita música que nem deveria ter visto a luz do dia pela gritante falta de capacidade de comunicação com o público, que se reflectiu nos resultados do televoto. E nas críticas a fazer (que eu até prefiro nem começar aqui a fazer) sobre as deambulações em cena (e não só) de alguns coristas-dançarinos haveria muito de mau a dizer. Com a minutagem dos vídeos na mão.

    O povo votou. Televotou já com atraso para a última canção aquando da semifinal porque as votações estavam abertas antes do fim do desfile. E se a ordem de actuação na Final tem a ver com o n° de votos da semi... a última canção correu um risco enorme na semifinal pela falta de tempo, o que é uma injustiça!

    Ganhou a canção mais alegre e em sintonia com a temática do concurso. Ganhou a canção mais latina, a única que pôs as pessoas instantaneamente de pé na reportagem da TV (já chamei a atenção para isso noutro lugar). Ganhou a canção mais em uníssono com a alma nacional na sua popularidade que vem já dos cantares de amigo na Idade Média, sendo a sua natural evolução.

    Parabéns ao Emanuel!

    Eu sou fanático tanto do Emanuel como do Babic. E fui eu que escrevi em todo o lado que queria assistir ao "combate" musical entre os meus 2 ídolos. Ganhou aquele que me pareceu este ano ter-se saído bem melhor. Só isso!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:05

    Rui Neiva como sempre bastante assertivo e a pôr os pontos nos iiii

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:56

    Parabens aos comentadores das 14.11 e 14:54. Não achei a canção de Emanuel a melhor, mas choca-me o sistemático derrotismo e mesmo desejo de um mau resultado em Copenhaga. Parece-me também estranho que tantos critiquem o sistema de votação para a final (chamadas ilimitadas durante uma semana) e não se leia uma só crítica ao facto de na semifinal se poder votar ainda antes de apresentada a primeira canção. Quem conhecia as canções para antes da sua apresentação poder votar conscientemente? Onde tinham sido apresentadas antes? Sinceramente, se alguma irregularidade houve, nasceu aqui, na semifinal (e a a culpa é da RTP). No ESC não se vota antes de todos os temas serem cantados (e note-se que aí já as canções foram publicamente divulgadas antes). Quanto ao facto de Emanuel dizer que ganhou um festival de cantigas, quem é a cantora que interpretou na sua carreira textos de Ary dos Santos, Eugénio de Andrade e Miguel Torga e diz: "Chamo-me... e canto cantigas"? Eu ajudo: foi madrinha da tal canção de letra longa a que se refere o anónimo das 14:11, criticou a canção vencedora e não reparou que a intérprete da sua canção preferida tinha uma péssima dicção (desculpada pelos seus adeptos pela má acústica do convento - certamente que só quando era ela a cantar as portas do dito se abriam...). Felicidades, Emanuel e Suzy!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo das 16:56
    Eu escrevi uma crítica face ao que refere (na semifinal) e até enviei um e-mail aos responsáveis do FdC na RTP a tecer essa crítica e outras... no atinente ao sistema de votação deste ano e para escolha de possíveis candidatos.
    Concordo com o que é referido anteriormente, de que o gosto musical é, de facto, subjectivo e reconheço que, à partida, há efectivamente um preconceito quanto ao denominado fenómeno "pimba" nacional (onde me incluo, dado não apreciar, de todo, esse género popular...). Já muito se falou aqui sobre a canção que se sagrou vencedora e a polémica em torno das votações; reconheço que a música é apelativa ("catchy") e bastante ritmada, que a voz da Suzy não é má (dispensava, contudo, aquela nota final mais aguda) mas a letra... a letra é do mais básico que há (e repetitiva até à exaustão). Não era a minha favorita à vitória, fiquei desiludido com o resultado final (e zangado devido ao espectro de corrupção/manipulação de resultados/obtenção de uma vitória de forma menos ética que paira no ar), reagi de "cabeça quente" (e até afirmei que o Emanuel não devia voltar a pôr os pés no FdC...) mas depois acrescentei que esperava que houvesse brio e profissionalismo do Emanuel e sua equipa para trabalharem na canção de modo a que a prestação portuguesa no ESC não fosse desprestigiante... estou, portanto, a aguardar pela versão final que será levada ao palco em Copenhaga. Não será, de todo, a minha favorita à vitória no ESC 2014 (e sim, sou Português e com orgulho, mas também possuo um espírito crítico no atinente ao que é produzido em Portugal). A ver vamos!...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo18:18

    Admira-me os criticos do Emanuel não criticarem o Nuno Feist e o Nuno Marques da Silva, autores que podem, e têm-no, grandes carreiras musicais, mas não sabem fazer canções para um programa de televisão que pretende canções que se "vendam" e captem a atenção do telespetador em 3 minutos. Não sabem fazer e já tiverem essa oportunidade em meia duzia de vezes como nenhum outro músico nos últimos anos, e nunca bem sucedidos em termos de classificação.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo18:21

    BRAVO Rui Neiva!!! Eu nao diria melhor! Excelente abordagem, excelente texto, excelentes palavras. BRAVO

    ResponderEliminar
  21. Anónimo18:54

    Caro comentador Nuno:

    Tem razão quando diz que a letra da canção vencedora é básica. Creia, porém, que, se se perguntar a uma pessoa comum do Centro da Europa o que conhece de música brasileira, a primeira resposta é “Michel Teló, Ai se te pego”. Para quem conhece Chico Buarque, Betânia, Gal, é um choque, mas é a realidade. Uma canção com uma letra banal, mas fácil de pronunciar, e com ritmo. “Quero ser tua” tem uma letra de facto pobre, mas, propositadamente ou não, com palavras curtas e sílabas fáceis de pronunciar (poucas nasais, por exemplo). Por outro lado, não seremos demasiado rigorosos em relação ao que se canta no nosso idioma e algo benevolentes para com letras em inglês? Não sei se nos sentiríamos mais contentes se a nossa letra contivesse estes versos: “Fui a toda parte por tua causa, arranjei o cabelo por tua causa, comprei lingerie nova, azul, e usei-a há uns dias; amor o meu propósito é direto e verdadeiro, a seta de Cúpido é só para ti, até pintei as unhas dos pés para ti, fi-lo há uns dias; amor oh amor, tenho de dizer-te o que sinto por ti, porque eu oh eu, não passo um minuto sem o teu amor.” São extratos da letra da canção vencedora do ESC em 2010. Nada disto retira razão ao que diz, nem pretende, evidentemente, levá-lo a mudar de opinião e muito menos menosprezar o que escreveu.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo19:10

    Caríssimos leitores e caríssimo Emanuel,

    1º) Graças a Deus que as minhas preces foram ouvidas e este pseudo-produtor-compositor (ou seja lá o que o Emanuel é) nunca mais voltará a fazer asneira num festival que os portugueses deveriam ter mais em consideração, porque, afinal, é a nossa imagem enquanto povo e cultura que está em causa. Porque se é para fazer esta coisa-que-até-enjoa-e-envergonha, mais vale apresentá-la num daqueles programas de domigo à tarde da sic ou da tvi, que eles até agradecem.

    2º) Na minha opinião, o Emanuel não devia "cuspir no prato onde comeu". Afinal, é graças à RTP que vai a Copenhaga e, para o bem e para o mal, vai ser internacionalizado. Já para não falar que não tem lógica nenhuma ir "fazer queixinhas" à TVI, que gozou forte e feio com a música dele.

    3º) Se pensa que "são só meia dúzia mas que fazem muito barulho" está absolutamente enganado. Talvez só meia dúzia de pessoas é que dá a cara e se manifesta, mas também existem as pessoas que, tal como eu, ou não podem ou não querem dar a cara pelas mais variadas razões.

    4º) Eu tenho imensa pena de ter tanta vergonha do que representa o nosso país, porém não me dão outra alternativa! Mas, sinceramente, não estou para bater sempre no mesmo assunto.

    Enfim, espero que o mau posicionamento que vamos ter este ano sirva de lição e que, para a próxima, haja coisa melhor...

    Marta Queirós

    ResponderEliminar
  23. Anónimo19:24

    Deus é grande

    ResponderEliminar
  24. Anónimo19:34

    Anónimo das 18:54
    A musica vencedora em 2010 foi a "Running Scared" do Ell & Nikki e a letra não tem nada disso......

    ResponderEliminar
  25. Anónimo20:14

    Caro anónimo das 19.34:

    A música vencedora em 2010 tem tudo o que traduzi (e mais umas "pérolas"). A canção que refere venceu em 2011. Aliás, pense um pouco: se o Azerbaijão, como diz, tivesse vencido em 2010, por que razão o ESC se realizaria na Alemanha em 2011 e no Azerbaijão em 2012, como sucedeu? Não seria muito lógico, pois não? Todos nos enganamos: só estou a corrigi-lo, nada mais.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo21:39

    pois, tem razao anonimo das 19h34...
    mea culpa...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo21:40

    Brilhante comentário, Marta Queirós!!!!

    ResponderEliminar
  28. Já vai tarde, deixa umas saudades que para o próximo FC a RTP vai perder audiências. A canção deste ano não é má, é péssima. Péssima em Portugal e em qualquer canto deste mundo. A eurovisão é um concurso de canções, mas insistimos em levar música sem qualidade. Desculpem-me não comparem isto com os Homens da Luta, que também era de fraca qualidade, mas carregada de simbolismo e enraizada na cultura portuguesa, daí a votação massiva do televoto.
    A RTP devia pôr os olhos no FC de 2009 e 2010, quando houve um leque de canções a cima da média, não se deve limitar a convidar alguns autores, deve sim permitir que todos os autores e compositores possam concorrer.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo22:45

    Marta Queirós, se o Emanuel é um pseudo-produtor-compositor, como dizes, tu és uma pseudo-intelectual, daqueles que só sabem querer impor os seus gostos a todos, que acham que são donos da razão. O Emanuel não cuspiu no prato onde comeu, pois o Emanuel não falou mal da RTP como, por exemplo, um Carlos Coelho já o fez várias vezes (especialmente quando não ganhou)- esse, sim, já cuspiu no prato onde comeu! O que envergonha o nosso País são meia dúzia de pseudo-intelectuais que teimam em querer poluir a nossa sociedade com os seus egos!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo22:49

    Manecas, olhar para 2009 e 2010 com canções acima da média??? Não me faças rir por favor!!! O dia das mentiras é amanha!!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo00:59

    O Babic também tinha dito o mesmo, que nunca mais voltaria a concorrer pela RTP. Aliás, ele ficou escandalizado com a RTP em Belgrado porque ela não lhe ligou pívea e ele, zangado, retirou-se para a Croácia, de onde assistiu ao CEC em família. Uma birra?

    Ooooh. Mas ele voltou!

    Mas não foi só ele que criticou a RTP. Tenho alguns anos de Eurovisão in loco e sempre ouvi dizer mal da RTP por parte dos artistas. A única vez em que não ouvi foi em 2007, e isto tem de ser dito, quando o Emanuel tomou conta de tudo e fez o trabalho todo com a excelente equipa dele. Isso eu pude verificar (entrevistei as cantoras do coro da Sabrina e o bailarino - todos excelentes). Partilhei (e os outros que me acompanhavam) muito tempo com eles todos. Foi tudo muito diferente. A aproximação, o ângulo de análise foi diferente.

    Senão os artistas esquecem-se que a canção representa a RTP e não a República Portuguesa. Os membros da nossa televisão que lá vão são funcionários públicos. Não têm o mesmo cumprimento de onda que os artistas que lá se apresentam. Os conflitos acabam por estalar, apesar da simpatia manifesta.

    Quanto à vergonha... quem tem vergonha enfia um saco na cabeça!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  32. Rui Neiva: isso é tudo muito bonito mas ninguém fica contente quando vê Portugal ano após ano sem ganhar ou ter uma classificação decente. Portugal participa à 50 anos e ainda nem um lugar no top 5 tem. Eu sempre quero ver se esta "cantiga", depois da "lavagem de cara" (espero para ficar menos azeiteira), consegue pelo menos passar à final. Inovação? Não a vejo. Para falar a verdade todos os compositores que por lá passam nem sequer devem ter visto alguma vez um ESC. A culpa nem é do Emanuel, é da RTP.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo15:28

    que violência, anónimo da 22:45!!
    estamos num país onde existe liberdade de expressão, e aquela foi só uma opinião...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo01:50

    Anónimo das 15:28, é por estarmos num país onde existe liberdade de expressão que EU expressei a MINHA! Lamento que não se tenha manifestado com a violência da opinião da Marta Queirós! Talvez não a tenha lido!

    Anónimo das 22:45

    ResponderEliminar
  35. Anónimo12:23

    Esta história não soa nada bem! O que dirá a comunidade eurovisiva por essa UER a fora. Mais parece um lavar de roupa suja tipo "a galinha da vizinha é melhor que a minha" e outras coisas que tais. Sigo o Festival há 30 primaveras, tem havido de tudo no tipo de música, bom mau. Não se esqueçam TODOS que isto é uma FESTA e um TRIBUTO à Música, aos autores, aos cantores e acima de tudos às ARTES. Também teria muito para apontar a certos episódios que ao longo dos anos de certo "jogo sujo" e influências de dinastias. Mas lembrem-se que tudo isto passa para a Europa e restantes países membros da Comunidade Eurovisiva. Sim concordo que existe muita falta de qualidade nas muitas músicas, olhem para LESTE EUROPEU e vejam o que de muito bom se faz por ai, mas tudo implica trabalho. Com este ambiente de "guerra" a somar aos estilos menos bons, nunca iremos Ganhar o Festival da Eurovisão!!!!, António Santiago, super fã eurovisivo

    ResponderEliminar
  36. Anónimo16:06

    g_afim, você deve ser muio novinho... Você acha mesmo que os compositores do FC nunca viram um ESC??? Acha isso mesmo, sem rir???

    E olhe que a música que levamos não é azeiteira, coisa nenhuma. Isso é capricho de auto-convencido. Quem é que lhe contou que o seu gosto pessoal era de génio?

    Para que os portugueses, que comentam aqui com tanta arrogância, arrumem já as botas eu digo-vos já uma coisa (e é fatal!): se há uma Arte em que os portgueses são REALMENTE FRACOS, essa Arte chama-se Música. E isso está expresso na História da Música Universal, onde só Domingos Bontempo, com umas coisitas e tal aparece a fazer uma pálida figura. De resto, desafio-vos a pôr aí a lista dos grandes compositores nacionais que ficaram na História da Música Universal! Vá, quem começa a lista?

    Arrogantes!

    E sabem em que Arte os portugueses são bons??? No artesanato popular. "Quando um português não tem o que fazer, faz colheres", é um ditado nacional. Pois, faz artesanato ao som da música Pimba e do Folclore, que esses sim, são a expressão da alma nacional popular, ao lado do desolador Fado. O resto é de importação.

    Quem quiser contestar, exijo provas!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  37. Anónimo18:58

    Caro comentador Rui Neiva:

    Em geral concordo com as suas opiniões e agora, salvo um ponto ou outro, também. Juntaria Carlos Seixas a Bontempo - de resto, não há como negar o que diz. Não concordo que o fado seja desolador - triste, nostálgico, sem dúvida; desolador, não. Se pensarmos nos intérpretes portugueses com alguma projeção internacional (no âmbito da "world music"), são fadistas. No que tem também razão é na questão do folclore: quase todos esses intérpretes de fado (seguindo o que Amália inteligentemente fazia) intercalam fados nos seus espetáculos internacionais com folclore. Quanto aos que criticam tanto o estilo "pimba" (mais difícil de definir do que parece), deveriam saber que antes havia a designação depreciativa de "nacional-cancenotismo" - hoje, "Oração" ou "Sol de Inverno" são cantados nos intervalos dos FC como homenagem aos intérpretes (muitos menos, o que é injusto, aos letristas/compositores), mas houve um tempo em que eram consideradas canções de baixo nível. Mariza canta "Rosa Branca" e ninguém diz que é mau; Florência, a sua (esquecida) criadora, era "nacional cancenotista". Os tempos mudam...Eu não gosto de canções com letras grosseiras, de uma vulgaridade desnecessária, mas letras simples não me incomodam. Incomoda-me mais o derrotismo de alguns e a falta de memória de outros. Há dias comentava-se aqui, com apreço, que Herman José se tinha referido depreciativamente à canção vencedora. Esse senhor, quando já se anunciava a sua baixa de popularidade, levava intérpretes e canções aos seus programas (no fim dos anos 90) de um baixo nível tal que "Quero ser tua" parece um ária cantada por Maria Callas. Esqueceu-se, provavelmente... Quanto à importância das letras no ESC, atente-se nas mesmas - ou será que por serem maioritariamente em inglês são melhores?

    ResponderEliminar
  38. Caro comentador Anónimo das 18:54 (e das 18:58):
    Agradeço o seu interessante (e construtivo) "feedback". Devo concordar que nem sempre prestamos muita atenção ao teor das letras em língua inglesa (falo por mim) pois, nesses casos, a música sobrepõe-se à letra; na nossa língua materna é mais fácil (e natural) estarmos atentos face ao que é cantado. Contudo, devo revelar-lhe que "Satellite" não era a minha canção favorita à vitória no ESC 2010 e acrescento que nem sempre uma boa posição final no ESC é sinónimo de qualidade, nem um lugar humilde representará falta de qualidade... aliás, a história do ESC está repleta de injustiças! Comungo consigo a aversão às letras brejeiras habitualmente associadas ao género pimba. Quanto ao folclore e às canções populares, nada a apontar; são, de facto, parte da genuína cultura musical portuguesa.

    ResponderEliminar
  39. Caro Rui Neiva:
    1º Sim, acho mesmo que os compositores do FC nunca viram um ESC. Tem visto os FC dos últimos anos? Não me parece.

    2º A canção não é azeiteira, que ideia! O meu gosto pessoal pode não ser de génio mas a sua avaliação musical também não é grande coisa.

    (A quem chamou de arrogante, mesmo?)

    3º Eu concordo quando diz que os portugueses são fracos no que toca a música, basta ver o mercado nacional. Até posso não ter ninguém para incluir na lista de prodigiosos compositores portugueses mas atrevo-me a dizer que Emanuel não fará parte dela.

    4º Então todos os artesãos gostam de música pimba? Estamos a falar de artesãos de que idade? Os mais velhotes eu acredito mas gostam mais do Folcolore que não renego. A música Pimba também não renego, agora o Pimba Azeiteiro deste género poupem-me. Só que os artesãos não são todos da mesma idade e não me parece que os artesãos mais novos ouçam isto. Quer provas? Vá às feiras que mostram estes artesãos e comprove as suas idades e os seus gostos musicais.

    Espero que, ao alterar a canção, a Susy tenha mais probabilidade de sair do ESC 2014 com um bom resultado. Quanto ao Emanuel só lhe dizia o seguinte: se acha que isto é um festival de "cantigas" porque se deu ao trabalho de participar?

    ResponderEliminar
  40. Anónimo17:08

    Lá vou ter de fazer umas adendas ao g-afim...

    1 - Não deu provas de nada e cometeu ainda mais erros: pelo menos 4 dos compositores do FC 2014 já estiveram num CEC. Ao Emanuel vi-o lá em 2007! Agora não venha dizer que eles nunca viram um CEC!

    2 - Agora deu em inventar o estilo "Pimba azeiteiro"... Só se for o que se adequa àquele que os estudantes universitários chamam para as suas festas de fim de curso... Veja lá se adivinha a quem me estou e referir e que não tem nenhuma composição de nível intelectual! Mas eles lá sabem porque o convocam.

    3 - Eu percebi que seria incapaz de pôr um nome na lista mas não precisava de acrescentar a ela o do Emanuel; nunca ninguém o quis pôr lá. Mas não comece a dar ideias. Nem para ele nem para os outros que defende!

    4 - Não diga mais disparates. Se quiser dou-lhe não só o nome de feiras como de festas poplulares. Na desordem, pode ser: Paredes, Alijó, Favaios, Valongo, etc.. E conheço jovens de 28 anos que para a festa da aldeia me falaram num tal desse pimba azeiteiro para encher a praça... Deve ser o tal bem amado dos universitários. Então quem lhe disse que isso era gosto de velhos? Você só tem "clichés" nessa cabecinha.

    https://www.youtube.com/watch?v=hla3Avlz5xo

    Cumprimentos.

    Rui Neiva

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.