Slider

Augusto Madureira: “Uma música não se faz em dez minutos ou numa hora”

3
Fonte: Correio da Manhã/ Filomena Galacho
Foto (c): Facebook/Filipa Azevedo


“Uma música não se faz em dez minutos ou numa hora”

Augusto Madureira, autor do tema vencedor deste ano, pela voz de Filipa Azevedo, diz que este foi “muito trabalhado”.

Augusto Madureira é conhecido pelo exercício do jornalismo na SIC Notícias. Mas este ano ficou famoso pela autoria da letra e música vencedora do Festival da Canção RTP 2010, ‘Há Dias Assim’, com voz de Filipa Azevedo, que ele próprio acompanhou ao piano. O jornalista sublinha à Correio TV: “Se alguém pensa que uma música é uma mera inspiração e que em dez minutos ou até numa hora se faz uma canção, está enganado”. E salienta: “Muita gente associa-me ao jornalismo e pensa que eu só escrevo letras de canções. Mas gosto de escrever letras e músicas. A música acompanha-me desde que nasci”.

O autor da canção de Filipa Azevedo sublinha, ainda: “Este tema é todo meu, letra e música. Claro que, depois, a Filipa fê-lo dela. Não foi feito propositadamente para o festival, mas foi muito trabalhado para a voz da Filipa e agradeço ao Ricardo Verdelho e ao Fernando Martins, que nos acompanharam muito neste processo. É uma canção com que tive um grande envolvimento”. O autor e compositor conclui: “Uma música surge como uma ideia. Neste caso, surgiu há oito meses e começou por ser musical, desenvolvendo-se depois para uma ideia literária. E é muito trabalhada, não uma mera inspiração”.

Artigo transcrito da edição online do jornal Correio da Manhã, 16-04-2010.
3
( Hide )
  1. Anónimo14:11

    Esclareça-me em relação a um ponto, porque não sei se percebi bem... Então este senhor está a dizer que quem o ajudou a produzir esta música foi o Fernando Martins, que por acaso acumulava com as funções de júri da selecção de músicas para o festival?

    Se dúvidas houvesse de que este ano é um escândalo de amiguismos e trafulhices...

    Hugo Luís

    ResponderEliminar
  2. Como deves saber 12 das 24 canções seleccionadas foram co-produzidas por Fernando Martins e outras 12 por Ramon Galarza, ambos membros do juri de selecção.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:11

    O que o senhor disse, meu caro, é que produziu a versão a concurso em conjunto com Ricardo Verdelho. E que, depois de ter ganho festival da canção, produziu com o Fernando Martins a versão para o ESC.
    Não adianta ler nas entrelinhas o que lá não está escrito...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.