Está na hora de apresentar o quinto candidato ao Desastre da Eurovisão. Homens da Luta decidiram participar no Festival da Canção 2010 e 2011, tendo conseguido, neste último, a participação na Eurovisão. Além do mais, o grupo é o primeiro candidato a representar Portugal nestes Desastres. Não conseguiram passar à final e contentaram-se com 22 pontos e o 18º lugar. Vote na sondagem ao lado e veja se esta dupla merece fazer parte dos “7 Desastres da Eurovisão”.
Os Homens da Luta são dois músicos revolucionários portugueses, Vasco Duarte (Falâncio) e Nuno Duarte "Jel" (Neto). Com as suas músicas/paródias, esta dupla pretende fazer intervenção social, económica e política, alertando assim todas as injustiças/corrupções que existem em Portugal. As personagens que os membros do grupo representam são caricaturas dos cantores de intervenção do 25 de Abril, desde às palavras até ao vestuário.
Alcançaram sucesso imediato e até já editaram um álbum: “A cantiga é uma arma”, com 14 temas à disposição do freguês.
O seu historial no Festival da Canção é caricato. Em 2010 concorreram e conseguiram que a sua canção fosse integrada na lista para a votação on-line. No entanto, a canção foi desqualificada, devido ao não cumprimento do regulamento da RTP e da EBU.
Em 2011 voltaram a candidatar-se e, desta vez, ganharam com o tema "A Luta é Alegria”. Uma participação/paródia, que fez com que muitos portugueses levassem a mão à cabeça e perguntassem se aquilo era um festival de música europeia ou uma manifestação. Disso ainda tenho dúvidas, mas o que é certo é que, bem ou mal, eles marcaram a Eurovisão.
Mas se para uns a indiferença permaneceu, para outros o conjunto é relembrado como uma “mancha negra” que passou pela Eurovisão.
Fonte: ESC Portugal/ Imagem: Google/ Vídeo: Youtube
Sem comentários
Enviar um comentário