Slider

Suécia: em directo, o Andra Chansen do Melodifestivalen 2009

0
Foto (c): recursos escportugal.pt.vu

God kväll a todos os leitores do escportugal.pt.vu!

Sejam bem-vindos à reportagem em directo sobre o Andra Chansen (segunda hipótese) do Melodifestivalen 2009, que se realiza na cidade de Norrköping. Este espectáculo inicia-se às 19 horas (GMT, hora de Lisboa), tem a duração de uma hora e meia e pode ser acompanhado em http://www.svt.se/melodifestivalen.

A Suécia tem-nos habituado a ser o último país a escolher a sua canção para a Eurovisão num processo longo que se arrasta por quatro semifinais, um "Second Chance" e a Final. Hoje estão a concurso oito canções para disputar os três lugares que ainda faltam preencher na lista dos 11 finalistas. O formato escolhido pela SVT é algo complexo. Passo a explicá-lo: neste Andra Chansen competem as oito canções que não conseguiram o apuramento directo para a Final, tendo perdido os "duelos" realizados nas semifinais. As duas canções que, em cada semifinal, perderam os duelos respectivos foram apuradas para o espectáculo desta noite. Hoje, as oito canções são divididas em quatro grupos de duas canções cada. Em cada grupo, uma canção é seleccionada numa primeira fase. Posteriormente, na segunda fase, irão ser disputados os dois duelos (duas das canções apuradas na primeira fase disputam o primeiro duelo e as outras duas disputam o segundo duelo). As duas canções vencedoras dos duelos são apuradas para a Final. A terceira canção é escolhida por um júri internacional, de entre as canções escolhidas por esse júri nas semifinais e ainda não apuradas para a Final.

E o espectáculo começa! Dêem as boas vindas a Petra Mede, a anfitriã deste ano do Melodifestivalen.

1.º duelo:

1. Scotts - Jag Tror Pa Oss
Os Scotts começam a sua actuação num palco em tons de azul e vermelho. Jad Tror Pa Oss é um pop-rock. É uma canção jovem e com um ritmo rápido. O grupo, composto por quatro elementos masculinos, é acompanhado por um coro de três mulheres que acrescentam valor à actuação, com a sua coreografia.

2. Sarah Dawn Finer - Moving On
Depois de em 2007 Sarah Dawn Finer ter participado no Melodifestivalen com a balada I Remember Love, está de volta com Moving On. A actuação inicia-se apenas com Sarah no palco. As cores vermelha e amarela predominam, bem como um enorme sol que se destaca no cenário. Mais tarde entram os bailarinos e o coro. A actuação termina com Sarah a ser elevada numa espécia de grua.

Sarah Dawn Finer vence o primeiro duelo e passa à segunda fase.

2.º duelo:

3. Lili & Susie - Show Me Heaven
Show Me Heaven é uma daquelas canções que nós estamos habituadíssimos a ouvir na Eurovisão: um pop dançável que fica rapidamente no ouvido, com a repetição sistemática de uma palavra ("Gimme, gimme, gimme"). Lili & Susie (irmãs) são duas cantoras maduras e experientes que demonstram um grande à-vontade em palco. Participaram no Melodifestivalen de 1989, tiveram alguns êxitos nas décadas de 80 e 90 e aqui estão elas de novo.

4. BWO - You're Not Alone
Uma actuação curiosa. Os elementos dos BWO encontram-se vestidos todos da mesma maneira: com um fato cinzento. Parecem todos enviados do espaço. A música, essa, é uma balada um tanto ao quanto monótona. Numa palavra: desconcertante.

Lili & Susie vencem o segundo duelo e passam à segunda fase.

3.º duelo:

5. Amy Diamond - It's My Life
No ano passado, Amy Diamond tentou a sua sorte no Melodifestivalen. Este ano repete a dose.
A Amy é uma rapariga carismática e muito jovem (tem apenas 16 anos). It's My Life é uma canção pop, simples, básica... mas não é por isso que perde mérito.

6. Starpilots - Higher
Toda a actuação dos Starpilots gira em torno do tema da aviação. Aliás, basta ver o nome do grupo e da canção para se denotar isso mesmo. O grande destaque vai para a coreografia enérgica, cheia de acrobacias.

Starpilots vencem o terceiro duelo e passam à segunda fase.

4.º duelo:

7. Rigo & The Topaz Sound feat.Red Fox - I Got U
Humor, boa disposição, descontracção. Assim se define I Got U. É uma espécie de reggae com um toque de jazz. Interessante.

8. Caroline Af Ugglas - Snälla, Snälla
Caroline Af Ugglas está de volta ao Melodifestivalen, depois de ter participado em 2007. Caroline canta a sua canção de uma forma sincera, imprimindo muito sentimento. Destaca-se pela simplicidade. Na minha opinião, uma das melhores canções e interpretações da noite.

Caroline Af Ugglas vence o quarto duelo e passa à segunda fase.

2.ª FASE:

1.º duelo: Sarah Dawn Finer vs. Lili & Susie
2.º duelo: Starpilots vs. Caroline Af Ugglas

Sarah Dawn Finer e Caroline Af Ugglas vencem os respectivos duelos e tornam-se finalistas do Melodifestivalen 2009.

Sofia, com a canção Alla (da 3.ª semifinal), é a escolhida do júri internacional e, assim, a última finalista a ser seleccionada.

E assim termina o Andra Chansen do Melodifestivalen 2009. No próximo sábado não percam, aqui, no escportugal.pt.vu, a reportagem em directo da Final do Melodifestivalen onde será escolhida a canção que vai representar a Suécia, este ano, no Festival Eurovisão da Canção.
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.