Slider

JESC 2009: 13 países em Kiev

2
Fonte: EBU/UER
Imagem: EBU/UER

No próximo dia 21 de Novembro, o Palácio dos Desportos de Kiev vai voltar a acolher um Festival da Eurovisão. Mas este ano, ao contrário de 2005, vai receber jovens dos 10 aos 15 anos de idade. Trata-se do Fesival Eurovisão da Canção Júnior, que este ano celebra a sua 7.ª edição. A televisão ucraniana NTU será a anfitriã deste espectáculo que contará com 13 países europeus: Arménia, Bielorrússia (vencedora duas vezes), Bélgica, Chipre (anfitrião do ano passado), ARJ Macedónia, Geórgia, Malta, Holanda, Roménia, Rússia (vencedora em 2006), Sérvia, Suécia (saiu do certame o ano passado, à semelhança de Portugal, mas volta este ano) e, claro, Ucrânia. Nesta lista agora revelada pela UER (União Europeia de Radiodifusão) é de destacar, relativamente ao ano passado, as desistências da Grécia, Lituânia e Bulgária. A Geórgia, desistente este ano na Eurovisão dos adultos (devido à polémica da letra de We Don't Wanna Put In), marca presença neste Júnior depois da vitória alcançada o ano passado neste certame. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Júnior não faz parte dos planos da RTP, depois de duas participações em 2006 e 2007, que se saldaram, em ambas, por penúltimos lugares.
O método de votação neste Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 será exactamente o mesmo que foi aplicado em Lemesos, no Chipre, o ano passado, bem como este ano na Eurovisão, em Maio: 50% júri, 50% televoto.

Bielorrússia organiza em 2010
A UER tornou público, também, o país que venceu o concurso para organizar a 8.ª edição, a de 2010, do Júnior: a Bielorrússia. A televisão bielorrussa BTRC irá organizar o evento na Arena de Minsk, actualmente em construção, que comportará 15 mil espectadores. O projecto bielorrusso contou com o apoio de Alexander Rybak, vencedor da última edição do Festival Eurovisão da Canção, em Moscovo, cujas raízes são bielorrussas - ex-URSS - (foi viver para a Noruega aos 4 anos de idade). A data está, também, já escolhida: 20 de Novembro.

A Geórgia foi a vencedora do último Festival Eurovisão da Canção Júnior, realizado na cidade de Lemesos, no Chipre, com a canção Bzzz, dos Bzikebi, que cantaram numa língua imaginária inspirada no zumbido das abelhas.

2
( Hide )
  1. Anónimo18:42

    O Festival da Eurovisão da Canção Júnior está se a tornar no Festival Eurovisão da Canção Júnior do Leste. Só mesmo a Bélgica e a Holanda, totós, a continuarem no festival. Deviam retirar-se de vez, e aí deixavam os queridos países e leste reinarem no jESC.

    ResponderEliminar
  2. Maria Teixeira12:23

    já ninguém quer saber desta versão do festival da Figueira da Foz. LOLOLOL

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.