Slider

Festival da Canção 2010: A Conferência de Imprensa

REPORTAGEM


Foto(c): RTP

Realizou-se esta tarde, cerca das 17 horas, na sede da RTP, a conferência de imprensa para apresentar o Festival RTP da Canção 2010, com a presença de todos os artistas, autores e produtores concorrente, bem como dos dirigentes e produtores da estação pública, jornalistas e representantes das organizações de fãs do certame, incluindo o ESCPortugal.

Antes da abertura à imprensa, a reunião teve por ordem de trabalhos a discussão de temas diversos relacionados com a organização do evento, nomeadamente, questões administrativas e jurídico-legais, encerrando com o sorteio e alocação das canções a concurso às duas semi-finais previstas, conforme comunicado anteriormente pelo ESCPortugal.

O encontro serviu também para que os diversos participantes travassem um conhecimento pessoal mais aprofundado, ainda que uma grande parte dos intérpretes já se tenha cruzado profissionalmente com muitos dos restantes. Basta lembrar que, entre os 24 apurados, existem, pelo menos, dois repetentes, e vários outros que iniciaram o seu percurso artístico em programas televisivos como a Operação Triunfo, ou formatos similares, o que justifica o ambiente descontraído e animado que se respirava no auditório.

A encerrar a apresentação o Director de Programas da RTP, José Fragoso, teve a oportunidade de transmitir aos presentes o compromisso e o empenho, por parte da estação pública em manter vivo este evento, que já conta com algumas décadas, apostando, para isso, na permanente reinvenção e investindo na inovação.

Prova disso é o facto de que, para além de todas as novidades da organização – a escolha do Campo Pequeno como palco, a instituição de duas semi-finais, - o Festival RTP da Canção vai, pela primeira vez, ser emitido em formato de Alta Definição.

O ESCPortugal pôde também apurar, junto da organização, que para assistir ao Festival, em 2010, será mantido o sistema de convites, destinados aos concorrentes e organizações, directa ou indirectamente, ligadas ao evento, sendo que, oportunamente, será lançado um passatempo, permitindo a eventuais interessados o acesso a ingressos. Em cogitação estará a hipótese de, em futuras edições, colocar bilhetes à venda, dependendo, entre vários factores, do sucesso deste novo formato, alargando, assim, o âmbito daquela que pretende ser a grande festa da música em Portugal.

Finalmente, e no que diz respeito aos aspectos regulamentares, podemos informar que nas duas semi-finais a decisão das 12 canções apuradas será da responsabilidade exclusiva do público, por meio de televoto, enquanto que, na final se manterá o método tradicional, conjugando júris distritais e voto popular.

Como o ESCPortugal teve anteriormente oportunidade de informar, o Festival RTP da Canção 2010, terá lugar no Campo Pequeno, em Lisboa, a 2 (semi-final 1), 4 (semi-final 2) e 6 de Março (final), contando com a participação de 24 concorrentes, de entre os quais será escolhido o representante português para o Festival da Eurovisão 2010.
1
( Hide )
  1. Parece que desta vez temos um Festival bem organizado. Parabens à RTP, e que seja um sucesso esta edição.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.