Slider

[especial 2013] Personalidades do ano


Num ano cheio de emoções fortes, destacamos no 3.º artigo do ESPECIAL 2013 algumas das personalidades que se destacaram no ano.


ALBERTO DA PONTE

A RTP foi notícia por todos e mais variados motivos. O presidente do conselho de administração da RTP, Alberto da Ponte, representa aqui a estação que viveu ao sabor das vontades políticas que, ora defendiam a privatização da estação, ora optavam por manter tudo como está. E com tantos avanços e recuos, as audiências do canal 1 caíram a pique, os centros de produção regionais estagnaram, a participação de Portugal na Eurovisão foi suspensa um ano... e um ano depois, não se conhece ainda qualquer projeto sustentado para a estação pública.

ANOUK

Cantora e compositora de bastante sucesso, sobretudo na década de 90, representou a Holanda em Malmö, conseguindo levar o país à grande final depois de 9 anos de ausência. Foi eleita pelos leitores do ESCPORTUGAL como a personalidade do ano.

BONNIE TYLER

Com 61 anos de idade, a cantora galesa que por três ocasiões foi nomeada para os Grammy, sendo por muitos considerada uma das cantoras do século, representou o Reino Unido com o tema "Believe In Me". É muito bom ver artistas de sucesso inegável participarem na Eurovisão.

CARLOS DO CARMO

Ao celebrar 50 anos de carreira, Carlos do Carmo mantém a abertura às novas gerações e a experiências musicais. O disco de duetos com uma dezena de fadistas mais novos mostra Carlos do Carmo, com 73 anos de idade, com a qualidade e a ousadia de sempre.

DORA

Depois de ter estado desaparecida das luzes da ribalta durante vários anos, Dora regressou em grande no programa líder de audiências “A tua cara não me é estranha”. Mas foi com a ousada produção fotográfica para a revista Playboy Portugal que a cantora andou de boca em boca, pelas melhores e piores razões. Dora protagonizou, aos 46 anos de idade, um ensaio inspirado no Carnaval, chegando a surgir em nu integral.

EMMELIE DE FOREST

A cantora dinamarquesa ganhou a edição de 2013 do festival Eurovisão, o 3.º troféu conquistado pelo seu país no concurso. Quem a conheceu no festival de Malmo considera que Emmelie, para além de excelente cantora e performer, é verdadeiramente genuína e humilde.

FARID MAMMADOV

O Azerbaijão alcançou o 2.º lugar do festival de 2013 e Farid Mammadov foi o rosto, a voz e a performance de um país que, mesmo tendo acabado de organizar um festival no ano anterior, continua a apostar forte e com vontade de ganhar de novo.

GAIA CAUCHI

A pequenina Gaia, de 11 anos de idade, ganhou o Festival Eurovisão Júnior, conquistando para Malta o seu primeiro troféu eurovisivo de sempre. Uma voz única e uma presença em palco muito profissional vão levá-la, no futuro, a outros palcos… disso não temos dúvidas.

HELENA PAPARIZOU

9 anos depois da sua vitória no festival Eurovisão, Helena Paparizou quer voltar à Eurovisão, desta vez através da seleção da Suécia. A canção “Survivor” é, de acordo com os media, uma canção sobre a sua própria vida.





JOSÉ CID

São poucos os artistas que se podem gabar de ter 71 anos de idade, de terem gravado milhares de temas e continuarem a encher concertos. Foi o que aconteceu ainda recentemente no Campo Pequeno, em Lisboa. José Cid é quase uma lenda viva da música em Portugal, um artista que continua a surpreender.

MARIJA SERIFOVIC

A vencedora do Festival Eurovisão em 2007 assumiu em 2013 a sua homossexualidade, precisamente no seu país-Natal – Sérvia – onde muitas lutam diariamente contra a homofobia reinante. Será que este será um exemplo para a mudança de mentalidades ou, pelo contrário, a sua carreira de sucesso sairá prejudicada? A ver vamos o que vai acontecer em 2014…

RUSLANA

Ruslana juntou-se aos manifestantes nas ruas de Kiev que protestam contra o afastamento da Ucrânia em assinar um acordo de cooperação com a União Europeia em favor de uma reaproximação à Rússia. Há semanas que a cantora luta pelas causas que acredita e, inclusive, cancelou uma atuação na Eurovisão Júnior, em Kiev, solidária com os manifestantes.

SARAH DAWN FINER

Também conhecida como Lynda Woodruff, Sarah Dawn Finer é uma bem conhecida comediante e cantora sueca. Os seus clips em jeito de “sketches” humorísticos ao longo da edição de 2013 do festival Eurovisão são já um clássico! E isto sem esquecer a performance de “The Winner Takes it All” durante o intervalo do ESC2013.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL
4
( Hide )
  1. Anónimo01:14

    Muito bom artigo!

    Pena o Farid não feito um nú integral como a Dora LOL

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:14

    Muito bem escrito com boa seleção de personalidades. Eu acrescentaria a apresentadora do ESC, pois há muito que não se via um apresentador sozinho e esta fez um belíssimo trabalho, e também um porta-voz, aquele ou aquela que mãos de destacou pela diferença e criatividade

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:10

    A Lynda Woodruff foi o toque de criatividade que falta muitas vezes ao ESC. Gostei desta referencia e deste texto

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:15

    Farid Mammadov, grande cantor e grande performance. Representou na perfeição a ambição azeri.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.