Slider

[Reportagem] Festival da Canção 2010 - Dia 3: Ensaio Geral

15:07 - Boa tarde, Portugal! Bem vindos ao relato, em directo do Campo Pequeno, do Ensaio Geral da primeira final do Festival RTP da Canção. Na plateia e no palco ultimam-se os últimos preparativos técnicos.



15:20 - O tema desta primeira gala é Artes de Rua. Partimos do principio que o troço de um muro em esferovite, colocado no centro do palco, esteja relacionado com esse tema.



15:28h - Como já devem ter percebido estamos a encher chouriços, porque isto, como sempre, está atrasado.

15:34h - Parece que vai começar...

15:37h - Silvia Alberto, em palco, a familiarizar-se com as marcações.

15:40h - Começou! No ecrã misturam-se antigas glórias do Festival, rostos bem conhecidos da RTP alternados com uma batida hip e imagens de parkour. Três jovens atleticos destroem o muro (finalmente!) e Silvia Alberto dá inicio ao espectáculo, com as informações do costume.

15:45h - Clip com imagens dos concorrentes.

15:48h - VT da Nucha. Segue a linha dos anos anteriores. These are a few of my favourite things... vamos passar ao lado.

15:49h - Nucha em palco. Atrapalha-se com o vestido. É por estas e por outras que em inglês se chama dress rehearsal.

15:50h - Actuação da Nucha. Traz um vestido preto, com cauda comprida. Vento e fumo no refrão. Entra o coro, também vestido de preto. Muito intenso e vocalmente excelente. O grafismo previsto mantém-se.



15:55h - Ouro em palco. Curiosamente vêm vestidas com saias um pouco rodada, em tons prateados. Vocalmente seguras, coreografia bem conseguida em palco, mas que parece não resultar muito bem no ecrã. Grafismo colorido mantém-se também.



15:59h - chega a vez de Claudisabel, que coerente com o tema, se apresenta em palco com elegância, num vestido negro com incrustados brilhantes. No palco também predomina o negro, para além do dourado e o azul. Vocalmente impecável.



16:04 - Filipa Azevedo canta "Há dias assim". Vem com um vestido curto, de cocktail, de tons claros (beije, lilás?) e brilhantes. Fundo com linhas ondulantes. Vocalmente muito forte, embora mantenha a tendencia para algum exagero nos tons mais altos.



16:08 - Ai, ai Lisboa! Uma das meninas deve ter ficado doente porque hoje está um senhor a tocar guitarra. As quatro sobreviventes abanam-se em vestidinhos pretos, também com brilhantes. Jorge Guerreiro vem com um fato completo, cinza claro. A música é bem ritmada e a interpretação sem falhas. Se a Sabrina ganhou, porque não haverá o Jorge de passar à final?



16:12 - Chega a vez do ciclone do Porto Santo. Dennisa começa a cantar apoiada no que parece ser um pirilampo mágico gigante rosa choque. Ai olha, afinal era um bailarino! A Dennisa veste um modelo negro e justo com pintinhas brancas. O coro vem em tons de preto, cinzento e rosa. Apresentação e coreografia muito bem concebida e executada. Vocalmente quase não se nota a rouquidão da cantora.



16:16 - Nuno Pinto canta Fogo Lento e apresenta-se com mais dinamica do que nos ensaios. Veste calças de xadrez, casaco e lenço. O fundo do palco reflecte o tema da canção. Vocalmente é excelente, músicalmente agradável mas... ãh... de que é que estava a falar?



16:22h - Filipa Galvão Telles aparece elegantérrima, num vestido curto, de padrão branco e negro. Não parece muito à vontade na interacção com o bailarino. Mais uma nota de elegancia para a presença do saxofonista, apesar do casaco amarelo mostarda. Actuação agradável e bem conseguida, sem falhas vocais.



16:25h Os The Agency dedicam a actuação à gata de um dos elementos.. Vêm vestidos de fato e gravata pretos, camisa e ténis brancos. João Pina, de camisa aberta, obriga-me a pensar Marija Serifovic. Apesar disso a actuação é uma vez mais impecável, e o instrumental, ao vivo, resulta deslumbrante. Os efeitos da cortina de led's resulta bem com o ambiente criado.



16:30h - Outro grafismo excelente. Gonçalo Madruga apresenta-se de forma descontraida e informal: blazer e camisa de xadrez, calças de ganga. Apresenta-se em boa forma vocal, superando solidamente os ensaios.



16:36h - Quilómetros de tecido branco e vaporoso foram necessários para produzir esta apresentação. Não consigo não gostar do enorme vestido branco de Evelyne, embora passe bem por vestido de noiva. Na verdade é uma versão em branco do vestido de Yohanna, a representante islandesa em 2009. O grafismo é bonito e resulta. Vocalmente excelente. Muita palmas na audiência.



16:40h - Vanessa traz um vestido creme, brilhante, comprido. O quarteto de cordas traja de branco. Apresentação sóbria mas de um magnetísmo dificil de transmitir por palavras. A utilização da ventoinha hoje foi menos evidente. Coerente com os ensaios, Vanessa é insuperável vocalmente e arranca, mais uma vez, o maior aplauso da tarde. Acredite quem quiser.



16:44h - Encerrado o desfile Silvia Alberto recorda as regras da votação e dá inicio ao resumo das canções. Aparece já com um longo e vaporoso vestido branco.



17:30 - Depois do intervalo publicitário Sílvia Alberto entra em palco novamente pra relembrar os números das linhas telefonicas. É feita uma ligação à green room onde está Sérgio Mateus (o mesmo repórter da green room do ano passado), que fala agora com os artistas enquanto estes aguardam os resultados. O vestido continua vaporoso mas agora é vermelho!

17:35 - Agora um momento de dança com três grupos ensaiados por Marco de Camillis, que dançam hip-hop e danças africanas.

17:40 - Uma nova ligação à green room.

17:50 - Finalmente chega o momento de revelar as seis canções apuradas. Os seis envelopes são trazidos por elementos da coreografia anterior. Os resultados serão revelados de forma aleatória, omitindo os votos de cada canção. Pelo que nos apercebemos as canções seleccionadas nesta semi-final ocuparão os lugares impares na ordem de actuação na final.

E a partir daqui perdemos o interesse. Vamos lá para fora comer, fumar e conversar com as comitivas e tentar saber algumas cuscuvilhices e eventuais intrigas. Numa primeira ronda de impressões, a opinião mais vinculada é a de que vai haver surpresas no resultado. Isto basicamente quer dizer que ninguém sabe o que vai acontecer, mas nunca um fanático do ESC e do FC (como nós) admitiria tal coisa.

Voltamos em breve com o resultado da sondagem do ESC Portugal, relativa a esta semi final.

Nota: Infelizmente a definição dos videos e a qualidade, quer do som, quer da imagem, deixam muito a desejar. Por esse motivo as nossas desculpas. De facto o nosso equipamento e os nossos conhecimentos tecnológicos são limitados. Nós tinhamos avisado! Esparamos que, pelo menos, o empenho esteja à altura do momento.
9
( Hide )
  1. miguel16:06

    toda a gente dizia que a claudisabel cantava mt mal, mas afinal enganaram se!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:19

    FOTOS E VIDEOS?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:53

    "Acredite sem quiser" lol

    Óbvio que ela é a melhor cantor/a deste concurso, mas o problema é a música nos seu ultimo minuto, que se torna insuportável...

    Já estive a mostrar o video da vanessa à várias pessoas não ligadas ao esc e todos dizem a mesma coisa: Credo, que gritaria!!!

    Nem precisam de dizer que não é gritaria, pois o grande público não percebe de música e para eles é o que soa bem ao ouvido.

    Com isso, digo que a balada dos The Agency, da Filipa e até da Eveline soam melhor ao ouvido.

    ResponderEliminar
  4. Eu também acredito que foi a mais aplaudida, não duvido nada disso, mas sei também que os fans da Vanessa estão todos lá, acredite quem quiser.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:36

    Vanessa para aqui...Vanessa para ali...ou muito me engano ou ganha mesma a Vanessa.

    Por mim, na boa!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:48

    Quanta falta de criatividade da Eveline...

    Foi copiar aquele vestido horrível da Islândia 2009!!! grrrr

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:25

    Este ano é apresentado um leque de musicas muito diferentes .
    Umas mais ao estilo da eurovisão outras menos , a claudia isabel surpreendeu me mas sinseramente a sua musica passa do estilo eurovisivo para... pimba.

    Sou um fan da eurovisao á 7 anos ou seja pouco tempo mas acho que a catarina pereira é a justa vencedora alem de dançar canta e a sua musica é algo inovador se bem que a nucha e a filpa tambem arrasam... Vamos ver ! adoro a eurovisao e os seus fans # Boa sorte espero que as vossas apostas sejam concretizadas abraço

    ResponderEliminar
  8. Dalia18:47

    Catarina à Eurovisão!

    Cada vez fico mais convencida

    ResponderEliminar
  9. Curiosidade: a expressão "encher chouriços" vem da zona de Vila Real (terra natal do Nuno Pinto!). Encher chouriços era a actividade à qual os aldeães se dedicavam nas "horas mortas" das restantes actividades agrícolas. Portanto, muito giro usarem esta expressão numa gala com o Nuno Pinto! =D


    E citar "Música no Coração"! Divino! Será que a Maria aceitaria um convite para vir ao Festival? Vamos sonhando, certo?

    Dress reharsal: quão internacional xD

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.