Slider

Sara Jovanovic: "A votação na Eurovisão é puro racismo"

Depois da eliminação precoce na semifinal de ontem, Sara Jovanovic, uma das integrantes das Moje3, deixou grandes críticas ao modelo de votação da Eurovisão, acusando o modelo de "racista" para com as músicas cantadas nas línguas maternas.

"A votação na Eurovisão é puro racismo", foi assim que Sara Jovanovic reagiu à eliminação da Sérvia na semifinal de ontem. A "diaba" das Moje3 mostrou o seu desagrado no twitter, no entando, mais tarde voltou a demonstrar o seu desagrado com a "censura" das pessoas para com as músicas cantadas nas línguas maternas: "Isto é racismo! Ok, estou exagerando um pouco, mas na verdade, se olhar mais de perto, é claro que as músicas que não são cantadas em inglês, não têm  qualquer hipótese este ano! As pessoas não vão ouvir os temas que não são cantados noutras línguas.". Depois de mostrar o seu desagrado, a cantora recebeu várias mensagens a dizer que estaria melhor sozinha, ao que a jovem cantora respondeu: "Não iria fazer qualquer diferença. Não conseguimos evitar as políticas que interferem na Eurovisão. Olhem o caso de Montenegro: tinha uma música muito superior às apuradas e foi eliminado!".

Recorde a atuação das Moje 3 com "Ljubav Je Svuda": 


 Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:inServia / Imagem: eurovision.tv
18
( Hide )
  1. Anónimo19:58

    LOL ressabiada

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:15

    Por um lado têm razão na parte em que os paises que cantam na sua lingua materna saiem sempre prejudicados na votação. No entanto a sérvia nao se pode queixar muito...tem passado sempre à final, no ano passado teve um 3 lugar e ganhou há 6 anos...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:17

    verdade músicas de língua materna não são valorizadas na esc, mas no caso da sérvia ela sempre tem bons resultados com a sua língua , venceu o esc 2007 e ficou em 3 em 2012. Em relação ao Montenegro é verdade, a música e superior a da Lituânia e Bielorrússia.
    E é impressionante como só passou uma canção para a final com a sua própria língua, estónia.

    ResponderEliminar
  4. Nem têm muito que se queixar, pelo menos o país deles conseguiu ganhar com uma música não cantada em inglês em 2007! os únicos desde os anos 90.

    ResponderEliminar
  5. Mas obviamente é verdade. Das músicas de ontem, 80% das cantadas em inglês passaram e das que não eram em inglês...passaram 33%. Os "rácios" do costume".

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:28

    Apesar da azia, no fundo não deixa de ter uma certa razão....

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:33

    Pode ter uma certa razão, mas se a Sérvia não passou, não foi por ter cantado em sérvio com certeza.

    Aquela actuação foi uma confusão, e aquelas roupas... sem comentários.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:41

    Totalmente de acordo. Quem canta na lingua mae fod*-**! Em 2007 a servia ganhou por outrros motivos e toda a gente sabe quais foram

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:03

    Será que ela se esqueceu que Molitva em 2007 (tb pla sérbia) era cantada na lingua materna?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:52

    Ohh menina você esqueceu-se de acrescentar aí que a sua musica e das suas amiguinhas era a pior musica que a Sérvia alguma vez enviou ao ESC...já para não falar na apresentação em palco super infantil tipo JESC...daí não ter passado á final.

    Não têm nada haver com cantar em inglês ou não até porque nos últimos anos tem havido muitas musicas cantadas na própria língua a saírem-se bem na classificação.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:03

    Não concordo nada, mas mesmo nada com o último anónimo (21:52) sobre a canção da Sérvia, acho que a Sérvia trou-se das piores canções foi no ano passado e não a deste ano, está tudo ao contrário, o ano passado é que a Sérvia tinha uma canção horrorosa e cantada por um cantor conhecido, por isso passou á final e não devia ter passado e muito menos ter alcançado aquele 3º lugar que foi muito injusto.
    Agora este ano a Sérvia devia ter passado á final porque as três raparigas tem uma canção boa.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:50

    Ela devia tar é calada e enfiar um penso rápido no nariz. Ela esquece-se que um dos piores vencedores do ESC, de mais má qualidade, foi na lingua mae e foi a Servia com a Maria-Rapaz da Moltiva ou lá que é.

    ResponderEliminar
  13. O factor linguístico foi sempre um tabu, que se fortaleceu nas épocas em que ganhavam invariavelmente cantigas cantadas ora em inglês ora em francês. Mas já se percebeu há muito tempo quem nem sempre esse factor torna impeditivo que uma cantiga entoada numa outra pronúncia possa ter a mesma estrelinha das outras. Portugal é um exemplo disso mesmo, nunca ganhou mas já teve boas classificações a cantar na sua própria língua (6º, 7º ,8º,9º e até mesmo 10º, não são classificações de se deitar fora, principalmente tratando-se de um pequeno país sem mercado internacional no que ao panorama musical diz respeito). Acho muito natural que a pequenota se sinta defraudada porque é jovem e fervilhava-lhe no sangue a esperança de um lugar ao sol entre os melhores.Quanto a mim trata-se simplesmente de preferências e mais nada. A sanfona holandesa, por exemplo, é para mim uma coisa horrosa e no entanto parece que há quem goste.

    ResponderEliminar
  14. é verdade que as músicas cantadas pela língua materna, na maioria das vezes, não são valorizadas como deveriam ser. Mas acho que as Moje 3 não se podem queixar muito de não terem passado à final, porque sinceramente não achei que merecessem. e quanto ao Montenegro achei aquilo uma coisa horrenda. É a minha opinião. A Sérvia ficou em 3º lugar no ano passado, pior foram outro casos. E de salientar ainda que mais do que o Montenegro e a Sérvia, a Áustria merecia passar. Enfim.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo02:06

    Esta miuda se fosse mais inteligente e acima de tudo mais sincera com ela mesma teria ficado calada ... primeiro ... a Serbia é o unico pais ate hoje desde 1999 que venceu o ESC cantando na sua lingua materna em 2007 uma excelente vitoria na minha opinião. Segundo a cancao deste ano foi a prestacao mais fraca e mediocre que o pais levou a Eurovisão depois do 3º lugar do ano passado tinham obrigação de serem melhores. Racismo? Montenegro, o pais vizinho ... melhor? Acusa de racismo quando elogia aquilo esta geograficamente perto dela ... sem sequer parar pa pensar que a Estonia em dois anos seguidos vai a final na sua lingua materna (yah pois é a Serbia esta mto longe da Estonia nao é relevante pensa ela) e a Moldavia tb cantando em romeno. Mau perder e imaturidade de uma miuda que precisa de comer mto Nestum para perceber que na vida tantos se ganha como se perde?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:08

    Então e ofacto da múscia dela ter sido uma berraria e desafinação pegada não conta nada. É que aquilo foi tão mau, que mesmo tendo o Montenegro e a Croácia a votar na semi-final não se safaram...

    Mas deve ser por isso que Portugal nunca tem bons resultados, por cantar na língua materna, lol...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:34

    À parte o mau julgamento dela, acho mesmo que se deveria voltar às línguas oficiais dos países, inclusivé por parte da indústria escandinava, sobretudo a sueca. Faz-me impressão uma Europa a cantar em inglês: não é racismo, é colonialismo. As canções deveriam ter uma tradução a passar em legenda nas televisões que transmitissem o evento. Para isso servem os tradutores. A Europa é poliglota e isso tem de ser a marca registada europeia. Cantar em inglês por parte de países não-anglófonos é um atentado! Uma aberração! Acabe-se com isso, mas para todos excepto o Reino Unido, a Irlanda e Malta! O resto tem de mudar!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo17:46

    Tenho que discordar com a Sara Jovanovic! Que eu saiba a Sérvia não ficou em 3º lugar o ano passado com uma música cantada em Inglês, foi com um tema cantado em sérvio, para além disso nunca cantaram em inglês e não se devem queixar dos seus resultados nos últimos anos, já que ganharam logo na sua estreia em 2007 . A Estónia alcançou as suas melhores posições desde a sua vitória em 2001 com dois temas cantados na sua língua materna, o estónio, 6º lugar em 2009 e 2012 e voltou a passar este ano à final com outro tema intrepretado na sua língua. Portanto, isso de cantar na língua materna, na minha opinião, não interfere no resultado dos países. Cá para mim, ela ficou irritada por não ter passado, mesmo com outros três países balcãs na sua semifinal.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.