Slider

Suécia: em directo, a final do Melodifestivalen 2009

2
Foto (c): recursos escportugal.pt.vu

God kväll, leitores do escportugal.pt.vu!

É já às 19:00 (hora de Lisboa), no Globen Arena de Estocolmo, que se inicia a final do conhecido e afamado Melodifestivalen, que normalmente é a final nacional que mais interesse desperta, nomeadamente por ser a última final nacional da temporada eurovisiva. A Suécia escolhe, portanto, esta noite e não vale a pena fazer prognósticos antes do jogo: este ano não há favoritos. As apostas são muitas mas não existe consenso. Este ano não nos podemos queixar de falta de criatividade e diversidade da parte dos suecos. As onze canções a concurso são tudo menos parecidas. Há desde baladas a rock, passando pelo pop-dance e, até, ópera (uma espécie de pop-ópera, digamos). Esta vai ser uma final muito imprevisível e que, por isso, vai valer a pena acompanhar.

Esta final do Melodifestivalen vai ter a duração de duas horas e pode ser acompanhada em directo via internet, em http://www.svt.se/melodifestivalen, bem como através desta reportagem, também em directo.

Petra Mede, a anfitriã deste ano do Melodifestivalen, entra em palco protagonizando um momento musical.

Mans Zelmerlöw - Hope and Glory
Uma canção enérgica, com imensa movimentação em palco. Mans é acompanhado por seis mulheres, sendo duas delas o coro. De acrescentar que choveram críticas em relação à similitude entre Hero, de Charlotte Perrelli, e este Hope and Glory.

Caroline Af Ugglas - Snälla, Snälla
Caroline Af Ugglas veio do Andra Chansen (segunda hipótese). No início, os suecos não gostaram muito dela, mas a sua canção está a tornar-se num sucesso. Muito sentimento e simplicidade. Pode vir a ser uma das grandes surpresas da noite na votação.

Agnes - Love, Love, Love
A vencedora do Ídolos sueco tenta a sua sorte no Melodifestivalen. É acompanhada por seis bailarinos. No centro do palco, Agnes atravessa uma passarela iluminada. É uma canção pop do género daquelas que todos estamos habituados a ouvir.

H.E.A.T. - 1000 Miles
Um rock muito interessante. De realçar a excelente e poderosa voz do vocalista da banda. Uma canção capaz de marcar pela diferença em relação às restantes. Lembram-se da música dos Bon Jovi? Pois bem, é parecido.

Emilia - You're My World
Palco em tons de preto e dourado. Músicos e coro acompanham Emilia num swing cantado com afabilidade.

Alcazar - Stay The Night
Em 2003 e 2005 participaram no Melodifestivalen. Agora, estão de volta para tentarem novamente a sua sorte, depois de algumas modificações na composição do grupo. Eles iniciam a sua actuação num palco muito colorido, numa performance enérgica e cativante. A canção, ao melhor estilo disco, praticamente não tem momentos "mortos" e é uma das canções desta noite que poderia resultar muito bem na Eurovisão.

Sarah Dawn Finer - Moving On
A actuação inicia-se apenas com Sarah no palco. As cores vermelha e amarela predominam, bem como um enorme sol que se destaca no cenário. Mais tarde entram os bailarinos e o coro. A actuação termina com Sarah a ser elevada numa espécie de grua.

E.M.D. - Baby Goodbye
Muito engraçado (e eficaz) o conceito que os E.M.D. puseram em palco. Vestidos com smokings brancos, os três rapazes espalham charme. São muito conhecidos na Suécia, o que os poderá ajudar no televoto.

Sofia - Alla
Uma canção cantada em grego que só por causa do júri internacional é que está nesta final. Talvez por esse motivo não tenha grandes hipóteses, pelo menos no televoto. À Sofia juntam-se dois violinistas e quatro percussionistas. Uma canção com um ritmo rápido.

Molly Sandén - Sa Vill Stjärnorna
Uma balada cantada pela representante sueca no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2006. Molly, agora na versão "sénior", mostra todo o seu talento. Demonstra um grande à-vontade e cumplicidade com as câmaras.

Malena Ernman - La Voix
Ópera no Melodifestivalen! Bem, não é ópera a 100%. É uma espécie de pop-ópera. O palco muda de cor várias vezes durante a actuação (branco, rosa, verde). Malena mostra porque merece estar nesta final. Original e interessante.

As linhas telefónicas encontram-se abertas.

Marija Serifovic (vencedora do ESC 2007) anuncia os votos do júri internacional:
1 ponto - La Voix
2 pontos -
Sa Vill Stjärnorna
4 pontos - You're My World
6 pontos - Hope and Glory
8 pontos - Alla
10 pontos - Snälla, Snälla
12 pontos - Moving On


Depois de votarem os júris regionais fica a ser conhecido o resultado do televoto (La Voix vence o televoto). Os resultados finais são os seguintes:

La Voix -
182 pontos
Snälla, Snälla - 171 pontos
Baby Goodbye - 145 pontos
Hope and Glory - 144 pontos
Stay the Night - 139 pontos
Movin
g On - 87 pontos
1000 Miles -
82 pontos
Love, Love, Love -
40 pontos
You're My World -
28 pontos
Alla -
12 pontos
Sa Vill
Stjärnorna - 2 pontos

Malena Ernman, com a canção La Voix, vence assim a edição 2009 do Melodifestivalen e vai representar a Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2009, em Moscovo, no dia 12 de Maio, na 1.ª semifinal.
2
( Hide )
  1. Anónimo20:03

    Essa Emilia é a mesma cantora sueca que cantava o "Big Big World"?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:39

    Anónimo das 8:03:

    Tens razão. A cantora Emilia teve um grande sucesso em 1998 com a canção "Big Big World".

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.