Slider

[Opinião] EuroFlan: Tourada no Campo Pequeno


















Foto: freerepublic.com

É estranho que depois de uma das melhores edições de sempre do Festival da Canção, quando tento escrever um resumo de tudo o que aconteceu (e foi muito!) a impressão mais viva seja dos últimos minutos do espectáculo de ontem. Talvez por terem sido os últimos minutos. Talvez por terem sido os mais negativamente impressionantes.

Se há coisa que me fascina é a dinâmica de grupos. Percebo que pessoas com gostos ou interesses comuns juntem esforços. Já não percebo é como pessoas, que individualmente parecem normais, com algum bom senso, quando se juntam a um grupo de fãs, a uma claque organizada ou coisa do género, se transformam em animais.

Continue a ler a Crónica do EuroFlan AQUI
28
( Hide )
  1. Anónimo19:53

    desculpa não concordar contigo!

    a liberdade e a luta são as armas do povo, se n me revejo no resultado tenho todo o direito em revelar a indignação!

    calar e aguentar não obrigado!

    ResponderEliminar
  2. A liberdade é um valor fundamental para mim. E por isso não aceito que um qualquer grupo organizado limite a minha liberdade individual.

    Toda a gente tem o direito a manifestar a sua indignação. Mas se o fizerem de forma desproporcionada e injustificada, perde a razão.

    Que tenha havido protestos e vaias contra alguns júris, não gosto mas aceito.

    Que tenha avido apupos à intérprete, que ganhou legitimamente o concurso de acordo com todas as regras, que estavam claras e eram do conhecimento de todos, não faz sentido, não é justo. É chegar ao fim do jogo e dizer que afinal não se aceita as regras. É desonesto. É agredir a artista, que se limitou a cumprir o seu papel, e todas as pessoas que a escolheram. Isso não é uma limitação à liberdade? E apupar alguém, impedindo-a de se fazer ouvir, não é um atentado à liberdade?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:17

    As Regras não foram cumpridas, volto a referir que houveram juris que não respeitaram o ponto 24º do Regulamento e assumiram em directo.

    ResponderEliminar
  4. Dando de barato essa infracção... não me parece ainda assim que legitime um ataque directo há Filipa Azevedo. além de que há muitas formas bem menos agressivas e desrespeitosas de protestar.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:49

    Penso que ficou claro que os apupos se dirigiram principalmente para o júri, e foram poucos. Penso que as pessoas que assistiram no campos pequeno reflectiram bem o estado de alma das pessoas que assistam aquela vergonhosa situação através da televisão.
    Vergonhoso é termos jurados a votar sem perceberem nada do assunto. As pessoas têm o direito a manifestar a sua indignação...
    Tenho pena pela filipa, mas paciência nem tudo são rosas...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:15

    Concordo plenamente Pedro Correia!
    Já chega de atacar a Filipa que não tem culpa nenhum da falta de competência do juri...mas não julguem que vão conseguir levar a Catarina a Oslo porque a RTP não vai ceder a cenas tristes como esta! Eu também gostava muito que a Catarina ou a Vanessa fossem a Oslo, mas como isso não é possivel temos é de apoiar ao máximo a Filipa e tentar ajudá-los a preparar uma excelente prestação da qual nos possamos sentir orgulhosos!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:15

    Concordo plenamente Pedro Correia!
    Já chega de atacar a Filipa que não tem culpa nenhum da falta de competência do juri...mas não julguem que vão conseguir levar a Catarina a Oslo porque a RTP não vai ceder a cenas tristes como esta! Eu também gostava muito que a Catarina ou a Vanessa fossem a Oslo, mas como isso não é possivel temos é de apoiar ao máximo a Filipa e tentar ajudá-los a preparar uma excelente prestação da qual nos possamos sentir orgulhosos!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:40

    Haja algum bom senso no meio desta panóplia de comentários depreciativos e atitudes muito pouco dignas de um país que se diz desenvolvido e educado.
    Tudo o que se tem lido e visto ao longo das últimas horas tem sido, em alguns casos, muito grave e tem-me feito pensar se o interesse cego e sem limites pelo futebol não terá chegado ao Festival RTP da Canção.
    O Festival é, como diz muito bem Pedro Correia na sua exposição, “um lugar onde apreciamos a música, quem a escreve e quem a interpreta. […]é um lugar onde as opiniões não se sobrepõem ao respeito mútuo. […]é um lugar onde se aplaude os vencedores e se homenageia todos os que participaram."
    Meus amigos, também eu gostaria de ver Portugal sagrar-se vencedor, nem que fosse por uma vez. Se seria com a Catarina Pereira, isso já não sei, o que sei é que ontem assistimos a um dos maiores festivais da história e que graças ao mau perder de alguns a vencedora tem sido alvo de criticas e comentários completamente despropositados. Ela apenas fez o papel dela. Cantou e interpretou a música que lhe foi presenteada e ponto final.
    Agora o que temos de fazer é, ao invés de a denegrir em “sites” nacionais e internacionais, dar-lhe força, enviarmos a música para amigos de outros países com mensagens fortes de apoio. Portugal sempre foi um país muito forte em termos diplomáticos por isso também nós devemos ser bons embaixadores deste pequeno grande país.
    E pensem que o facto de estarem a publicar comentários contra a Filipa Azevedo não vai fazer com que a Catarina Pereira seja sagrada vencedora mas sim que os restantes países europeus não votem na nossa canção porque eles vão ficar a pensar que, de facto, a música não presta e que não merece lá estar, o que é completamente errado porque a música “Há dias é assim” é um tema forte, bem como a voz da sua interprete.
    Haja coerência e fairplay!!
    DSR

    ResponderEliminar
  9. Marta22:18

    Concordo em absoluto contigo, anónimo das 9.40.
    Estou com a Filipa desde o primeiro momento em que tive a certeza de que ela era a vencedora. Quanto ao resto, é fazer pressão junto da RTP para que, em próximas edições, se querem mesmo ganhar alguma coisa, que tenham em atenção a todos os pontos e não os deixem ao desbarato.

    ResponderEliminar
  10. JMendes22:25

    Desculpe lá ,sº anónimo acha que alguem na Europa vai gastar uns miseros centimos em telemovel para apoiar esta musica?
    E com esta e com outras que temos que que aprender,recordam-se do ALIBABA das DOCE que foi um exito e não foi á Eurovisão a´conta do juri onde era a a favorita e continua sendo uma das musicas tocadas em Eurovision Partys?
    Dai nunca termos ganho e nunca ganharemos nestes moldes

    ResponderEliminar
  11. Popper22:32

    Não queriam um SUPER festival? Não queriam popularidade festivaleira? Se queriam, têm de se sujeitar a este tipo de acontecimentos! Não é com uma crónica que se vai educar uma população! Se as pessoas estão descontentes com o resultado têm direito de se manifestarem assim como o juri teve direito de eleger a sua musica favorita! Regras são regras. Agora, se as petições e manifestações de revolta existem, é porque servem para alguma coisa. O Povo Soberano deu pontuação máxima à musica que ficou em 2º lugar, e deu pontuação mediana à que ficou em 1º. Culpa disto? Do juri que não era suficientemente formado na matéria para dar qualquer pontuação que fosse! Tudo foi muito lindo, tudo esteve soberbo. No Final, a RTP borrou a pintura toda ao pagar a pessoas que não têm noção minima do que é "Eurovision Song Contest"! Tomo as suas palavras, como disse e muito bem, isto "não é o Idolos", é o Festival da Canção: Pre-Selecção Portuguesa da nossa representante no ESC! E o esc é o quê? Não é um programa onde se elegem vozes, mas sim PERFORMANCES! Das duas uma: Ou a RTP começa a convocar juri especializado nas áreas de Tecnicas de Performance, Canto, etc etc, ou acaba com o juri de uma vez por todas! Metam na cabeça que juri no Festival da Canção NÃO resulta de forma alguma! Não é eficaz!

    Mais uma vez profiro: Se o povo está revoltado, tem direito de se expressar! Não são post como este que vai mudar o que quer que seja!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:53

    Mais uma vez se diz que esta revolta do povo NAO E CONTRA A FILIPA, ela e uma pobre vitima da situacao assim como a Catarina e a Vanessa, mas sim contra escolha dos membros do juri... Eu concordo com o 50/50 a 100% (sim porque as vezes o povo sozinho pode fazer asneiras ex: Espanha 2008) mas a escolha deste devia ser mais deversificada incluindo dancarinos, cantores variados(de diferentes areas), compositores (mais modernos)etc.... E esta a revolta...se virem outras selecoes nacionais, ha muito mais equilibrio nas votacoes 50/50

    ResponderEliminar
  13. MGonçalves22:55

    Este ano tinhamos as melhores das hipótese de ganhar a eurovisao com a música da catarina, ou até mesmo com a Vanessa.
    Como é possivel haver juris que atribuiram 0 pontos à Catarina e à Vanessa? Competentes? Não me parece!

    Enfim, este ano foi uma grande desilusao para Portugal e para todos os eurofas que acreditavam em Portugal este ano.

    Realmente, há dias assim!

    ResponderEliminar
  14. Eu entendo a revolta, mas estamos a levar isto demasiado para a política. Isto quase que parece um debate quinzenal da Assembleia da República. Até de morte eu já li, pelo amor de Deus.
    A Filipa Azevedo não tem culpa, ela fez o trabalho dela e ponto. Se acham que há problemas com o sistema de voto então escrevam para a RTP, escrevam para o Provedor mas façam-no de uma forma ordeira e educada.
    Já está, já está. Agora é apoiar, sugerir, já que muitos se julgam donos da verdade eurovisiva (sabem o que é melhor para o festival) então mandem cartas para o autor, para a RTP e proponham, proponham, proponha.
    DSR

    ResponderEliminar
  15. Ricardo23:06

    Crianças de 5 anos?! Acéfalos?! (Parece que palavra pegou de vez) Animais?!

    Enah... só nomes bonitos... parece que para muitas pessoas não é preciso estarem inseridos num grupo para o pior vir ao de cima...

    Realmente é muito engraçado a chamada "Dinamica Social", mas pergunto se o EuroFlan já viu ou leu algo sobre esse assunto... Porque se leu, então posso dizer que não viu o que achou que estava a ver/ler...

    Até posso dar um exemplo melhor sobre o que falou sobe a "dinâmica de grupos", um pouco mal diga-se... Mas para perceber melhor vai um exemplo em concreto...

    Imaginemos numa festa, em que as pessoas começam a atirar garrafas ao chao para partir, e de repente uma pessoa vê os outros a fazerem, e faz o mesmo! Quando se pergunta porque o fez, não sabe explicar...

    O que se viu ontem foi uma MANIFESTAÇÃO DE DESAGRADO! Se bem ou mal feita, isso já é uma opinião pessoal!

    E já agora falta de carácter, é não defender as suas opiniões e no que acredita... Isso sim é falta de carácter! E deixe-me dizer que se por defender as minhas opiniões, ideais, etc, é ter falta de carácter, então TENHO ORGULHO EM TER FALTA DE CARÁCTER! Antes isso que ser um vegetal em que a verdade lhe é incutida sem se perguntar porquê!!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:29

    este povo come a cala toda a podridao que os dirigentes políticos andam a impor desde o 25 de abril alegando á democracia.... e por causa do festival é que se querem manifestar? tenham mas é noção do ridículo
    para o sr que se questionou se alguem na europa ia gastar uns miseros centimos a telefonar para votar na musica portuguesa...sugiro que sai da sua freguesia ou paroquia e se ponha a par das inumeras criticas positivas que a musica portuguesa tem recebido! Portugal tem sido elogiado e precisa do apoio dos portugueses!!!! nao que aqui na aldeia ande tudo a tareia para saber quem devia ir ou nao! a vanessa pode levar o clube de fas que quiser...ter a voz que tem....com musica daquelas nao vai a lado nenhum! a a tal catarina tinha boas estrofes mas tinham um refrao pavoroso! ganhou a melhor! apoiem ou fiquem calados!!

    ResponderEliminar
  17. Caro Ricardo,

    E portanto uma injustiça é vingada por um acto injusto, é isso?

    E portanto carácter é sustentar a opinião e fazer vingar as ideias pela força?

    E portanto todas aquelas pessoas, enquanto apupavam a decisão do júri, estavam conscientes de que, naquele preciso momento, enquanto a a Filipa actuava, era a ela que estavam a atacar?

    Perfeitamente de acordo: é uma tremenda falta de carácter não defender os valores em que acreditamos. O problema é quando o orgulho nos cega, e em vez de defender ideais, valores e pontos de vista, acabamos a atacar pessoas concretas.

    ResponderEliminar
  18. Ricardo01:38

    Caro Pedro Correia,


    Se considera "pela força" as manifestações a favor da Catarina (atençao que não é contra a Filipa, mas sim a favor da Catarina, sao coisas diferentes que às vezes se confundem), o facto de se fazerem petiçoes etc, entao temos significados de "pela força" diferente, porque para mim é o que muitas vezes se passa nas empresas em que os funcionários têm de aceitar e não volta a dar caso contrario é rua com eles. Ou seja não podemos fazer nada contra, caso contrário somos prejudicados...


    Quanto àquela situação em relação aos apupos enquanto a Filipa tava a contar, penso que até foi pouca cabecinha de quem tava a orientar o espectáculo, porque mandar a rapariga naquelas condições tava a mandá-la para a "jaula dos leoes", viu-se o que se passou durante e depois da votação dos professores, jornalistas, apicultores, etc, etc, o que se passava...
    Mas memso assim mandaram-na para lá!!! Não seria melhor esperar um pouco?!
    Neste caso a rapariga foi um "dano colateral", se concordo com isso, claro que não...

    Agora, depois ela dizer em video o que disse... Aí é preciso muita cara de pau... (opinião pessoal aqui)

    Às vezes a fama leva-nos ao topo, mas rapidamente nos engole como areias movediças...

    ResponderEliminar
  19. Ricardo,
    Naturalmente que não me estou a referir às manifestações e petições a favor da Catarina; essas situações, para mim, não fazem sentido, mas reconheço-lhe toda a legitimidade.

    Eu próprio questiono a qualificação de alguns jurados e acho que alguns, das duas uma, ou são surdos ou foram frontalmente parciais. Não encontro explicação para que um júri atribua 0 pontos a "Canta por mim" ou a "Alvorada". Mas isso desenvolverei a seu tempo.

    O que me indigna, e reitero que é uma manifestação de força, desproporcionada e deslocada, é o apupo durante a actuação e os ataques pessoais à Filipa que tenho lido em várias páginas. Isso não defende ninguém, nem tem um propósito construtivo. É apenas uma manifestação de mau perder e de má formação. Parece-me que estamos de acordo neste ponto, não?

    Quanto à falta de cabecinha dos responsáveis da RTP, bem, eu acho que bom senso seria exigível tanto aos organizadores como aos espectadores. A RTP ainda tem a desculpa das limitações de horário, programação e compromissos comerciais. Para o comportamento das pessoas só encontro explicação na inconsciência e num infelizmente comum fenómeno de massas, é esse o ponto da minha crítica e é esse comportamento que classifico de animal.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo09:42

    A musica da filipa e magnifica...
    a performance é imocionante...

    A filipa não tem culpa de nada... se fossem voçes a ganhar tambem nao iam desistir, imaginem o que é participar na eurovisao em oslo sem o apoio dos portugueses ... imaginam ?

    Como será que a filipa ta a reagir a tudo isto ???

    Catarina era brilhante , tambem votei... epah mas já chega não podemos fazer nada !

    Va vamos apoia-la :)

    ResponderEliminar
  21. Anónimo10:42

    11:29 PM
    "vanessa pode levar o clube de fas que quiser...ter a voz que tem....com musica daquelas nao vai a lado nenhum!"

    Lá está com estes comentários é que tambem não se vai a lado nenhum.
    E o clube de fãs da Vanessa já disse que apoia a Filipa e o Augusto porque agora é Portugal. E lá no C.pequeno com certeza que viste pessoas da claque da Vanessa a bater palmas à Filipa.

    E já agora as únicas claques lá estavam presentes não era só a da Vanessa e a da Catarina, deixem de culpar sempre os mesmos e secalhar sem razão

    ResponderEliminar
  22. Anónimo10:53

    A Rtp violou claramente as regras do concurso no que diz respito ao juri, e se nada é feito então como podemos acreditar que as campanhas e concursos da rtp são claros e verdadeiros???

    ResponderEliminar
  23. Anónimo10:55

    bem acho que não podemos ser hipócritas, como é possível pedirem para apoiar uma canção que não gostamos e não (é verdade que não por culpa própria - espero eu- )foi vencedora dentro de todas as regras do concurso?

    ResponderEliminar
  24. Anónimo10:58

    quero é bem ver se todos aqueles que dizem para apoiar depois ão vao ser os primeiros a criticar quando as coisas correrem mal. aFilipa que se prepare pq depois as criticas vao ser violentas

    ResponderEliminar
  25. A culpa disto e mesmo da RTP!

    Nao sabem organisar nada! Fazem sempre o mesmo erro e depois quem leva nas orelhas por mostrar-se indignado e nao aceitar a decisao de um juri dai de 60 pessoas, sao as centenas de pessoas k sao fans da Eurovisao ou interessados no assunto!

    Sera k os dos juri percebem mesmo assim tanto da Eurovisao ou interessam-se por isso? DEVIAM SER PESSOAS DO MEIO DA EUROVISAO A VOTAR NO JURI e nao badamecos dakeles!!! Quem causou isto foi a RTP e o seu lindo juri k ninguem sabe como foi escolhido, tenho pena da Filipa pois nao tem culpa disto e tambem dos outros concorrentes...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo13:08

    Eu concordo com o facto que vai ser haver aqui dois lados e nunca vao conseguir estar de acordo... Dois pontos aqui: E verdade que tem havido fans que disseram coisas menos apropriadas no canais onde se fala da Filipa da mesmo forma que os fans fa Filipa esta a escrever as mesma coisas nos canais da Catarina, as mesmas baixarias, os mesmo insultos... Desculpem mas se falarmos em niveis de "classe" os dois grupos saiem do mesmo saco((que na opiniao de muitos, o povo revoltado nao tem educacao, sao pessoas baixas...Nesse grupo(contra) ha pessoas que teem grandes conhecimentos do que se passa na Eurovisao))
    Ponto 2: se por acaso fosse possivel provar que houve erro e os votos do juri fosse anulado, garanto-vos que ia haver muitas pessoas destas "com classe" que perderiam essa classe para criticar a RTP e os outros fans...
    Pensem bem antes de por este grupo de pessoas que protestam numa categoria "classe baixa muito inferior" aqui nao se sabe o background de ninguem

    ResponderEliminar
  27. Anónimo20:07

    Só digo uma coisa!

    Se povo se unisse contra o que realmente interessa o país não estava na situação em que está!É que chega ser ridículo.

    Haviam 3 potenciais vencedoras e ganhou uma delas!

    Força FILIPA

    Alberto Alves

    ResponderEliminar
  28. Nuno19:04

    E se escrevessemos todos para a página do Provedor do Telespectador, a manifestar a nossa revolta. Vão à página do RTP, e escrevam. Eu já fiz!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.