Slider

FC2014: Quem são as equipas convidadas pela RTP?


A poucas horas de conhecermos os compositores convidados pela RTP para assinarem os temas do próximo Festival da Canção (FC2014), e os artistas que por sua vez irão dar voz e corpo às canções concorrentes, eis alguns dos nomes de que se fala. A confirmação apenas será dada aquando da publicação da lista oficial por parte da RTP.


EMANUEL


Emanuel informou o ESCPORTUGAL que foi convidado a participar no Festival da Canção 2014. Surgiu, assim, há dias o primeiro dos dez compositores que deverão participar na seleção nacional para o festival Eurovisão (ESC2014). Aguarda-se um tema ao estilo dos novos ritmos que têm catapultado a sua carreira para a ribalta. A sua experiência no ESC2007, como compositor e produtor de "Dança comigo (vem ser feliz)" poderá ser uma mais-valia para este festival. Mas isto, é claro, se a RTP confirmar o seu nome.




ANDREJ BABIC E CARLOS COELHO


Esta será a 5.ª participação desta dupla na seleção nacional para o festival Eurovisão, depois das participações em 2008, 2010, 2011 e 2012, com duas vitórias no curriculum: em 2008 com "Senhora do Mar (negras águas)" e em 2012 com "Vida Minha". Em 2008, Portugal chegou à finalíssima da Eurovisão pela primeira vez desde que as semifinais foram introduzidas no concurso, e em 2012 a sorte já não foi a mesma, com "Vida Minha" a conquistar apenas o 13.º lugar da semifinal 2. Para 2014, espera-se um tema “catchy” interpretado, quem sabe, por uma voz masculina.




NUNO FEIST


Nuno Feist poderá voltar ao Festival da Canção. A confirmar-se, esta será a 7.ª participação do maestro na seleção nacional portuguesa. Por três vezes concorreu com a sua musa inspiradora, Vanessa Silva, contudo, desta vez, a artista estará envolvida, como “mentora” e na mesma data, no programa da TVI “A tua cara não me é estranha”. Será que este facto poderá condicionar a sua participação no FC2014? Para a RTP, e considerando outras experiencias passadas, Vanessa poderá voltar ao festival.




TOZÉ SANTOS


A voz da banda “Per7ume” foi o responsável pela letra e música de “Redescobrir Portugal”, o tema interpretado por Gerson Santos no festival de 2012. Tozé Santos poderá estar de volta ao festival deste ano, desta vez talvez com um fado canção. A ver vamos o resultado final, se se confirmar esta entrada no FC2014.




RUI ANDRADE


Rui Andrade será dos artistas que mais tem demonstrado, publicamente, a vontade e o desejo de representar Portugal na Eurovisão. O cantor terá um tema já preparado desde 2013, cuja letra será sua e a música de um compositor que já pisou o palco da Eurovisão representando outro país. A confirmar-se esta participação, teremos pelo menos duas parcerias internacionais no FC2014.




JOÃO MATOS


João Matos será uma estreia no Festival da Canção, caso se confirme a sua participação. João Matos está ligado a vários artistas nacionais, nomeadamente a Áurea quando, em 2010, fez parte da equipa do primeiro álbum da cantora.




TIAGO PAIS DIAS


Tiago Pais Dias e Mariza Liz fazem parte da banda Amor Electro e, em 2012, foram respetivamente compositor e letrista da canção “Amor é maior que a vida” interpretada por Joana Leite. Tudo aponta para que regressem ao festival da canção deste ano embora, até à confirmação da lista por parte da RTP, tudo pode acontecer. A dupla estará à procura de uma voz especial…




OUTROS NOMES

Outros nomes que têm estado ligados ao Festival não deverão voltar à edição deste ano. São os casos de Johnny Galvão e Rui Reis, autores de “Será o que será” pela voz dos Cumplice’s e que em 2012 alcançaram o 2.º lugar. Também Miguel Majer, compositor entre outros de “Amor a preto e branco” (3.º lugar no FC2012) pela voz de Rui Andrade, não deverá participar no FC2014. José da Ponte, histórico do festival com duas entradas na Eurovisão (“Lusitana Paixão” em 1991 e “Amar” em 2005) também não deverá participar no FC2014, a exemplo de Menito Ramos (autor entre outros temas de “Um poema na bagagem” em 2012 interpretado por Arménio Pimenta) , que está neste momento envolvido no lançamento de um novo CD. José Félix também poderá estar de fora do FC2014. Este autor e compositor já apresentou vários temas seus no festival, nas vozes de Axel, Jorge Guerreiro e Tayti.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: RTP

30
( Hide )
  1. Anónimo20:31

    Muito bem. Estou curioso com o João Matos que tem um percurso interessante com a Aurea (este tema que está na notícia nem sequer é dos mais felizes deste produtor)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:32

    O grande maestro Nuno Feist. Sou fã dele e temos todos de reconhecer que é uma mais valia para o festival, dada a sua experiencia e grandes canções que faz . A Alvorada ainda hoje me arrepia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:38

    Toze santos? Fico contente! Ele não foi feliz com o cantor do FC2012 mas este ano como são os compositores a escolher pode ser que tenha mais sorte. Que faça algo ao estilo dos Perfume

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:39

    fado denovo? MAS SERÁ QUE A RTP NÃO CANSA DE FADO? A RTP NÃO ENTENDE QUE FADO NÃO RESULTA NO ESC, APOSTEM EM POP PELO AMOR DE DEUS!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:39

    Desiludido e decepcionado. Espero que isto esteja tudo mal e benha sangue novo, gente nova . vá lá, o João Matos é novo nestas andanças

    ResponderEliminar
  6. Será que é desta que vamos ter um Festival digno recheado de boas canções?
    Estou bué ansioso!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:42

    TOZÉ SANTOS a levar mais um fado ao fc, enfim se for como a musica de 2012 nem vale a pena participar... e já agora, fado não funciona no esc porque então levar fado ao fc? chega se musicas secantes ok?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:48

    propostas muito interessantes confesso, mas o facto de tozé santos levar um fado leva-me a pensar, porque mais um fado no festival da canção?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:50

    gostava que o rui ou a vanessa nos representassem , mas se a vanessa perder nunca mais irá participar , e se o rui perder para o ano vai participar em outro país :/

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:56

    ANONIMO DAS 20.48: o n.º de fados no festival da canção contam-se pelos dedos! Na Eurovisão, nunmca levámos um verdadeiro fado! Nem mesmo a canção interprtdada por Carlos do Carmo em 1976 era um fado puro. Porque não um fado canção??

    ResponderEliminar
  11. Anónimo20:58

    Fico muito contente que nomes como o de Nuno Feist estejam de volta ao FC, mesmo depois de ter sofrido tantas e tantas injustiças.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:03

    Onde estão os estrangeiros?? Oh god! :c

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:06

    A melhor canção de 2012 foi, sem sombra de duvidas,a da dupla dos amor electro. Infelizmente a cantora nao esteve a altura. Como são eles que têm e escolher o artista , e não a RTP (o que eu acho muito bem) estou expectante. Ah! Obrigado EScPortugal por nos darem estas noticias todas e todas

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:07

    anónimo das 21.03: entao nao sabes ler: Andrej Babic e o que trabalha com o Rui Andrade. mas aqui ainda não estao os 10 nomes

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:09

    Oh pá que queria alguem mais moderno. tantas bandas bem porreiras e DJ's também... por favor

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:10

    Fado nao resulta, porque nunca levamos um fado a sério e mto menos com a composição certa.

    Experimentem uma canção como o fado da despedida de Liana e digam-me se aquela canção não tinha tudo para fazer tanto ou mais sucesso que Pastora Soler na eurovisão! Quando ouvi esta canção via imediatamente no palco na eurovisão. Porque nao convidarem o La Féria para o festival como Andrew Lloyd Webber pelo Reino Unido em 2009? Pelo menos tem visão de espetáculo.

    Confesso que me faz confusão essa obsessão de muitos pelo Pop-dance para representar Portugal. A música é mais do que isso, e nem acho que seja aquilo que no momento atual seja mais bem sucedido na eurovisão (deixou de o ser em 2009!). Para além de que o Pop-dance não faz parte do ADN da música portuguesa.

    Uma canção Pop-dance pode representar Portugal mas se de facto for a melhor canção e não porque sim!

    A RTP pediu fados? Que eu saiba não se restringiu o festival a nenhum estilo musical (só aconteceu em 2012) apenas se pediu alegria no palco! Deixem os compositores fazer o seu trabalho sossegados de acordo com o que mais gostam e para o que estão mais inspirados.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:14

    anonimo das 21.10: pensei o mesmo qdo vi aquele video fantastico da Liana. Por isso sempe achei que estamos a perder tempo com o festival da canção, que só cativa os mesmos de sempre, quando temos belissimos cantores e cançções PROFISSIONAIS que não se submetem (e muito bem) a festivais de amadores

    ResponderEliminar
  18. Anónimo21:21

    Anónimo das 21:14 não acho que estamos a perder tempo com o FC, só acho é que a maioria dos compositores não vê a eurovisão (ou viu no tempo em que era a preto e branco!) e por isso não trazem as propostas certas. Aparecem com canções perfeitas para a década de 70 e 80!!

    Se virmos bem, todos se queixam que são sempre os mesmos a participar no FC, mas se não forem nomes como Babic, Feist, Emanuel a salvar o FC...certos anos seria um perfeito desastre.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:24

    PORTUGUESES ENTENDAM, OS EUROPEUS NÃO GOSTAM DE FADO!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo21:28

    Sim anónimo das 21:24, é por isso que quase todos os fadistas fazem digressoes pela Europa, cheios de sucesso! Quem são os outros artistas portugueses que o fazem....???

    Não me venha dizer que fazem essas concertos para emigrantes portugueses porque é simplesmente mentira!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo 21:24....Penso que não podias estar mais errado... A única música Portuguesa que vende fora do nosso País é mesmo o fado... Parabéns RTP por enquanto estou a gostar... Parece-me que estão a tentar mudar alguma coisa... :-)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo21:43

    Que bom!!! Adoro ler estas noticias!!! Sou emigrado em Londres sou fan da Eurovision e como devem imaginar tudo o que tem a ver com Portugal e o Eurovision ate me arrepiam os pelos! Por isso peço que continuem a publicar estas noticias que são o unico elo de ligação que eu tenho com Portugal/Eurovision

    ResponderEliminar
  23. Anónimo22:12

    Quero novidades, sangue novo, gente nova a ser chamada para o FC, aqueles que fazem as canções que se ouvem nas nossas radios e se dançam nas nossas festas

    ResponderEliminar
  24. Anónimo22:43

    Parabéns ESCPortugal por estas primeiras noticias, todavia não sendo oficiais deixam-nos espectantes ao evento que se aproxima.

    Ninguém tem o dom da verdade e a chave do sucesso da eurovisão, pois se tal acontecesse já outros países tinham a vitória assegurada.

    De certo modo todos reconhecemos fácilmente que tudo tem a ver com a inspiração, talento natural, muito trabalho, profissionalismo e a canção sensação no momento certo. Não interessa o estilo, origem, arranjos e tudo mais que julgamos ser o mais certo para a eurovisão, pois já vimos de tudo vencer e vingar neste certame.

    A nós enquanto apreciadores e seguidores deste evento, estou certo que devemos sim pedir, qualidade, profissionalismo e apoiar os compositores e cantores para que estejam inspirados e triunfem em cima do palco. É claro que para isso teremos de ter o melhor! E o melhor é mesmo a segurança, o talentoso, saber ser artista e que combinado com um bom momento de inspiração dos compositores pode angariar a atenção dos telespectadores de todo o mundo.

    Com isto tudo, lembro do momento único e transversal ao que alguma vez poderíamos esperar... Vânia Feranades - Senhora do Mar, que conseguiu este momento chave por todas estas combinações que nem sempre surgem, mas que gostaríamos que acontecesse mais vezes para as nossas representações neste certame.

    Não sou fanático pela Vânia Fernades, Carlos Coelho e Andrej Babic, muito menos fã, mas sou um mero seguidor do ESC e da música que reconhece que estar sentado num sofá à espera de ver um espectáculo e ser surpreendido com um momento arrepiante e até me emocionar é a melhor coisa que a música nos pode passar e nos dá por vencidos e convencidos que temos talente, temos qualidade, temos extraordinária música em Portugal!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo22:59

    Boas vozes e que espero não sejam esquecidas: BRUNO CORREIA (OT) e BIANCA ADRIÃO. Dois vozeirões que a Europa tem de ouvir!!!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo23:11

    Espero que o Rui Andrade não seja confirmado!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo23:25

    "A dupla estará à procura de uma voz especial… " Espero que a encontrem pq a Mariza Liz e o Tiago até tinham ali uma boa musica na voz pouco especial da Joana Leite.

    E ñ percebo pq é que o Tozé dos Perfume vêm com o fado se ñ é isso que ele faz para a sua própria banda!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo00:03

    Eu leio com cada barbaridade! Nós para a nossa dimensão, um dos maiores conjuntos de artistas, neste caso cantores, que têm projeção e dão concertos lá fora, precisamente por causa do FADO!!! Qual é o drama de levar fado e todas as variantes de fado à Eurovisão?! Pop?! Temos pop onde?! Só mesmo feita pelo Emanuel!!!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo01:31

    Desculpem, mas ri-me com alguns comentários... O Fado é a melhor aposta para o ESC ?! Estou a imaginar um fado a ganhar o ESC ou os europeus a terem fado nos mp4... lol Portugal tem de sair do registo de baladas e mostrar algo diferente, por exemplo rock, pop - dance ... há muitos géneros que podem resultar no ESC. Claro que o pop "atrai" mais gente daí a maioria pede pop. E também deveríamos ter melhores performances porque pelo que vejo Portugal só usa o "vento" ( não me admiro ,só leva baladas).

    ResponderEliminar
  30. Anónimo01:31

    O Tozé que não invente!!! Que faça algo como faz para a sua banda. Fado? No Thanks!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.