Slider

ESC2013: Será a canção vencedora um plágio?


Internautas holandeses acusam 'Only teardrops' de plagiar 'I surrender', canção de 2002 de uma banda chamada K-Otic. A notícia é citada do jornal Público.



Ainda Emmelie de Forest está a festejar a sua vitória de sábado, em Malmö, na Suécia, com 'Only teardrops', e já vê a sua glória ameaçada. “Plágio!” é a acusação que cai em catadupa nas redes sociais holandesas.

 Para os internautas holandeses indignados, 'Only teardrops' não será mais que um plágio descarado de 'I surrender', uma canção de 2002 dos K-Otic, grupo holandês de vida curta (esteve ativo entre 2001 e 2003). Partilham, isso é certo, uma melodia inicial de flauta que surge de forma recorrente ao longo da canção.

O burburinho nas redes sociais foi amplificado pelo jornal De Telegraaf, que ouviu um produtor e jurado de programas televisivos, Eric van Tijn. Este reconheceu que a introdução de flauta é claramente igual, nota a nota, mas que essa é a única semelhança entre as duas canções. Sietse Bakker, porta-voz da Eurovisão, por sua vez, declarou à agência Novum que “existe uma diferença entre plágio e soar a uma outra canção”. E acrescentou: “Todos os anos alguém diz que uma [canção] concorrente soa a outra canção, mas pela minha experiência, nunca se chega à conclusão que se trata de plágio.

Entretanto, o El País dava conta de que a voz da canção alegadamente plagiada, Bart Voncken, não se apercebera das semelhanças enquanto assistia à cerimónia. Foi o que contou em entrevista à rádio holandesa 3FM, acrescentando que, apesar da coincidência de várias notas, não considera que se possa considerar 'Only teardrops' um plágio.

ONLY TEARDROPS


K-OTIC



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: PUBLICO / Imagem:EUROVISION.TV
9
( Hide )
  1. Anónimo10:58

    E pronto, lá vamos nós com a notícia cliché após a noite Eurovisiva. A canção vencedora é plágio.

    Nada a ver!!!!!

    AC

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:25

    Triste. Plágio plágio é quando uma galinha diz Miau! Fu fu! Miau! Isso sim, é plágio.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:48

    os jornais portugueses só publicam as polemicas e as intrigas. nunca falam das canções, dos representantes, só mesmo as polemicas

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:51

    Plágio? Provavelmente, estou a ficar surdo!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:50

    Plágio ou não .... acho curioso que sejam os holandeses (que conseguiram regressar a final ao fim de 9 naos) a reclamar ... mas mais extranho: se realmente a musica é plagio, não teria sido mais razoavel colocar essa questão na mesa antes do concurso quando todas as musicas foram sendo selecionadas? Porque depois da vitoria? Inveja? O Glorious imita o Euphoria e no entanto ninguem pareceu muito incomodado.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:52

    desculpem lá, mas é tal e cal. igualzinha

    ResponderEliminar
  7. Não considero isso plágio. É verdade que as canções denotam algumas semelhanças, mas somente no inicio. Quase que aposto que a Emmelie nem sabem quem são esses! E se formos por esse caminho, a música Playing With Fire da Paula e Obi (canção que representou a Roménia em 2010) também é um plágio da música Girls da Anouk. Que ai sim eu notei muitas semelhanças. Uma música não muito conhecida da Anouk, mas como fã incondicional reconheci logo as parecenças.

    O Anónimo das 13:50 tem razão. A Glorious é mais parecida com a Euphoria do que a do que a Only Teardrops é parecida com a outra.
    E razão dou também ao anónimo das 12:48... a imprensa portuguesa está cheia de calamidades e polémicas. Mesmo que Portugal vencesse a eurovisão os média falariam da canção.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:31

    Os Holandeses que aprendam o verdadeiro sentido da palavra "plágio"
    porque na verdade, a unica parecença existente, é a melodia inicial nos acordes de flauta!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:00

    Música Sobrenatural da Holanda devia ter ganho. Também gostei da música da Ucrânia.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.