Slider

Filipa Azevedo em entrevista ao JN

9
Fonte: Jornal de Notícias/Ana Gaspar
Foto (c): Facebook/Filipa Azevedo

Filipa Azevedo, vencedora do FC 2010 e representante portuguesa no Festival da Eurovisão, em Maio, concedeu uma entrevista ao Jornal de Notícias, que o escportugal.pt.vu passa a transcrever na íntegra:

Filipa Azevedo canta por Portugal na Eurovisão

Vai defender as cores portuguesas na Eurovisão com "Há dias assim". Quanto à polémica que envolve a sua eleição, a intérprete diz respeitar a opinião dos outros

Nasceu no Porto, mas foi criada em Gondomar. Filipa Azevedo, de 18 anos, já sentiu por duas vezes o doce da vitória. Primeiro, foi no concurso da SIC "Família superstar", agora no Festival da Canção. O tema composto por Augusto Madureira, "Há dias assim", vai levar a jovem a Oslo, na Noruega, em Maio, para defender as cores nacionais.

Entre um concurso e outro, a intérprete decidiu ir estudar para Londres, porque considera que Portugal é demasiado pequeno para a quantidade de gente que quer vingar no meio musical. O curso escolhido foi o de Tecnologias de Música, porque quer ter um "plano B" caso o seu sonho de ser cantora não se concretizar

Já se habituou à vitória?
Ainda não.

Que reacções tem tido?
São boas e más. Há quem me dê os parabéns, mas também há quem não esteja muito contente.

Recebeu assobios na final, há uma petição na internet a favor de outra concorrente. Acha que os portugueses têm mau perder?
Não é só em Portugal. Mas respeito isso, como é óbvio.

Entre a "Família superstar" e agora o Festival da Canção, de que modo é que a sua carreira evoluiu?
Gravei um CD, participei em alguns "castings" e fui estudar para Londres. Depois do "Família superstar" as pessoas reconheciam--me na rua. Mas, ao fim de um tempo isso, deixou de acontecer.

Pode dizer-se que há uma maldição nestes formatos de novos talentos? Os vencedores acabam por não vingar...
Portugal é muito pequenino, e há muita gente a querer entrar no mercado. É normal que as pessoas se esqueçam de nós, com tanta gente nova que aparece a querer ter uma carreira. Acho que foi o que aconteceu comigo.

Foi por isso que decidiu ir estudar para fora?
Não só por causa disso. Mas porque decidi, também, que precisava de conhecer outras coisas.

Em termos de formação, acha que há pouca oferta em Portugal para quem quer enveredar pela música?
É uma pergunta difícil de responder. Penso que há escolas, aqui, apesar de eu não as ter procurado. Acho que para quem quer seguir uma carreira internacional, ir lá para fora é muito bom. Porque, tal como já disse, não há cá oportunidades para tantas pessoas.

Porque escolheu esta formação em Tecnologias de Música?
Eu não quero ser só cantora, quero também produzir os meus trabalhos e achei que era um bom "plano B", caso não vingue como intérprete. Quando fui para Londres não sabia bem o que estudar. Entrei para uma escola onde me deram a escolher entre aulas de canto e tecnologia de música. Não me apetecia ter aulas de canto e optei por uma coisa nova, porque achei que era bom para o meu currículo e que me podia abrir outras portas mais tarde.

Quando é que descobriu que gostava de cantar?
Não me lembro, acho que sempre cantei. Bem ou mal. Lembro-me entre os 7 e os 9 anos em que me comecei a interessar mais pela música.

Tem algum género musical preferido?
Adoro jazz.

E um intérprete de eleição?
Michael Bublé, Beyoncé, Amy Winehouse... Tenho vários.

Como foi trabalhar com Augusto Madureira, já se conheciam?
Não, foi a Clara de Sousa que nos apresentou. Mas ficámos a dar-nos muito bem. Foi uma experiência muito boa, só conhecia o Festival pela televisão.

Então, se ele não a tivesse desafiado não fazia parte dos seus planos concorrer...
Não. Mas ele também me disse que ou era eu a cantar, ou ele também não participava. E isso ainda me motivou mais.

Já voltou a falar com Clara de Sousa depois disso?
Estive com ela numa iniciativa de ajuda às vítimas do Haiti, organizada pelo João Manzarra. Estivemos a conversar, mas não muito sobre o festival. Falámos mais de coisas pessoais.

Como é que encara este desafio da Eurovisão?
Ainda me estou a habituar à ideia. Sinto-me anestesiada.

Guarda alguma memória dos festivais anteriores?
Nunca vi muito, nem o festival português, nem o da Eurovisão. Gosto mais de novelas e da MTV (risos). Mas sabia que, por exemplo, músicas como "Lusitânia Paixão" ou a "Desfolhada" tinham sido lá apresentadas.
9
( Hide )
  1. Anónimo10:10

    Eu vou apoiar a Filipa Azevedo em Olso, não sou com muita gente por aqui que estão obsecados pela Catarina.
    JÁ CHEGA DE CONFLITOS, PETIÇÕES E MANIFESTAÇÕES Á CANÇÃO VENCEDORA, JÁ CHEGA, OK.

    ResponderEliminar
  2. Armanda Valente15:53

    "Guarda alguma memória dos festivais anteriores?
    Nunca vi muito, nem o festival português, nem o da Eurovisão. Gosto mais de novelas e da MTV(...)"

    E voilá, eis a "nossa" representante... Este país... é um colosso...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:23

    Se em vez de tecnologias de musica tivesse escolhido as aulas de canto talvez a qualidade da musica e do seu trabalho melhorasse. As vezes nao se fazem escolhas certas!Participar no festival da cançao sem saber o que é ou só para realizar sonhos de criança como muitos não dá em nada.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:48

    Quanto mais ouço esta música menos gosto dela! Porque será?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:01

    Há dias assim anónimo... lol

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:12

    Dois anos depois, considera-se uma novata. Eis o trabalho de dois anos: esperar que o ar viesse falar com ela, e como sortuda que é, o ar chamado augusto apareceu!

    Infelizmente não é quem mais trabalha que tem sucesso e elogios neste país!


    Deixo só um aparte, no notíciastv (revista que vem com este jornal) vários colonistas dizem que esta música não entusiasma os portugueses e vai deixar morrer o festival de novo, depois do renasccimento em 2008. Foi só para dizer ao jornalista que compôs esta música que não são os fas de uma música que não gostam

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:24

    Só em Portugal é que uma pessoa tão desinteressada pode representar o país. É o espelho de quase toda a nação. Pelo menos teria ido informar-se sobre o festival antes de dar entrevistas. Não tinha nada contra ela, sempre achei que a culpa de ter ganho era da RTP... mas agora começo a ter motivos e adjectivos para a caracterizar melhor.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:39

    Sinceramente a rtp é a culpada. Nao deixam quem podia fazer renascer a vitoria para portugal! A vanessa traria a vitoria para portugal! Ela é a cantora do festival da cançao! É bem feito que deixem o festival da cançao morrer quando nao se aproveita o optimo que se tem...

    ResponderEliminar
  9. Ainda por cima é culta!ahahahaahahah! Nem sequer vê o ESC! K desgraça!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.