Slider

Augusto Madureira condena críticas a "Há Dias Assim"

32
Fonte: 24 horas
Foto (c): Facebook Filipa Azevedo

Augusto Madureira condena críticas a "Há Dias Assim"

"São comentários de mau gosto e ofensivos"

Depois dos assobios em pleno Campo Pequeno logo após a vitória do tema "Há Dias Assim, no Festival da Canção da RTP, têm-se sucedido as críticas à música cantada por Filipa Azevedo e da autoria de Augusto Madureira. No entanto, o jornalista da SIC não se deixa abalar e critica quem o ataca. "A indignação é apenas dos apoiantes de uma outra canção ["Canta Por Mim", de Catarina Pereira], que criaram, porventura, exageradas expectativas e deram a vitória antecipadamente como certa. Ficaram desiludidos, nada mais", reage.
Houve mau perder este ano? "A leitura só pode ser essa. Não tanto pela petição, que nem sequer perdi tempo a ler, mas pelos comentários de mau gosto, ofensivos e muito mal-educados que têm sido escritos em tudo o que é site na Internet, incluindo nas páginas de fãs de Filipa Azevedo. Tem sido uma espécie de virose", reage o compositor de "Há Dias Assim". E aproveita ainda para sublinhar: "Ninguém é obrigado a gostar, mas contra factos não há argumentos."

Mexidas à Disney ou à Flinstones

Augusto Madureira diz que se mantém a trabalhar com Filipa Azevedo no tema que vão levar à Eurovisão, em Oslo, na Noruega, em Maio e até pondera algumas alterações. "Todas as sugestões são bem-vindas, desde que sejam construtivas e contribuam para trazer um bom resultado para Portugal", explica.
Em noite de final no Campo Pequeno, o presidente do júri do Festival da Canção, Tozé Brito, confidenciou ao 24horas que iria sugerir alterações no sentido de aproximar a música mais ao universo do mundo da Disney. Também para isto, o músico e letrista Augusto Madureira tem resposta. "Se é mais à Disney ou à Flinstones, não sei. Depende do que se entende por cada um destes conceitos." Porém, o jornalista da SIC deixa desde logo o aviso: "A atmosfera e o conceito da canção não vão ser alterados, mas espero ainda poder falar com o Tozé..."

Artigo transcrito da edição de 11/03/2010 do jornal 24 Horas.
32
( Hide )
  1. Anónimo18:36

    Bem embora nao goste desta cancao, vou mas e tentar ser algo construtivo!

    primeiro tem k se ver o k e k tem de bom nesta musica e manter essas boas qualidades!

    O comeco da cancao ate nao esta mal. As vocais dela tambem tao bem.

    O problema surge depois de ela apagar a vela! A musica k entra depois axo nao ser a mais aconselhada para evar ao concurso da eurovisao, sendo isto akela parte dos violinos mais rapida, ate podiam usar violinos mas uma melodia mais forte. Tambem a batida k entra com o piano e a bateria axo k ja foi usado muito, e tipo o piano e a batida de muitas outras baladas portuguesas, como deixa-me sonhar da rita guerra. Soa tudo o mesmo se ouvirmos a batida e o piano k da o ritmo da cancao! Axo k dai para a frente a musica devia ser melhorada e no fim as vocais deviam ir crescendo e crescendo a culminar num final mais intenso k akeles violinos, tipo culminar tipo no som de trovoada ou algo assim mais intenso...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:20

    Irei rir-me quando vierem para casa na noite da semi-final com o RABINHO ENTRE AS PERNAS, e então lá se vai a arrogância e nunca mais vamos ouvir falar nem do Sº Augusto Madureira (como compositor de musica)ou da Filipa Batista.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:32

    Filipa Batista???
    Não estarás um ano atrasado, ó anónimo??
    LOL

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:32

    O piorzinho de tudo é AQUELE VESTIDO! A moça não pode ir a Oslo vestida assim!!! A sério!!! Não há palavras para aquele vestido!!!

    Acho que neste capítulo é que temos estado menos bem nos últimos anos: a Flor-de-Lis Daniela parecia a Gata Borralheira, as Nonstop foram vestidas de avestruz...

    A sério, arranjem-lhe um vestido como deve de ser, mais condizente com uma grande gala! Onde é que ela terá comprado aquele: na feira de Carcavelos?

    Tonicha

    ResponderEliminar
  5. Filipe07319:35

    É assim mesmo que se defende e bem a sua canção. Não posso dizer que deposito grandes expectativas nesta canção,MENOS ainda num ano em que abundam baladas para todos os gostos e feitios na Eurovisão, mas é uma balada inteligente, bem melhor que a referida da Rita Guerra (nada a ver!) Nesse caso a música ganhava pela simpatia e beleza e talento da Rita, porque de resto era uma música falhada. Esta é bem melhor que essa, bem melhor também que "Antes do Adeus" ou outras. E por favor, não introduzam qualquer coro, o coro estragaria o que a música tem de bom, tirem o piano "à Reino Unido 09", e melhorem a imagem da rapariga, que no Festival estava com um aspecto péssimo. De resto, gostando-se ou não, é a Filipa que vai. Mas senhor Augusto, vá com poucas expectativas, pois o "bom resultado para Portugal" será eventualmente não ficar pela semifinal.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:38

    E para veres que gosto tanto dela que até me engano no nome 'Filipa Azevedo', contra a Filipa Batista não tenho nada contra pena nao a termos a representar-nos com uma musica do genero 'My First luv'

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:39

    força filipa bjs desde a madeira

    es linda e encantas a todos nao te preocupes com gentinha mal intencionada nem vale a pena força e segue em frente

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:30

    Eu estou do lado do Augusto Madureira e Filipa Azevedo.
    Faço das minhas palavras as palavras deles, não se deixem entimidar com gente não educada.
    O concurso foi composto por 24 concorrentes, e só falam da Catarina.
    Catarina prá qui Catarina para acolá, enfim, e os outros concorrentes?? Não são gente??
    Se ganhasse outro concorrente sem ser a Catarina o resultado seria o mesmo, é gente como esta que não devia existir no nosso país, gente sem educação e destruídoras de felicidade, pois porque destruíram a felicidade de Filipa Azevedo, a dizerem que a vitória foi injusta, mas se tivesse ganhado outro sem ser a Catarina, diziam o mesmo a dizer que a vitória era injusta.
    EU VOU APOIAR A FILIPA AZEVEDO E AUGUSTO MADUREIRA, ELES MERECEM O NOSSO APOIO LÁ FORA.
    Estas petições e manifestações contra a Filipa Azevedo só prejudica a nossa representação no Esc.
    Não me admira de os Suécos não gostarem de nós, eles são unidos e defendem o seu país com unhas e dentes, nós não, cada um pensa em si, somos uns egoístas.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:42

    Disney???? Não é a Eurovisão junior..... Poupem-me a estas nóticias. Uma coisa é certa os apoiantes da Catarina davam a vitória como certa porque era o que ia acontecer e aconteceu no sentido do público, o público e nao os juris (que nao tinham relação nenhuma com a música) a terem escolhido

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:46

    Muita arrogância nestas palavras... quando a vitória (que não é dele mas que a RTP lhe atribuiu) lhe sobe à cabeça. É muito bonito quando se coloca os portugueses todos no mesmo saco como Fas de uma determinada música! É mais fácil tentar defender da onda de contestação, prejudicando e denegrindo o trabalho dos outros, aliás todas as televisões estão prepositadamente a esquecerss da Catarina e a referir apenas o primeiro e segundos lugares como se a canção que os portugueses escolheram de nada valess!

    Este senhor tem tanta credibilidade como as audiências do programa que ele apresenta ou quando apresenta o Jornal da Noite, ou seja, terríveis!

    O bom lugar que vão trazer é um botton5 da final! Mas força na mesma nesta eurovisão que cheira a mofo!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:17

    Disney? lol mas nao tou a ver muito as criancas a votarem na Eurovisao, bem nunca se sabe, se calhar ainda ganham votos do Rato Mickey, da Minnie, o pato Donaldo e dos 7 anoes (esses de certeza votam, temos assegurados 7 votos desde a disneyland), e se a Bela adormecida acordar a tempo de ver o programa da Eurovisao tambem pode ser k goste da cancao, o problema e k vai voltar a adormecer com a dita cancao e depois zanga-se o principe encantado, k no fim casa com a bruxa. A bruxa k se calhar fica toda feliz porque a cancao voltou a por a bela adormecida a dormir e enfim decide fazer algo para retribuir o favor e faz para k seja esta cancao a ganhar o festival...

    Axo k assim se calhar ganhavamos mesmo, axo k temos hipotese assim! PIMBA!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:19

    A musica nao tem nada a haver com a da Rita Guerra, mas se ouvires o assinalar do ritmo fica muito parecido. ouve bem as duas no youtube e depois diz qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:23

    "A indignação é apenas dos apoiantes de uma outra canção ["Canta Por Mim"] que criaram, porventura, exageradas expectativas e deram a vitória antecipadamente como certa."

    E' o'bvio que o Augusto tem toda a razão: os fãs da Catarina Pereira criaram expectativas exageradas.

    O que me custa a entender é o seguinte: então os fãs da Catarina (e supostos fãs da Eurovisão) AINDA NÃO APRENDERAM COMO FUNCIONA A RTP? A RTP, fazendo sempre de conta que consulta o pu'blico português NUNCA desistiu de seleccionar quem bem lhe apetece. Se este ano lhe tivesse dado para escolher o Rui Nova, era o Rui Nova que ia a Oslo! E' assim tão difi'cil perceber isto????

    A' partida, era mais que evidente que por melhor que a Catarina cantasse e dançasse que a RTP nunca lhe daria a menor hipo'tese de ser a vencedora final. Eu até me fartei de dizer aqui neste site que a Catarina Pereira era a Luciana Abreu deste ano. Tenho pena dos deslumbrados que gastaram os seus euricos a votar na Catarina, mas estava na cara que a RTP nunca ia aceitar que ela ganhasse. O pior cego é aquele que não quer ver.

    Historial do Festival RTP da canção:

    2006: um juri muito la' de casa escolhe as Nonstop (as favoritas do pu'blico eram Mariafolia e Vânia Fernandes) O pu'blico não gostou e manifestou o seu descontentamento.

    2007: Sabrina (talvez este ano seja uma excepção, o gosto do pu'blico parece ter prevalecido) (Mas à partida, ao aceitar a participação de Emanuel, a RTP ja' devia estar à espera deste resultado.

    2008: Vânia Fernandes (ganhou a Vânia com a Madeira em peso a votar nela. De resto, como a RTP aceitou que se votasse a partir do ini'cio do especta'culo (SEM QUE NINGUEM TIVESSE OUVIDO AS MUSICAS ANTERIORMENTE), so' os concorrentes participantes na Operação Triunfo, e por conseguinte, que ja' eram conhecidos pelo pu'blico é que tinham hipo'teses de ganhar. Entre eles estava, claro, a GRANDE VANIA FERNANDES! Também não foi nada de espantar que Alex Smith acabasse em 2° e Ricardo Soler em 4°.

    2009: Flor-de-lis (acho que o juri desta vez esteve bem, mas o pu'blico queria que ganhasse a Luciana Abreu. Mais uma vez a RTP falhou: se se aceita que mu'sicas com a qualidade da canção da Luciana (mesmo que cantadas por celebridades)cheguem à final, então devia aceitar-se que o pu'blico goste delas e queira que elas ganhem, independentemente da sua qualidade (ou falta dela).

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:26

    Para responder apenas ao facto deste senhor dizer que são os fãs de outra canção que criticam, aqui vai uma conversa de uma senhora e as amigas na paragem do autocarro na segunda-feita

    -Viram o Festival no Sábado?
    -Ai eu não vi, estive a ver as novelas. Quando acabou ainda vi a que ganhou.
    -Ai meu deus, aquilo é lá musica de festival, a miuda aos gritos.
    -Também achei muito má escolha, eu não vi mas o meu marido disse-me que havia melhores.

    Entra outra senhora:
    -Tinha lá a menina de cor-de-rosa, aquilo é que era música como se vê lá na Europa. Mandamos sempre musicas destas e lá fora fazem-se musicas pa chorar melhor que nós.

    Aqui estão as pessoas que criaram expectativas e criticam a música desse senhor!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:31

    So mesmo quem e surdo e k nao ouve a semelhança nas canções de baladas portuguesas, nao sao todas mas esta e a da Rita Guerra sao praticamente compostas com o mesmo ritmo, se ouvirem bem o k o piano toca depois de ela apagar a vela ao marcar do ritmo, conseguem ouvir praticamente o mesmo com o piano a marcar o ritmo na canção da Rita Guerra!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:33

    Para quem esta' a gozar com a ideia de tornar "Ha' dias assim" numa balada à Disney:

    * por vezes as baladas à Disney obtêm bons e muito bons resultados. E' uma das fo'rmulas para o sucesso eurovisivo! A Chiara de Malta, por exemplo, canta sempre baladas à Disney e ja' obteve um 2° e um 3° lugares. Cantando em inglês, é certo... Mas não percebo porque é que estão a gozar...

    * a mim parece-me que "Ha' dias assim" ja' é uma balada à Disney".

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:43

    Dois argumentos contra a canção da Catarina Pereira:

    * la' porque a Grécia e outros pai'ses obtiveram bons resultados com canções parecidas e com cantoras que nem sequer sabiam cantar (Sirusho) ou que tinham voz de marreta (Kalomira), nada nos garante que a Catarina tivesse um bom resultado. Na Eurovisão, o que conta é votar nos pai'ses vizinhos. Em anos recentes os pai'ses de Leste gostaram da Sirusho, da Paparizou e da Kalomira, este ano não iam gostar da Catarina por a canção ser uma CO'PIA E NÃO TRAZER NADA DE NOVO.


    * o Andrej Babic tem conseguido quase sempre passar à final, mas NUNCA conseguiu um TOP10 em finais.

    Para que Portugal consiga um bom resultado é preciso uma canção MUITO MUITO ESPECIAL. Este ano não havia nenhuma e acabou por ganhar a menos ma'!

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  18. Anónimo00:18

    Este blog é tao mau, que dá reporta as criticas do AMadureira, mas nao reportou essas mesmas criticas. Enfim, PRECISAMOS DE OUTRO BLOG EM PORTUGAL URGENTE

    ResponderEliminar
  19. Anónimo02:01

    Mas porque raio ainda se continua a dizer que somente os fãns da canção da catarina é que estão contra?

    Isso sim é uma cabala contra a Catarina e contra a sua canção. Mas que raio de coisa, não se entende.

    Eu vejo tanto amigos meus que apoiavam a Vanessa como amigos meus que apoiavam a catarina e até amigos meus que n querem saber da eurovisão para nada, todos a criticar a canção da Filipa e a situação do juri que aconteceu na final. Por isso espero que fique bem acente na cabeça do senhor Augusto Madureira que não lhe ficou nada bem essa observação incorrecta.

    Quanto à canção da Filipa eu sinceramente não sei o que se pode alterar na canção em si para a tornar melhor ... embora ache que tudo o que se fizer para tornar o instrumental mais forte e a voz da Filipa mais equilibrada e não "esganiçada" como por alguns momentos soa é sempre bem vindo.

    Estarei obviamente a apoiar a canção portuguesa mas não com o entusiasmo dos ultimos 2 anos. Quem sabe a Filipa ate consiga uma boa posição em Oslo, torço por isso.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo09:03

    Algoa a melhorara urgentemente: a voz dela... Não quero, e mesmo que não seja construtiva não quero saber, ouvir a a respiração da Filipa durante 3 minutos... Não quero ouvir a insegurança da voz dela enquanto ela tenta manter as notas e anda ali para acima e para baixo... Não quero aqueles gritos desafinados e que acabaam repentinamente... Não quero... Quero que se oiça mais o instrumental... E quero que o Sr. Augusto Madureira não esteja com dor de cotovelo por não ter ganho sequer o 3.º lugar do público... para mim teria ficado em 6.º, até porque havia baladas melhores. "O pior cego é o que não quer ver."

    ResponderEliminar
  21. Oh Sr. Madureira, mas voce tem noçao do que é a Eurovisão? Parece.me que nao, pk com essa musica a unica coisa que conseguiu ate agora foi ridicularizar u nosso país pela Europa fora. Realmente a Filipa não tem culpa de a porem a cantar uma cancão de embalar, que em vez de superar a prestaçao do ano passado, vai certamente para os confins da tabela... Mas espero para ver o que aí vem...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo15:56

    Preparem-se, este vai ser o primeiro de mais 4 ou 5 anos em que Portugal se fica pela semifinal. Tou só a avisar! Como aconteceu em 2004-2005-2006-2007. Tou só a avisar!

    Ronaldo Cristiano

    P.S. não publicaram a ideia que tive para 1 inquérito porquê? Têm medo que a esmagadora maioria da população portuguesa ache que a Filipa não vai passaer da semifinal é?

    ResponderEliminar
  23. Anónimo15:59

    Deixem-se de coisas e apoiem a canção de Portugal .
    Neste FC eu tinha 3 musicas que gostava , Vanessa , Catarina e Filipa por esta ordem .
    A Vanessa uma grande voz ,um lindo poema e uma orquestração brutal, a Catarina uma musica bem mexida num genero que por poucas vezes levamos e que poderia ficar bem classificada, no entanto gosto muito da letra e musica da canção vencedora do FC " Há dias assim " que ainda podera fazer um brilharete em Oslo desde que começemos a apoiar a musica desde já e que ás pessoas responsaveis não lhes faltem imaginação , espero que a Filipa e autor leem este post e que os Eurofãs Portugueses começem a lançar ideias e menos criticas, passo a descrever o que eu gostaria de ver em Oslo :


    Adoraria que o inicio da musica tivesse violinos e que tornassem a musica ainda mais classica , o autor poderia continuar ao Piano e visto que a Filipa não usa coros gostaria de ver 4 bailarinas dançando Ballet classico ou duas bailarinas e 2 bailarinos , muito fumo branco muitos candelabros com velas e uma atmosfera tipo Fantasma da Opera.

    Tenho dito
    Boa Sorte Portugal , espero Top 10 desde que com paixao e imaginação.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo16:52

    Este blog é totalmente tendencioso e vive da arrogancia de quem escreve aqui. Ainda me lembro de em 2005 garantirem que ia haver festival da canção e de em 2008 noticiarem que a Rita Guerra era concorrente. E nem numa ou noutra vez houve pedidos de desculpa.

    Portugal está muito mal em termos de Eurovisão. Não ha nada que nos salve.

    ResponderEliminar
  25. Nuno18:41

    Escrevam para a página do Provedor da RTP, a escrever a vossa indignação. Vão à página da RTP, e escrevam no programa « A Voz do Cidadão». Eu já fiz!

    ResponderEliminar
  26. Marta19:48

    Essa ideia da atmosfera à Fantasma da Ópera parece-me muito bem. Mas a sério! Até já estou a imajinar a cena... acho que poderiam considerar.

    Quanto á Catarina... vamos lá a ver, lembram-se da Espanha no ano passado? Em alguns blogues ela era considerada uma das candidatas à vitória. Em que lugar ficou? Penúltimo! Por isso tenham lá calma quando dizem que com a Catarina uma boa classificação era quase certa. Lembrem-se do balde de água fria que foi com a Vânia.

    Eu estou incondicionalmente com a Filipa. Senhor Madureira, força nisso e leve este música para o bom caminho.
    Só mais uma coisa. Este senhor disse uma frase no programa da Sic que demonstra claramente o espírito que reina na RTP e no país em geral: disse que tinham expectativas realistas e que ganhar lá fora era muito muito difícil. Por favor! Sonhar nunca fez mal a ninguém, e é preciso apontar para as estrelas para se alcançar o céu.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo20:51

    Pois, pois este senhor está dando a mão á palmatória e já sabe que a musica não presta e nem nos vai levar a lado algum, dai já estar a precaver o Zé Povinho para não criar expectativas em relação a uma boa classificação em Oslo.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo23:38

    O Augusto caiu na minha consideração, porque não são os fãs da Catarina que estão a protestar mas sim toda a gente, até meu avó ficou chateado por não ter ganho a música "canta por mim".

    Mas boa sorte, porque vais precisar, mas não vou apoiar uma música que nada me diz, e não me venham com a conversa que é Portugal, nem tudo que nos representa é digno... É so verem o Deputado do PSP do Parlamento Europeu.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo00:37

    Este ano sou Espanhol,lol....

    ResponderEliminar
  30. Anónimo14:40

    Acho de muito mau tom estas críticas do Augusto Madureira. Existe muita gente a criticar a RTP pela forma como escolheu a canção "vencedora"... mas o que se diz é que a música da Filipa não tem o espírito do ESC, que não ganhou na votação do público... e que vai contra a vontade da maioria dos portugueses. E tudo isto é verdade. Penso que pelos apupos de que foi alvo na final e pelas petições, etc, se pode ver a vontade dos portugueses. Acho que devia desistir. O facto é este: a Filipa ficou em 4.º, a Catarina em 1.º. O júri não poderia ter dado 1 e 2 pontos à Catarina por livre iniciativa. A Filipa ficou em 1.º porque foi salva pelo júri... se a diferença fosse entre ficar em 1.º ou em 2.º, até aceitaria... mas entre 1.º e 4.º vai uma grande diferença. Gostava que a RTP apresentasse o total dos votos da Catarina e dos outros no televoto.

    ResponderEliminar
  31. gosto dexa ideia da atmosfera fantasma da opera.Axo k tem hipoteses pa paxar a final so precisa de melhorar algumas coisas :)

    ResponderEliminar
  32. Anónimo18:54

    bem cá estou eu outra vez, para comentar esta situação que acho desde ja uma parvoice, toca mas é a apoiar PORTUGAL E A FILIPA QUE LEVA O SEU NOME A OSLO, acho muito bem essa ideia fantastica do fantasma da opera levem-na em consideração, porque mais decorado for o palco e mais imaginação houver só temos a ganhar, porque o festival gosta é disso, nao é só a musica que conta ou a voz que a canta por mais seja boa, tem que haver imaginação no palco para representar o que a musica diz, vao por mim eles gostam disso. BOA SORTE FILIPA E AUGUSTO EM OSLO E FAÇAM UM BOM ESPECTÁCULO. AOS OUTROS DEIXEM AS CRITICAS DE LADO PORQUE ISSO NAO VOS LEVA A LADO NENHUM OK. SEJAM PORTUGUESES E APOIEM O QUE É VOSSO E NÃO OUTROS QUE NÕA VOS SÃO NADA.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.