ESCPORTUGAL: Hoje comemoramos o 10.º aniversário


Às 00 horas do dia 16 de janeiro de 2004 nascia o ESC Portugal e os eurofãs portugueses passavam a ter, à semelhança do que acontecia pela Europa fora, um site com notícias diárias sobre o que acontecia no mundo da Eurovisão. Um jornal eurovisivo português!


A ideia nasceu do vazio existente na altura em Portugal, impulsionada por Sietse Bakker, atual supervisor de eventos da EBU mas à época responsável pelo ESC Today, bem como pelo Eurovision Spain, que nos ajudou nos primeiros contactos e nas primeiras notícias da noite de inauguração, em pleno período pré-ESC2004.

E quem se recorda dos nossos primeiros artigos? Fomos bem ao fundo do baú e descobrimos as primeiras notícias do ESCPORTUGAL: 

- "Canção belga pode ser plágio" (referindo-se a "1 Life", interpretada por Xandee);
- "Finalmente a canção francesa" (sobre a seleção de "A chaque pas" do franco-espanhol Jonatan Cerrada);
- "Letónia representada pelo dueto Fomins & Kleins";
- "James Fox representa Reino Unido" (sobre a seleção do tema "Hold On To Our Love";
- "Cinco canções bósnias candidatas já disponíveis".

>> Veja aqui o arquivo de notícias de 2004 na versão inicial do ESCPortugal

Oito dias depois, veio a seleção da canção portuguesa "Foi Magia", de Sofia Vitória, e cerca de dez dias depois já o ESCPORTUGAL espalhava informação portuguesa e a entrevista da nossa representante pelos já 12 parceiros da altura.

>> Veja aqui a página especial sobre a participação portuguesa na versão inicial do ESCPortugal

E ao longo destes dez longos e árduos anos apostámos na variedade, não trazendo só até si as notícias mas fazendo consigo as próprias notícias. Quem se lembra da eleição de Anna Vissi como A Grande Retornada? Ou da eleição das 7 Maravilhas da Eurovisão? E não esqueçamos os Olhares, que ano após ano têm levado aos leitores as nossas previsões dos temas a concurso, e os ESCPortugal Awards, que premeiam os participantes em diversas categorias! Todas estas, e muitas outras, iniciativas foram feitas para consigo, mas essencialmente, para SI!

Hoje, milhares e milhares de notícias depois, queremos marcar a comunidade Eurovisiva portuguesa com três palavrinhas apenas: Credibilidade, Autenticidade e... Divertimento!

Temos orgulho de ser a voz dos fãs portugueses, e isso está demonstrado pelas audiências do site: Em 2013 ultrapassámos os 3.650.000 visitantes, um número que nos deixa orgulhosos e satisfeitos por diversos motivos: para além de sermos o site eurovisivo mais lido em Portugal, somos também um dos mais lidos da Europa! Para isso, só temos que agradecer a confiança dos nossos leitores pelo trabalho voluntário que aqui é feito. Por isso, a todos o nosso MUITO OBRIGADO!

Para além do site, queremos destacar ainda que a 24 de dezembro de 2012, o ESCPORTUGAL saltou para os ecrãs de televisão, com a ESC Portugal TV (meo kanal 790038), que a partir de hoje tem uma parceria com a MEO, sendo considerado um dos canais mais originais da plataforma.

Fique atento às nossas iniciativas, a lançar em breve!

Texto de Rogério Berrucho, Nélson Costa, Nuno Carrilho, João Diogo, Patrícia Gargaté, Eurico Alves e Paulo Morais

22 comentários:

  1. Anónimo01:08

    Parabens a vocês!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:32

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:38

    Um muito obrigado pelo excelente trabalho que fazem

    ResponderEliminar
  4. fatima figueiredo01:47

    parabens força continuem por muitos anos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns e muitos sucessos!!

    Continuações de um ótimo trabalho e desejo que continuem por muitos e bons anos.

    Um bem haja!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo03:02

    Parabéns ESC Portugal!!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo09:32

    Parabéns!!! Continuem com o ótimo trabalho!! :D

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:33

    Parabéns!!! Continuem com o ótimo trabalho!! :D

    ResponderEliminar
  9. Anónimo09:49

    Gostei da palavra em cima Credibilidade. Acho que são o unico verdadeiro site de notícias e é por isso que têm mais audiencias (os outros, com todo o respeito, são blogs opinativos)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:29

    É muito bom termos uma ligalção ao ESC durante todo o ano. Parabens e obrigada

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:56

    Parabéns ESC Portugal!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:03

    Feliz 10º aniversário! São sem dúvida o melhor site de informação sobre a eurovisão que eu conheço - e conheço alguns, em Portugal e no estrangeiro. Não há notícia nenhuma, importante, ou mais irrelevante, que não se encontre aqui em tempo real. É caso para se dizer, se aconteceu, o ESCPortugal conta! :D

    (Só não gosto da rubrica em que avaliam as canções, lá mais para a frente. Não porque não goste de ver as canções avaliadas, ou porque não saiba aceitar avaliações contrárias, mas porque os avaliadores, na sua maioria, não têm capacidade para estruturarem uma avaliação digna de ser lida por terceiros - perdoem-me a crítica construtiva...)

    ResponderEliminar
  13. Shevek12:06

    Parabéns, felicidades e que contem muitos mais!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:54

    Parabéns Eurovisivos.
    Tiago De Oliveira

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:28

    Muitos parabéns e continuem

    ResponderEliminar
  16. Anónimo14:33

    Parabéns EscPortugal.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15:22

    Parabéns ESCPortugal! Ainda me lembro do primeiro artigo, dos comentários não censurados, de toda a parafernália boa que publicaram desde então.

    Não era hoje que a Firom ou Arjom sei lá, a Republica da Macadémia, publicava a sua canção?

    Isabol

    ResponderEliminar
  18. Anónimo15:24

    O escportugal já teve muitas fases, houve uma altura em que eu me recusava a abrir o vosso site, sobretudo porque tinha muitos comentarios nao moderados e que destruiam a imagem dos cantores e de qualquer pessoa. Felizmente isso já passou e agora acho que estao a viver a vossa melhor fase.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo18:37

    Muitos Parabéns Obrigado por existirem!

    ResponderEliminar
  20. Nuno21:11

    Muitos Parabéns. Continuem com os vosso fantástico trabalho. Sou leitor diário deste site desde a sua criação. 1 abraço a toda a equipa.

    ResponderEliminar