Slider

Rússia: A Eurovisão nos Jogos Olímpicos de Inverno 2014

A cidade russa de Sochi recebeu, nas três últimas semanas, a vigésima segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Saiba algumas curiosidades eurovisivas acerca desse evento!

A Rússia recebeu, nas últimas três semanas, a vigésima segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, tornando-se o maior evento organizado pelo país desde a organização do Eurovision Song Contest 2009. Apesar de ser uma competição desportiva, a Eurovisão esteve bastante presente nas três semanas de competição, existindo mesmo medalhados que fazem parte do longo historial do certame. Não perca mais tempo e conheça algumas dessas curiosidades:

t.A.T.u. regressam aos palcos e atuam na cerimónia de abertura
As mais polémicas representantes russas no ESC, t.A.T.u., foram uma das convidadas especiais da cerimónia de abertura da competição, tendo deixado toda a imprensa surpreendida. A dupla que em 2003 tinha nos seus planos beijar-se durante a atuação no ESC, subiu ao palco com o tema Not Gonna Get Us, um dos seus mais internacionais temas e com o qual também atuaram no interval act da primeira semifinal do ESC2009.

Evgeni Plushenko conquistou a primeira medalha de ouro para a Rússia e iguala recorde histórico
Acompanhou Dima Bilan na sua vitória em Belgrado e em Sochi voltou a fazer história! Evgeni Plushenko conquistou a medalha de ouro de patinagem artística por equipas, sendo essa a primeira medalha de ouro do país, igualando assim o recorde de número de medalhas de um patinador: 4 medalhas! No entanto, Evgni falhou a quinta medalha do seu historial, ao retirar-se da competição individual devido a uma lesão nas costas contraída uns dias depois da vitória por equipas.

Yulia Lipnitskaya patinou ao som de Nocturne
Uma das sensações desta edição dos Jogos, Yulia Lipnitskaya, ingressou a equipa russa de patinagem artística, tendo vencido nas duas séries em que participou, numa delas ao som de Nocturne, tema vencedor do Eurovision Song Contest 1995. No entanto, Lipnitskaya, que se tornou a segunda mulher mais jovem a conquistar o ouro olímpico, falhou o pódio na competição individual, depois de uma aparatosa queda durante a prestação. Aceda a uma das prestações de Yulia ao som do tema vencedor do ESC1995:



Depois de Oslo, será Sochi a segunda cidade a receber as duas competições?
13 das 21 edições dos Jogos Olímpicos de Inverno foram realizadas em países que participam, ou participaram, no Eurovision Song Contest, mas apenas uma cidade se orgulha de receber as duas competições: Oslo recebeu as Olímpiadas de 1952 enquanto que sediou o ESC 1996 e 2010. No entanto, a capital norueguesa é uma das candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2022, enquanto que Estocolmo retirou a sua candidatura devido a falta de apoio político. Será Sochi a segunda cidade a receber as duas competições?

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ChannelOne/ESCPortugal
2
( Hide )
  1. Anónimo00:13

    bom artigo. Só podia vir do Nuno, claro. Parabéns muito bem escrito, pertinente e informativo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:44

    Nocturne, a melhor ESC song de sempre

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.