Slider

[30 dias de Eurovisão] Dia 1: A tua canção favorita do Melodifestivalen


É chegado o momento de iniciarmos a rubrica 30 dias de Eurovisão - O desafio que o acompanhará nos próximos 30 dias aqui no ESC Portugal. Este desafio propõe aos nossos leitores a escolha de uma canção diária segundo um desafio proposto.

Dia 1 - A tua canção favorita do Melodifestivalen

Eurico Alves - Malena Ernman - La Voix
Esta foi de facto umas das canções mais impressionantes até hoje, devido à novidade que nos trouxe, à sua qualidade e à sonoridade que nunca mais me saiu do ouvido. Fez também parte do ano mais musicalmente rico deste certame, tendo a partir daí a predominar a música de plástico sem nada de cativante nem inovador. Infelizmente é uma das melhores provas de como se mata uma canção no palco do ESC, sendo que me recuso a aceitar que a “La Voix” do Melodifestivalen seja a mesma do palco de Moscovo.



Eduardo Raimundo - Lisa Miskovsky - Why Start a Fire
Uma canção calma, que não enjoa, boa demais para o certame.


Nuno Carrilho - Andreas Johnson - We Can Work It Out
Simples, sem grandes clichés e muito bem interpretada, seria uma boa aposta para a Suécia, nesse ano que flopou. Sem dúvida a minha favorita do Melodifestivalen de todos os tempos...



Nelson Costa - Lena Phillipson - Det Gör Ont
Hum… difícil pois não costumo seguir o MF. Vou referir uma canção vencedora “It hurts”, de Lena Philipsson, pela mulher “furacão” que é em palco.


Patrícia Gargaté - Pain Of Salvation - Road Salt
Gosto muito do Melodifestivalen e escolho esta como favorita pois pertence a uma banda que já conhecia… e é linda!


Rogério Berrucho - Simone Moreno - Aiayeh
Não é a minha música favorita, mas merece o destaque por ser a primeira e única vez que o Melodifestivalen recebeu uma música quase toda em português (com açúcar). Não passou da semifinal, mas foi curioso…

  • Comentador selecionado pela equipa - O selecionado de hoje foi o Diogo Quintais. Amanhã será escolhido um novo comentador (os nomes dos selecionados não podem ser repetidos dois dias seguidos) portanto, continue a comentar e poderá fazer parte do nosso painel já amanha!
Diogo Quintais - Eric Saade - Popular
Para mim uma das melhores dos últimos anos! Eu acho que o Eric Saade devia ter ganho o Eurovision Song Contest 2011 por ser um Euro Pop muito bem feito e que fica no ouvido. Em relação aos dotes vocais não são dos melhores, mas se compararmos com o membro feminino dos vencedores de 2011, o Eric estava ao mesmo patamar (Hoje em dia para ganhar o ESC não é necessariamente preciso ser um grande cantor -infelizmente). Tinha um estilo moderno e era uma boa opção para quem não gosta assim tanto de baladas. Também é de referenciar que em termos de presença em palco (dança, atitude, etc.) foi uma das melhores do seu ano.


Qual a sua escolha? Conte-nos através de comentário 
e faça parte do nosso painel de jurados!



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!

18
( Hide )
  1. Charlotte Perrelli - Hero

    Sem dúvida das melhores músicas pop sueco, que quando ouvimos dizemos que só pode ser da suécia!
    Uma atuaçao de arrepiar no Melodifestivalen 2008. Que voltou a repetir-se no ESC. Mas passou a ser um dos maiores flops de sempre! Ficou pelo 18º com 47 pontos, muito injusto mesmo. Porque quando me lembro do esc 2008 subitamente esta é uma das musicas que me vaiem logo à cabeça! (Se bem que ela parecia um cadáver ao inicio da musica). Mesmo assim memorável! ;)

    ResponderEliminar
  2. Sarah Dawn Finer - I Remember Love

    Foi a primeira participação de Sarah no Melodifestivalen (e que estreia!), muito segura, irrepreensível. Criou-se uma atmosfera de nostalgia impressionante à volta da música que nos transporta a algo que penso que quase todos nós já vivemos. Um belo reencontro de 3 minutos com o passado que enche o coração de sentimentos mistos, de tristeza, mas ao mesmo tempo, de felicidade e é isto que se procura quando se faz música. Tocar as pessoas e esta tocou-me muito. Merecedora da vitória nesse ano, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:25

    Do conjunto de canções apresentadas neste artigo, as minhas duas preferidas são "Why Start a Fire?" de Lisa Miskovsky e "Road Salt" dos Pain of Salvation.

    De facto podia enumerar uma série de canções favoritas do Melodifestivalen, mas como o objectivo deste desafio é escolher uma e apenas uma, a minha escolha recai para uma canção do Melodifestivalen 2011. Uma canção que, surpreendentemente, chegou à Final do MF. Trata-se de "Spring for livet" de Sara Varga (nona posicionada na final do MF 2011),um tema simples que em muito contrasta com as típicas perfomances de MF, repletas de coreografias bastante elaboradas e de profissionais jogos de luzes.

    Aproveito para fazer umas pequeninas menções honrosas: Why Am I Crying - Molly Sanden (MF 2012); Keep On Walking - Salem Al Fakir (MF 2010); Snalla Snalla - Caroline Af Ugglas (MF 2009); Moving On - Sarad Dawn Finer (MF 2009); Porslin - Anna Jarvinen (MF 2013); That's Where I'll Go - Sibel (MF 2008); My Heart Is Refusing Me - Loreen (MF 2011); Falling - State of Drama (MF 2013); Trying to Recall - Marie Lindberg (MF 2007); Förlåt mig - Mattias Andréasson (MF 2012);

    ResponderEliminar
  4. Eric Saade - Popular

    Para mim uma das melhores dos últimos anos! Eu acho que o Eric Saade devia ter ganho o Eurovision Song Contest 2011 por ser um Euro Pop muito bem feito e que fica no ouvido. Em relação aos dotes vocais não são dos melhores, mas se compararmos com o membro feminino dos vencedores de 2011, o Eric estava ao mesmo patamar (Hoje em dia para ganhar o ESC não é necessariamente preciso ser um grande cantor -infelizmente-). Tinha um estilo moderno e era uma boa opção para quem não gosta assim tanto de baladas. Também é de referenciar que em termos de presença em palco (dança, atitude, etc.) foi uma das melhores do seu ano.

    ResponderEliminar
  5. Para mim decididamente, 2009 com Sarah Dawn Finer 'Moving On'... sim eu sei que não foi a vencedora esse ano, mas pelo que me disse/diz a letra e a pujança da música... marcou-me.. muito. :)

    ResponderEliminar
  6. Eurico, não concordo em nada com o que dizes sobre "la Voix" - "devido à novidade que nos trouxe".
    Deixa-me recordar-te que 1995 (um ano de viragem no ESC devido a "nocturne") estiveram em palco 2 senhoras com "uma" das músicas mais lindas (para mim) do ESC e elas foram Magazin & Lidija pela Croatia com "Nostalgija".
    Além de que foi também o ano de Anabel Conde.. e essas coisas não se esquecem ;)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:45

    Lena Phillipson
    Uma diva!!

    ResponderEliminar
  8. Malena Ernman - La Voix
    o grande poder da voz de Malena a fazer-se sobressair em toda a música. Uma música misturando o POP com ópera. excelente!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:07

    Acho girissimo estes jogos de Verão :-)
    Adoro os The Ark

    ResponderEliminar
  10. Já agora a minha favorita é a mesma que a do Nelson Costa...

    ResponderEliminar
  11. Relativamente ao Melodifestivalen, posso dizer que, a meu ver, a música mais marcante foi a que representou a Suécia no ESC 2006, isto é, "Evighet", cantada por Carola. No Melodifestivalen, os suecos optaram por cantar esta música na língua sueca, no entanto, no ESC 2006, foi apresentada uma versão inglesa desta música, que tem o nome de "Invincible". Confesso que prefiro a versão sueca.
    Nesta música, há que salientar um instrumental fantástico que me faz lembrar um pouco o pop dos anos 80. Este instrumental foi utilizado, posteriormente, pela BBC no Europeu de Atletismo, realizado em Gotemburgo na Suécia.
    Para além disso, os dotes vocais da intérprete são evidentes e tranformaram uma música que, de início se poderia pensar algo banal, numa atuação memorável. Em suma, é utilizado um pop que, quanto a mim, é de qualidade.
    Por fim, posso destacar os efeitos que se utilizaram no decorrer da atuação, que tornaram a atuação ainda mais interessante.
    Sem dúvida, considero que o "Evighet" de Carola foi a performance que mais me marcou do Melodifestivalen.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo10:48

    Nao conhecia essa musica em portugues do brasiu... muito bom

    ResponderEliminar
  13. Para que não hajam dúvidas, é que eu esqueci-me de escrever no início do comentário o nome da canção que escolhi:

    Carola Häggkvist - Evighet.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:11

    Eric Saade - Popular.
    É este tipo de músicas que portugal devia apostar para o esc.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo02:26

    baby goodbye dos EMD.. achei bestial a ideia dos cavalheiros com as cartolas e bengalas :D

    ResponderEliminar
  16. Anónimo11:27

    Malena Ernman

    ResponderEliminar
  17. Anónimo14:06

    Parabéns Patricia, escportugal, adoro esta iniciativa

    ResponderEliminar
  18. Anónimo16:20

    Para mim é o Danny saucedo " Amazing"

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.