Slider

EBU lança inquérito para "tornar a Eurovisão ainda melhor"


A União Europeia de Radiodifusão lançou um inquérito a todos os países europeus para descobrir uma forma de tornar a Eurovisão num concurso ainda melhor.



Cerca de 5 mil pessoas de todo o continente europeu vão ser convidadas a participar numa pesquisa promovida pela EBU. Vão ser escolhidos, aleatoriamente, indivíduos com mais de 16 anos de idade, para além de fãs, bloggers, jornalistas e chefes de delegação.

Esta pesquisa tem como objetivo saber a opinião destes grupos de indivíduos acerca da Eurovisão, a forma como entendem o concurso, o que pensam sobre ele e porque o vêem ou não. A EBU espera ainda retirar ideias e informações úteis  sobre vários aspetos como a justiça, a marca e imagem Eurovisão, os comentários, o método de votação, os anfitriões, o tempo da emissão, os espetáculos de intervalo e muito mais.

Quando tivermos mais detalhes sobre este inquérito, daremos o devido destaque.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: EUROVISION.TV / Imagem: GOOGLE
5
( Hide )
  1. Anónimo00:45

    Tornar o espetáculo cada vez menos musical e mais "visual" mais cheio de coreografia e palhaçadas em palco ... do que preenchido com musica que se oiça com gosto e tornar a votação o mais politica possível tanto do lado jugoslavo como no lado soviético. Haverá melhor maneira de tornar a Eurovisão ainda mais espetacular do que isto?? LOL

    ResponderEliminar
  2. As minhas sugestões passam por tornar o processo de votação mais claro, simples e prático, não chega aparecerem de sopetão as primeiras 7 pontuações, são muitos países a votar e este processo torna-se muito longo e fastidioso. A finalidade da votação é encontrar um vencedor, por isso bastaria dar votos aos 5 concorrentes mais apreciados.O 2º ponto a considerar seria evitar que ficassem tantos países irmãos juntos nas mesmas semifinais antecedidas ainda de uma pré-selecão, à porta fechada, por um júri categorizado, dos meandros do espetáculo, para impedir o acesso à competição de verdadeiras catástrofes musicais que tiram valor ao espetáculo final. Aceitam-se mais sugestões...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:31

    Dani Carv,

    Sou completamente contra mudanças no sistema de votação (1 a 12 pontos). Comecei a gostar da eurovisão por causa disso. Se acabarem com isso o ESC para mim perde metade da piada! O sistema de votação da eurovisão é uma marca que distingue o festival de tudo o resto. Por isso não deve ser mexido. Concordo com todas as decisões que tem sido tomadas nos ultimos anos para tentar reduzir a força dos blocos de votação.

    A tua ideia de serem apenas 5 as atribuições de votos não faz sentido. Estarias a tornar o concurso muito injusto, favorecias os que já são por norma mais favorecidos. Dessa forma em mais de metade da europa os 5 concorrentes seriam sempre os mesmos, por exemplo só estarias a dar votos a russia, ucrania, grécia, azerbaijão, turquia/arménia. Com a tua ideia terias estes paises com pontuações estrondosas, e mais de metade dos paises da final sem um único voto. Tens que pensar que já no sistema atual quem tem as três pontuações mais altas? São quase sempre os mesmos: o vencedor e os paises com peso nos blocos e diáspora.

    Quanto à divisão dos paises, isso já é feito. Claro que os blocos são muito grandes, alguns paises acabam por ficar sempre juntos. Mas nas semi-finais o poder dos blocos normalmente já é muito mais baixo do que na final. Uma pre-seleção é perigosa, muitos paises iriam recusar participar. E iria levantar sempre muitas suspeitas, por subornos, etc.

    Acho que o sistema paulatinamente tem mudado e se adaptado à nova realidade da eurovisão desde 2004. Hoje já vemos paises a passar semi-finais e a ter resultados bons/satisfatórios que em 2007/2008 seria impensável. Claro que ainda não está perfeito (para um nº mto grande de paises ainda é impossível pensar em ganhar o concurso) mas com o tempo as coisas tenderão a tornar-se cada vez mais equilibradas e democráticas.

    ResponderEliminar
  4. Ao anónimo das 17:31,
    Se bem depreendo das suas palavras, o concurso deve ficar tal e qual como está. Se houver mudanças qualquer uma delas acontecerá por mero acaso porque a seu ver não há necessidade de qualquer mexida, pelo menos por agora. Sugestões também não as dá porque lhe parece tudo bem. Melhores canções só serão possíveis se aparecerem bons autores e compositores interessados em escrever para a Eurovisão nos seus melhores dias de inspiração, isto digo eu, pois em qualquer arte não basta o talento, às vezes a inspiração também tem as suas folgas. É por isso que eu penso que para já importaria fazer mudanças ao nível dos processos de votação e de alinhamento dos participantes nas semifinais. Devo dizer que gostei da sua escrita, penso até que pelo seu conteúdo poderá estar ligado de uma certa forma a algum organismo que tenha a ver com a difusão do certame eurovisivo. Mas lamento que da sua reflexão não tenha conseguido extrair nenhuma novidade que a ser concretizada pudesse dar algum contributo para a melhoria que se pretende em relação à transmissão do espetáculo proporcionado anualmente pelos responsáveis da EBU.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:50

    Sou o Anónimo 17:31,

    Não faço parte de nenhuma instituição ligada à EBU ou eurovisão, mas bem gostava e muitas coisas diferentes faria (claro á minha maneira e de acordo com o que eu acho que seria melhor).

    Não defendo que as coisas fiquem como estão, apenas acho que as tuas propostas por mais bem intencionadas que sejam não são viáveis.

    Isto só mostra que fazer mudanças no festival não é fácil. Muitas coisas tem de ser pensadas, discutidas. Como ficou evidente no meu anterior comentário também acho que é necessário fazer alguma coisa para tornar a disputa do título acessível a todos (o que ainda não é).

    Definir claramente quem são os constituintes dos blocos? Definir quantos paises de cada bloco podem estar em cada semi-final?

    O mais difícil é conseguir limitar ainda mais o peso do voto politico na final, porque nas semi-finais isso está quase resolvido (pelo menos é o que eu acho). Nas semi as canções dos paises ocidentais já passam com "relativa facilidade". O pior é mesmo a final, onde muitas canções boas não conseguem ficar acima de 13º/15º lugar por causa do voto politico.

    Aumentar o peso do voto do júri? Conceder mais 10% na votação do publico aos paises ocidentais nas votações a leste?

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.