Slider

FC2014: O que falta saber sobre o Festival da Canção

O Festival da Canção faz parte do ADN da RTP”, começou por afirmar Luís Castro, gestor da RTP1, na conferência de imprensa desta tarde na sede da RTP para apresentar a seleção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção.


Acompanhado por José Poiares, responsável pela produção do programa, e por Ramon Galarza, produtor musical, Luís Castro afirmou que o festival é “uma das principais marcas da RTP”, sendo por isso, “uma aposta do canal 1”.

A reunião com os média serviu para apresentar o modelo de seleção e organização da canção que representará Portugal no Festival Eurovisão, a ter lugar em Copenhaga, informação que já temos vindo a difundir. Novidades prendem-se com o sistema de votação: questionámos se o televoto estará aberto aos estrangeiros e se haverá limite de votos por telemóvel. Luís Castro explicou que a RTP ainda está a estudar estas hipóteses com as operadoras de comunicações: “Gostaríamos de abrir o televoto às comunidades de emigrantes, mas não sabemos se tecnicamente tal é possível. Por isso, estamos em conversações com as operadoras”, respondeu ao ESCPORTUGAL o gestor do Canal 1. Relativamente à nossa pergunta sobre a limitação de votos por telemóvel, José Poiares afirmou que, na semifinal, “contará apenas um voto por cada número de telemóvel, concretamente a última chamada efetuada”. Já no que diz respeito à final, “não haverá qualquer limite, estando as linhas abertas durante toda a semana”. Após a conferência de imprensa, alguns músicos e artistas participantes demonstraram preocupação com este cenário de não haver limite de votos válidos por telefone, facto que poderá levar a RTP a rever esta situação. A ver vamos…



Relativamente à ordem de atuação, ficámos a saber que a ordem de atuação da final será a mesma da semifinal, excluindo naturalmente as canções que entretanto foram eliminadas. 

Outro órgão de informação perguntou se haverá a edição de um CD, com os dez temas a concurso, ao que a resposta foi negativa. “A RTP não faz CD’s, e só editaremos se houver alguma editora interessada”, facto que não terá acontecido até ao momento.

Quanto à promoção das canções, José Poiares afirmou que os programas diários da RTP1 darão o devido destaque “às cinco canções que passarem à final, durante toda a semana”. Por fim, quisemos saber quando estarão as canções disponíveis para audição. “Apenas durante a noite da semifinal”, respondeu.

Por fim, José Poiares informou que Henrique Feist será o responsával pelos entre-acts da final do FC2014, os quais terão como temática os 50.º aniversário da 1.ª participação de Portugal na Eurovisão. Diversos artistas marcarão presença.



Nelson Costa e Eurico Alves em direto de Lisboa. 


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:ESCPORTUGAL, RTP; Imagem: ESCPORTUGAL

32
( Hide )
  1. Anónimo19:58

    Não ha cd's, nao ha promoção......

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:01

    o que? so iremos saber as cançoes dia 8 de março? oh meu deus... NÃO ACREDITO!

    ResponderEliminar
  3. As canções ainda nem devem estar acabadas...seria dificil de as editar a tempo do certame!..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:05

    Os outros paises apostam em promoção, divulgam a sua musica, e ainda fazem videoclipes, e nas finais nacionais apresentam sempre as canções para o publico ouvir em versão estudio, e a rtp? a rtp não apostam em promoção, nem em divulgação, e muito menos fazem videoclipes, e as musicas só no dia 8 de março? e se forem todas más? e sinceramente isso vai ser prejudicial para os primeiros cantores como a catarina pois o publico vai querer ouvir todas as musicas e só depois votar, ou seja vão votar nos ultimos, a rtp acha isso justo? eu não acho... por alguma razão portugal nunca ganha, a rtp não faz por isso , mudem de emissora!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:24

    Obrigada pelo excelente trabalho. O escportugal está e parabens por tao exaustivos artigos

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:44

    Catarina Pereira!!! Ojalá fuera ella ^_^

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:08

    “O Festival da Canção faz parte do ADN da RTP” - e tratam-no assim tao mal ?

    ResponderEliminar
  8. Até agora tem sido boas noticias, mas isto das votações e de não haver promoção seja de que género for as musicas do FC é uma treta :/

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:59

    Nada do que se queixam por aí é exatamente um drama ou em certos casos verdade!

    A maioria das finais nacionais não revelam as canções com antecedência, ou qdo o fazem é apenas segundos e nos dias imediatamente anteriores que nao dao noção nenhuma das canções (ex: Melodifestivalen). Também nao se ganha nada de especial em conhecer as canções anteriormente. Eu considero que o primeiro impacto da canção é fundamental na escolha de uma canção para a eurovisão.

    A promoção da rtp costuma ser fraca é um facto. Mas espero que comecem a passar anuncios nos intervalos e a fazer reportagens nos talk-shows com os interpretes.

    As votações de facto são um caso bicudo. Também defendo que se deve limitar a um voto por telefone, é mais justo para o concurso. Mas tb é preciso compreender a posição da rtp, as chamadas de valor acrescentado se calhar podem pagar boa parte do festival. A ser um voto por telefone não faz muito sentido ter as votações abertas 1 semana.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:18

    E apresentadores ? Nada de Silvia Alberto espero

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:36

    Mas alguém me explica, bem explicado, o que é que o Ramon faz ali outra vez? Todas as suas experiências no ESC falharam.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:37

    Nalguns dos pontos mais importantes a RTP volta a falhar. Então com tanta experiência nesta andanças e a RTP volta a cometer erros destes?

    Na final não há limites de votos por chamada, oh RTP?! E porque tanto segredo que só na semifinal é que as pessoas poderão ouvir as canções?!

    Essa conversa de que "há canções que ainda não estão terminadas" não funciona ... pelo contrário: ora se a esta altura do campeonato as canções não estão terminadas, então que é que isso diz da qualidade musical que será apresentada na semifinal?! É que já falta pouco tempo ... Vão apresentar-nos canções terminadas à pressa, sem grande qualidade é isso?

    O secretismo das canções é algo muito português ... querem manter tanto segredo para quê? É pôr as canções a circular na internet o mais rapidamente possível, pôr os estrangeiros a falar e a ouvir as canções ... colocar a estrangeirada a falar de Portugal e dar aos fãs portugueses a noção de que canção poderá resultar lá fora ...

    E a data do FC é sempre tão tarde ... deveria ser sempre em Fevereiro.




    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:37

    só espero é que a Carla Ribeiro, se ganhar, não faça em Copenhaga uma cara de quem viu o susto, como aqui: http://www.escportugal.pt/2014/02/fc2014-carla-ribeiro-canta-cancao-de.html

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:39

    O meu TOP 3 sem ordem específica:

    02 | "Eu Vou" | Ivo Lucas
    05 | "Emoção" | Ricardo Afonso
    06 | "Ao Teu Encontro | Rui Andrade

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22:45

    Vergonha as músicas so saírem dia 8!!!!! -.-

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22:56

    hun... isso significa q a cancao do emanuel e a ultima a atuar na semi e na final?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:24

    sinceramente é uma estupides absoluta sabermos só as musicas em março, a moldávia escolhe no mesmo dia que nós e já tem as musicas divulgadas, o melodifestivalen não divulga as musicas mas começa cedo, ao contrário de portugal que é só em maio, porque raio a rtp não quer divulgar as musicas? acho que isso vai ser muito prejudicial mas ok, a rtp em 50 anos nunca fez um bom trabalho jamais o fazia agora, mudem de emissora!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:31

    tanto secretismo... lembram-se de 2005 que até à reunião da EBU ninguém sabia qual a música de Portugal? E no fim, saíu aquela PORCARIA, uma das canções mais mal cantadas num palco eurovisivo, com um cantor que não conseguia cantar alto e a parceira que parecia uma macaquinha assustada.

    ResponderEliminar
  19. Ai e continuam com o poiares e o galarza.. não abrem os olhos mesmo. Jesus que é dificil..

    ResponderEliminar
  20. Ai e continuam com o poiares e o galarza.. não abrem os olhos mesmo.. Jesus

    ResponderEliminar
  21. Anónimo00:07

    Moral da história: o que vai levar o cidadão comum a gastar dinheiro no televoto ? Não havendo artistas muito populares, os fans não vão ser muitos a votar. então, quem ganhar vão ser aqueles que tiverem dinheiro para gastar

    ResponderEliminar
  22. Anónimo00:19

    Concordo plenamente com o Anónimo das 21:59.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo00:21

    O facto de não haver limite de chamadas pode levar a injustiças no festival.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:23

    Esta gente é um riso... Ainda nem sequer ouviram as músicas e já estão a fazer top's.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo06:37

    devia se apostar na promoção..

    ResponderEliminar
  26. Anónimo08:49

    oh minha gente, nao percebo tanta indignação pelo facto de só conhecermos as cançoes na semi final. não foi sempre assim? e pk não ver as coisas deste prisma: com uma semi final vamos poder conhecer as canções todas uma semana antes da final!! sempre é melhor do que so havendo uma final... (se bem que a estrategia da rtp é puramente comercial ou seja ganhar dinheiro durante uma semana com os votos).
    pode não haver promoção antes mas estou certo que vai haver durante a semana entre a semi final e a final para incentivar as pessoas a votar!

    FGonçalves

    ResponderEliminar
  27. Anónimo10:14

    As fotos estão giras

    ResponderEliminar
  28. Não concordo com o facto de as canções apuradas continuarem a ter a mesma posição, para isso com forme iam sendo reveladas iam ocupando os lugares da final.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo16:51

    Sempre a mesa falhada equipa e sempre os mesmos erros. Não vale a pena. Os 50 anos do FC deviam ser uma celebração dos novos tempos, mas continuarão a ser uma celebração do "oh, tempo, volata para trás"...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo20:20

    A conferência de imprensa poderia, por exemplo, ter sido usada para explicar a razão de se terem endereçado convites a estes compositores. Sucessos populares? Poderiam indicar um sucesso popular de Jan van Dijk? Ganhou em 1990, é certo, mas terão convidado o compositor da canção de 1994? Boas classificações em FC anteriores? Qual foi o resultado "arrebatador" do tema de Tozé Santos em 2012? Tudo bem que as canções só sejam conhecidas na noite da semifinal - esperemos só (mas, por acaso, até duvido) que as linhas para votação só sejam abertas após ter sido cantada a última canção. É que, se as canções não são divulgadas antes, como é possível votar antes de todas serem escutadas?

    ResponderEliminar
  31. Anónimo01:06

    nunca ganharemos um esc... como é possivel que só dia 8 de março é que iremos ouvir as canções? na propria semi final, sinceramente

    ResponderEliminar
  32. Anónimo12:12

    Anónimo das 1:06, é exatemente por isso que Portugal nunca ganhou o ESC. Se a canção fosse conhecida em Dezembro o resultado seria vitória certa. Este ano já sabemos a Ucrânia vai vencer já que foi a primeira a revelar a sua canção. Lol

    Portugal nunca ganhou o ESC como nunca ganhou um Euro ou Mundial de futebol, como nunca ganhou um oscar, nunca ganhou nenhum grammy/premio mtv e afins; como raramente ganha uma medalha de ouro nos jogos olimpicos.

    Não será melhor comparamo-nos com paises da nossa dimensão: populacional, económica, cultural?

    Não estaremos mais proximos de uma Albânia ou Moldávia ou Bulgária ou Eslovénia do que propriamente da Alemanha, Ucrânia ou Suécia!?

    Se calhar mais do que a música contam todas essas coisas!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.