Slider

Semifinal 2: Veja aqui os 10 finalistas e a ordem de atuação

E os 10 finalistas da segunda semifinal já estão escolhidos! Se a 1ª semifinal não ofereceu grandes surpresas, o mesmo não podemos dizer da semifinal de hoje. As passagens de Malta e da Lituânia e a não passagem da Eslovénia surpreendeu tudo e todos. Portugal ficou também de fora, quando teve uma das melhores prestações da noite, mas enfim...
Fique com a lista dos 10 finalistas desta noite e com a ordem de atuação na grande final, que vai ser atualizada ao longo dos próximos minutos:

Finalistas: Sérvia, A. R. J. Macedónia, Malta, Ucrânia, Suécia, Turquia, Estónia, Noruega, Bósnia-Herzegovina e Lituânia;
Não Finalistas: Holanda, Bielorrússia, Portugal, Bulgária, Eslovénia, Croácia, Geórgia e Eslováquia;

Ordem de atuação na Grande Final:
1º Reino Unido
2º Hungria
3º Albânia
Lituânia
Bósnia-Herzegovina
6º Rússia
7º Islândia
8º Chipre
9º França
10º Itália
11ºEstónia
12ºNoruega
13º Azerbaijão
14º Roménia
15º Dinamarca
16º Grécia
17ºSuécia
18ºTurquia
19º Espanha
20º Alemanha
21ºMalta
22ºMacedónia
23º Irlanda
24ºSérvia
25ºUcrânia
26º Moldávia

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv
44
( Hide )
  1. Anónimo22:29

    Façam mas é uma Worldvison...para ver se Portugal não passa, e ver essa cambada toda de leste a cair...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:29

    Realmente ainda não acredito que a Eslovénia não passou. Se ela teve problemas de afinação, então nem vale a pena falar dos problemas de grande parte dos países que passaram. Quando chegou ao último lugar disponível e vi que faltava a Turquia, vi logo o destino da música portuguesa. Mas não conseguia acreditar no que se estava a passar com a Eslovénia.
    Eva e Filipa foram as rainhas da noite.

    E de facto a Lituânia não merecia mesmo nada passar.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:35

    Uma pena não termos passado

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:39

    É uma vergonha que uma canção como a Portuguesa não tenha passado à final... Só músicas da treta, e não é por ser Portuguesa ou ter mau perder... Enfim....

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:41

    Concordo com o 2º Anónimo das 10:29. Havia músicas muito melhores que não passaram, como por exemplo a Eslovénia e Portugal. Esta semifinal era bastante complicada, porque ainda por cima tinhamos os de leste quase todos em competição, e como todos sabem eles votam sempre nos "amiguinhos". Portugal não tinha a mínima hipótese apesar da música ser lindíssima e muito bem representada. Estamos orgulhosos de ti Filipa :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:42

    Convemçam-se de uma coisa... nem com a Lorren eo Euphoria ganhávamos isto... Nunca o conseguiremos! O ESC está transformado num autêntico circo de fogo, danças doidas e afins...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:46

    A televisão Portuguesa é burra! Estão muitos atrasados em relação às músicas para a Eurovisão! Nunca mais aprendem! Bem feito! A música portuguesa está de rastos!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:48

    Pedro Granger, muito bem!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:49

    Na Eurovisão Portugal nunca passará da cepa torta! Aprendam a fazer músicas como os estrangeiros! As canções para a Eurovisão têm uma fórmula! Será que ainda ninguém em Portugal descobriu essa fórmula? Anda tudo a dormir em Portugal!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:50

    10.46@ desde quando é que é a RTP a fazer músicas?! tens de "agradecer" a carlos coelhos & Ca por fazerem canções destas

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:55

    Mas afinal para que serve o júri? Avalia o quê?
    Tremenda injustiça que se passou esta noite? Este festival, até agora, está a ser um dos piores dos últimos anos. Muita falta de profissionalismo. Faz-me lembrar os jogos de futebol que vimos de lá. Os campos nem relva têm.

    ResponderEliminar
  12. Não percebo como se gasta energias a discutir isto... Isto não é um festival em que a qualidade da música é o importante, o que interessa é músicas pop's, de mau gosto e ter muitos vizinhos... A com a entrada dos países de leste nada mudou... Não se esqueçam que já antes os nórdicos votam em nórdicos... os de leste apenas fazem o mesmo! Se o ESC não tivesse tanta audiência, a RTP, e com toda a razão, já tinha mandado esta fantochada toda para um certo sítio!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:56

    Não e questão da televisão portuguesa ser burra, embora tenha alguma culpa mas nunca iremos ganhar enquanto houver questões de política porque a ESC é isso mesmo. Mas aplaudo em grande a participação da Filipa foi muito boa e hoje ficou provado que a ESC funciona com política.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:57

    a historia continua portugal esta de fora ate parece que alguem combina os resultados.nos ja estamos em baixo o suficiente com o nossos politicos a unica coisa que nos anima e a nossa musica portuguesa que tem valor. estamos em tempo de dizer basta a hipocrisia mudial e dar valor a verdadeira musica.PARABEMS FILIPA CANTASTE MUITO BEM, merecias passar a final

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:02

    Enquanto formos para lá com musicas deste género como vamos passar?? ACORDEM !!!
    Musicas animadas,mexidas,dançaveis...etc como muitas de outros países, assim talvez cheguemos lá.

    ResponderEliminar
  16. Pra mim a da Bulgária é a maior injustiça.
    A nossa míuda tinha uma voz razoável mas as canções portuguesas quase sempre são deprimentes. De qualquer forma nunca ganharemos nada. Aliás se fosse eu quem decidisse, há décadas que tinha vetado a nossa participação.
    Recordo-me de 4 ou 5 vezes em que tivemos canções alegres e bem interpretadas e nada!
    Tenhamos juízo e gastemos este dinheiro em coisas reais!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:25

    Vergonha é Portugal participar sem uma posição de força. Se queremos que ganhe, assim nunca mais! Quem passa o tempo a dizer que a Suécia é favorita, por amor de Deus! Eu ainda não percebi se ela só gagueja ou se consegue cantar alguma coisa! Ah e depois não podemos pensar que não faz mal, porque a Holanda também não passou... porque aqui quem nunca ganhou foi Portugal... o melhor foi mesmo um 6º lugar.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:27

    Nota para a RTP! Deveriam deixar que publico desse opiniões acerca de musicas do género: qualquer pessoa poderia enviar propostas de musicas (provenientes do youtube(ex:)) e servirem como referencia ou base para a criação de uma unica musica (juntando produtores nacionais ou estrangeiros) e preocuparem-se menos com a letra (até pode ser em Ingles); o que interessa hoje em dia é a melodia e o espetáculo em redor do palco (nunca vi material pirotécnico com Portugal - são sempre apresentações mediúcres).

    Em suma, deviam dar voz aos portugueses no acto da concepção da musica e não após a sua criação.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:31

    Uma vez na vida temos que nos render á evidencia.
    Já que o produto interno não resulta teremos que ir procurar noutros lugares. Não há de ser muito caro fazer aquilo que o azerbeijao tem vindo a fazer.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:39

    O meu maior sonho eurovisivo era ver o FdC passar a ser responsabilidade da TVI, seguramente o lema passaria a ser: "Vamos vencer a Eurovisão pela 1ª vez".
    As macacas da RTP era pô-las a editar cd's na rtp memória!!! MAcacas pah!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:50

    Tanto o bloco nórdico como o bloco balcânico enfiaram lá 4 canções cada um; há um empate à partida para a diluência dos votos. Logicamente, se o bloco nórdico apoiar a Suécia seria necessário ao bloco balcânico colocar-se atrás da Grécia ou da Sérvia... Mas aqui já são 2 a pedir, sobretudo porque Chipre aparece como perturbador. Se a Itália grangear votos dos pequenos blocos, ameaçará decerto. A Rússia virá à cabeça do ex-bloco Soviético, com o Azerbaijão logo a seguir. As migalhas espalhar-se-ão entre os grndes blocos. Logicamente deverá sair a ganhar a Suécia, por aparecer isolada no grupo. A Islândia não lhe fará frente, vai ceder e conceder os 12 pts à Suécia. Idem a Noruega. Idem a Dinamarca. E até o bloco Báltico se vai dividir entre a Suécia e a Rússia. Será? Ou voltar-se-á de novo para a Itália? A Estónia e a Lituânia são os 2 elementos do bloco. Segurar-se-ão mesmo?

    Renato Carlos

    ResponderEliminar
  22. Anónimo23:54

    É engraçado ver mais uma vez Portugal de fora depois de tanto terem feito pela vida.
    Também é engraçado ver como os outros países lutam pela sua, por exemplo a suécia (que não precisa de divulgação) tem a sua musica a passar constantemente nas rádios nacionais de outros países á semelhança de muitos outros, (que não o caso de Portugal).

    ResponderEliminar
  23. Anónimo00:20

    Tem havido comentários negativos à passagem de Malta e da Lituânia. Do ponto de vista musical, havia realmente melhores canções. Mas há intérpretes que valorizam o que tem até pouco valor. Os intérpretes de Malta, Macedónia, Lituânia souberam estar em palco e mostraram enorme segurança vocal (o que não sucedeu com a simpática cantora holandesa, por exemplo). Quanto a Filipa Sousa, não é em programas como o Portugal no Coração ou o do Carlos Alberto Moniz, ao sábado, que ia aprender a enfrentar as câmaras. Fechar os olhos num grande plano é um erro crasso (um comentador no twitter até dizia que a própria cantora estava com sono...). Se o que se pretendia era representar pessoas a caminhar nas ruas duma cidade, aqueles não podiam ser os movimentos do coro. E serão as nossas ruas tão tristes que caminhemos assim, de preto e tão soturnamente? Se se queria homenagear o fado (e isto foi tudo menos uma homenagem), levasse-se um fado, pusessem-se os instrumentos típicos no palco (ou no fundo), transportasse-se para o palco a própria atmosfera de uma casa de fados. Muita sorte no futuro, Filipa! Se culpas há (e há, e desta vez pouco têm que ver com a diáspora e os blocos), não são seguramente suas.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:59

    Para o ano, (em Estocolmo), dêem-lhe com uma música destas (www.youtube.com/watch?v=jI6YOxdhPlE)... é produto nacional.

    ResponderEliminar
  25. Shevek01:03

    Estes resultados eram previsíveis. Só o apuramento de Malta me surpreendeu. O ESC é pouco sobre música e muito sobre negócio. Eu cá dou-me por satisfeito por termos tido ótimas canções em algumas finais nacionais. Boa sorte para todos os 26 finalistas.

    P.S.: a Filipa esteve magnífica, mas nunca teve hipóteses de chegar à final com os blocos que estavam em peso na nossa semi.

    ResponderEliminar
  26. João Nunes01:35

    Eu sinceramente gostava de ver os resultados das votaçoes..Mas eles passam quem bem entenderem..Enfim!!..Duvido que a lituania e outros tantos que passaram tenham tido mais votos que Portugal ou Holanda.A Macedónia teve mto mal..A mulher desafinou q mais parecia estar a ser esfolada,a estónia cantou aos berros,a ucrania houve uma ou outra parte q parecia roca..Se nao sabem pôr pessoas competentes á frente de espétaculos como estes,mais vale acabarem!

    ResponderEliminar
  27. João Nunes01:41

    E a Eslovénia era outra q tbm devia ter passado ..E por mim não iam a Lituania ,Macedonia e Estónia e passavam Portugal,Holanda e Eslovénia..

    ResponderEliminar
  28. Anónimo02:32

    Os blocos só falam nos blocos, a Filipa nunca teve hipóteses por causa do tema que interpretou que não tem potencial para atrair televoto e mesmo que se tivesse apurado (pq o merecia pela devoção empregue) seria esmagada e atirada para o fundo da tabela final.
    Nós portugueses gostamos porque nos é especial este tipo de música, ainda que bem mediana diga-se ("Vida Minha" não entra no meu top20 de temas portugueses eurovisivos.), mas a verdade é que para a maioria dos telespectadores estrangeiros não passa de um tema chato e aborrecido e a questão é apenas essa e mais nenhuma.
    Não há temas com potencial para vencer a Eurovisão no nosso FdC, a que mais se aproximou foi obviamente a "Senhora do MAr" e mesmo essa apesar de brilhante era pesadona e dramática demais para triunfar no televoto, a maioria dos telespectadores não está para aí virado na noite do evento, essa é que é essa.
    Para termos sucesso lá fora temos de o alcançar primeiro no nosso festival interno e não é com a qualidade do últimos anos que vamos lá; grandes vozes não vão nunca chegar para vencer, é preciso grandes temas a concorrer pela vitória no FdC, é aí que estamos encalhados.
    O último sucesso eurovisivo português foi o "Chamar a música" porque mesmo o nosso melhor resultado de 96 nunca chegou a ser um grande sucesso a nível interno. Desde essa altura para cá digam o que disserem é só flops, com a excepção de 2008.
    Soluções ficam para os mais entendidos que na minha opinião pessoal já deu para perceber que não são os dinossauros do costume, esses já provaram que não têm capacidade para fazer triagem de temas e de muitos menos conseguir persuadir nomes grandes da música portuguesa.
    É triste todos os anos esperar ansiosamente pelo FdC com a esperança de pelo menos haver um tema que me faça realmente acreditar que podemos ganhar e quando chega a hora, é o que é; intérpretes que dão tudo por tudo por um tema que não vai a lado nenhum, a vitória surge para o menos mal da noite.
    Todos os anos a minha maior desilusão não é em Maio quando acontece o ESC, é em MArço quando acontece o FdC, porque no fim fico sempre com a ideia de que também ainda não é desta!
    A ver se é na próxima (optimismo histérico)

    David

    ResponderEliminar
  29. Anónimo02:42

    O FdC ja deveria ter mudado de maos, a RTP é antiquada e obsoleta!deem hipotese à SIC ou TVI de organizar algo diferente para ver se temos hipotese de ter uma posiçao melhor.Portugal só tem vindo a marcar passo e numero, ainda nao perceberam que o ESC evoluiu e o fado é optimo produto nacional mas para ser consumido dentro do país, nao interessa aos outros, ainda nao perceberam?toca a fazer musica alegre e bem disposta, chega de melancolia e tristeza, os nossos compositores precisam de uma reciclagem moderna.e se tivermos de cantar em ingles, qual é o problema? a musica é universal!SIC ou TVI sao a ultima esperança de mudar o "cenário". vamos a ser mais alegres, a tristeza pertence ao passado, assim garantidamente nao vamos a lado nenhum, pensem nisto...

    ResponderEliminar
  30. LOL o pessoal ainda continua a contribuir para as audiências desta treta e ainda se queixa? Já fui fã, mas dp do 13º da Vânia abri os olhos. Tanto desprezo aquilo (infelizmente) que so por acaso, em zapping, dei com o "concurso". Quando o que está em jogo são blocos de países e se chegou ao ponto do comentario do Renato, diasporas e o catano em algo que devia ser sobre musica, bem podia a Filipa ter arregalado os olhos em 1º plano (vcs acham mesmo q é isso que conta?). Abram vcs os olhos, nao sejam cúmplices desta farsa!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo10:32

    2.42: Estas bem? Não é a RTP que faz musicas, são isso sim os musicos e autores. Ate parece que a TVI ou a SIC têm musicos diferentes

    ResponderEliminar
  32. Anónimo10:39

    Sejamos francos: a eliminatória era difícil, mas será que se a canção portuguesa tivesse ido a concurso na terça-feira teria passado? Duvido. Há votações dependentes de blocos e da diáspora, mas não sei até que ponto ficámos fora da final por isso. Se há um bloco nórdico, ontem só dois países escandinavos estiveram presentes. Ambos passaram.Se há um bloco báltico, ontem só dois países bálticos estiveram presentes. Ambos passaram. Grande parte das ex-repúblicas soviéticas ignora os países bálticos nas votações. Quanto aos Balcãs, Croácia e Eslovénia ficaram de fora. E Malta: a que bloco pertence? Compare-se a atuação do cantor de Malta na final nacional com a de ontem. A mesma canção, mas muito melhor "trabalhada". O que se fez por "Vida Minha" nestes dois meses entre o FC e o ESC? Escolheu-se um fundo escuro, vestiram-se os elementos do coro de preto e até se "tirou" o vestido vermelho à intérprete, que sempre dava um toque mais alegre à apresentação. E mais nada! Até baladas lentas como as da Estónia e da Bósnia tiveram uma apresentação menos triste. Alguém ensinou a cantora portuguesa a enfrentar as câmaras? Alguém lhe explicou que nunca devia agradecer (quase aos gritos) mal as palmas começassem? Alguém lhe deu a entender que numa casa de fados se pode cantar de olhos fechados, mas não num espetáculo de televisão em que a atuação é sujeita a votação? A política, os blocos, a diáspora não explicam tudo. Dito isto, também não creio que outra canção do nosso FC pudesse ter ido mais longe; talvez apenas uma melhor presença frente às câmaras de um ou outro intérprete, mas pouco mais. Enfim, uma atuação que relete o moral do país: triste, pesada, mas simpática. Saudades da alegria dos Flor de Lis, saudades do sorriso de Filipa Azevedo, saudades da garra de Vânia Fernandes...

    ResponderEliminar
  33. Anónimo11:03

    A Filipa está de parabéns pela sua bela actuação. Apresentou firmeza e boa disposição no palco. Quanto ao próximo ano, acho que Portugal deveria seleccionar canções românticas, porque este género musical sempre teve, tem e terá sempre o seu valor, como foi o caso da Estónia e Bosnia Herzegovina. Na minha opinião a Suécia não sou apresentou uma excelente musica como também uma belissima voz para interpretar a euforia do festival.

    ResponderEliminar
  34. Zé Pedro11:21

    só tenho a dizer 3 palavras por mais esta injustiça em relação a Portugal:

    F%&§££#, M#?&§, C§?§!€% :(

    ResponderEliminar
  35. Anónimo11:53

    Uma proposta era colocarem numa só semifinal todos os países de leste (famosos blocos) e na outra os restantes países 'sem vizinhos'. Deste modo, garantia-se na final, tanto países de leste como de ocidente. Assim, avaliava-se mais a musica e menos a politica.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo12:09

    Continuo a perceber porque se faz gala em Portugal de "não se ligar nenhuma à Eurovisão" Por acaso os músicos e cantores portugueses, pop, populares ou tradicionais, terão melhor projecção que um certame de 400 milhões de espectadores e todo um mercado europeu potencial? Sim, porque os portugueses orgulham-se de organizar grandes festivais de música, mas com glórias estrangeiras. Os nosso, com honrosas excepções, não são conhecidos nem em Badajoz. Ana Moura cantou com Prince e Rolling Stones, Mariza esgota salas no mundos inteiro, Dead Combo chegam aos tops ns EUA, mas serão realmente conhecidos nos estrnageiro? Por algum motivo, países como a Islândia, Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca ou Alemanha, pGrandes potências económicas e países que lideram todos os rankings de desenvolvimento continuam a atribuir importância ao festival. Porque apesar de "pirosadas" ou "apresentações datadas", reconhem o seu potencial comercial e e aprojecção que pode dar à sua indústria musical. Portugal, infleizmente, vive com um revivalista "orgulhosamente sós" cultural, que não só tem sido espelhado na Eurovisão, como noutros eventos culturais eurpeus. Aprendam com os bons exemplos.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo12:28

    Eu não entendo o Portuguêses, está colocando o seu Fado até um festival sem pricipios e sem ideais que só funciona com o comercial.Rússia envia cinco senhoras com uma canção típica da estepe e ninguém diz nada. Respeite o seu lugar e se este ano não ter avaliado o fado Português, lembre-se que é uma música que representa uma nação e um povo e ama e quem faz isso.Eo ESC haverá outros anos pela frente, mas o fado é e será sempre e para sempre.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo13:42

    Até nisto há Politica e interesses Misturados.
    criem outro tipo de votacao , ou mesmo avaliacao das cancoes.. e podem ver que dá gosto assistir a este Evento!!!

    se Portugal nao passou, metade daqueles que vao á final...nem aqueciam!!!

    enfim é uma tristeza

    ResponderEliminar
  39. Anónimo13:47

    depois de portugal não tes passado, digo-vos se a suécia nao vencer este eurovisão vai ser a maior injustiça é aquela que esta presente que tem melhor performance e que sabe cantar melhor

    ResponderEliminar
  40. Anónimo14:18

    Pessoalmente adorei a musica da Bulgária... E confesso que a nossa musica não conseguiu conquistar a minha admiração. Comparem com a Vânia Fernandes? E... A minha primeira paixão foi para a Roménia... Vamos aguardar

    ResponderEliminar
  41. Anónimo15:18

    Só vi a 1ª semi-final. A minha favorita (pela voz, interpretação e qualidade melodica é a Albânia. Concorre com uma cantora Servia, salvo erro. Em 2009 a Noruega ganhou com um cantor de origem russa. Não estou de acordo em que Portugal cante numa língua que não seja a nossa. Aliás, devia ser obrigatório que cada país cantasse na, ou numa das, suas línguas oficiais. Tornaria muito mais interessante o festival pela diversidade. Assim ninguém chega a saber quem é quem e o que representa. Posto isto, com tanta diversidade cultural que existe em Portugal por via da origem dos diversos povos que escolgheram este país para viver, não seria interessante os organizadores do FC convidarem ou deixarem participar concorrentes Brasileiros, Cabo-verdianos ou outros? Estou certo de que o nosso Fc ficaria a ganhar e tenho a certeza de que na Eurovisão faríamos melhor figura (no mínimo menos mórbida e chata). Tivemos ao longo dos anos canções que nos representaram com uma qualidade incrível mas só para consumo interno. Lá fora não funciona. Se temos tantos jogadores de futebol estrangeiros nos nossos clubes e até na Selecção Nacional, não me choca nada que Portugal seja representado ao nível musical por um brasileiro, por exemplo.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo16:15

    Não temos industria musical em Portugal. Temos de apostar num produtor internacional, tal como fez um dia a Federação Portuguesa de Futebol que escolheu um selecionador de renome estrangeiro para dar a volta á seleção. Em Portugal não há musicos a perceber de ESC

    ResponderEliminar
  43. Não sei o que é mais estúpido: quererem que o Festival da Canção na TVI ou SIC ou que achem que devemos representar-nos por músicas pop, etc. Primeiro, o Festival da Canção nunca poderia ir parar a nenhum desses canais, porque são públicos e não privados, como pede o regulamento da Eurovisão, a menos que queiram fazer selecção interna. Segundo, a canção que ganhou em 2011 era uma balada, em 2007 foi cantada em sérvio e não era pop nem dançável nem todas essas características que vocês acham que as canções pseudo-vencedoras devem ter. Sinceramente acho que a culpa pela perda de qualidade dos finalistas deve-se à vizinhança, porque se não, o que tinha a Malta e a Lituânia que a Eslovénia não teve? Continuo a adorar este concurso, mas os resultados desiludem-me cada vez mais...

    ResponderEliminar
  44. Anónimo18:35

    é bem feita, nunca mais aprendem que isto é um festival! quer-se musica que fica na memoria!! que fique na cabeça, por acaso vi o festival da canção num canal inglês, e sobre a música portuguese achei piada a uma apreciação que lá fizeram.." she has a nice voice, but well....Boring(risos)"

    e é sempre assim que vamos ficar de fora, enquanto os velhos do restelo não aprenderem que somos muito atrasados em termos de gostos musicais. isto que la fomos fazer, "não diz nada" a um estrangeiro, até porque para agravar nem percebe a nossa lingua

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.