Slider

[ACT] ESC 2009: Noruega vence; Portugal em 15.º

17
Fonte: EBU/UER
Foto (c): EBU/UER

A Noruega é a grande vencedora desta edição do Festival Eurovisão da Canção. Com 387 pontos, este país ganhou o direito de organizar a edição de 2010 do Festival. Foi o número mais elevado de pontos que um país alguma vez recebeu. Em 2.º lugar ficou a Islândia, com 218 pontos, seguida do Azerbaijão com 207. Portugal ficou em 15.º lugar, tendo arrecadado 57 pontos.

1. Noruega - 387 pontos
2. Islândia - 218 pontos
3. Azerbaijão - 207 pontos
4. Turquia - 177 pontos
5. Reino Unido - 173 pontos
6. Estónia - 129 pontos
7. Grécia - 120 pontos
8. França - 107 pontos
9. Bósnia-Herzegovina - 106 pontos
10. Arménia - 92 pontos
11. Rússia - 91 pontos
12. Ucrânia - 76 pontos
13. Dinamarca - 74 pontos
14. Moldávia - 69 pontos
15. PORTUGAL - 57 pontos
16. Israel - 53 pontos
17. Albânia - 48 pontos
18. Croácia - 45 pontos
19. Roménia - 40 pontos
20. Alemanha - 35 pontos
21. Suécia - 33 pontos
22. Malta - 31 pontos
23. Lituânia - 23 pontos
23. Espanha - 23 pontos
25. Finlândia - 22 pontos



17
( Hide )
  1. Anónimo23:43

    Pois é... Mais uma edição passada e poucas (ou nehumas alterações)...
    A Noruega era clara favorita, ainda antes de se escolherem alguns representantes nacionais, e havia um lobby poderosíssimo. A mim parece-me uma canção infantil e até um pocuo pimba, sem grande amplitude vical, com uma performance circense e um coro muito à Tony Carreira...

    Fico feliz pelos Flor-de-Liz. Souberam mostrar que não são necessárias curvas lânguidas, saltos acrobáticos, berros monumentais ou estralas internacionais para nos representarmos com dignidade! O que faltou...

    Bom, o mesmo de sempre... Portugal querer ganhar. Com a atenção que tivemos um pocuo por toda a Europa, merecíamos uma promoção pelo menos por meia dúzia de países da União Europeia, e também de alguns mediterrãnicos e da Europa Central. Tivemos vários 7 pontos de países inesperados, um deles da República Checa, com quem nem temos muita afinidade. Mas por exemplo, a Alemenha, onde temos uma imensa comunidade, não nos deu um único ponto.

    Pois é... Falat promoção, interesse, projecção internacional.

    Quando a RTP quiser realemente organizar um ESC no Pavilhão Atlântico, com toda a Euroa a celebrar, então conseguiremos!

    Até lá, resta-nos esperar que para o ano sejamos tão bem ou melhor representados que este ano.

    Parabéns Flor-de-Liz! PARABÉNS PORTUGAL!

    Hugo Luís

    ResponderEliminar
  2. João Pereira00:12

    Portugal em 8º na Semifinal... Foi a Finlandia a repescada pelo juri em vez da macedonia que seria o 10º. Na segunda Semi foi repescada a Croacia em vez da Serbia que teria ficado no 10º lugar. NA primeira semi ganhou a islandia e na segunda a Noruega com 201 e o ezerbeijao em segundo com 180.

    Já estão online no site oficial. Abracos eurovisivos

    ResponderEliminar
  3. André00:14

    Boa noite. Apenas consegui ver a votação pois estive a trabalhar. Quanto ao País vencedor os meus parabéns, porém haviam canções mais indicadas para o 1º lugar, no entanto respeito o veredicto final.
    Apenas desejo dizer uma coisa muito importante e isto vai directo para os responsáveis musicais do nosso Portugal.
    POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇAM DE QUEM NOS REPRESENTA NO EUROFESTIVAL!
    Tenho notado que após o grande certame, os nossos representantes simplesmente desaparecem no meio da neblina que nem D. Sebastião há uns séculos. A enorme prova disso está por exemplo na nossa Vânia, na nossa Sabrina e mais alguns.
    Vi um destes dias uma entrevista com um senhor chamado Paulo de Carvalho em que lembrava ao público que o festival era o início de uma carreira musical para os vencedores e não só.
    De facto, os apoiantes deste certame têm feito o seu melhor ano após ano e no entanto, ou por descuido ou mero oportunismo, quer a RTP, quer as radios, os vencedores são "esquecidos" mal acaba a febre do festival.
    O que é certo é que ainda hoje ouvimos e vimos aqueles cantores que fizeram tantos festivais e com pontuações iferiores as actuais...
    Amigos e fans do FC e do ESC, senhores directores de rádios e também da televisão, POR FAVOR, lembrem-se de quem sofre ao carregar tamanho fardo que é o levar a bandeira portuguesa além fronteiras!

    PARABÉNS FLOR DE LIS E OBRIGADO PELA VOSSA PRESTAÇÃO!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:32

    Portugal ficou em 8º na semi final com 70 pontos.

    Nas semi finais foram salvos a Croácia e a Finlândia

    ResponderEliminar
  5. Anónimo02:10

    quem diz que portugal tem uma gigante comunidade na alemanha deve ser lunatico...130mil pessoas no meio de 90milhoes nao é nada! hello?!...portugal so tem peso em frança suiça e luxemburgo....
    qt aos 7 pontos da rep checa no ano passado tb tivemos mts pontos de leste na semi, e final esqueceram.-se de portugal

    acho que os flor de lis fizeram um bom trabalho e Portugal ficou bem na fotografia

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:38

    Portugal tem que aprender a votar! É sempre a pontaria de sempre!!

    Demos 12 pontos à Moldávia o que nos tirou o 14ª lugar.

    Se um dia em ,que estivermos a disputar o pódio fizermos uma destas e ficarmos em segundo, quero ver o melão com que todos vão ficar...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:30

    Portugal ficou em 15 lugar porque deixou a moldavia passar a frente ao dar 12 pontos.
    Para quem não sabe tenho muitos amigos na republica checa que votam em portugal... por isso nao falem do que nao sabem...
    O juri este presente sim ... o reino unido e a frança nao tinham estado tao bem se nao fosse o juri a votar tambem... de resto pouco ou nada se notou...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13:57

    Eu este ano gostei muito da canção escolhida pela RTP. A musica era excelente. Diferente de todas as outras, diferente de tudo o que alguma vez ja' passou pela Eurovisão em representação de Portugal ou de qualquer outro pais. Era uma musica muito alegre, que nos punha a bater o pé. A Daniela Varela cantou muito muito bem. No entanto, houve uma coisa que me incomodou MUITO, tanto na semifinal como na final: a Daniela NÃO OLHOU UMA UNICA VEZ PARA A CÂMARA. Não olhar para a câmara significa não estabelecer contacto com o publico e não transmitir a sua canção. Não olhar para a câmara significa mostrar desconforto, mostrar que esta' pouco à vontade, que não se é um "animal de palco", que não se tem carisma. No final, eu queria estar muito satisfeito com esta representação portuguesa, apesar do resultado, e não consigo. Porque é que ela não olhou para a câmara? O cameraman fez de proposito? Havera' alguma explicação? Lembro-me dos festivais de 1989 até 2009 e em 20 anos não me lembro de ter visto alguma coisa assim: o artista não olhar uma unica vez para a câmara durante os 3 minutos.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:03

    Portugal se calhar acabou por sair prejudicado com este sistema 50%-50%. Com 100% televoto teria recebido sem duvida pontos da Holanda(3 ou 4 ou 5), da Alemanha (4 ou 5 ou 6), teria tido 12 de Andorra, 8 de Espanha e mais uns pontos de França.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  10. Ricardo M.14:48

    Martim de Deus Menisco, presumo quenao tenhas visto a prestação de Portugal quer na semi-final, como na final. A Daniela olhou para a câmara, inclusive enviou um beijo. Podería ter olhado mais? Sim, talvez.

    ResponderEliminar
  11. Adorava a nossa canção, mas acho que a Daniela Varela nos defraudou de sobremaneira... Na semi-final perdoei-lhe a desafinação e a excessiva emotividade (tradutora de pouco profissionalismo) dada a pouca experiência da intérprete lusa a enfrentar multidões. Agora na final, tinha a obrigação de ter emendado os erros de terça feira, e ter feito um brilharete...Faltou felicidade, leveza, e aquela candura na voz com que nos brindou na final portuguesa! E que pena não ter rodopiado como fizera antes! Ficava tão bonito! Fiquei com imensa pena porque fiquei com a sensação de que poderiamos ter sido muito melhores, pois tinhamso uma música lindíssima, bem portuguesa e com essa capacidade inata de deixar todos um gosto doce... De qualquer forma, no fim de tudo, acho que ficámos muitíssimo bem classificados, uma vez que o ano passado, com uma canção fortíssima e que não deixava ninguém indiferentes, independentemente dos gostos particulares de cada um, só conseguimos ficar 2 posições acima na tabela.
    Parabéns aos Flor-de-Lis.. adorei a energia e dança do senhor dos batuques e o sorriso constante da ana sofia e do senhor do cavaquinho!

    ResponderEliminar
  12. Quanto à Espanha...coitados...quase que fiquei com pena deles! A música não era nada de especial, mas também não merecia o penúltimo lugar. É engraçado que a Turquia tenha levado uma canção com um corte tão similar e tenha ficado em 4! Se tivesse sido a Turquia a cantar o tema de Soraya, decerto que não tinha ficado no fundo da tabela.
    Acredito cada vez mais que a Turquia conseguirá sempre sempre sempre um top 5, independentemente da música que levem... Até com o nosso "Atirei o pau ao gato" lá iriam....

    ResponderEliminar
  13. Nunomgn17:49

    Concordo plenamente com o último comentário. Portugal foi prejudicado com o Júri! E os resultados não diferenciaram muito do ano passado. Se olharem para para a classificação do ano passado e deste ano ( com excepção da França e Reino Unido), são muito semelhantes.Isto de 50/50 é tudo uma treta, como já se previa!

    ResponderEliminar
  14. Filipe18:10

    As grandes diferenças que se notaram na votação com júri foram em relação ao Reino Unido e França. Não gostava particularmente de nenhuma das músicas, mas reconheço um talento incomaparável à intérprete francesa. Não tenho dúvidas de que a inclusão do júri foi para socorrer estes dois países que já andavam muito descontentes com o decorrer das coisas e que a continuar assim, sairiam do concurso, lançando o caos orçamental na realização do certame. De resto tudo na mesma. Turquia e Grécia lá no cimo.Quer levem quer não músicas boas... Curioso foi saber que o competentíssimo júri repescou o desastre da música (e actuação) finlandesa para a final... dá que pensar.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:16

    concordo o comentario anterior, nao percebo qual foi a do juri ter salvo a finlandia... nao perci mesmo! e depois na final fica em ultimo... juri competente esse que foi escolhido para o esc.
    e sim, como ja foi dito a turquia vai estar sempre no top 5! holanda, belgica, franca, alemanha, azerbeijao, uk e tantos outros dao sempre 10/12 a turquia, nestes paises existem milhares e milhares de turcos, eles votam em massa.

    isto para algum dia ser justo, teriam que ir votar nas urnas para poderem comprovar a nacionalidade ;) LOL.

    ResponderEliminar
  16. Alguém me pode explicar como e em quêm é que o júri votou na final de ontem? Não percebi nada.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo10:53

    "A Daniela olhou para a câmara, inclusive enviou um beijo. Podería ter olhado mais? Sim, talvez."

    Sim, talvez. Eu adoro a maneira como se relativiza aqui neste saite. Por acaso, vi a atuação portuguesa na semifinal na RTBF e a da final na France 2 e por acaso o que se viu nos dois canais foi EXACTAMENTE O MESMO que se pode ver no video que vocês colocaram aqui. é verdade, sim senhor, que a Daniela manda um beijo para a câmara, o que nem sequer é bem apanhado pelo cameraman. Mas tirando esses 3 segundos em que ela manda um beijo, ela não volta a olhar diretamente para a câmara. E quanto a mim, é pena, é um erro crasso, se ela não estabelece contato com o publico em casa com o olhar, mais dificilmente consegue vender a sua canção. Ao não olhar para as câmaras, a imagem que passa dela é a de alguém que não parece consciente das câmaras, que não sabe o que faz, que é inexperiente, ou pior ainda, de alguém que trata com indiferença o publico em casa. Pelo que fico com curiosidade de saber: seria alguma estratégia que me escapa?, tera' havido alguma maquinação por parte dos russos? O Chefe da Delegação deve ter visto nos ensaios que ela não olhava para a câmara. E ainda assim, acharam que não valia a pena olhar para a câmara? Ou sera' que ela queria olhar para a câmara, mas não conseguia adivinhar para qual delas tinha de olhar? Tudo perguntas para as quais nunca teremos resposta. Mas no final, pouco importa, porque o resultado teria sido pouco melhor ou o mesmo.

    "Faltou felicidade, leveza, e aquela candura na voz com que nos brindou na final portuguesa!"

    Não sei como é que alguém se atreve a dizer que a atuação no Festival da Canção foi melhor! No FC a atuação foi super-hiper-ultra-amadora. A Daniela parecia uma cantora de casamento. Em termos vocais, as duas atuações na Russia foram muito melhores.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.