Slider

[Reportagem] Ensaios FC 2010: Dia 1


Foto: RTP

Já começou o primeiro dia de ensaios do Festival RTP da Canção 2010. Como prometido, o ESC Portugal tem uma equipa de reportagem a assistir ao evento, e vai revelar alguns dos momentos mais marcantes deste dia.











Vanessa - "Alvorada"
A sessão de hoje começa com Vanessa e a sua balada "Alvorada". Esta canção supera largamente a expectativa criada com a maquete apresentada na pré- selecção online, já que a música ganha uma força tremenda na segunada metade. A voz da Vanessa e a sua elegante presença em palco são também uma grande mais valia. A apresentação em palco é sóbria e inteligente, com um quarteto de cordas. Ah e a inevitável ventoinha para os momentos mais intensos!

Entretanto a produção da RTP pede que não sejam, para já, publicadas imagens dos ensaios. Por esse motivo a equipa do ESC PORTUGAL não vai revelar fotos ou videos do ensaio de hoje.

Rui Nova - Uma canção à Cid
O segundo cantor a apresentar-se esta tarde é Rui Nova. Este tema, que é assumidamente insirado na obra de José Cid, sofreu poucas alterações desde a selecção online. Em palco estão 4 coristas e um guitarrista, para além do próprio Rui Nova. A prestação vocal não é brilhante, mas ainda assim bastante adequada para "Uma canção à Cid".

Ricardo Martins - "Caminheiro de Mim"
Ricardo Martins apresenta-se agora em palco acompanhado por um violino, um violoncelo, bateria, e dois adufes, bem como os respectivos músicos, naturalmente. Para além da voz, Ricardo Martins apresenta-se como teclista. A prestação é muito boa, a composição tracionalmente portuguesa, e a conjugação dos elementos em palco ajudam a abrilhantar a actuação.

David Navarro - "Quem é que será"
Chega a vez de David Navarro e "Quem é que será". David é acompanhado em palco por dois coristas, um masculino e um feminino, um guitarrista e um baixista. A prestação vocal é bastante boa, mas a dinâmica em palco é, pelo menos para já, pobre. Apesar de alguns pontos fortes da composição, não conseguimos deixar de associar este tema a um genérico de telenovela.

Nuno e Fábia - "Amar (Vieste para me salvar)"
Com um estilo muito diferente do ano passado, Nuno e Fábia voltam ao FC com uma balada. A canção tem uma nova e interessante abertura. Apesar de uma presença em palco bastante simpática, a prestação a nivel vocal não é a melhor. O final da canção, no momento em que os 4 membros do coro se juntam ao duo, tem momentos que chegam a ser dolorosos. Este tema acaba por se sustentar essencialmente na voz da Fábia e na evidente quimica entre o casal.

Catarina Pereira - "Canta por mim"
Sendo uma das favoritas à vitória final, a canção de Carlos Coelho e Andrej Babic tem gerado muita expectativa. Em palco, a acompanhar a Catarina, estão 2 bailarinos, e um coro formado por 3 elementos. O instrumental de "Canta por mim" sofreu ligeiras alterações, de modo a fazer sobressair a guitarra portuguesa, mas resulta, para já, um pouco estranho ao ouvido. A prestação vocal da Catarina e a harmonização com o coro não foi a melhor, mas melhorou com a repetição. E ficou claro que a equipa está a resguardar a coreografia para os próximos ensaios.

Filipe Delgado - "Serei eu"
Filipe Delgado está em palco acompanhado por três elementos femininos. "Serei eu" é mais uma balada, interpretada por uma voz masculina carismática, mas que não tem sido capaz de despertar grande adesão. Filipe Delgado tem uma prestação vocal interessante, apesar de algumas falhas durante a actuação e de alguma desarmonia com o coro. A dinâmica da apresentação parece ter ficado a cargo do realizador do programa.

V-Boy - "Quando eu penso em ti"
V-Boy apresenta-nos um hip-hop/R&B com uma coreografia curiosa. Duas coristas e dois bailarinos acompanham V-Boy em palco até que surge um sexto elemento, uma rapariga, que faz parte da história que pretende ser contada. Uma prosposta interessante e diferente.

Banda Trocopasso - O Mundo de Pernas Pr'ó Ar"
Esta canção é puro Festival! Apesar de um pouco datada, o ritmo muito pop e orelhudo não deixa ninguém indiferente, pelo menos a julgar pela reacção da assistência no Campo Pequeno. A actuação é irrepreensivel, em termos vocais, mas poderia melhorar com mais dinamismo em palco. Nota muito positiva. Poderá surpreender na grande noite.

Nina Pinto "Meu coração não meu"
Instrumental fabuloso!A segunda metade deste tema, hoje revelado, confirma a suspeita que se trata de uma composição muito inspirada, e que pode provocar grande impacto em qualquer palco, português ou eurovisivo. A prestação vocal da Nina Pinto não é perfeita, mas tem a elasticidade necessária. O coro, composto por 4 elementos, tem um papel extraordinário nesta apresentação, entregando-lhe uma força notável. Poderemos estar perante uma das favoritas.

Terra D'Água - "Amanhã no mar"
Mais uma excelente proposta, apresentada por esta banda de música tradicional portuguesa. Excelente prestação de Pedro Mimoso, o vocalista. O instrumental sofreu poucas alterações, mas é sem dúvida uma das canções mais carismáticas a concurso, e tem todas as condições para alcançar um excelente resultado.

Gonçalo Tavares - "Rios"
Mais um tema um pouco datado, mas musicalmente apelativo. Gonçalo apresenta-se ao piano e é acompanhado por 4 coristas femininas. Na segunda parte da canção Gonçalo avança para a frente do palco, aumentando o dinamismo e interagindo com as câmaras. A prestação do conjunto é muito boa, sobretudo a nível vocal.

Seis Po' Meia Dúzia - "Pássaro Saudade"
Seis belas vozes, bem coordenadas em mais uma canção com um toque bem tradicional. Muita dinâmica em palco com uma coregografia muito interessante e bem ensaiada. a dado momento as seis raparigas fazem um gesto, em que batem com a mão na boca, o que produz um efeito engraçado. As seis vozes conjugam-se hamoniosamente.

Nucha - "Chuva"
Nucha entra em palco para a sua terceira experiência no Festival da Canção. Tudo encaixa e parece perfeito. O instrumental fortíssimo, a voz impecável e o cenário lindíssimo. Os coros são uma grande mais-valia, imprimindo uma força imensa à canção. Esta é daquelas que tem qualificação para a final garantida. Destaque ainda para o cenário e a iluminação desta canção que são dos melhores, senão os melhores, até agora.

Ouro - "Arco-Íris Dentro de Mim"
Mais um ponto alto deste desfile de canções. Expectativas também altas antes da actuação das Ouro, mas que foram solidamente superadas. Excelentes vozes, grande orquestração, ritmo, coreografia, atitude vencedora, muito boa presença em palco, 3 elementos em palco a apoiar as 3 cantoras, tambores e... ventoinha, naturalmente!
Presença segura na final e assume claramente um lugar na corrida à vitória.

Claudisabel - "Contra tudo e todos"
Mais uma canção que sai muito beneficiada ao ser ouvida ao vivo e na sua totalidade. É um bonita balada, com um estilo muito comum à Eurovisão, e a voz de Claudisabel adequa-se perfeitamente à envolvência gerada pelos arranjos. A intérprete é acompanhada em palco por um coro bastante forte, composto por 5 elementos.

Pausa para jantar. Voltamos cerca das 21:30h.
Até já!

Estamos de volta, preparados para acompanhar a segunda parte dos ensaios do Festival RTP da Canção 2010. As actuações vão começar dentro de poucos minutos.

Filipa Azevedo - "Há dias assim"
Chegou a vez da vencedora da votação online. Esta bonita balada é apresentada com simplicidade e elegância. A Filipa assume sozinha a força deste tema, com a sua voz doce e poderosa, embora em alguns momentos o instrumental se sobreponha. Augusto Madureira, autor e compositor do tema, acompanha-a ao piano.E no final aparece o melhor amigo de qualquer balada eurovisivo: a ventoinha!

Jorge Guerreiro - "Ai Lisboa"
Apesar dos acordes de guitarra portuguesa da abertura, esta canção tem um ritmo que corresponde a todos os estereótipos da música latina. Jorge Guerreiro faz-se acompanhar por 5 elementos femininos (2 coristas,guitarra eléctrica, guitarra portuguesa e percursão). Não há grandes alterações, em relação à demo da pré-selecção, no que diz respeito à música. Quanto à letra, em particular na segunda parte, revela alguma falta de imaginação (para sermos simpáticos). Ou talvez seja uma piscadela de olho a alguns júris distritais...

Dennisa - "Meu mundo de sonhos"
Mais um tema que revela os seus ponto fortes quando escutado na totalidade. Mal refeita uma constipação, ainda assim a Dennisa alcança uma notável prestação vocal. É acompanhada por 3 coristas masculinos, bastante dinâmicos, e um bailarino com um guarda roupa digno de menção: uma enorme e farfalhuda saia de tule rosa choque! Uma proposta original, muito animada e bem conseguida.

Nuno Pinto - "Fogo Lento"
Extraordinário a nível vocal, Nuno Pinto apresenta uma canção pop que parece presa em meia dúzia de acordes, e sem grande possibilidade de evolução musical. Tem algumas notas interessantes, mas corre o sério risco de ser esquecida mo preciso segundo em que termina. O Nuno é acompanhado por 3 coristas femininas, mas o potencial do tema está totalmente refém da prestação do intérprete.

Filipa Galvão Telles - "O amor não sabe"
E agora para algo completamente diferente, em tom de fado, com um saxofonista e um bailarino. A Filipa Galvão Telles claramente não está habituada a estas lides festivaleiras e luta com a coreografia, mas ainda há tempo para estudar melhor os passos de dança. Vocalmente apresenta-se sem falhas, acompanhada por um coro de 3 elementos. É uma canção original e cativante.

The Agency - "É assim que as coisas são"
Mais uma grande balada, desta vez apresentada por uma banda pop/rock. Embora a composição não seja das mais originais, a orquestração está muito bem conseguida e João Pina, o vocalista, tem uma voz poderosa com um timbre lindissimo. Entre tantas baladas, é dificil garantir que têm um lugar na final. Se o conseguirem, será inteiramente merecido.

Gonçalo Madruga - "Cores de um mundo"
Continuamos no registo das baladas pop. E como outras que a antecederam apróxima-se perigosamente do estilo genérico de telenovela. Acompanhado por piano e 4 coristas, Gonçalo tem uma boa presença, mas neste primeiro ensaio sofreu algumas falhas vocais e parece pouco à vontade ou pouco familiarizado com o tema.

Evelyne - "A tua voz"
Última actuação de um longo dia. Terminamos com uma balada romântica. Evelyne tem no palco um casal de bailarinos, bem como 3 coristas, que iniciam a actuação parcialmente ocultados por um biombo translúcido e florido. Vocalmente não apresenta falhas, exceptuando, talvez, algum exagero nas notas mais altas. É uma actuação bem conseguida e destaca-se por ser a unica a utilizar acessórios cénicos.

E por hoje é tudo!
Estaremos de volta amanhã, cerca das 15 horas,para o segundo dia, em que assistiremos aos ensaios das canções que actuam na primeira semi-final do Festival RTP da Canção.
34
( Hide )
  1. Anónimo14:56

    VANESSA!!!! Rumo a Oslo sim senhor :P

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:29

    Não como representante portuguesa, se calhar ainda a metem a cantar no coro da Catarina XD

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:35

    Não levem a vanessa para o esc, ja estou farto de baladas no esc este ano

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:35

    Claro claro...não podia...porque depois a voz da Catarina não se ouvia...nem a batidazeca dance pop de meia tijela.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:40

    Vanessa? esta nem á final vai chegar com muita pena minha mas a musica é mesmo fraca

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:43

    vai lavar os ouvidos.
    A música da Vanessa é poderosa!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:45

    A Vanessa em 3 anos levou sempre baladas e uma pior do que a outra, a sorte é que com aquele vozeirão consegue ficar q.b. interessante.

    Adoro a voz da Vanessa mas a música, pff! Não!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:50

    A música da Vanessa não presta, mas a culpa não é dela porque tem uma voz brilhante.

    Catarina a Oslo, LISBOA 2010!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:57

    Pessoal.... elevem a Catarina mas não rebaixem os restantes concorrentes. Não é preciso rebaixar os outros, já temos uma música bem interessante e uma boa interprete. Assim dá um mau aspecto das pessoas que a apoiam, sendo só 2 ou 3 que rebaixam os restantes.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:58

    Temos pena amigo/a, mas na votação não te vais poder desmembrar em 'anónimos'. A Vanessa terá uma grande classificação!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16:02

    Este deve ser primo ou irmão da Vanessa,lol....Deves ser o unico nos forums a falar bem da musica dela,,,eheh....

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:11

    Vai ser a Vanessa a ganhar o Esc....ehehe.....deixa-me rir....

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:23

    Quem nos devia representar é as Ouro!

    A canção da Catarina é uma autêntica porcaria sem conteúdo.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:29

    Vai apanhar morangos a musica da catarina e muito boa. a melhor. De resto volcalmente já esperava disto da Catarina, não estar perfeita a nivel vocal. Mas isso melhora. aliás foi o que aconteceu, melhorou com a repetição. Mas também nao vou julgar ninguém..são opiniões de quem lá está...não eu. Veremos

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16:32

    Para quando vídeos?
    O Oikotimes já publicou,gostava de ver de outro ângulo se tiverem claro ;D

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:37

    "Canta Por Mim" fala da lenda da Severa. Tem história, o que nos deve de orgulhar a todos.

    ResponderEliminar
  17. Jorge G19:03

    So rezo para que nao va a cançao Canta Por Mim a eurovisão, mas que musica mais pimba e banal! HORRIVEL :( ...

    Vanessa e Filipa Azevedo tão a anos luz por mim qualquer uma das duas representa-nos mt bem

    ResponderEliminar
  18. Marta19:18

    Epá, não levem a mal, mas a música da Vanessa até pode ser bonita, mas é uma cópia chapada da Islândia no ano passado.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo19:21

    Nos sites estrangeiros, o pessoal estranja diz tudo que a Catarina é espetacular e que pode salvar a eurovisao deste ano. Consideram que é uma das possiveis vencedoras da eurovisao se passar. O Fotis da oikotimes disse inclusive que Portugal tem um diamante em maos com a musica da catarina. :) A pergunta agora é? Será que portugal quer ganhar a eurovisao? Se quisser entao acho que é bastante claro em qual canção votar

    ResponderEliminar
  20. Dália19:58

    Catarina à Vitória!!!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo21:08

    Mas que coisa! Esta gente deve ser mesmo tapadinha, so precisam ir aos sites da eurovisao para verem kem e k sao os favoritos dos Europeus! Nao e assim tao dificil... Ta practicamente escrito k kem deveria representar portugal e a Catarina Pereira ou entao as Ouro...

    Vejam mas e as cancoes tambem k ja foram escolhidas ate agora para a eurovisao, nao mandem mais baladas, Portugal ja usou e abusou desse truque e nunca deu certo.. agora algo diferente, algo k ta a dar na Europa e nos paises maiores k e musica para dancar, Lady Gaga, Britney Spears, Kesha, Kelly Rowland, Timbaland, Riverside... tudo por ai fora musica mais mexida...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo22:29

    copia chatada da islandia??? a vanessa??? pffff que giro xDDD tomara a Yohanna ter dado as notas que a vanessa dá xD

    ResponderEliminar
  23. Anónimo22:41

    bla bla bla, até com o 1º ensaio a conversa é sempre a mesma, enfim...

    ResponderEliminar
  24. Marta23:17

    ... eu referia-me à apresentação em palco.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo23:37

    ahhh os espelhos??? totalmente copiado ;)

    ResponderEliminar
  26. Carlos Correia23:45

    O site do oikotimes termina a apreciação ao ensaio da DENNISA, assim:
    "A good surprise for us! You must see this one! Dennisa to Oslo?"...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo00:28

    Credo, fora a da Catarina, é tudo musica para fazer filhos...! -.-'

    ResponderEliminar
  28. Anónimo00:41

    LOOOL xD

    sim fazer filhos com a musica da catarina ainda saia uma aberração xD

    ResponderEliminar
  29. Anónimo01:22

    Exactamente... deves ter sido feito com essa musica ahahah

    ResponderEliminar
  30. Boa sorte a todos os concorrentes... A Festa da música começou!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo03:47

    Vejo que não sou o unico a achar isto:

    "A Vanessa em 3 anos levou sempre baladas e uma pior do que a outra, a sorte é que com aquele vozeirão consegue ficar q.b. interessante.

    Adoro a voz da Vanessa mas a música, pff! Não!"

    Vanessa, se me estàs a ouvir, linda, pro ano trabalha com outro produtor, querida! A Sério! Pela voz que tens merecias ir à Eurovisão. As mùusicas que te dão é que são sempre fraquitas...

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  32. Anónimo09:01

    Para ser algo differente da parte de Portugal, tem k ir a Catarina! Digam o k quiserem.

    A Vanessa com certeza tem uma grande voz, mas esta musica nao iria dar-se muito bem na Eurovisao, nao e uma dakelas baladas k sobresai.

    Nao sendo a Catarina, nao me importava nada k fossem as Ouro a representar Portugal!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo11:07

    Bom dia a todos... acho que devíamos todos torcer pela melhor escolha, sem criar atritos nem menosprezar algumas canções a concurso. Sou da opinião de que deveríamos arriscar este ano. Temos boas canções e bons interpretes. Só nos cabe a nós essa escolha. Acho que temos sempre o mesmo problema, olhar para as apostas dos outros países. E? Noruega e Espanha (para já) têm escolhas muito boas… e bastante distintas.
    Vamos torcer pelo espectáculo e no final… quem ganhar… terá todo o nosso apoio.
    Dignio Rodriguez

    ResponderEliminar
  34. Marta11:14

    A prestação das Ouro desiludiu-me. A música até é uma das minhas favoritas, mas a coreografia delas é totalmente ultrapassada. Certo, eu não tenho grandes conhecimenos nesta área, mas á primeira vista não acho ponta que se lhe pegue.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.