Até à edição de 2012, a ordem de atuação era obtida exclusivamente através de um sorteio quer na final, quer nas semifinais. Como vem sendo habitual, os países que participam nas semifinais serão divididos pelos dois certames num sorteio a realizar no final de janeiro, sendo os países divididos com base em padrões históricos de votação.
Depois acontece a primeira grande mudança: ao contrário dos anos anteriores, a ordem exacta de apresentação no certame será da inteira responsabilidade dos produtores televisivos. A ordem de execução para a final será determinada da mesma forma, sendo que apenas a posição do país anfitrião será obtida por sorteio. "Queremos fazer um grande espetáculo televisivo para os nossos telespetadores, mas também para os participantes. Permitir que os produtores determinem a ordem de actuação vai ajudar a tornar o programa mais emocionante e também permitirá que cada participante se destaque, em vez de estar cercado por atuações do mesmo estilo" foram as palavras de Jon Ola Sand, supervisor executivo do ESC.
Para além disso, para garantir uma distribuição justa e suficiente de bilhetes entre os países vizinhos, o Grupo de Referência da EBU decidiu que a Dinamarca e a Noruega iriam concorrer em semifinais diferentes. Através de um sorteio realizado na sede da EBU, ficou decidido que a Dinamarca participará na 1ª semifinal e a Noruega na 2ª semifinal.

Estão a desmocratizar o ESC ainda mais. Assim não dá!
ResponderEliminarDesmocratizar??? Os países vão decidir (falar/interagir) entre eles a ordem de apresentação no Esc de forma a não termos 4 ou 5 músicas do mesmo gênero seguidas, que nome é que se dá a isto?!
ResponderEliminarMuito Mau. E como isso será decidido? Quais são os países que terão a primeira e última palavra.
ResponderEliminarNão é assim tão má ideia...ñ termos 5pops seguidos de 5 baladas etc etc é fixe para ñ irmos perdendo o interesse ao longo das canções...mas já que são eles a decidir poderiam era evitar as "vizinhanças"(algo complicado de evitar qd era decidido ao calhas pelo sorteio).
ResponderEliminarResta saber qual a ordem de escolha dos produtores. Sorteio para a ordem de escolha?
ResponderEliminarDiscordo completamente. Acho até que pode levar a futuras desistências. Imagino que comecem a deixar para o fim todas as canções que achem mais espetaculares, na sua muitíssimo esclarecida opinião. Mantenham o sorteio e deixem-se de histórias. Sempre houve filhos enteados no ESC, mas isto arrisca-se a ser uma palhaçada na pior aceção do termo. Quem são estes produtores? Músicos? Mas que tipo de critérios vão ser usados?
ResponderEliminaroxalá metam o Azerbaijao antes da Armenia e a Georgia a seguir à Russia
ResponderEliminarMas isso é uma grande "merda" com o perdão da má palavra! Vão beneficiar uns e prejudicar outros! E claro, os vizinhos sempre beneficiados! Não acredito que isso está a acontecer.
ResponderEliminarConcordo 110% com o Shevek.
Não percebi uma coisa: quem decide são os produtores da SVT ou os produtores de cada uma das 42 televisões?
ResponderEliminarPortugal y España saldrán en los peores puestos, Dinamarca, Noruega, Finlandia, Islandia en los mejores.
ResponderEliminaros produtores da SVT, ANónimo das 8:50
ResponderEliminarO problema para mim nao está se temos 5 canções apimbalhadas seguidas ... ou se temos 5 baladas seguidas ... o problema maior é a qualidade dessas 5 cançoes. Se forem horriveis ... claro que aborrece ... mas se forem excelentes, desde quando as 5 provocariam aborrecimento? As pessoas estão a ver o ESC para disfrutar de música ou ... à espera que se transforme numa paródia para a qual todos os factores tem que contribuir para "vamos nos divertir yeah ... quem está a cantar ... não sei nem me interessa ... abanem essas bandeiras weeee..."
ResponderEliminar