Slider

ESC2014: Diretor da RTP afirma que festival agora é prioritário

O diretor de programas da RTP afirmou ao Diário de Notícias que a participação da RTP no próximo Festival Eurovisão (ESC2014) é prioritária e, por isso, a estação pública não irá avançar com outros programas.







Portugal irá marcar presença no ESC2014, a ter lugar na Dinamarca em maio, enquanto países como Chipre, Sérvia, República Checa e Croácia ficam de fora do certame por motivos financeiros. Este facto levou o Diário de Notícias a questionar Hugo Andrade, diretor de programas da RTP1 e RTP2, sobre as prioridades da estação pública. Este responsável recusou revelar os custos da participação portuguesa no evento, adiantando porém que os gastos estão previstos "no orçamento para a programação".

O diretor de programas sublinha que "foi preciso organização e não avançar com outros projetos" para a RTP voltar a fazer parte do Festival da Eurovisão, depois de este ano ter estado ausente do certame, que se realizou na Suécia. "Nunca nos passou pela cabeça desistir do Festival da Eurovisão. Apenas interrompemos a nossa participação porque tínhamos outras prioridades", justifica. Hugo Andrade realça a importância de Portugal marcar presença na Dinamarca porque "o Festival da Eurovisão tem sempre boas audiências. É um evento à escala mundial, sendo um bom contributo para a música portuguesa e abrindo novos mercados", conclui.

O ESCPORTUGAL sabe que o método de seleção da canção representante de Portugal e da RTP ainda não está definido. Apesar de várias das nossas fontes se inclinarem para uma seleção interna de artista, ainda está em cima da mesa a realização do Festival da Canção nacional.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: DIÁRIO DE NOTICIAS, ESCPORTUGAL
26
( Hide )
  1. Anónimo22:00

    Festival da canção again?? No PLEASE!! Há tantos artistas bons que podiam representar Portugal e com festival eles deixam de ir. Alguns exemplos: David Fonseca, Kika, Rita Redshoes, Yolanda Soares, os Gwydion...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:02

    "É um evento à escala mundial, sendo um bom contributo para a música portuguesa"

    Então, mas há um ano a RTP disse que a Eurovisão não era um bom contributo para a música portuguesa!!! O que mudou desde então??

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:03

    PAREM DE CRIAR FESTIVAIS DA CANÇÃO, SÃO SEMPRE DEDICADOS AO FADO E POR ISSO NUNCA GANHAMOS!
    APOSTEM NUMA SELEÇÃO INTERNA, NUM NOME CONHECIDO, COM GRANDE TALENTO E NUMA BOA MUSICA! VAMOS FAZER DE TUDO PARA GANHAR! PLEASE!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:05

    Hoje em dia, a Eurovisão é vista em Portugal como um programa do passado, que não interessa a ninguém servindo somente como alvo de chacota de muitos internautas (e não só). Pois bem, é verdade que o Festival está já um bocado fora de prazo para os parâmetros portugueses, mas também existe aqui um dedo de culpa, e está é claramente indicada à nossa televisão estatal, a RTP! O canal do estado desprezou durante anos a fio o ESC, fazendo dele um evento pouco visto, divulgado e amado pelos portugueses. Esta conclusão é triste, mas ainda mais triste, é o passado glorioso do Festival em território nacional. Naquele tempo, todas as pessoas paravam para ver algumas horas de um espectáculo único num ano, com canções que agradavam a todos, e além disso, faziam sonhar milhares de portugueses. Agora é o que todos nós sabemos, são três noites que passam despercebidas para a maioria do povo. Sim, o Festival não é o mesmo para os portugueses, logo, já pertence a um passado.
    Sinceramente, acho que ainda existe essa possibilidade. Todos nós sabemos que acima de tudo, o fracasso que por vezes o ESC traz à RTP, é derivado à própria estação! Isto porque, não divulga nem promove o Festival, quando participa escolhe sempre artistas pouco "famosos" e acima de tudo, não leva o certame à séria. Se essas coisas mudassem para melhor, e passasse a haver um maior esforço, a RTP teria um grande sucesso. Mas lá está, para voltarmos aos tempos de glória, é necessário empenho e investimento. É necessário gastar mais numa selectiva portuguesa de qualidade, e que já consiga empolgar os telespectadores para a Eurovisão. Por vezes uma selecção interna é a melhor aposta que se pode fazer. Mas como nem tudo é mau, temos um perfeito de exemplo e esforço de eurofãs em Portugal, são os membros da OGAE Portugal que tanto trabalham e esforçam-se para um mundo da Eurovisão mais aliciante. São eles que organizam um dos maiores Festival do ramo do ESC da Europa, o Eurovision Live Concert, que se realiza todos os anos em Setúbal.
    Primeiramente, deveremos mudar as mentalidades daqueles que criticam o Festival por tudo e por nada. As propostas de mudança são:
    Mudar o ponto de vista da imprensa que pouco noticia o Festival
    Fazer com que a RTP se empenhe mais
    Continuar a atrair mais jovens para o núcleo de fãs de modo a construir um grande número desses
    Promover o Festival nas ruas
    Fazer com que a RTP convide artistas com grandes clubes de fãs, para que cresça a comunidade
    Ir ao ESC para ganhar, não para só passar à Final

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:14

    Ele quando se refere a Festival não é ao da Canção mas sim ao ESC!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:32

    Festival da Canção pleaseeeee! Já tenho saudades do Festival!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:42

    Admira o fanaticozinho do futebol ainda não ter escrito aqui:

    "AINDA BEM QUE NÃO FOMOS À SUÉCIA, AQUILO NÃO PRESTA"

    lolol

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente não sei se deveriam realizar o Festival da Canção porque se for como o de 2012, esqueçam lá isso!
    Algo do tipo de 2010 seria o ideal!
    Em 2005 não fizemos uma escolha interna com os 2B?,(não tenho a certeza mas acho que sim), e não correu muito bem.
    Temos tanto talento em Portugal...pff não vão buscar cantores inexperientes dos ídolos, operações triunfos e agora factores x. Já chega dessa gente!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:49

    O facto de um jornal nacional ter pegado no assunto e ele ter dito que o ESC é prioritário (O ESC e não o FC), já é muito bom

    ResponderEliminar
  10. Anónimo03:18

    Pra mudar a perspetiva do "pesado" nome do Festival da Canção, associado ao passado e a algo de pouco reconhecimento no panorama musical português, é preciso, mudando-lhe o nome ou não, transformar a forma de escolha da representação lusa. Tendo a RTP vários canais, deveria incentivar a participação e a seleção através das diversas plataformas: rádios (Antena1, pra musica ligeira/tradicional; e Antena3, pra músicas pop, rock, eletro, etc) site e televisão. Depois fazer cerca de 2/3 semi-finais e uma final. É urgente transformar o FC num grande Festival RTP, q seja uma referência no encontro de diferentes sonoridades musicais feitas em Portugal. Só assim se conseguirá envolver mais músicos e telespetadores. À parte disso e se quiserem levar um nome com experiência e nome, optem por seleção interna, mas façam-no com luvas pq os artistas são sensíveis ao facto de serem 1ª ou 2ª escolha.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo08:34

    Anónimo das 22:42, o fanaticozinho de futebol ainda não disse nada mas o engraçadinho que, na realidade, não tem piada nenhuma ja está a dar sinais de vida. Respeita quem gosta do desporto rei. Eu sou fanático de futebol e sou fanático da Eurovisão. Sera que tens algum problema com isso?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo09:46

    Caro TIAGO SANTOS, escreves sobre o que não sabes e pensas saber...um texto SECANTE e que ilustra apenas o teu ponto de vista , que vale o que vale ;)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:03

    ó 08:34 deixa de fazer-te de vítima, limpa o acne da cara e cresce ninguém te desrespeitou apenas muitos dos leitores aqui com bom senso já vêm que essas maluquices "DEPOIS DO QUE FIZERAM A PORTUGAL" já enjoam e nada têm a ver com este site.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:25

    Então mas não foram já escolhidos os Gwydion?
    Pronunciaram-se mais de 1000 pessoas e venceram os Gwydion e de forma categorica (se o resto do pessoal não votou, temos pena, é porque andava a dormir ou preocupado com os Secret Stories desta vida).
    Por isso, por mim, a escolha está feita e são os Gwydion, agora é só arranjar uma boa música dentro do subgénero folk metal e começar a divulga-la por toda a Europa, para quando chegarmos a Maio/2014 ao ESC todos os países participantes já conhecerem a música portuguesa a concurso (actualmente é assim que se consegue ganhar é divulgando previamente as músicas por toda a Europa).
    Pelo menos os votos dos países nórdicos a bandas de metal são garantidos.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo12:14

    Anónimo das 11.25: não percebeste que isso foi uma sondagem feita por este site para perceber as preferencias dos seus leitores?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:48

    anonimo das 9:46, apenas falei a verdade, se não gostaste temos pena , não podemos agradar a todos!

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:02

    O importante é que essa prioridade se converta num grande programa de televisão, com uma grande canção

    ResponderEliminar
  18. Anónimo16:52

    ESCOLHA INTERNA!!!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo17:30

    ó 11:03, aqui quem tem acne só podes ser tu, é que se tens assim tanto bom senso deves reparar que trouxe para esta notícia o tema do futebol não foi um "fanaticozinho", foi um cromo que se deve achar engraçado (anónimo das 22.42). Por isso acalma aí os cavalinhos, maluquices é o que escreves. Felizmente há portugueses com juízo

    ResponderEliminar
  20. Anónimo18:12

    Deveria se realizar o festival da canção...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo22:12

    anónimo das 08:34: será leva acento no "a"
    anónimo das 17:30: "reparar que trouxe" ou "reparar QUEM trouxe"?

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:52

    Anónimo das 22:12, tens razão, erro meu

    anónimo das 17:30

    ResponderEliminar
  23. Anónimo01:42

    ESCOLHA INTERNA E UM CANTOR QUE SEJA CONHECIDO PELA EUROPA E QUE CANTE EM INGLES!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo02:06

    ... e quem vai pagar esta coisa toda? Os meus impostos? Os vossos impostos? Muito bem ... força então já que não sabemos o que fazer com o muito pouco dinheiro que andamos a ganhar neste pais.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo02:20

    Portugal não tem:
    a) cantoras pimbas que façam o números de strip que a Letónia fez em 2002 nem tem dinheiro para cortinados cor-de-rosa como os da Turquia de 2003 para alem e não sabermos quem consiga cantar tão desafinado como a Sertab,
    b) Não temos artistas pimbas que façam o circo da Ucrânia de 2004 em que só se via cabelo voar em todas as direções do que alguma coisa ser cantada em condições.
    c) Precisavamos de uma Shakira grega para ter o que a Grécia teve em 2005 ... e as shakira-wannabes andam a fazer playback na TVI ao domingo a tarde, embora ninguém saiba quem são nem de onde apareceram.
    d) ninguém quer ver os Xutos e Pontapés perderem o juízo mascarados de totós como os Finlandeses de 2006.
    e) Temos um Mikael Carreira ou o irmão cujos dotes vocais são questionáveis mas se calhar fariam a mesma figura patética que o Bilan de 2008 .. mas com uma desvantagem: não são russos para obter 12 pontos de 7 países vizinhos.

    E os artistas portugueses que obtiveram sucesso como Aurea ou Amor Eletro nos últimos anos tem noção clara que a Eurovisão não uma plataforma musical credível pois ela tornou-se tudo menos musical. Enviar musica de qualidade aos ouvidos dos fans deste pais é uma guerra de crianças e o seu espaço é um campo pequeno. Se a canção não tem batida nem motivos para pular saltar e fazer tudo em palco menos cantar decentemente bem ... o mais certo é haver uma manifestação contra a RTP. E depois David Fonseca e afins são artistas "alternativos" que nada querem com o mundo pop comercial de fraca qualidade que ainda polui a Eurovisão. Por isso ... parem e pensem duas vezes ... ou então convidem a Ana Malhoa para nos representar com alguma porcaria. Andamos assim tão desesperado por ver Portugal vencer isto ... para que? Vai mudar este pais de alguma forma?

    ResponderEliminar
  26. Anónimo15:59

    Eu concordo com um Festival da Canção mas se todos os participantes fossem cantores de alto calibrio portugueses.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.